Concursos/Prémios Literários

Notícias sobre publicações, editoras, autores, convenções, feiras e outras relacionadas com o mundo do livro

Umbrae
Manifesto

Re: Concursos/Prémios Literários

Postby Umbrae » 01 Jan 2012 20:55

Bastante curioso esse último link.

Vou participar (não custa nada), no entanto fico curioso em alguém SÓ querer submissões o concurso do Fantasporto.

Qual é o objectivo de publicar obras que não foram consideradas para a antologia em vez de publicar obras simplesmente?

Não deixa de ser fixe mais uma publicação de Sci Fi!

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 01 Jan 2012 21:24

E a seguir será a antologia dos rejeitados do Gaitzetsi :pipoca:

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 01 Jan 2012 21:48

é inovador aceitar apenas trabalhos rejeitados para outra antologia!
parece que é um conjunto de gente com azia por não ter sido escolhida para a antologia.

gostei do ponto 9 :D
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 01 Jan 2012 22:38

O mais interessante do ponto 9 é a acentuação de uma expressão latina...

Eu costumo recomendar Rennie ou uma Água das Pedras (passe a publicidade) a quem sente a necessidade de fazer este tipo de regulamentos e introduções aos mesmos. Peço desculpa, mas a necessidade de tornar este tipo de iniciativa mais pública do que uma mailing list entre os rejeitados tem um, e um só nome: mesquinhez.

Independentemente do valor do texto ou da obra que dali sair, é triste e lamentável que decorra desta forma.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 02 Jan 2012 09:14

Eu pergunto-me é como é que vão assegurar o ponto um. Os participantes terão de ir solicitar certidão de participação no outro concurso?

Pode ser de mim mas parece-me que isto foi feito em tom de brincadeira. É a única explicação. ^_^
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 02 Jan 2012 11:47

Thanatos wrote:Eu pergunto-me é como é que vão assegurar o ponto um. Os participantes terão de ir solicitar certidão de participação no outro concurso?

Pode ser de mim mas parece-me que isto foi feito em tom de brincadeira. É a única explicação. ^_^

À primeira foi o que me pareceu, mas fiquei na dúvida...

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 02 Jan 2012 12:05

Thanatos wrote:Eu pergunto-me é como é que vão assegurar o ponto um. Os participantes terão de ir solicitar certidão de participação no outro concurso?

O ponto 2 do regulamento, diz isto:

Os contos deverão ser submetidos em ficheiro electrónico, formato txt, rtf ou word, como anexo de um email enviado para gaitzetsi@mail.com. O ficheiro do manuscrito terá formatação A4, espaçamento de linha e meia, fonte Arial, tamanho 12. O manuscrito deverá ser identificado, pelo título do conto, o pseudónimo com que concorreu, o nome do autor e deve ser acompanhado pelo mail recebido a acusar a sua aceitação pela organização do referido concurso. O assunto do email de submissão deverá incluir a referência “rejeitados do Concurso de Contos de Ficção Científica Fantasporto 2012”

Bugman wrote: Peço desculpa, mas a necessidade de tornar este tipo de iniciativa mais pública do que uma mailing list entre os rejeitados tem um, e um só nome: mesquinhez.

Independentemente do valor do texto ou da obra que dali sair, é triste e lamentável que decorra desta forma.

Mas como esperas que conseguir os dados para tal mailing list? E porque havia a iniciativa de permanecer no anonimato? Não haverá mercado e interesse para além desses "anónimos não publicados"?

Apenas torço o nariz ao sub-título da coisa, que me parece infeliz ("Antologia de rejeitados do Concurso de Contos de Ficção Científica Fantasporto 2012"), e fico com curiosidade em saber quem faz parte do "grupo de independentes" que decidiu promover a iniciativa e que trabalhos pertencem ao "bom número que em mais que um local foram considerados de qualidade acima da média".
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 02 Jan 2012 12:47

Aparentemente "eles" (o grupo de independentes) sabem e têm contactos com quem submeteu, e talvez até já saibam quais as obras que devem fazer parte de tal antologia. De que outra forma se saberia que "bom número que em mais que um local foram considerados de qualidade acima da média" e os pormenores dos quatro países e não sei quantos continentes?
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 02 Jan 2012 13:44

Samwise wrote:

O ponto 2 do regulamento, diz isto:

Os contos deverão ser submetidos em ficheiro electrónico, formato txt, rtf ou word, como anexo de um email enviado para gaitzetsi@mail.com. O ficheiro do manuscrito terá formatação A4, espaçamento de linha e meia, fonte Arial, tamanho 12. O manuscrito deverá ser identificado, pelo título do conto, o pseudónimo com que concorreu, o nome do autor e deve ser acompanhado pelo mail recebido a acusar a sua aceitação pela organização do referido concurso. O assunto do email de submissão deverá incluir a referência “rejeitados do Concurso de Contos de Ficção Científica Fantasporto 2012”

Bugman wrote: Peço desculpa, mas a necessidade de tornar este tipo de iniciativa mais pública do que uma mailing list entre os rejeitados tem um, e um só nome: mesquinhez.

Mas como esperas que conseguir os dados para tal mailing list? E porque havia a iniciativa de permanecer no anonimato? Não haverá mercado e interesse para além desses "anónimos não publicados"?

Apenas torço o nariz ao sub-título da coisa, que me parece infeliz ("Antologia de rejeitados do Concurso de Contos de Ficção Científica Fantasporto 2012"), e fico com curiosidade em saber quem faz parte do "grupo de independentes" que decidiu promover a iniciativa e que trabalhos pertencem ao "bom número que em mais que um local foram considerados de qualidade acima da média".

Não tinha lido isso do email, se bem que forjar emails não seja coisa assim tão difícil.

Também concordo que "rejeitados" tem uma conotação perjorativa.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Umbrae
Manifesto

Postby Umbrae » 02 Jan 2012 14:48

Bugman wrote:Aparentemente "eles" (o grupo de independentes) sabem e têm contactos com quem submeteu, e talvez até já saibam quais as obras que devem fazer parte de tal antologia. De que outra forma se saberia que "bom número que em mais que um local foram considerados de qualidade acima da média" e os pormenores dos quatro países e não sei quantos continentes?

Isso foi dito na apresentação do vencedor no fórum fantástico pelo Rogério. Ele não deve ter acesso a e-mails nenhuns.

Como disse no primeiro post, acho um bocado parvo ser um concurso só para os rejeitados. Não tem grande lógica... Seria muito mais interessante um concurso aberto à comunidade escritora em geral. No entanto, não vejo razão de ranger de dentes de alguém considerar que a escolha do júri não foi a melhor. Azia ou não, toda a gente tem direito a responder a uma escolha soberana sem recurso. Seria algo curioso (se bem que muitíssimo altamente improvável) que a Gaitsetsi tivesse melhor desempenho que a antologia do fantas.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 02 Jan 2012 14:50

Bugman wrote:Aparentemente "eles" (o grupo de independentes) sabem e têm contactos com quem submeteu, e talvez até já saibam quais as obras que devem fazer parte de tal antologia. De que outra forma se saberia que "bom número que em mais que um local foram considerados de qualidade acima da média" e os pormenores dos quatro países e não sei quantos continentes?

São tudo suposições.

Tendo em conta que isto não parte da mesma organização que elaborou o primeiro concurso, pode significar um entrave à submissão de participações.

Já para não falar de outra coisa: se fossem autores "rejeitados" do outro concurso, submeteriam a vossa participação a uma iniciativa destas? Não se coloca nenhuma questão de ética, mas coloca-se uma questão de dignidade (vs vaidade). Independentemente da opinião própria ou de terceiros sobre um trabalho, quem é que gosta de ser publicado numa edição que se assume abertamente como pegando nas sobras de um concurso? É quase como auto-rotular-se como de 2ª categoria.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Umbrae
Manifesto

Postby Umbrae » 02 Jan 2012 14:54

Já agora:

http://belalugosiisdead.blogspot.com/20 ... isboa.html

Embora não tenha encontrado nada no site oficial da editora. Será que os trabalhos estão assim tão maus? :rotfl:

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 02 Jan 2012 14:57

Umbrae wrote:Já agora:

http://belalugosiisdead.blogspot.com/20 ... isboa.html

Embora não tenha encontrado nada no site oficial da editora. Será que os trabalhos estão assim tão maus? :rotfl:

Meu doce já viste as guidelines para o concurso? Até me caiu mal a comida -.-" Desisti logo

Leo Turilli
Edição Limitada

Postby Leo Turilli » 02 Jan 2012 15:34

O que é que o Lovecraft ganha com esta Antologia? Uma provocação?

Return to “Notícias Literárias”