Visibilidade das categorias

Tudo relativo ao funcionamento interno do fórum
Thanatos
Edição Única

Re: Visibilidade das categorias

Postby Thanatos » 12 Sep 2008 18:42

Jorge dos Santos wrote:PS: Gostei desta nova aplicação do verbo frisar. Acho que até eu me vou frisar todo com isto! :sk:

Agora fiquei na dúvida. Que disse eu de mal? :unsure:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Jorge dos Santos
Encadernado a Couro

Postby Jorge dos Santos » 12 Sep 2008 18:45

Thanatos wrote:
Jorge dos Santos wrote:PS: Gostei desta nova aplicação do verbo frisar. Acho que até eu me vou frisar todo com isto! :sk:

Na disseste nada de mal, pá! Pelo contrário! Eu é que sou um bocado marado e por vezes friso-me todo! :lol2:

Se há alguém que está contigo, sou eu... sempre detestei "o da Joana"... É de frisar aos céus! :wink:
Saudações sinceras,
Jorge dos Santos

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Sep 2008 18:47

Jorge dos Santos wrote:
Thanatos wrote:

Na disseste nada de mal, pá! Pelo contrário! Eu é que sou um bocado marado e por vezes friso-me todo! :lol2:

Se há alguém que está contigo, sou eu... sempre detestei "o da Joana"... É de frisar aos céus! :wink:

Eu gosto de usar o "frisar" na acepção de "acentuar" ou "sublinhar" uma ideia ou conceito. :wink:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Jorge dos Santos
Encadernado a Couro

Postby Jorge dos Santos » 12 Sep 2008 19:05

Thanatos wrote:
Jorge dos Santos wrote:
Thanatos wrote:[quote="Jorge dos Santos"]PS: Gostei desta nova aplicação do verbo frisar. Acho que até eu me vou frisar todo com isto! :sk:

Eu gosto de usar o "frisar" na acepção de "acentuar" ou "sublinhar" uma ideia ou conceito. :wink:

[/quote]

É onde ele deve entrar... No fundo frisar é isso mesmo... eu é que devo andar a escrever demais e o resultado é este, estou a ficar frisadinho da careca! :see_stars:
Saudações sinceras,
Jorge dos Santos

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Sep 2008 19:18

A mim, pessoalmente, não me afecta nada ter de fazer o login para entrar, sendo que na maior parte das vezes os dados até já estão gravados no browser.

A minha questão é apenas pela vertente de interesse para pessoal que vem cá pela primeira vez. Até que ponto o não verem os fóruns mais importantes do BBdE (e não saberem que eles existem) não poderá significar um desinteresse imediato no registo e participação futura.

Uma sugestão - será que não há um meio caminho entre as duas opções - uma maneira de colocar os fóruns todos visíveis à entrada mas negando o acesso depois à visualização de tópicos para quem não seja registado?

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 12 Sep 2008 19:33

Samwise wrote:(...)
Uma sugestão - será que não há um meio caminho entre as duas opções - uma maneira de colocar os fóruns todos visíveis à entrada mas negando o acesso depois à visualização de tópicos para quem não seja registado?

Sam

Já alterei nesse sentido.

pedroi
Dicionário

Postby pedroi » 15 Sep 2008 11:28

Não gosto de alimentar discussões que não levam a nada por isso pensei bastante se devia ou não postar mais uma vez. Decidi que sim, espero que os mais sensíveis não se sintam ofendidos, estou apenas a contribuir com a minha opinião.

On-topic, outros users já explicaram bem opiniões semelhantes à minha portanto vou apenas acrescentar um exemplo: uma leitura breve do tópico Apresentações revela que muitos users se registam depois de passarem bastante tempo a pesquisar como guests. Se não conseguirem encontrar o que procuram sem se registarem será que se vão dar a esse trabalho? Acho que não.

Por outro lado não tenho conhecimento de degradação de performance por falta de registo dos users, em termos de largura de banda o gasto é sensivelmente o mesmo pelo menos até onde eu sei.

Off-topic: as conversas são como as cerejas e umas opiniões sobre visibilidade trouxeram consigo alguns comentários sobre direitos e deveres dos users. É verdade que alguém paga e administra os fóruns que consultamos no nosso dia a dia. Agora digam-me uma coisa: vocês visitam fóruns onde não se sentem bem? E por outro lado alguém que cria um fórum cria-o para si próprio e para meia dúzia de amigos ou para uma comunidade?

Qual é o problema de expressarmos pontos de vista diferentes se não estamos aqui a menosprezar as opiniões dos outros? Falo por mim e acredito que muitos aqui se revêm na minha opinião: eu tento contribuir não estou a criticar por criticar.

É por isso que não compreendo porque é que veio à baila a questão de serem os Administradores a administrar e os outros a obedecer. Não discuto que é assim e que é assim que deve ser mas aqueles que não administram podem e devem contribuir quanto mais não seja com as suas opiniões.

E quem não está bem muda-se.

P. S. Num tópico recente li que existem muitos users registados mas poucos activos (e sempre os mesmos). Concordo, é realmente assim e na minha opinião fechar o acesso só vai agravar o problema.

P. P. S. Apesar do meu off-topic ser devido a uma resposta do Jorge dos Santos quero frisar ( :wink: ) que não pretendo iniciar nenhuma discussão inflamada com o mesmo ou com o frisado Thanatos.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 15 Sep 2008 17:47

pedroi wrote:Não gosto de alimentar discussões que não levam a nada por isso pensei bastante se devia ou não postar mais uma vez. Decidi que sim, espero que os mais sensíveis não se sintam ofendidos, estou apenas a contribuir com a minha opinião.

Se eu considerasse que não era para haver discussão já teria fechado o tópico. Melhor, nem sequer tinha anunciado a alteração. Mesmo não parecendo todas as opiniões são lidas e criam um período de reflexão.

pedroi wrote:On-topic, outros users já explicaram bem opiniões semelhantes à minha portanto vou apenas acrescentar um exemplo: uma leitura breve do tópico Apresentações revela que muitos users se registam depois de passarem bastante tempo a pesquisar como guests. Se não conseguirem encontrar o que procuram sem se registarem será que se vão dar a esse trabalho? Acho que não.

Posso então adiantar que o ritmo de novos membros a aderirem ao BBdE continua igual senão mesmo superior. Concordo que talvez alguns possam «desistir» de se matricularem no BBdE por lhes estar vedado o acesso a certos sub-fóruns mas será que isso tem o impacto tão grande que algumas opiniões aqui querem deixar parecer? Podia contra-argumentar que por outro lado pode também cativar os potenciais membros ainscreverem-se. Como já acima referi é ainda muito cedo para tirar ilações da medida.

pedroi wrote:Por outro lado não tenho conhecimento de degradação de performance por falta de registo dos users, em termos de largura de banda o gasto é sensivelmente o mesmo pelo menos até onde eu sei.

A visita aos fóruns enquanto guest gera um peso de queries suplementares à base de dados que não sucede aquando do simples log in do user. Tem a ver com caches e outros exotismos técnicos. Embora a grande maioria de quem já aqui postou diga que nunca teve conhecimento do abrandamento do fórum o certo é que eu senti-o e comprovei que o tempo de execução das queries estava muito superior aquando dos tais 150 guests do que agora com os 20/30 normais. Volto a referir (nunca é demais repeti-lo, pelos vistos) que esta medida tem carácter temporário e experimental.

pedroi wrote:Off-topic: as conversas são como as cerejas e umas opiniões sobre visibilidade trouxeram consigo alguns comentários sobre direitos e deveres dos users. É verdade que alguém paga e administra os fóruns que consultamos no nosso dia a dia. Agora digam-me uma coisa: vocês visitam fóruns onde não se sentem bem? E por outro lado alguém que cria um fórum cria-o para si próprio e para meia dúzia de amigos ou para uma comunidade?

Qual é o problema de expressarmos pontos de vista diferentes se não estamos aqui a menosprezar as opiniões dos outros? Falo por mim e acredito que muitos aqui se revêm na minha opinião: eu tento contribuir não estou a criticar por criticar.

É por isso que não compreendo porque é que veio à baila a questão de serem os Administradores a administrar e os outros a obedecer. Não discuto que é assim e que é assim que deve ser mas aqueles que não administram podem e devem contribuir quanto mais não seja com as suas opiniões.

E quem não está bem muda-se.

Esta parte aqui, sinceramente não percebi a que se devia. Ninguém aqui falou em obedecer ou mandar ou seja lá o que for a não ser eu num sentido de tirada humorística. Não sou dono nem senhor aqui pelo que mal seria se viesse aqui pôr e dispôr sem dar cavaco a ninguém. Tento sempre pautar a minha actuação pela disciplina da abertura, democracia e tolerância mas como é evidente poderá haver casos em que tenho de tomar ou optar por soluções que pareçam menos correctas. Sou um ser humano (embora não pareça :mrgreen4nw: ) e como tal erro como qualquer ser humano. Como tal e sempre que veja que errei sei ter o discernimento para voltar atrás e corrigir eventuais desvios de conduta. Mas que não se interprete essa abertura de espírito como uma total anarquia ou um laissez faire laissez passer já que por razões que me parecem óbvias será sempre necessário alguém ser moderador e/ou administrador.

pedroi wrote:P. S. Num tópico recente li que existem muitos users registados mas poucos activos (e sempre os mesmos). Concordo, é realmente assim e na minha opinião fechar o acesso só vai agravar o problema.

Para já não me parece que a medida tenha afectado o registo diário de novos membros. Além disso reparei que users que já não se logavam há muito tempo (este muito tempo na casa dos cinco/seis meses) reapareceram e num ou outro caso mais pontual até postaram. A haver algum impacto nos membros ou potenciais membros terá sido o de uma maior participação. Este será um efeito preverso da medida mas que é bem-vindo.

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 15 Sep 2008 18:29

Sabendo que a opinião dos users vale o que vale, manifesto a opinião de que era benéfico manter o acesso livre.
Um fórum é mantido pelos administradores, mas quem lhe dá vida são os posts, eu registei-me depois de ler tópicos inteiros, achei as pessoas interessantes e registei-me.
Eu gosto muito do ambiente deste fórum, e acho que só temos a ganhar em mostra-lo a todos, porque assim quem se regista já sabe ao que vem. Não é mandar postas de pescada e insultos, aqui as pessoas respeitam-se, as vezes com ironia mas sempre dentro do bom gosto.
Acho que só temos a ganhar em mostrar isso aos outros, porque quem não está dentro do mesmo espírito simplesmente não entra no barco, e pior que tudo, pessoas interessantíssimas que andam pela net à procura de um poiso onde discutir literatura podem até passar ao lado deste fórum porque não conseguiram ver o suficiente.

Reitero que a minha opinião vale o que vale, ia-me ficar só pela primeira frase mas achei melhor justificar.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 15 Sep 2008 18:42

Safa que vocês não descansam enquanto não furam a pedra! :devil2:

OK, já repus a situação como ela estava antes, ou seja os guests já podem ler à vontade. Vox populis e toda essa treta rulezz :tongue:

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 15 Sep 2008 23:00

E foram eliminado users ? É que andavamos pertos dos 800 e tal, e agora diz-me que andamos pelos 600. :blink:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 15 Sep 2008 23:56

Pedro Farinha wrote:E foram eliminado users ? É que andavamos pertos dos 800 e tal, e agora diz-me que andamos pelos 600. :blink:

Para tornar as categorias visíveis de novo? Nem pensar nisso.

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 16 Sep 2008 08:02

Thanatos wrote:
Pedro Farinha wrote:E foram eliminado users ? É que andavamos pertos dos 800 e tal, e agora diz-me que andamos pelos 600. :blink:

Para tornar as categorias visíveis de novo? Nem pensar nisso.

:see_stars: não percebi.

Apenas me pareceu que já tivemos mais utilizadores registados do que temos hoje, mas deve ser confusão minha. Não ligues.

pedroi
Dicionário

Postby pedroi » 16 Sep 2008 09:01

A minha relutância em colocar o meu post anterior era precisamente devido ao facto dele poder ser mal entendido porque ao lermos ou postarmos num tópico vamos definindo uma linha de raciocínio que por vezes é bastante diferente daquela com que o user seguinte vai postar e existem muitas vezes mal-entendidos. Dai a minha introdução.

E em relação à parte que não percebeste Thanatos, eu explico: o Jorge dos Santos colocou num post dele alguns comentários sobre gestão e administração de fóruns e isso levou-me a fazer comentários em off-topic sobre o mesmo assunto. Não estou a discordar daquilo que foi dito, apenas dei a minha opinião sobre o assunto (que é tema frequente noutros fóruns que visito, infelizmente) porque achei que não se aplicava quer a este tópico quer a este fórum (que felizmente funciona muito bem neste aspecto).

P. S. Thanatos, estou abismado :devil2: , acho que é a primeira vez que vejo uma discussão em que conseguiram vencer-te por exaustão... :devil2: :devil2:

Jorge dos Santos
Encadernado a Couro

Postby Jorge dos Santos » 16 Sep 2008 10:20

pedroi wrote:...o Jorge dos Santos colocou num post dele alguns comentários sobre gestão e administração de fóruns... porque achei que não se aplicava quer a este tópico quer a este fórum...

Lê lá melhor o meu post! Eu digo exactamente isso, que não tenho sentido esses problemas nestes Fóruns! :wink:
Saudações sinceras,
Jorge dos Santos

Return to “Anúncios BBdE!”