As flutuações da literatura fantástica

<<

pco69

Cópia & Cola

Post 19 Sep 2009 15:03

Re: As flutuações da literatura fantástica

Bugman wrote:(...)
Ainda mais uma alfinetada: e a série Twiligth? Querem melhor exemplo de algo que meteu os putos a ler?

Henrique Oleiro? :lol2:
Mais conhecido por Harry Potter? :mrgreen4nw:
Ladrão que rouba a Nação, tem programa na Televisão!
<<

Thanatos

Edição Única

Post 19 Sep 2009 15:09

pco69 wrote:
Ainda mais uma alfinetada: e a série Twiligth? Querem melhor exemplo de algo que meteu os putos a ler?

E a nós, o que é que nos meteu a ler? Sartre e Proust não foram de certeza! Ou como diria o Kondratieff: a história repete-se.

E antes que venha por aí o Jorge clarificar-me, sim eu sei que o Kondratieff não disse aquilo. Mas eu gosto de misturar as influências num universo paralelo cá muito meu. :wink:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!
<<

pco69

Cópia & Cola

Post 19 Sep 2009 15:15

Thanatos wrote:
pco69 wrote:

E a nós, o que é que nos meteu a ler? Sartre e Proust não foram de certeza! Ou como diria o Kondratieff: a história repete-se.

E antes que venha por aí o Jorge clarificar-me, sim eu sei que o Kondratieff não disse aquilo. Mas eu gosto de misturar as influências num universo paralelo cá muito meu. :wink:

A mim foi 'os sete' e 'os cinco' da Enyd Blyton.
E algum tempo depois, as revistas da Gina, que até tinham letras.... :lol2:
<<

acrisalves

Edição Única

Post 19 Sep 2009 15:16

Uma Aventura, A Aventura, os Cinco, os Sete, Viagem no Tempo, O clube das Chaves (e não, Alice Vieira não de certeza), contos e lendas de todo o mundo, mitologia grega e romana (algumas pouco próprias para a idade)... foi com isto que comecei.

Quanto ao Filipe Faria - não é grande coisa, mas para quem não conhece Dragonlance (e deus queira que não conheça a tradução portuguesa) e é jovem, FF até deve ser engraçado. Agora, ficção científica é que não é de certeza.
<<

Bugman

Edição Única

Post 19 Sep 2009 15:54

acrisalves wrote:Uma Aventura, A Aventura, os Cinco, os Sete, Viagem no Tempo, O clube das Chaves (e não, Alice Vieira não de certeza), contos e lendas de todo o mundo, mitologia grega e romana (algumas pouco próprias para a idade)... foi com isto que comecei.

Quanto ao Filipe Faria - não é grande coisa, mas para quem não conhece Dragonlance (e deus queira que não conheça a tradução portuguesa) e é jovem, FF até deve ser engraçado. Agora, ficção científica é que não é de certeza.

Partilho três das influências (Uma Aventura, Viagens no Tempo e o Clube das Chaves) e uns anos mais tarde uma bela colecção chamada Verbo Juvenil, com grandes clássicos adaptados aos mais jovens, dos quais guardo carinhosamente a memória da "Peregrinação" e de "As Minas do Rei Salomão".

Quanto ao FF... Bom eu estava a direccionar a conversa mais para a primeira obra (A Manopla de Karasthan) do que para o autor. Recuso-me a acreditar que ele hoje escreva como na altura em que saiu a Manopla, que é um livro fraco. A única questão que tenho é mesmo essa: o livro é fraco! Pode ser de estarmos a dar os primeiros passos neste tipo de literatura e os exemplos que temos serem fruto de anos de experimentação e experiências falhadas, mas aquela obra (a Manopla) é um livro fraco e que não deveria estar incluído numa lista que se quer para fomentar o gosto pela leitura. Será que aquela é mesmo a mais apelativa obra do género em Português? Ou mesmo a melhor do autor?
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela
<<

Cerridwen

Edição Única

Post 19 Sep 2009 16:01

Thanatos wrote:E a nós, o que é que nos meteu a ler? Sartre e Proust não foram de certeza!

A mim foram os contos de Charles Perrault, Hans Christian Andersen e Sophia de Mello Breyner Andresen. Mais tarde, após uma paragem, retomei o hábito da leitura com O bando dos Quatro, Viagem no Tempo, Uma aventura, Harry Potter. O Harry Potter é o responsável por ainda manter o hábito, foi o único que me levou a pesquisar por livros de outros autores e colecções.
<<

Anibunny

Edição Única

Post 19 Sep 2009 18:07

Thanatos wrote:E a nós, o que é que nos meteu a ler? Sartre e Proust não foram de certeza!

Pois não a mim foi o Eçinha e Shakespeare quando li o "Macbeth" é que percebi o quão lindo ler era, mas antes já tinha tentado Harry Potter though só tinha lido dois >.<
Ainda ontem perguntei a minha irmã se ela sabia o que era o Plano Nacional de Leitura ao que me respondeu que não sabia, e depois perguntei-lhe o que é que o professor dela fazia para incentivá-los a ler e o caso é muito simples: o professor dá uma lista de livros a ler, que podem ser requisitados na biblioteca da escola, e os alunos depois fazem fichas de leitura o que conta para a nota final. Ela mostrou-me a lista e eu disse-lhe que livros gostaria de ler e até tinha alguns em aqui em casa e emprestei-lhe para ler. Acho que até tiveram que fazer uma apresentação sobre o livro e ela fez sobre ou sobre "Romeu e Julieta" ou sobre "O anel dos Nieblungos".

Penso que devagar se vai ao longe, o Plano de Leitura não é mau, mas também duvido que seja o plano que vá meter as crianças a adorar literatura
<<

Sofiushka

Enciclopédia

Post 19 Sep 2009 20:44

Eu cá comecei com a bela da Anita (ainda hoje são dos meus livros favoritos) e com aqueles livrinhos pequeninos da Majora, e depois de ter conseguido acabar o Principezinho (um mês para o ler!), ganhei coragem e atirei-me à colecção da Condessa de Ségur. Só mais tarde, depois de ir para a escola, é que comecei a ler os Uma Aventura e afins.
<<

annawen

Livro Raro

Post 19 Sep 2009 22:01

Thanatos wrote:E a nós, o que é que nos meteu a ler? Sartre e Proust não foram de certeza! Ou como diria o Kondratieff: a história repete-se.

Contos de Fadas.

Eu cá comecei com a bela da Anita (ainda hoje são dos meus livros favoritos) e com aqueles livrinhos pequeninos da Majora

Também a "Anita" e adorava os livros da colecção formiguinha, que são esses da Majora.
<<

Sofiushka

Enciclopédia

Post 19 Sep 2009 22:12

annawen wrote:
Thanatos wrote:E a nós, o que é que nos meteu a ler? Sartre e Proust não foram de certeza! Ou como diria o Kondratieff: a história repete-se.

Contos de Fadas.

E as lendas portuguesas? A minha mãe adora-as e lia comigo (ou antes, para mim...) frequentemente (temos duas colecções de vários volumes, por isso havia entretenimento para muitos dias).

annawen wrote:Também a "Anita" e adorava os livros da colecção formiguinha, que são esses da Majora.

Da colecção formiguinha eram aqueles ilustrados e impressos numa espécie de cartolina, não eram? É que tinha esses e uma outra coleção, de 30, mais pequeninos ainda... sabem o nome dessa?
<<

grayfox

Edição Única

Post 19 Sep 2009 23:54

Sofiushka wrote:E as lendas portuguesas? A minha mãe adora-as e lia comigo (ou antes, para mim...) frequentemente (temos duas colecções de vários volumes, por isso havia entretenimento para muitos dias).

aqueles livrinhos pequeninos de 25 escudos?
A melhor assinatura chinesa da actualidade.
<<

Bugman

Edição Única

Post 20 Sep 2009 03:27

Aparte: Anel do Nibelungos (Das Ring den Nibelüngen no original, mais gralha menos gralha :wink: )
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela
<<

annawen

Livro Raro

Post 20 Sep 2009 13:27

Sofiushka wrote:E as lendas portuguesas? A minha mãe adora-as e lia comigo (ou antes, para mim...) frequentemente (temos duas colecções de vários volumes, por isso havia entretenimento para muitos dias).

Essas ouvia-as da minha avó.

Da colecção formiguinha eram aqueles ilustrados e impressos numa espécie de cartolina, não eram? É que tinha esses e uma outra coleção, de 30, mais pequeninos ainda... sabem o nome dessa?

Não, a colecção formiguinha era a da Majora. Muito pequeninos com algumas ilustrações a preto e branco. As histórias eram ligadas a contos de fadas: "Os sapatos vermelhos", "As maçãs de ouro", etc. Tenho a certeza porque estou com um neste momento. Mas havia outra colecção, ilustrada a cores, com capas em cartolina. O tamanho era maior. E as histórias andavam à volta de animais, não eram contos de fada. Talvez te estejas a referir a essa. Também a lia e coleccionava. Infelizmente não tenho nenhum exemplar.
<<

Sofiushka

Enciclopédia

Post 20 Sep 2009 13:56

São exactamente essas duas, obrigada. Sei que as tenho guardadas algures, hei-de procurar...
<<

pco69

Cópia & Cola

Post 27 Oct 2009 11:48

PreviousNext

Return to Notícias Literárias