Visibilidade das categorias

Tudo relativo ao funcionamento interno do fórum
Thanatos
Edição Única

Visibilidade das categorias

Postby Thanatos » 11 Sep 2008 23:22

Alterei a visibilidade das categorias de forma a que visitantes apenas conseguem ler os sub-fórums abaixo da categoria "Notícias e Anúncios".

Naturalmente que os membros logados continuam com total acesso ao BBdE.

Esta medida é experimental e provisória.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Pedro Farinha
Edição Única

Re: Visibilidade das categorias

Postby Pedro Farinha » 12 Sep 2008 09:45

Á partida não tenho opinião formada sobre se a medida será positiva ou negativa. Se por u lado fará com que os inúmeros guests que por cá andam deixem de ter acesso a grande parte do fórum (o que me parece negativo), por outro pode incrementar a adesão.

No entanto gostava de saber, sendo a medida experimental, o que se está verdadeiramenter a experimentar e como tal pode ser monitorizado.

pedroi
Dicionário

Postby pedroi » 12 Sep 2008 09:57

Sou contra a ideia de fóruns fechados que obrigam a registo.

Acho que apenas servem para aumentar artificialmente o numero de membros uma vez que acredito que muitos fazem como eu: quando procuram algo registam-se para ter acesso e depois nunca mais voltam. Permitir o acesso a todo o fórum permite que se vá conhecendo a pouco e pouco e quem gosta fica, quem não gosta não volta.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 12 Sep 2008 10:21

If it ain't broke, don't fix it
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Sep 2008 10:47

Pedro Farinha wrote:Á partida não tenho opinião formada sobre se a medida será positiva ou negativa. Se por u lado fará com que os inúmeros guests que por cá andam deixem de ter acesso a grande parte do fórum (o que me parece negativo), por outro pode incrementar a adesão.

No entanto gostava de saber, sendo a medida experimental, o que se está verdadeiramenter a experimentar e como tal pode ser monitorizado.

Quis-me parecer que o fórum estava a ficar um bocado lento a certas alturas, com consequências nas buscas, e na postagem. Há dois dias salvo erro estavam 150 guests. Ontem estavam 90 e tal.

Quanto a isso aumentar artificialmente a adesão temos imensos membros que nunca mais cá vieram. Desde ontem da altura da implementação da medida até hoje uma série deles já se logaram. Acho que também não é pedir muito que as pesoas, já que criaram um registo no fórum se loguem de vez em quando. Se não querem aparecer na lista de online basta seleccionarem a opção de invisibilidade.

O fórum continua visível nas áreas de notícias. As outras estão reservadas a discussões e temas que são do interesse directo de quem neles participa.

Para dizer a verdade também sou a favor de fóruns abertos na totalidade mas quando essa abertura pode eventualmente prejudicar as funcionalidades de utilização há que criar defesas. Ter dois membros logados e 90 guests...
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 12 Sep 2008 13:04

Thanatos wrote:Quis-me parecer que o fórum estava a ficar um bocado lento a certas alturas, com consequências nas buscas, e na postagem. Há dois dias salvo erro estavam 150 guests. Ontem estavam 90 e tal.

Uma pergunta: essa lentidão é consequência directa do elevado nº de guests? Eu não notei lentidão nenhuma.

O fórum continua visível nas áreas de notícias. As outras estão reservadas a discussões e temas que são do interesse directo de quem neles participa.

As outras áreas podem também interessar aos guests, por exemplo a área da tertúlia literária, autores e a das críticas. Acabam por dar mais informação do que as das notícias (porque é uma informação de nível pessoal) e dão também uma ideia do convívio que existe no fórum. A minha opinião é que essas áreas deviam estar abertas a todos.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Sep 2008 13:33

annawen wrote:
Thanatos wrote:Quis-me parecer que o fórum estava a ficar um bocado lento a certas alturas, com consequências nas buscas, e na postagem. Há dois dias salvo erro estavam 150 guests. Ontem estavam 90 e tal.

Uma pergunta: essa lentidão é consequência directa do elevado nº de guests? Eu não notei lentidão nenhuma.

Não sei. Por isso é que a medida é de carácter experimental. Ainda é cedo para tirar conclusões. Agora que estou no serviço é que vou ver se há relação alguma.

De qualquer forma também não vejo qual o mal do pessoal se logar.

P.S.: As intervenções neste tópico também me estão a lembrar a carta do Robert A. Heinlein com respostas chapa 5 aos fãs. Uma delas era mais ou menos assim: "Diz que sempre gostou dos meus contos. Porque esperou então tantos anos para me escrever e só o fez quando leu um que não gostou?" :mrgreen4nw:

Jorge dos Santos
Encadernado a Couro

Postby Jorge dos Santos » 12 Sep 2008 14:01

Ao longo dos anos, tenho sido administrador e utilizador de vários fóruns das mais variadas temáticas.
Algumas coisas são comuns e correntes na utilização dos fóruns.

1 - Há uma tendência enorme para os utlizadores acharem que os fóruns são "da malta" e acabam por querer "dado e arregaçado", pretendem fazer o que querem e dizer o que querem apelando à "liberdade de expressão" em prol da má utilização e falta de educação. (Não tenho sentido isso no BBdE)

2 - Toda a gente pensa que isto é grátis. Que é de todos e público, que ninguém tem despesas com fóruns e sites. Não é bem assim, Há fóruns alojados em servidores grátis, mas mais tarde, ou mais cedo, têm que ser mudados para servidores pagos, porque não funcionam bem. O registo de um domínio é pago, o aluguer do espaço é pago, o tráfego vulgarmente chamado de bandwidth é pago. Também sei que tudo isto pode ser torneado e "pirateado", mas nem sempre é o que se faz. Quem monta o fórum paga para servir uma comunidade. A melhor forma de contribuir é colaborar, não é exigir! (Não tenho sentido isso no BBdE)

3 - Quando um fórum tem muita informação aberta a público, em termos de escrita e leitura, rapidamente se transforma numa "pouca vergonha", cheio de spam, abusos comerciais e pessoal que só entra para estragar o trabalho dos outros. É normal que assim seja... Não é correcto, mas é normal. (Não tem acontecido isso no BBdE)

4 - Quando um fórum tem a leitura aberta a todos e a escrita reservada, temos um livro público e não um fórum de discussão, pois para ler basta visitar e para escrever é que é preciso inscrever. Muito dirão que há muita gente que se inscreve e nunca "posta", o que também sei que é verdade (passo a vida a limpar ficheiros de users não participativos em fóruns de participação obrigatória), mas as coisas são sempre assim.

Não vou estender mais aquilo que pretendia referir. A verdade é que os Fóruns têm sempre um Dono, um Proprietário e um, ou mais, Administradores. Só a eles compete gerir e administrar os fóruns que detém. Se a malta gosta, ou não, é outra questão, mas Regras são Regras e há que contribuir com quem nos oferece um serviço como este.

Deixar algumas áreas abertas aos Guest, é sempre útil para que os possíveis Users conheçam o interior dos Fóruns e possam adivinhar o que vão encontrar. Se mantiverem o seu interesse, basta efectuarem o registo para terem acesso ao resto... Onde está a complicação?

Tal como alguém já referiu. Depois do registo não precisa (no BBdE e em muitos outros) colaborar mais, nem escrever mensagens, nem responder a nada. Durante o registo, pode (se achar conveniente) mentir em tudo e mais alguma coisa, portanto...

Para quem quer participar, não vejo alteração nenhuma!
Para quem quer fazer asneira e entupir o sistema, quanto menos facilitismo melhor!
Saudações sinceras,
Jorge dos Santos

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 12 Sep 2008 15:41

Se as pessoas não souberem que o BBDE é bom. Que tem posts de qualidade e não é apenas um local onde são anunciados novos lançamentos, porque é que se irão registar?

Creio que todos os que se registam é porque primeiro vasculharam os várioos posts sobretudo sobre livros e só depois tiveram vontade de se registar.

Um user registado, 'pesa' menos ou 'ocupa' menos espaço que um não registado? Do pouco que eu conheço de informática, até é o contrário. Mais espaço ocupado na base de dados que é o BBDE.
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Sep 2008 16:54

A minha opinião, como utilizador apenas (uma vez que há muito que abandonei as responsabilidades de administração), é favorável à manutenção dos restantes fóruns acessíveis a toda a gente.

Creio que há mais vantagens (visibilidade e atractividade) do que desvantagens (eventual perda de performance).

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Sep 2008 17:21

Então e se eu disser que hoje já noto uma relativa melhoria no meu acesso ao fórum? E que o número dos guests se mantém estável nos 28?

Não esqueçamos que nem todos têm banda larga, ou a terem têm severas limitações. Em relação à parte do post do pco69 que pergunta o peso do registo eu argumentaria se também pesa muito ao guest logar-se. É que já que tirou o tempo para se registar penso que também não seria muito pedir que se logasse. A mim parece-me muito mais triste entrar no fórum ver dois gatos-pingados logados e 150 guests!

Será que com isso o BBdE perde visibilidade ou atractivo? Não me parece. Fazendo buscas no Google ele continua a aparecer (aliás o bot do Google vai a todas) na boa. Todos os dias aprovo três, quatro contas novas.

Agora a nua realidade dos factos é que desses users todos que aprovo temos imensos que nunca mais se logaram. Ora se vêm cá como guests... se perderam tempo a registar-se... não sei que pensar. O que eu sei dizer é que hoje consigo navegar de tópico em tópico e consigo postar sem grandes dificuldades.

Além do mais esta experiência não foi decidida em cima do joelho, já era algo que há uns tempos que eu tinha na ideia dado o facto de já ter visto o fórum entupido por excesso de guests no ano passado.

Também me parece prematuro com menos de 24 horas já andar a retirar ilações duma mudança. Finalmente como diria um outro administrador dum certo fórum, isto não é uma democracia. Por vezes o pessoal parece esquecer-se desse simples facto. O que aqui se faz é sempre tendo em vista a melhoria das condições em prol de todos, se algumas dessas melhorias colidem com alguns interesses é uma das consequências que tem de ser pesada e em última análise acatada por uns e decidida por outros. :wink:

srd
Dicionário

Postby srd » 12 Sep 2008 17:51

Thanatos wrote:(...) isto não é uma democracia. Por vezes o pessoal parece esquecer-se desse simples facto. O que aqui se faz é sempre tendo em vista a melhoria das condições em prol de todos, se algumas dessas melhorias colidem com alguns interesses é uma das consequências que tem de ser pesada e em última análise acatada por uns e decidida por outros. :wink:

Se era só uma informação que nos querias dar, podias sempre fechar o tópico após a tua primeira mensagem, e assim já ninguém podia emitir qualquer opinião ...

Concordo com o pco69 quando ele afirma o seguinte:
Creio que todos os que se registam é porque primeiro vasculharam os várioos posts sobretudo sobre livros e só depois tiveram vontade de se registar.

Foi o que aconteceu comigo.

E também concordo com o Samwise nas suas afirmações

Em nota final, eu não notei melhoria no acesso ao fórum, mas também sou um pouco suspeita, era necessário que a melhoria fosse realmente bastante significativa para eu dar conta.

SD

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Sep 2008 18:07

srd wrote:Se era só uma informação que nos querias dar, podias sempre fechar o tópico após a tua primeira mensagem, e assim já ninguém podia emitir qualquer opinião ...

Esqueci-me de fechar o tópico. Só reparei nisso depois da primeira intervenção e então já era tarde.

Não tenho nada contra a discussão dos assuntos mas acho que o pessoal está a fazer uma tempestade em copo de água.

Primeiro porque disse que é uma medida provisória. Segundo porque nos argumentos apresentados batem muito no vasculhar os tópicos e pouco no que esta medida a quem se loga habitualmente e habitualmente participa possa ter vindo a prejudicar. Isso para mim é que é fulcral. Sentem-se prejudicados directamente? É isso que eu quero saber, não é se um qualquer hipotético visitante vai deixar de se registar só porque já não vê o fórum todo. O número de registos diários continua idêntico ao que era antes da medida.

Volto a frisar, do meu lado e com as limitações que tenho, noto que houve melhoria sensível no acesso ao fórum.

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 12 Sep 2008 18:34

Pessoalmente apenas acontece que no meu PC do trabalho não é possível guardar cookies, por isso sempre que entro, entrava como guest. Depois normalmente porque sofro de verborreia lá sinto vontade de escrever e registava-me. Agora tenho sempre de logar-me.

Claro que não é grande o inconveniente.

À partida inclino-me para ser a favor de manter tudo aberto menos a shoutbox como até agora. Se for para fechar parte também não sei se concordo com a parte que ficou aberta.

Jorge dos Santos
Encadernado a Couro

Postby Jorge dos Santos » 12 Sep 2008 18:35

Thanatos wrote:Volto a frisar...

Frisa-te Thanatos... Frisa-te e segue o teu caminho! :pubbbde:

Cristo diria: Pai perdoa-lhes! Eles não sabem o que dizem! :hypocrite:

PS: Gostei desta nova aplicação do verbo frisar. Acho que até eu me vou frisar todo com isto! :sk:
Saudações sinceras,
Jorge dos Santos

Return to “Anúncios BBdE!”