Reorganização do Fórum

Tudo relativo ao funcionamento interno do fórum
Thanatos
Edição Única

Reorganização do Fórum

Postby Thanatos » 01 Dec 2008 11:42

Após a passada Tertúlia do dia 28 de Novembro de 2008 foi discutida a simplificação dos fóruns de Lançamentos editoriais e das Críticas - Opiniões e conclui-se que a actual separação em editoras num e categorias noutro não fazia grande sentido duma perspectiva simplificada, visto que nem todas as editoras estavam representadas em sub-fóruns (e se pensarmos em lançamentos internacionais representá-las seria tarefa hercúlea) num caso, nem a separação por categorias é pacífica noutro.

Assim optou-se por agregar todos os posts até à data efectuados em apenas dois fóruns tal como pode ser agora apreciado.

Relembro que a opção de procura do fórum (Search) é bastante completa permitindo procurar quer apenas nos títulos dos tópicos, quer no post inteiro, com opções de filtragem por nome de membro e fóruns. Assim alguma relativa dificuldade inicial dos membros em localizar determinado post pode ser ultrapassada pela correcta e eficaz utilização dessa ferramenta.

Em breve os links para as editoras serão transferidos para a secção "Links", disponível no menu por baixo do banner.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Thanatos
Edição Única

Re: Reorganização do Fórum

Postby Thanatos » 03 Dec 2008 12:48

A categoria de 'Críticas-Opiniões' foi abolida e o correspondente sub-fórum foi integrado na categoria 'Conversas'.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 03 Dec 2008 13:49

Thanatos, já que andas a mexer na estrutura do Fórum, e ainda que este seja um fórum dedicado á literatura, face à participação e interesse em cinema, não achas que podia autonomizar-se enquanto Tópico ?

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 03 Dec 2008 14:33

Pedro Farinha wrote:Thanatos, já que andas a mexer na estrutura do Fórum, e ainda que este seja um fórum dedicado á literatura, face à participação e interesse em cinema, não achas que podia autonomizar-se enquanto Tópico ?

Não era nada que já não me tivesse passado pela ideia, no entanto penso que essa decisão do low profile do 'Cinema' se deve ao facto de algures existir um outro fórum dedicado ao tema e o mentor deste (o Archie, para quem não saiba) não desejava entrar em «concorrência». Mas pode-se discutir isso, penso eu.

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 03 Dec 2008 15:33

Escrevi na shoutbox mas arrisca-se a desaparecer.

A minha proposta é a seguinte:

- Criação de nova categoria - Off-topic

- Criação dos seguintes tópicos nessa categoria: - Cinema; Música; Outros

Ao colocarmos o cinema como off-topic estamos a assumir o espirito do Archie :pubbbde: mas separamos as artes (cinema e música) do off-topic avulso através dos tópicos. Que te (vos) parece ?

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 Dec 2008 17:12

O cinema ainda lá vou, mas acho que a música muito raramente tem movimento...

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 03 Dec 2008 17:37

Eu sei que já não ando por aqui, mas aproveito para deixar a minha posta: um dos motivos que me fez deixar de frequentar o fórum, foram precisamente as divisões. Sou da opinião de que, quanto mais divisões há, mais confuso e cansativo se torna.

Dou-vos o exemplo do único fórum que frequento e em que participo: www.forumsons.com. Simplesmente não tem divisões. E funciona perfeitamente.
www.revistaantologia.com

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 Dec 2008 17:54

TRiiAd wrote:Eu sei que já não ando por aqui, mas aproveito para deixar a minha posta: um dos motivos que me fez deixar de frequentar o fórum, foram precisamente as divisões. Sou da opinião de que, quanto mais divisões há, mais confuso e cansativo se torna.

Dou-vos o exemplo do único fórum que frequento e em que participo: www.forumsons.com. Simplesmente não tem divisões. E funciona perfeitamente.

Olá Triiad. :bye:

Andamos em grandes mudanças. A parte das divisões literárias, a tal que gerou grandes discussões há uns anos atrás, acabou de ser brutalmente espancada e atirada para a valeta... :mrgreen4nw:

Mas algumas divisões devem ser feitas no fórum, a propósito de manter uma ordem lógica, que faça sentido, para aglomerar assuntos comuns. Quanto a isso, nada feito, não há concessões possíveis.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 03 Dec 2008 17:59

Samwise wrote:
TRiiAd wrote:Eu sei que já não ando por aqui, mas aproveito para deixar a minha posta: um dos motivos que me fez deixar de frequentar o fórum, foram precisamente as divisões. Sou da opinião de que, quanto mais divisões há, mais confuso e cansativo se torna.

Olá Triiad. :bye:

Andamos em grandes mudanças. A parte das divisões literárias, a tal que gerou grandes discussões há uns anos atrás, acabou de ser brutalmente espancada e atirada para a valeta... :mrgreen4nw:

Mas algumas divisões devem ser feitas no fórum, a propósito de manter uma ordem lógica, que faça sentido, para aglomerar assuntos comuns. Quanto a isso, nada feito, não há concessões possíveis.

Sam

Claro que eu sei que seria um choque transformar isto naquele modelo de que falei. Ainda assim, acho que deviam simplificar bastante as coisas. Há uma forma, a meu ver bastante mais eficaz, de organizar um fórum, que é colocar uma etiqueta no início de um post. Imaginemos uma divisão chamada apenas "Livros". Os posts poderia começar por [Crítica], [Lançamento], [Autor], etc.

Se fosse eu a implementar divisões, deixava apenas as divisões principais, aplicando depois esse sistema. Fazia assim: Notícias, Literatura, Cantinho do Escritor, Assuntos relativos ao fórum.

EDIT: e mais uma para off-topic.

:bye:
www.revistaantologia.com

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 03 Dec 2008 18:51

TRiiAd wrote:Claro que eu sei que seria um choque transformar isto naquele modelo de que falei.

Não é só pela parte do choque em si. Se estivéssemos a construir um fórum de raiz, não optaria por tal modelo. A ideia é simplificar até doer, e depois complicar até funcionar.

Ainda assim, acho que deviam simplificar bastante as coisas.
Estamos a trabalhar nisso, embora ache que as simplificações mais importantes/abrangentes já foram feitas. (deixou de haver separação de temas nas "críticas/opiniões" e deixou de haver separação por editoras nos "novos lançamentos")

Há uma forma, a meu ver bastante mais eficaz, de organizar um fórum, que é colocar uma etiqueta no início de um post. Imaginemos uma divisão chamada apenas "Livros". Os posts poderia começar por [Crítica], [Lançamento], [Autor], etc.

Aqui não concordo nada contigo. Essa simplificação na parte da estrutura implicaria uma complicação em cada novo post. Tiravas na hierarquia a passavas o problema para cada novo tópico.
Implicava também um regulamento que as pessoas teriam de seguir ou a que os moderadores teriam de estar atentos. (e a meu ver ficava com um aspecto assim para o feio, com os parêntesis rectos à frente...). O que se deseja é um ambiente mais ou menos descontraído, sem grandes preocupação com aspectos burocráticos - coisa que já é plenamente atingida com as separações por temas.

Para além disso temos a questão já debatida acima do "tudo ao molho". Uma das razões que nos levou a não juntar os novos lançamentos à parte das criticas/opiniões foi para manter os tópico mais discutidos à tona de água. Caso contrário correríamos o risco de afundar as opiniões (no fundo aquilo que é mais importante) com a catrefada de novos lançamentos que volta e meia são colocados.

Sam

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 03 Dec 2008 19:32

Eu detesto a lógica do tudo ao molho. Gosto de, mesmo sem fazer o view new posts, me saltarem à vista as últimas coisas colocadas em cada tópico.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 03 Dec 2008 20:07

Pedro Farinha wrote:Escrevi na shoutbox mas arrisca-se a desaparecer.

A minha proposta é a seguinte:

- Criação de nova categoria - Off-topic

- Criação dos seguintes tópicos nessa categoria: - Cinema; Música; Outros

Ao colocarmos o cinema como off-topic estamos a assumir o espirito do Archie :pubbbde: mas separamos as artes (cinema e música) do off-topic avulso através dos tópicos. Que te (vos) parece ?

A ideia é só mesmo dar algum destaque ao cinema? É que tirando mesmo o cinema, que tem uma relação muito próxima com a literatura, as outras artes pouca ou nenhuma expressão têm cá no fórum.

Em tempos ainda tentei alegrar a música com algumas notícias de concertos e coiso e tal mas como caiu em saco roto deixei-me disso até porque tenho mais vida além do BBdE. Este arrazoado todo só para dizer que essa alteração que propões Pedro é daquelas que em princípio e no meu entender não traz nenhuma mais-valia. Não sou contra a separação do Off topic mas tendo em conta que somos todos tão off topiqueiros, no fundo a secção em si é redundante. :tongue:

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 03 Dec 2008 21:06

Samwise wrote:Aqui não concordo nada contigo. Essa simplificação na parte da estrutura implicaria uma complicação em cada novo post. Tiravas na hierarquia a passavas o problema para cada novo tópico.
Implicava também um regulamento que as pessoas teriam de seguir ou a que os moderadores teriam de estar atentos. (e a meu ver ficava com um aspecto assim para o feio, com os parêntesis rectos à frente...). O que se deseja é um ambiente mais ou menos descontraído, sem grandes preocupação com aspectos burocráticos - coisa que já é plenamente atingida com as separações por temas.

Para além disso temos a questão já debatida acima do "tudo ao molho". Uma das razões que nos levou a não juntar os novos lançamentos à parte das criticas/opiniões foi para manter os tópico mais discutidos à tona de água. Caso contrário correríamos o risco de afundar as opiniões (no fundo aquilo que é mais importante) com a catrefada de novos lançamentos que volta e meia são colocados.

Sam

O modelo de que falo não implica regras estritas, nem burocracias. Aliás, acho que um fórum só se torna burocrático quando os moderadores/administradores o desejam/impõem. Aqui, felizmente, não se passa isso, como também não se passa naquele fórum de que falei.

Acabei de ter uma nova ideia, talvez a achem disparatada, mas a meu ver funcionaria: normalmente (sim, claro que há excepções), os posts de Lançamentos de Livros não têm muita discussão. A minha proposta seria criar apenas um Post para Lançamentos. Sempre que houvesse novo lançamento de livro, fazia-se Reply (até podia colocar-se, no mesmo reply, todas as novidades de uma mesma editora). Se o pessoal quisesse discutir determinado livro que acabava de ser lançado, abria um tópico na secção de Críticas/Opiniões, mesmo que não o tivesse lido. Porque, no fundo, mesmo sem ler, a ideia era discutir/trocar ideias sobre aquele livro.
www.revistaantologia.com

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 Dec 2008 12:42

TRiiAd wrote:O modelo de que falo não implica regras estritas, nem burocracias. Aliás, acho que um fórum só se torna burocrático quando os moderadores/administradores o desejam/impõem. Aqui, felizmente, não se passa isso, como também não se passa naquele fórum de que falei.

Não entendo como é que a tua proposta não implica regras nem burocracias: só o ter de andar a colocar tags - [] - de aviso antes de cada post é só por si uma regra e uma burocracia. Se é estrito ou não, isso então é que dependerá dos moderadores - mas não faz sentido que hajam essas regras para depois ser um regabofe e ninguém as respeitar. O modelo actual faz a separação quase de forma implícita e não há grandes chatices.

Acabei de ter uma nova ideia, talvez a achem disparatada, mas a meu ver funcionaria: normalmente (sim, claro que há excepções), os posts de Lançamentos de Livros não têm muita discussão. A minha proposta seria criar apenas um Post para Lançamentos. Sempre que houvesse novo lançamento de livro, fazia-se Reply (até podia colocar-se, no mesmo reply, todas as novidades de uma mesma editora). Se o pessoal quisesse discutir determinado livro que acabava de ser lançado, abria um tópico na secção de Críticas/Opiniões, mesmo que não o tivesse lido. Porque, no fundo, mesmo sem ler, a ideia era discutir/trocar ideias sobre aquele livro.

Entendo a ideia mas prefiro o sistema actual. Com essa forma de organização que propóes vem um probelma agregado, e que é o mesmo que afecta o tópico "O que andas a ler". Quando fazes uma pesquisa por determinado livro, apenas ficas a saber que há uma menção ao mesmo dentro do tópico, mas não sabes em qual dos posts; considerando que são dois mil e tal posts dentro de um único tópico, e que estes ficam separados por setenta e tal páginas de consulta, nunca mais vais encontrar a informação que pretendes (ou melhor: ou tens sorte, ou tens de andar a ler os posts todos um a um até lá chegares). No sistema actual de lançamentos, se pesquisares um título qualquer tens logo o tópico indicado nos resultados.

Sam

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 20 Feb 2009 09:38

Na última tertúlia falou-se em colocar por ordem alfabética o Prosa & poesia dos Forenses penso que era uma boa medida que provavelemtne dá pouco trabalho a fazer (a mim não dá nenhum) :whistling:

Return to “Anúncios BBdE!”