NaNoWriMo 2013

Notícias sobre publicações, editoras, autores, convenções, feiras e outras relacionadas com o mundo do livro
Lady Entropy
Papa-livros

NaNoWriMo 2013

Postby Lady Entropy » 30 Oct 2013 19:49

Achavam mesmo que se livravam de mim? Ou do NaNoWriMo?

Pois é, tarde e a más horas aqui estou eu a relembrar que continuamos incansáveis no National Novel Writing Month, a começar daqui a 2 dias (e eu sem plot ainda). É um bocadinho assustador olhar para trás e descobrir que em 4 anos, mandei cá para fora 5 novelas (+1 de um Camp NaNoWriMo) e tudo graças a este evento de escritores doidos.

Para quem não sabe o que é o NaNoWriMo = 1 mês, 50.000 palavras, 1 novela -- em Novembro.

Temos o fórum oficial Tuga, eu sou uma das Municipal Liaisons, por isso os encontros de escrita do Porto vão acontecer sem dúvida, já temos vários lugares "chave" para nos encontrar: Café Guarani, Rota do Chá e outros.

Para quem não sabe o que é o NaNoWriMo, aqui fica alguma informação:

O que é o NaNoWriMo?

NaNoWriMo significa National Novel Writing Month. O objectivo deste evento é escrever uma novela de, no mínimo, 50.000 palavras. Qualquer língua, qualquer tópico, qualquer género é aceite. O que importa não é conseguir uma novela digna de um Nobel, mas sim chegar às 50.000 palavras. O prémio pela "vitoria"? Saber que se conseguiu. Sim, é verdade. Todo o desafio é feito numa base de "honra". Contas as palavras, dizes quantas são, e as pessoas acreditam em ti. Ninguém vai verificar se fizeste copy paste ou não. Não há juri a verificar qualidade, só quantidade importa -- a verificação é feita por meios electrónicos, e vitória é alcançada se se chegar às 50.000 palavras.

Isto é, basicamente, um exercício criativo, porque o NaNo deve ser sobre sentar-se ao computador à meia noite do dia 31 de Outubro e começar a escrever -- muitas vezes sobre um tópico que se decidiu nesse momento. Deve-se tentar escrever um rascunho -- e muitos autores conhecidos juntam-se ao Nano, usando os rascunhos que criam para de facto mais tarde criar livros baseados neles. É admitido fazer-se um layout com antecedência, bem como decidir tema e tópico e esboçar história e personagens com antecedência desde que não se ESCREVAM palavras que sejam reutilizadas directamente no texto do NaNo.

Várias pessoas comprovam que é perfeitamente possível alcançar o objectivo, mesmo tendo um emprego de 8 horas, filhos e casa para cuidar: basta escrever 1600 palavras por dia para se conseguir cumprir o objectivo (temos é que nos portar bem e escrever todos os dias).

A comunidade portuguesa continua a crescer, e é um bando de malucos à solta, o ideal para este tipo de coisas.

Aqui ficam uns links úteis

Site oficial do NaNoWriMo
O que é o NaNoWriMo
Fórum Oficial de Portugal no site do NaNoWriMo

Para quem ainda não se juntou, vão muito a tempo!
"I believe in pink. I believe that laughing is the best calorie burner. I believe in kissing, kissing a lot. I believe in being strong when everything seems to be going wrong. I believe that happy girls are the prettiest girls. I believe that tomorrow is another day and I believe in miracles."

— Audrey Hepburn

Samwise
Realizador

Re: NaNoWriMo 2013

Postby Samwise » 31 Oct 2013 12:10

Lady Entropy wrote:Achavam mesmo que se livravam de mim? Ou do NaNoWriMo?

Mas não são sinónimos...? :mrgreen: :tu:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Leo Turilli
Edição Limitada

Re: NaNoWriMo 2013

Postby Leo Turilli » 31 Oct 2013 22:27

Here we go again :clap:

Return to “Notícias Literárias”