Clube de Leitura do Fantástico

Notícias sobre publicações, editoras, autores, convenções, feiras e outras relacionadas com o mundo do livro
Lady Entropy
Papa-livros

Re: Clube de Leitura do Fantástico

Postby Lady Entropy » 18 Feb 2012 12:35

Atenção, meninos do Porto e arredores!

As inscrições para o clube no Porto já abriram!
"I believe in pink. I believe that laughing is the best calorie burner. I believe in kissing, kissing a lot. I believe in being strong when everything seems to be going wrong. I believe that happy girls are the prettiest girls. I believe that tomorrow is another day and I believe in miracles."

— Audrey Hepburn

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 18 Feb 2012 12:48

Em breve também existirá um em Coimbra orientado por Cláudia Pinto na Bertrand do Dolce Vita.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Lady Entropy
Papa-livros

Postby Lady Entropy » 22 Feb 2012 11:02

Já foi anunciado o primeiro encontro e livro para o clube do Porto, dia 28 Abril na Bertrand do Gran Plaza, e devo dizer que fiquei um bocado surpreendida pela escolha: "Little Brother" do Cory Doctorow.

Sim, eu gostei do livro, e sim gosto do autor, mas lembro-me de uma das coisas que referi aquando o revi aqui no BBDE que foi que o livro não era tanto no futuro como num presente alternativo:

Lady Entropy wrote:Por vezes, o autor lembra-se que devia estar a escrever um livro sobre o futuro e lá tenta, quase contrafeito, meter mudanças que aconteceram no mundo, e que isto é cyberpunk, mas acaba por falhar redondamente. O futuro "próximo" deste livro é tão próximo que está a 1 ou 3 ou 5 anos de distância.

O realismo deste livro é uma das suas maiores forças, e que me lembre os elementos fantásticos são nulos (e não creio que a inclusão de alguns gadgets mais avançados conte como sci-fi), por isso a escolha é um bocado "Eh?". Admito, teria gostado de algo mais ... fantástico..

Pronto, pronto, eu sei, estou a ser esquisitinha.
"I believe in pink. I believe that laughing is the best calorie burner. I believe in kissing, kissing a lot. I believe in being strong when everything seems to be going wrong. I believe that happy girls are the prettiest girls. I believe that tomorrow is another day and I believe in miracles."

— Audrey Hepburn

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 22 Feb 2012 11:25

é tudo só no Porto e em Lisboa :D
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 22 Feb 2012 11:48

Sim, Caneças fica sempre de fora nestas coisas... :devil:

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 22 Feb 2012 12:41

grayfox wrote:é tudo só no Porto e em Lisboa :D

Isso é falso! Há tantos eventos culturais espalhados pelo país.

Tens já aí um quase a começar:

Correntes d' Escrita na Póvoa do Varzim:
http://www.cm-pvarzim.pt/go/correntesdescritas/

Tens festivais de cinema em Avanca e Espinho.

Os mais importantes festivais de BD não são nem em Lisboa nem no Porto, mas sim em Beja e Amadora.

Para não falar que a capital da cultura é este ano em Guimarães.

Isto só para mencionar alguns exemplos.

Porque é que não encaras estes acontecimentos em terras diferentes da tua residência como oportunidades para conheceres locais e pessoas que de outra forma não conhecerias?

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 22 Feb 2012 13:01

Rui Ramos wrote:Porque é que não encaras estes acontecimentos em terras diferentes da tua residência como oportunidades para conheceres locais e pessoas que de outra forma não conhecerias?

Apre... E arrisco-me a perceber como na minha aldeia as pessoas sao tacanhas? Perceber que há mais mundo para lá das quatro casinhas da minha aldeia? Já viste o tipo de catástrofe que daí podia vir? :whistle:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 22 Feb 2012 13:15

Rui Ramos wrote:Porque é que não encaras estes acontecimentos em terras diferentes da tua residência como oportunidades para conheceres locais e pessoas que de outra forma não conhecerias?

algo me diz que não entendeste o smile no final da minha frase

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 22 Feb 2012 13:21

Quando é que acaba estas rivalidades de Norte vs Centro/Centro vs Norte? Não é tudo Literatura?
Já aborrece... :td:

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 22 Feb 2012 14:26

Clube de Leitura do Fantástico também em Coimbra:

Livraria: Bertrand do Dolce Vita Coimbra
Encontros à última quinta-feira do mês, a partir das 19h.
Orientado por: Cláudia Pinto

Fonte: Clube de Leitura do Fantástico

Nota sobre o de Lisboa: inscrições fechadas. Todas as vagas preenchidas.

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 22 Feb 2012 14:27

grayfox wrote:

algo me diz que não entendeste o smile no final da minha frase

Até teria entendido, se não tivesse lido um comentário teu noutro tópico, sugerindo que existe da tua parte alguma espécie de... insatisfação contra certos grupos ou lobbies de pressão associados a certas cidades do país.

Até posso estar errado mas pelos vistos induziste em erro outro forense pertencente a não sei que lobbie regional:

Sharky wrote:Quando é que acaba estas rivalidades de Norte vs Centro/Centro vs Norte? Não é tudo Literatura?
Já aborrece... :td:

grayfox não me interpretes mal. Não tenho nada contra ti, nem existe da minha parte nenhum tipo de perseguição. Só aproveitei o teu comentário para promover eventos culturais de outras terras que merecem ser visitados e quebrar um pouco essa ideia bairrista que por vezes nos impedem de aproveitar os prazeres que cada região do país tem para oferecer.

Bugman wrote:

Apre... E arrisco-me a perceber como na minha aldeia as pessoas sao tacanhas? Perceber que há mais mundo para lá das quatro casinhas da minha aldeia? Já viste o tipo de catástrofe que daí podia vir? :whistle:

Já te ocorreu que passarias a dar maior valor à tua terra? ;) Geralmente é isso que me acontece.
Last edited by Rui Ramos on 22 Feb 2012 14:43, edited 2 times in total.

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 22 Feb 2012 14:39

o que eu referi noutro topico tem a ver com o funcionamento do forum e traduz-se numa convivencia mais assidua entre os membros de Lisboa e arredores que os torna naturalmente mais próximos. A meu ver, de tempos a tempos esse companheirismo influencia certas tomadas de posição dos membros.

Em relação a este tópico estava mesmo a brincar. Se por um lado os eventos culturais há-os em todo o país e em braga de onde sou a velha a branca promove muitos, por outro lado é natural que nos centros maiores, haja mais gente disposta a organizar, e maior afluência do publico, para eventos de mais larga escala.

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 22 Feb 2012 15:42

Se és de Braga então és de uma das cidades mais jovens do país e com muitos sítios porreiros onde criar um grupo de literatura do fantástico. Dou-te já uma dica: a livraria centésima página. Já lá fui apresentar o Voyager e até tive direito a exposição e tudo. O pessoal da livraria é muito fixe e estão abertos organização de eventos, workshops, exposições, etc.

Mas se isto é um evento da Bertrand, suponho que exista uma em Braga onde possas formar um grupo de leitura do fantástico. Nestas coisas basta alguém dar o primeiro passo que depois as pessoas acabam por aderir.

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 22 Feb 2012 15:42

grayfox wrote:Em relação a este tópico estava mesmo a brincar. Se por um lado os eventos culturais há-os em todo o país e em braga de onde sou a velha a branca promove muitos

Há bem mais que isso :P Se eu fosse a metade dos eventos culturais nesta cidade e arredores que me interessam, não tinha tempo livre para mais nada ;)

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 22 Feb 2012 15:43

Rui Ramos wrote:Já lá fui apresentar o Voyager e até tive direito a exposição e tudo. O pessoal da livraria é muito fixe e estão abertos organização de eventos, workshops, exposições, etc.

Quando foi isso?

Return to “Notícias Literárias”