Concursos/Prémios Literários

Notícias sobre publicações, editoras, autores, convenções, feiras e outras relacionadas com o mundo do livro
Sofiushka
Edição Limitada

Re: Concursos/Prémios Literários

Postby Sofiushka » 02 Jan 2012 15:42

Umbrae wrote:Embora não tenha encontrado nada no site oficial da editora. Será que os trabalhos estão assim tão maus? :rotfl:

Publicaram hoje o anúncio no Facebook da editora :)

dracopt
Livro de Bolso

Postby dracopt » 02 Jan 2012 15:56

Sem querer dar muita importância ao assunto, apesar da estupefacção ao tomar conhecimento do assunto hoje, gostava só de fazer duas notas:

1- Duvido que uma marca (neste caso "Fantasporto") possa ser utilizada, sem conhecimento e autorização competentes; e muito menos para este tipo de fins.

2- Espanta-me, nunca tendo o organizador da Antologia referido os contos não-seleccionados como "os rejeitados", que seja nestes termos que a convocação é feita.

Rogério

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 02 Jan 2012 16:05

Poderá ser só uma brincadeira e o nosso sentido de humor é que está enferrujado O_o

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 02 Jan 2012 17:48

Umbrae wrote:Já agora:

http://belalugosiisdead.blogspot.com/20 ... isboa.html

Embora não tenha encontrado nada no site oficial da editora. Será que os trabalhos estão assim tão maus? :rotfl:

Os organizadores simplesmente decidiram dar mais tempo aos participantes para acabarem os seus trabalhos.

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 02 Jan 2012 21:29

shadow_phoenix wrote:Gaitzetsi

Oh, tão triste.
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

Umbrae
Manifesto

Postby Umbrae » 05 Jan 2012 22:27

Um concurso de mini-contos numa faculdade de engenharia. Why not?

http://carlossilva.webs.com/apps/blog/s ... etria-2012

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 29 Feb 2012 09:41

Os nomeados para o prémio PEN/Faulkner de 2012 já são conhecidos.

•Russell Banks for Lost Memory of Skin •Don DeLillo for The Angel Esmeralda: Nine Stories •Anita Desai for The Artist of Disappearance •Steven Millhauser for We Others: New and Selected Stories •Julie Otsuka for The Buddha in the Attic
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 06 Jun 2012 12:52

Segundo o Público, Philip Roth distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras

O Prémio Príncipe das Astúrias das Letras foi entregue este ano ao escritor Philip Roth, um dos mais influentes escritores vivos e um dos nomes mais sonantes da literatura norte-americana da segunda metade do século XX.

O Júri do Prémio Príncipe de Astúrias das Letras 2012 reunido, em Oviedo, decidiu por maioria conceder o Prémio Príncipe de Astúrias das Letras 2012 ao escritor Philip Roth. Na acta, o júri explica que a obra narrativa de Philip Roth "faz parte da grande novelística norte-americana, na tradição de Dos Passos, Scott Fitzgerald, Hemingway, Faulkner, Bellow ou Malamud. Personagens, factos e argumentos compõem uma complexa visão da realidade contemporânea que se debate entre a razão e os sentimentos, como o signo dos tempos e o desassossego do presente. Possui uma qualidade literária que se reflecte numa escrita fluida e incisiva".

De origem judaica, Roth - nascido em Newark em 1933 - é autor de títulos como “O Complexo de Portnoy”, “Pastoral Americana”, “Casei Com um Comunista”, “A Mancha Humana” e “Nemesis”.

Desde que publicou, em 1959, o seu livro “Adeus Colombo” - um livro de relatos sobre a
vida dos judeus nos Estados Unidos-, Roth recebeu todos os prémios mais importantes dentro e fora dos EUA: o National Book Critics Circle Award (1987 e 1992), o Faulkner Award (1993 e 2000) e o National Book Award (1960 e 1995). Em 1997, recebeu o Pulitzer pela obra "Pastoral Americana".

Obteve ainda os prémios Karel Capek (1994) e Franz Kafka (2001), da República Checa. Entre os últimos galardões recebidos destacam-se o Prémio Médicis para o melhor romance estrangeiro (França, 2002), o Prémio Sidewise para histórias alternativas (Reino Unido, 2005) e o Prémio Nabokov (E.U.A., 2006).

Em 2007 foi distinguido com o PEN/Faulkner Award for Fiction, por "Todo-o-mundo" , e o PEN/Bellow Award. Possui a Medalha de Honra do Clube Nacional de Artes (E.U.A., 1991), a Medalha Nacional das Artes (E.U.A., 1998), a Medalha de Ouro da Academia Americana das Artes e das Letras (2001) e a Medalha da National Book Foundation (2002), pela sua contribuição para as letras americanas. Roth foi galardoado, em 2011, com o Man Booker International Prize.

Philip Roth é também o único escritor vivo cuja obra está a ser editada na sua totalidade pela The Library of America. Estudou nas universidades de Bucknell e Chicago, onde obteve a sua pós-graduação em Letras, e trabalhou como professor de Literatura Inglesa. Mais tarde, em Iowa e Princeton, deu cursos de escrita criativa e foi professor de Literatura Comparada na Universidade de Pensilvânia. Em 1992 abandonou o ensino para se dedicar inteiramente à literatura. É considerado como o escritor mais representativo da chamada Escola Judaica do romance norte-americano.

Na sua vasta obra tem explorado temas como a Grande Depressão, a II Guerra Mundial e o Macartismo. Após a publicação do seu livro “O Complexo de Portnoy” (1969) - escrito sob a forma de autobiografia e que relata a vida sexual de Alexander Portnoy através dum monólogo no divã do seu psiquiatra - converteu-se numa referência imprescindível no panorama literário universal, indica o “El País”. Nathan Zuckerman e David Kepesh são dois alter-egos literários de Roth, um autor que é eterno candidato ao Nobel da Literatura e tem na escrita a sua única razão de existir.

Os Prémios Príncipe de Astúrias são destinados, conforme os estatutos da fundação, a distinguir “o trabalho científico, técnico, cultural, social e humano realizado por pessoas, instituições, grupos de pessoas ou de instituições no âmbito internacional”. Dentro desse espírito, o Prémio Príncipe de Astúrias das Letras é concedido aos “cujo trabalho de criação literária represente um contributo relevante para a literatura universal”.

Esta candidatura ao prémio foi apresentada por Michael Göring, presidente do Conselho da Fundação ZEIT-Ebelin e por Gerd Bucerius (Alemanha). Sabe-se que, este ano, Roth disputou este Prémio Príncipe das Astúrias das Letras com o japonês Haruki Murakami até à última ronda de votações. Apresentaram-se a esta edição 24 candidatos de 19 nacionalidades, entre as quais também se contava a canadiana Alice Munro, o norte-americano Jonathan Franzen e o irlandês John Banville.
No ano passado a Fundação Príncipe das Astúrias galardoou o compositor e intérprete canadiano Leonard Cohen. E nos anos anteriores foi atribuído a escritores como Amin Maalouf (2010), Ismaíl Kadaré (2009), Margaret Atwood (2008), Amos Oz (2007), Paul Auster (2006), Nélida Piñon (2005), Claudio Magris (2004).

O prémio consiste num diploma, numa insígnia, numa escultura de Joan Miró e num prémio pecuniário no valor de 50 mil euros.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 06 Jun 2012 13:43

Gosto da forma como o prémio se anuncia do insignificante para o importante. :mrgreen:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 06 Jun 2012 13:57

Se o Roth não ganhasse ao Murakami, acho que cortava os pulsos... :mrgreen:

Já agora, o T. anunciou a lista de nomeados, mas não o vencedor.
And the winner is...Julie Otsuka com The Buddha in the Attic (Pen/Faulkner 2012).

S.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 26 Jul 2012 12:37

Bem,

vou participar nisto:

http://blog.editoradraco.com/2012/05/dr ... de-contos/

Ou seja, tenho 4 dias para escrever 5000 palavras sobre dragões.
Dado os meus ritmos parece impossível mas tenho uma ideia que gostava de explorar e para além disso nunca experimentei enviar nada para o Brasil.

Alguém mais vai alinhar nisto?

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 26 Jul 2012 13:17

Eu tenho plot, personagens o esquema todo feito, mas erm escrever um conto num mês... estou como o Ronaldo e a teoria do ketchup! Quando ficar inspirada escrevo, enquanto o ketchup não vier, fico quieta.

NebachadnezzaR
Manifesto

Postby NebachadnezzaR » 25 Sep 2012 19:30

Alguém daqui chegou a participar? Eu lá tentei a minha sorte, e finalmente a coisa correu-em de feição, fui um dos vencedores! :D

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 25 Sep 2012 19:52

NebachadnezzaR wrote:Alguém daqui chegou a participar? Eu lá tentei a minha sorte, e finalmente a coisa correu-em de feição, fui um dos vencedores! :D

Então parabéns e venha de lá um autógrafo. :tu:

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 25 Sep 2012 20:47

Eu bem sabia que eras tu!!! A Leto of Crows ou Carina de Portugal ficou na versão de e-book :)
Eu vou participar na do futebol.

Return to “Notícias Literárias”