Apelo ao uso da vírgula nos títulos dos livros

Tudo relativo ao funcionamento interno do fórum
Samwise
Realizador

Apelo ao uso da vírgula nos títulos dos livros

Postby Samwise » 10 Sep 2010 16:54

Não é propriamente nos títulos dos livros, mas a separá-los dos nomes dos autores.

É que corremos o risco de cair nos insultos, ainda que inocentes, a esses mesmos autores. :mrgreen:

Quando leio Os Cornos de Joe Hill, ou O Bafo de Dragão de Ana Vicente Ferreira, sem uma vírgula, sem um travessão, sem um qualquer separador que estabeleça que ali há um título de uma obra, mesmo que eu saiba que há um título de uma obra, fico logo com uma comichãozita na boca que dá pelo nome de sorriso maroto, daqueles a descair para a gargalhada descontrolada.

Outro exemplo (este é da responsabilidade da toiota :P ): Em Busca do Mapa Perdido de Isabel Ricardo Amaral. Isto tudo é o título do livro, ou do "de" para a frente é o nome da autora? (a pergunta não carece de resposta, obviamente...)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

urukai
Edição Única

Re: Apelo ao uso da vírgula nos títulos dos livros

Postby urukai » 10 Sep 2010 17:05

Ok,
Recentemente li um post muito bom:
As picuinhices, Samwise
:twisted:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 10 Sep 2010 17:11

urukai wrote:Ok,
Recentemente li um post muito bom:
As picuinhices, Samwise
:twisted:

O meu trabalho já serviu para alguma coisa, embora para o exemplo concreto eu considere que ficaria melhor As Picuinhices de Samwise. :angel:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 12 Sep 2010 13:12

os cornos do joe despertaram em mim um sentimento de "que titulo estranho, quem sera o autor"...
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 12 Sep 2010 15:37

Também já reparei muito nisso, Sam. Bom tópico!
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 13 Sep 2010 10:03

Estive a pensar nisto durante o fim-de-semana e lamento Sam mas não tens razão.
Eu escrevo os títulos sempre em inglês e no exemplo que deste (e convenientemente deturpaste :P) é perfeitamente entedível tanto o nome do livro como o autor, não ocorrendo por um segundo que seja uma qualquer associação entre o Joe Hill e a infidelidade da sua mulher.
Isso só será válido para títulos em Português e nesses eu tenho cuidado e uso virgulas a não ser que o nome do autor, sobejamente conhecido, torne o uso de pontuação irrelevante. Todos sabemos que o Saramago não era proprietário de um convento e muito menos que o Eça de Queirós tinha um primo Basílio.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 13 Sep 2010 10:21

Bom, em defesa do Sam, já reparei que há um post sobre o Horns de Joe Hill, mas lembro-me claramente de ter lido um "Cornos de Joe Hill" que assume claramente proporçoes de referência à fidelidade (ou falta dela) do cônjuge de Joe Hill.

De qualquer das formas penso que o apelo do Sam é razoável e nao custa nada a ninguém... ;)
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 Sep 2010 10:40

urukai wrote:Estive a pensar nisto durante o fim-de-semana

Sorry if I spoiled it... :twisted: (estava longe de imaginar que tal assunto - ou o modo como foi publicado - viesse a entranhar-se tão intensamente no pensamento de alguém)

e lamento Sam mas não tens razão.
Eu escrevo os títulos sempre em inglês e no exemplo que deste (e convenientemente deturpaste :P) é perfeitamente entedível tanto o nome do livro como o autor, não ocorrendo por um segundo que seja uma qualquer associação entre o Joe Hill e a infidelidade da sua mulher.

Não é uma questão de "ter ou não razão", porquanto esta mensagem é sobretudo um apelo, com algumas deturpações propositadas, é certo, mas que indica uma situação que me causa aquelas alterações físicas que já descrevi... :D

Claro que é perfeitamente "entendível", mas não deixa de me provocar uns sorrisos sempre que vejo os atropelos em causa.

Isso só será válido para títulos em Português e nesses eu tenho cuidado e uso virgulas a não ser que o nome do autor, sobejamente conhecido, torne o uso de pontuação irrelevante.

Peguei no teu exemplo (e deturpei-o de diversas maneiras, qual Hannibal Lecter a debruçar-se sobre uma vítima) porque era o que se prestava ao melhor resultado-após-mutilações. :angel:

MAS: não era para ser um puxão de orelhas às tuas prestações. :)

Todos sabemos que o Saramago não era proprietário de um convento e muito menos que o Eça de Queirós tinha um primo Basílio.

Sim, mas já não é tão certo Saramago não tenha vivido nas proximidades de uma caverna, nem que Eça não tivesse uma relíquia... :whistle:

Capítulos Soltos
Manifesto

Postby Capítulos Soltos » 27 Aug 2011 14:45

Samwise wrote:
Quando leio Os Cornos de Joe Hill)

Este título é fantástico :mrgreen:
"Todos os dias são bons para visitar uma livraria. Não permita que as livrarias se transformem numa «espécie em vias de extinção»!"
Encontro Livreiro

Capítulos Soltos:
[ url = link ]http://cslivraria.blogspot.com[ / url ]
[ url = link ]http://pt-br.facebook.com/pages/Cap%C3%ADtulos-Soltos/169387013917[ / url ]

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 27 Aug 2011 17:20

Capítulos Soltos wrote:
Samwise wrote:
Quando leio Os Cornos de Joe Hill)

Este título é fantástico :mrgreen:

O que não falta por aí é cornudos...fantástico mesmo era a cornada não moder :devil:

Return to “Anúncios BBdE!”