83ª FdL no Porto em risco

Notícias sobre publicações, editoras, autores, convenções, feiras e outras relacionadas com o mundo do livro
User avatar
Sofiushka
Edição Limitada
Posts: 1048
Joined: 14 Dec 2007 22:58
Location: Porto
Contact:

83ª FdL no Porto em risco

Postby Sofiushka » 06 Jan 2013 16:34

A 83ª edição da Feira do Livro do Porto não deverá mesmo realizar-se, conforme o JN adiantou há uma semana. A Câmara do Porto cortou o apoio e a APEL já fez saber que sem essa verba o evento não é viável.

Mais de 80 anos depois da primeira edição, em 1930, a Feira do Livro do Porto enfrenta a maior crise da sua história. A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) prepara-se para anunciar o cancelamento da próxima edição, que deveria realizar-se no início de junho, alegando não estarem reunidas as condições financeiras necessárias para o efeito.

Na origem do problema está a recusa da Câmara do Porto em renovar o protocolo de quatro anos, que expirou em 2012, ao abrigo do qual a organização recebia 75 mil euros, apoio logístico e isenção das taxas camarárias.

JN

O protocolo entre a Câmara do Porto e a APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, que regeu a realização do certame desde 2009, chegou ao fim e o município não estará disponível para prestar o apoio financeiro contratualizado até 2012, e que podia chegar aos 75 mil euros anuais. As duas entidades continuam as negociações.

Num email enviado aos associados, no final da semana passada, a APEL informava: "Ao contrário do que nos tinha sido dado a entender, a Câmara Municipal comunicou-nos a impossibilidade de manter em 2013 o apoio à Feira do Livro, para além da cessão do espaço da Avenida dos Aliados e algumas isenções camarárias." O documento, assinado pelo secretário-geral da APEL, Miguel Freitas da Costa, indicava ainda que, nas condições actuais, a feira no Porto só se realizaria "se os participantes estivessem dispostos a suportar um aumento muito significativo dos respectivos encargos".

O presidente da APEL, João Alvim, confirma ao PÚBLICO que "de momento, não se verifica a possibilidade" de realizar a feira nos mesmos moldes dos últimos anos, apesar de, salienta, "toda a gente ter a intenção de levar a feira para a frente". "Tem é de se encontrar outras soluções", afirma.


Público


Ainda não é definitivo, mas a coisa tá preta... :(

User avatar
pco69
Cópia & Cola
Posts: 5488
Joined: 29 Apr 2005 23:13
Location: Fernão Ferro
Contact:

Re: 83ª FdL no Porto em risco

Postby pco69 » 19 Apr 2013 08:58

http://www.publico.pt/local/noticia/ape ... to-1591781

Aqui à uns anos, houve uma guerra entre a Leya e a APEL sobre a(as) feira do livro. Tá na altura de deixarem as birras de lado (nomeadamente sobre o tipo de barraca a usar) e manter a FdL em funcionamento... :whistle:

.APEL cancelou a edição deste ano da Feira do Livro do Porto
Por Lusa
18/04/2013 - 19:32

Associação Portuguesa de Editores e Livreiros explicou à Câmara do Porto não ter verba suficiente para realizar a feira

A Feira do Livro regressou nos últimos anos aos Aliados, mas este ano não se realizará por falta de verbas Paulo Ricca/Arquivo
. 12 .TópicosPorto
LivrosA Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) suspendeu a edição de 2013 da Feira do Livro no Porto por “falta de condições financeiras”, informou esta quinta-feira a câmara, que “lamenta” tal decisão e garante que vai organizar uma alternativa de animação dos Aliados em Julho.

A APEL “optou pela suspensão da feira no ano em curso, alegando falta de condições financeiras para a sua realização, tanto mais que admite a possibilidade de se vir a registar um avultado prejuízo por força da forte quebra nas vendas, que facilmente se adivinha neste dramático cenário económico-social em que estamos mergulhados”, refere comunicado da Câmara do Porto.

A autarquia recorda o acordo feito em 2009 com a APEL para “o regresso da Feira do Livro à Av. dos Aliados”, tendo para o efeito celebrado um protocolo no valor de 300 mil euros, repartidos ao longo de quatro anos, destinados ao investimento em novos equipamentos.

Tal apoio, explica, “correspondia ao valor das prestações para amortização do investimento feito no ‘leasing’ operacional dos novos stands, que ficariam liquidados no final dos quatro anos de vigência do contrato, pelo que restaria agora, em cada feira, apenas o custo correspondente à sua manutenção, montagem e desmontagem”.

Contudo, “ainda em 2012, a APEL solicitou o apoio do município para a realização da Feira do Livro 2013, assente naqueles que foram os pressupostos do protocolo anterior, reforçando a insuficiência da verba anual de 75 mil euros a que correspondeu o apoio anual decorrente do protocolo atrás referido, invocando o desdobramento por mais um ano do ‘leasing operacional’ dos stands, em razão da necessidade de recuperação de parte daquele equipamento por se encontrar em deficientes condições de utilização”.

“O Município do Porto viu-se assim confrontado com uma situação inesperada, tendo comunicado à APEL que era inviável o apoio financeiro excecional nos mesmos moldes e valores do que fora pago nas últimas quatro edições da Feira do Livro”, acrescenta o comunicado.

A câmara garante ter manifestado à APEL “disponibilidade para continuar a apoiar tão importante iniciativa, nomeadamente a ceder gratuitamente, para o efeito, a plataforma central da Avenida dos Aliados, isentando a organização de todas as taxas e licenças, e assegurando apoio logístico na segurança e na limpeza dos espaços de circulação”, apoios que a associação considerou insuficientes.

“A Câmara do Porto compreende e lamenta a decisão da APEL” e assegura ter “já em preparação uma iniciativa que permita, no próximo mês de julho, proporcionar aos portuenses um evento de lazer e cultura que colmate, na Avenida dos Aliados, esta suspensão da Feira do Livro”, remata.
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

User avatar
Cerridwen
Edição Única
Posts: 7357
Joined: 01 Jan 2005 13:17
Location: Torres Vedras
Contact:

Re: 83ª FdL no Porto em risco

Postby Cerridwen » 19 Apr 2013 15:09

O que me faz confusão é como é que em cidades mais pequenas e vilas se realizam feiras do livro anualmente e no Porto não dá.

Lembram-se desta notícia?: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=933690 "Grupo Leya não participa na Feira do Porto e pondera participação na de Lisboa"

Parece-me que para além do dinheiro falta vontade às editoras. Como não esperam ter lucro ou lucro x, não têm interesse na feira do Porto. Enfim, já se fazem sentir os efeitos da aglomeração de editoras em grandes grupos, com uma ajudinha da crise económica.

User avatar
nimzabo
Enciclopédia
Posts: 971
Joined: 26 Sep 2009 22:07
Contact:

Re: 83ª FdL no Porto em risco

Postby nimzabo » 19 Apr 2013 19:50

É tardissimo a de Lisboa este ano. Só a 23 de maio :(

User avatar
Anibunny
Edição Única
Posts: 2814
Joined: 10 Jun 2009 23:11
Location: Porto
Contact:

Re: 83ª FdL no Porto em risco

Postby Anibunny » 22 Apr 2013 21:40

E não vai haver mesmo no Porto, can't say that I am shocked


Return to “Notícias Literárias”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 6 guests

cron