Visibilidade das categorias

Tudo relativo ao funcionamento interno do fórum
Samwise
Realizador

Re: Visibilidade das categorias

Postby Samwise » 06 Nov 2009 11:23

Apoio uma blindagem parcial, e passo a expor várias razões:

Sou contra a blindagem total porque daria cabo da divulgação do fórum de duas maneira: a mais importante é a visibilidade do BBdE nos motores de pesquisa (deixaríamos de ter crawlers e indexadores a passear por aqui e deixaríamos de aparecer, ao fim de um tempo, nos resultados desses motores), e a outra é que , também eu, como utilizador, não gosto nada, mas mesmo nada, de chegar a um fórum que não conheço e não conseguir visualizar nenhum conteúdo (mesmo quando os títulos dos tópicos estão visíveis) sem ter de me registar. Nessas situações, o mais normal é afastar-me sem me dar ao trabalho do registo. Portanto, blindagem total claramente NÃO!

A blindagem parcial seria para os tópicos que são mais "nossos", da comunidade, por assim dizer; são as cavaqueiras que resultam do nosso convívio em particular, e não das discussões sobre livros. As áreas dos textos pessoais são as mais importantes (a única excepção a isto é o texto do Pedro sobre o cabrão e a princesa, que continua a trazer milhares de visitantes em romaria diária :mrgreen4nw:), e penso que tudo o que é off-topic também devia passar a invisível.

Concretamente, os dois fóruns de cima ("Notícias e Anúncios" e "Conversas") ficariam visíveis, e os dois de baixo ("Cantinho do Escritor" e "Off-Topic") ficariam sujeitos a registo e consequente login para visualização do conteúdo dos seus tópicos, com títulos, à mesma, visíveis.

Isto é a minha opinião pessoal. Nem sequer é no papel de Admin.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 06 Nov 2009 11:28

Samwise wrote:Apoio uma blindagem parcial, e passo a expor várias razões:

Sou contra a blindagem total porque daria cabo da divulgação do fórum de duas maneira: a mais importante é a visibilidade do BBdE nos motores de pesquisa (deixaríamos de ter crawlers e indexadores a passear por aqui e deixaríamos de aparecer, ao fim de um tempo, nos resultados desses motores), e a outra é que , também eu, como utilizador, não gosto nada, mas mesmo nada, de chegar a um fórum que não conheço e não conseguir visualizar nenhum conteúdo (mesmo quando os títulos dos tópicos estão visíveis) sem ter de me registar. Nessas situações, o mais normal é afastar-me sem me dar ao trabalho do registo. Portanto, blindagem total claramente NÃO!

A blindagem parcial seria para os tópicos que são mais "nossos", da comunidade, por assim dizer; são as cavaqueiras que resultam do nosso convívio em particular, e não das discussões sobre livros. As áreas dos textos pessoais são as mais importantes (a única excepção a isto é o texto do Pedro sobre o cabrão e a princesa, que continua a trazer milhares de visitantes em romaria diária :mrgreen4nw: ), e penso que tudo o que é off-topic também devia passar a invisível.

Concretamente, os dois fóruns de cima ("Notícias e Anúncios" e "Conversas") ficariam visíveis, e os dois de baixo ("Cantinho do Escritor" e "Off-Topic") ficariam sujeitos a registo e consequente login para visualização do conteúdo dos seus tópicos, com títulos, à mesma, visíveis.

Isto é a minha opinião pessoal. Nem sequer é no papel de Admin.

Subscrevo integralmente.
Avisa-me quando te candidatares a algum cargo político :wink:
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 06 Nov 2009 11:38

Os argumentos contra a blindagem também são passíveis de usar contra a blindagem parcial.

Já agora Samwise qual é a preocupação com o BBdE deixar de aparecer nas consultas do Google? E tens a certeza que os indexadores são detidos por coisinhas como essas? E se o forem não são também a catrefa de spammers diários que temos de limpar?
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 06 Nov 2009 11:40

Eu tenho a mesma opinião da Tzimbi e do Pedro: tudo aberto.

A questão é: queremos um fórum só para alguns ou um fórum apenas para a comunidade? É porque se começarmos a fechar secções às tantas fechamos tudo, e começamos a falar só para nós. Uns fórum fechado afasta novos membros (pelo menos é isso que me parece mas não tenho grande experiência em fóruns), e (penso eu) novos membros é que são a vida de um fórum. Pensem bem nisto, que me parece importante.

Se vêem realmente necessidade de fechar alguma coisa só me parece bem que seja a secção dos textos pessoais dos membros, se esses membros que colocam lá textos estiverem de acordo.

Nesta coisa, sou mais radical que a Tzimbi (e como não conheço as razões concretas do Thanatos), e devo dizer que realmente me incomodaria ver o BBDE com secções fechadas.

Só a minha opinião.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 06 Nov 2009 11:44

Ahh mas já agora esclareço! Eu também detesto fóruns fechados e privados e coiso e tal. Só me coube a mim o papel de «mau da fita», que diga-se em abono da verdade eu adoro! :tongue: Sou o Sawyer cá do fórum.

Portanto não há dúvidas que a secção dos escritos pode ficar, sem grande prejuízo, fechada a visitantes. Eu já agora propunha que as secções como esta que são de anúncios para a comunidade e a de dúvidas e sugestões também podem ficar privadas. Que dizem?
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 06 Nov 2009 11:49

Thanatos wrote:Eu também detesto fóruns fechados e privados e coiso e tal.

Oh Thanatos, desculpa lá, mas se és contra fóruns privados e coiso, por que é que volta e meia te lembras de fechar secções?

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 06 Nov 2009 11:56

Thanatos wrote:Os argumentos contra a blindagem também são passíveis de usar contra a blindagem parcial.

Não necessariamente. A blindagem parcial sempre possibilita a visualização de muitas coisas - e de coisas "importantes".

O meu único argumento a favor da blindagem das outras zonas é trazer mais users a inscreverem-se. É uma espécie de chamariz. Na ideia de poderem consultar e participar numa parte de mais convívio. Com a inscrição fica meio caminho andado para a posterior participação.

Não fosse isso e seria apoiante do "tudo à mostra".

Já agora Samwise qual é a preocupação com o BBdE deixar de aparecer nas consultas do Google? E tens a certeza que os indexadores são detidos por coisinhas como essas?
Não tenho a certeza de que funcione assim, mas esta minha "não certeza" é um argumento que serve à mesma contra a blindagem, nunca a favor.

Na dúvida sobre os indexadores, deixemos as coisas funcionarem como estão agora, porque é nessa parte que há algumas certezas: as consultas no google trazem páginas do BBdE nos resultados.

E se o forem não são também a catrefa de spammers diários que temos de limpar?

Dessa praga, com ou sem blindagem, nunca nos vamos livrar... :sick: (ou seja, por aqui acho não podemos argumentar acerca da blindagem)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 06 Nov 2009 11:57

annawen wrote:Oh Thanatos, desculpa lá, mas se és contra fóruns privados e coiso, por que é que volta e meia te lembras de fechar secções?

Penso que a resposta a isso está algures lá atrás. Na altura o fórum tinha alguns problemas de acesso chegando a ter 90 e tal visitantes. O fechar o acesso a visitantes foi uma medida para tentar perceber o porquê das dificuldades de acesso.

Assuntos mais recentes e que foram aparentemente discutidos no MSN voltaram a trazer o tema à ribalta.

Normalmente os fóruns não põem à discussão dos membros decisões de administração. Neste aqui pautamo-nos por gostar de conhecer a vossa opinião e sempre que possível respeitá-la. Evidentemente que isso não significa que a administração tenha de ser uma «Maria vai com as outras» em que pessoas que só cá vêm de dois em dois anos (estou a falar do caso concreto do Riobaldo) entram por aqui adentro a pôr e dispor e a discordarem disto e daquilo e a esperarem serem ouvidos. Há limites para a democracia.

Aqui, mais uma vez, expomos os nossos pontos de vista, pessoais e enquanto administradores, tentando não misturar uns com os outros na medida em que tal separação seja possível. Cada opinião está a ser considerada e a ser levada em conta.

Só gostava então de saber a opinião do Pedro de manter a shoutbox invisível a visitantes. E arruma-se já o caso.

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 06 Nov 2009 12:04

annawen wrote:A questão é: queremos um fórum só para alguns ou um fórum que para a comunidade? É porque se começarmos a fechar secções às tantas fechamos tudo, e começamos a falar só para nós. Uns fórum fechado afasta novos membros (pelo menos é isso que me parece mas não tenho grande experiência em fóruns), e (penso eu) novos membros é que são a vida de um fórum. Pensem bem nisto, que me parece importante.

Na minha opinião, esse é o aspecto principal a ter em conta neste debate. A mim um fórum fechado nunca funcionou como "chamariz", pelo contrário, tenho o hábito de observar de fora antes de tomar a decisão de me registar ou não.

Só concordo com o fecho das secções de anúncios, sugestões e escritos. As duas primeiras são apenas do interesse dos membros actuais do fórum. Quanto à secção de escritos, não me importo que se feche a visitantes, mas também não encontro motivos relevantes para que se faça isso.

Lazy Cat
Livro Raro
Location: no cu de judas, atrás do sol posto. or so they say...

Postby Lazy Cat » 06 Nov 2009 12:10

Ora vamos lá ver uma coisa... Esta questão de fechar surgiu porquê? Se bem entendi, começou porque alguém anda lá fora a mandar-nos bocas *para toda a gente ver*. Então eu acho que devemos mandar as nossas bocas de volta *para toda a gente ver*. Se vão andar a esconder coisas, só vai abrir portas a mais conversas, e bocas, e ataques parvos.

Agora, se entendi mal, e os vossos motivos não têm nada a ver com esse assunto... ignorem-me. =)
Image
Image When I'm sad, I stop being sad and be awesome instead. True story

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 06 Nov 2009 12:25

Só quero fazer uma pequena pergunta, não traz água no bico, é mesmo por curiosidade que a faço.

Por que razão querem fechar a zona dos textos escritos por elementos do Fórum e aqui postados? A lógica não é mostrar o vosso trabalho ao maior número possível de pessoas? Se é algo assim tão pessoal, guardem na gaveta, não?

S.

Ps: já me estão a dar muito trabalho, fazer login para vir aqui ler este tópico... :whistling:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 06 Nov 2009 12:28

Tzimbi wrote:Ps: já me estão a dar muito trabalho, fazer login para vir aqui ler este tópico... :whistling:

Custa, não custa? Agora imagina um gajo registar-se!

Mas sim até concordo em grande parte com o que a Lazy, a Cerridwen e a annawen escreveram. Não me batam pá. Foi só uma consulta à população.

Gostava era de saber a opinião dos visitantes. :devil2:

E saber porque defende o Pedro a invisibilidade da shoutbox. :whistling:

Lazy Cat
Livro Raro
Location: no cu de judas, atrás do sol posto. or so they say...

Postby Lazy Cat » 06 Nov 2009 12:31

Hey, eu também defendo a invisibilidade da shoutbox. É um sítio mesmo só para deixar recados rápidos entre nós, que já nos conhecemos, que não tem interesse nenhum para os visitantes. Mas claro, quem queira mandar bocas, também pode pegar sempre por aí... por isso, não sei.
Image
Image When I'm sad, I stop being sad and be awesome instead. True story

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 06 Nov 2009 12:59

Conforme já disse a minha opinião é simples: tudo transparente.

No que respeita aos textos pessoais, eu quando os coloco aqui é para serem públicos, acreditem que os textos que não são para serem lidos por qualquer um, são só enviados ao destinatário (ou pelo menos deviam...) e os que são para seem lidos só por mim, restam no meu PC.

Uma vez em conversa, acho que com a Ripley ou a Gaminha, ou conversas separadas com cada uma delas, chegamos a pensar em poder haver uma zona de textos "fechados" isto para mostrarmos os nossos textos eróticos... mas como nos meus uso e abuso da palavra rabo e ninguém gosta, deixei de os escrever portanto já não interessa.

Relativamente à shoutbox, é diferente. Aí o que é dito pode ser num determinado contexto e é escrito sem reflexão (no meu caso mesmo no resto reflicto pouco, mas acredito que os outros pensem no que põem aqui) pelo que qualquer um estar a ver o que é escrito, podendo apanhar a conversa a meio, ou que foi dito sem pensar, já acho que é pernicioso.

Mas se quiserem deixar a shout também visível... meus caros, não é por isso que deixarei de lá escrever as minhas calinadas habituais.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 06 Nov 2009 13:11

Então concluindo: Fica tudo como está (que é como me dá menos trabalho, ao fim e ao cabo) toda a gente vê o que quer e como quer e retira daqui os excertos que bem entender para usar onde melhor lhe convier. É isso né?

Assunto arrumado então. :smile:

Return to “Anúncios BBdE!”