Escritores, precisam-se!

Dá a conhecer blogues interessantes à comunidade.
CIA Blog
Rascunho

Escritores, precisam-se!

Postby CIA Blog » 29 Jul 2010 18:27

Olá,

O CIA Blog, um blog ainda recém-nascido, anda à procura de escritores. Os temas do blog são variados mas, entre eles, encontra-se Literatura. Se alguém se quiser juntar a este projecto basta enviar um e-mail para criticainformaactualiza@gmail.com . Os únicos requisitos são espírito crítico, boa escrita e vontade de postar! Teremos muito prazer em receber novos autores, que tanto precisamos.

Ajudem-nos a crescer.

http://cia.pt.vc/

grayfox
Edição Única

Re: Escritores, precisam-se!

Postby grayfox » 29 Jul 2010 18:33

mas querem colocar ficção no vosso blog (e nesse caso porquê o espírito critico?) ou querem gente para colocar criticas a livros(e nesse caso porque é que têm de ser escritores?) ?
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 29 Jul 2010 18:43

Acho q é segund opcao. Eu ando tentado pelo tumblr por isso passo esta oportunidade.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 29 Jul 2010 19:47

Bem-vindo, CIA :tu:

Antes de mais, segue este link e apresenta-te ao forúm B)

viewtopic.php?f=118&t=1235&start=1755

CIA Blog
Rascunho

Postby CIA Blog » 31 Jul 2010 00:38

Eu disse escritores visto que vão ser pessoas que vão escrever no blog, não me referia a escritores de livros. Nós procuramos alguém com espírito crítico e boa escrita que queira participar neste projecto que é ainda um recém-nascido. Temos vários temas no blog, mas sendo este um fórum dedicado à literatura, resolvi procurar alguém aqui que queira escrever sobre o tema. Preciso de escritores para esta área no blog. Mais alguma dúvida? :P

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 02 Aug 2010 10:34

Escrever sobre um tema não torna ninguém um escritor, ou achas que todos os jornalistas de um jornal são escritores?
Eu estou a escrever este post, sou um escritor. :D

Não me leves a mal, mas é um erro de palmatória.

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 02 Aug 2010 15:28

Caramba, o Gray não perdoa uma... :o

Desculpa Cia, aqui o croquete escreve mal.

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 02 Aug 2010 15:59

Em 1995 perdoei uma, foi mesmo distracção :D

Há erros e erros, dizer que um escritor é quem escreve num blog... nem o meu sobrinho de 13 anos!
Mas isso não me impede de felicitar o CIA pela iniciativa e de lhe desejar boa sorte para o blog. Vou segui-lo.

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 06 Aug 2010 01:30

grayfox wrote:Escrever sobre um tema não torna ninguém um escritor, ou achas que todos os jornalistas de um jornal são escritores?

Tirando os jornalistas que vivem de fazer copy & paste de comunicados . . . sim. Até têm a vantagem de ser pagos (mal, mas pagos) pelo que fazem, ao passo que aqui no fórum ninguém te paga para escrever.

Abraços,
Luís
The vorpal blade went snicker-snack!

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 06 Aug 2010 01:37

grayfox wrote:Há erros e erros, dizer que um escritor é quem escreve num blog... nem o meu sobrinho de 13 anos!

Se escrever de forma a criar algo novo ou a comunicar alguma ideia, é um escritor, não importa sobre que meio. Se escrever para um público e for recompensado pela tarefa, ainda melhor. Nem todos os escritores têm de ser ficcionistas ou ensaístas. Podem ser *maus* escritores, e a maior parte é, mas são escritores assim mesmo.

Abraços,
Luís

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 06 Aug 2010 10:29

Steerpike wrote:
Se escrever de forma a criar algo novo ou a comunicar alguma ideia, é um escritor, não importa sobre que meio. Se escrever para um público e for recompensado pela tarefa, ainda melhor. Nem todos os escritores têm de ser ficcionistas ou ensaístas. Podem ser *maus* escritores, e a maior parte é, mas são escritores assim mesmo.

Abraços,
Luís

Com um pressuposto errado, não se conseguem grandes argumentações.
Valeu o esforço.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 06 Aug 2010 10:56

Eh, eh, eu sou escritor ou nao, porque só publiquei um artigo cientifico? :whistle:
Last edited by Bugman on 06 Aug 2010 12:30, edited 1 time in total.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 06 Aug 2010 12:23

Bugman wrote:Eh, eh, eu sou [u]escritor[/u]ou nao, porque só publiquei um artigo cientifico? :whistle:

Depende. A questão é: consideras-te escritor? Se não, está o caso arrumado. Se sim, quem sou eu para o negar, não sabendo eu se estás a trabalhar para escrever uma série deles e fazer carreira disso. Também não serias o primeiro a autodenominar-te escritor tendo pouco ou nada para mostrar. ;)

Só respondi (e respondi apressadamente) porque as ideias que o Grayfox enuncia com tanta certeza, que um resenhista ou um crítico literário --- mesmo um a escrever para um blogue --- não é ou não pode ser um escritor, são um absurdo. Vão dizer ao Harold Bloom que ele não é escritor porque apenas faz crítica literária? Que o Samuel Pepys, conhecido pelo seu diário, não era escritor? E quanto aos blogues, expliquem-me: a partir de que momento se torna "escritor" alguém que faz textos de opinião para o seu mísero blogue e é mais tarde convidado a publicá-los em livro, em jornais ou em revistas? Ou textos de opinião também não fazem de ninguém escritor?

Tenho pouco tempo para postar aqui, infelizmente, e só o faço porque esta é uma questão relativamente complexa e interessante. A presente diluição dos obstáculos à publicação, tanto na internet como em formatos tradicionais, está a redefinir muito do que significa ser criador, logo não será com ideias feitas que se conseguem argumentações, grandes ou pequenas. De qualquer forma, a discussão merece mais do que 2 ou 3 parágrafos escritos à pressa, penitenciando-me desde já por quaisquer generalizações a que a brevidade me obrigue.

grayfox wrote:Com um pressuposto errado, não se conseguem grandes argumentações.
Valeu o esforço.

Esforcei-me mais do que tu. Explica lá porque é que o pressuposto está errado.

Abraços,
Luís

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 06 Aug 2010 12:29

Já que estamos numa de apontar pressupostos errados:

grayfox wrote:mas querem colocar ficção no vosso blog (e nesse caso porquê o espírito critico?)

Ainda perguntas? Espírito crítico é útil em qualquer situação, incluindo a escrita de posts em fóruns.

Abraços,
Luís

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 06 Aug 2010 13:38

Segundo o dicionário a definição de escritor é:
"Criador de literatura ou de textos científicos".

Nos tempos que correm, se calhar a literatura já cabe num blog.
Porque não?

Return to “Blogues”