Mudanças no BBDE

Tudo relativo ao funcionamento interno do fórum
grayfox
Edição Única

Re: Mudanças no BBDE

Postby grayfox » 08 Sep 2011 19:34

Thanatos e Sam não me levem a mal mas no contexto de abertura que este fórum tem acho que deviam questionar-se se a composição do corpo moderador/administrador deve ser debatido assim em praça publica. A mim não me atrapalha, mas depois não digam que os users não podem opinar sobre isso!
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 08 Sep 2011 20:45

grayfox wrote:Thanatos e Sam não me levem a mal mas no contexto de abertura que este fórum tem acho que deviam questionar-se se a composição do corpo moderador/administrador deve ser debatido assim em praça publica. A mim não me atrapalha, mas depois não digam que os users não podem opinar sobre isso!

Na minha opinião, não, esse assunto em particular não devia ser debatido em praça pública. Até porque há uma área de administração à qual os fosistas de "baixa patente" :P não têm acesso, e, não estando a par dos assuntos que lá são tratados, devem também ficar na ignorância quanto a temas relacionados.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 08 Sep 2011 21:52

Ok, pessoal, já passou a fase da:

Image?

E já podemos passar para:
Image?

Estes BBdEanos são mesmo loucos :wacko:
:thumbup:
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 08 Sep 2011 21:56

O quadro de baixo é tirado de Astérix e os Normandos! A esses sim o medo não assistia...
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Lady Entropy
Papa-livros

Postby Lady Entropy » 08 Sep 2011 22:11

Ah sim. E sobre colocar limites as coisas que n sejam literatura?

Oponho-me. Oponho-me o mais possivel, por uma simples razao. Nao e a limitar que vamos por o forum a funcionar melhor. Nao e por deixar de ter posts sobre cinema ou banda desenhada que vai fazer as pessoas escreverem mais sobre livros. Exactamente o contrario.

Sem isso, as pessoas escrevem ainda menos. Vem ao forum ainda menos. E nao e isso que queremos, pois nao?

PS sim, sem que papei os acentos todos, mas estou outra vez em inglaterra. Raio de teclados bifes....
"I believe in pink. I believe that laughing is the best calorie burner. I believe in kissing, kissing a lot. I believe in being strong when everything seems to be going wrong. I believe that happy girls are the prettiest girls. I believe that tomorrow is another day and I believe in miracles."

— Audrey Hepburn

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 09 Sep 2011 10:10

João Arctico wrote:Estes BBdEanos são mesmo loucos :wacko:
:thumbup:

Mas há outra forma de se ser BBdEano?

(proponho, desde já, e paralelamente à alteração da Constituição para comportar um limite máximo para a dívida, que os estatutos fundadores do BBdE incluam uma cláusula de obrigatoriedade de loucura, a ser comprovada documentalmente, aquando da inscrição de novos membros...)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 10 Sep 2011 13:49

Samwise wrote:As questões que julgo serem pertinentes:
1 - Deve ser imposto algum tipo de limite, quantitativo, temático (ou outro que seja) às participações nos fóruns generalistas?

2 - Se sim, em que sentido e proporções?

3 - Acham que o eventual elevado protagonismo dessas zonas (devido à quantidade e periodicidade de participações, fundamentalmente), afecta negativamente o BBdE no geral? (estou a pensar em dois efeitos concretos: minimização da participação na área principal, de literatura, e afastamento de novos interessados, por notarem pouco movimento nessa mesma área)

4 - As áreas que existem para "Cinema" e "Humor" (e "Música" e "Teatro" e...) fazem sentido num fórum de literatura?

1 - Uma das coisas que gosto no BBdE é precisamente a liberdade que aqui há. E acho que isso tem-se refletido na qualidade das discussões, por as pessoas sentirem-se mais à vontade para participar e de forma mais espontânea.

Também tenho a opinião de que limitar a participações nos fóruns que não são de literatura não só não iria resolver o problema da fraca adesão aos sobre livros como iria piorar mais as coisas, porque iria limitar as participações no fórum. Se há mais participação nos tópicos sobre cinema, é porque é sobre isso que os utilizadores querem dialogar. Limitar os tópicos nessa área seria limitar as participações, sem nenhum motivo sólido para tal. E isso eu não apoio.

3 - Não acho que o protagonismo dessas zonas afecta negativamente o BBdE no geral. Pelo contrário, é uma maneira de manter o fórum activo e fazer com que as pessoas venham cá e vejam os novos tópicos e respostas. O que é bom, porque acabam por ver também os tópicos de livros e podem comentar quando virem algo que os incentive.

4 - Não conheço nenhum fórum que não tenha uma área para tópicos sobre assuntos em geral. Ou seja, acho que faz sentido haver uma espaço onde as pessoas possam falar sobre o que quiserem, tanto cinema e humor como outros temas quaisquer. Ainda para mais, o cinema é um tema que está relacionado com a literatura, quer por serem artes, quer por haver livros que deram origem a filmes e vice versa. Além de que, muitas pessoas que lêem também vêem cinema.

Relativamente à mistura de críticas e lançamentos, apesar das desvantagens que tem, prefiro a solução actual. Como costumo publicar informação sobre lançamentos, notei que esse fórum estava quase às "moscas". E comecei a pensar se fazia sentido a sua existência.

Também tenho notado que, mutias vezes, basta um utilizador escrever algo sobre um livro, para haver outros a fazê-lo e com a junção dos tópicos, cria-se mais oportunidades para que haja menos tópicos quase sem diálogo e mais com diálogo, que julgo ser o que se pretende.

Já na divisão por autores não vejo utilidade e prefiro o sistema anterior, mais simples e que incentivava mais a utilização da "pesquisa", o que é necessário para não haver tópicos repetidos.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 11 Sep 2011 02:13

Como disse acima preferia a arrumação de lançamentos de um lado e de discussões noutro. No entanto quando o disse não tinha um motivo racional, algo que agora tenho.

Acontece que hoje, como prometido, comecei a fazer a colecta de algumas passagens d' "O Último Catão" que me causaram irritação e contribuíram sobremaneira para a classificação de um dos piores livros lidos nos últimos três anos. A fazer fé na nova arrumação, eu deveria apresentá-las no tópico que iniciei. No entanto não o vou fazer. Não sinto que ao dar a minha opinião tenha de sujeitar o leitor da mesma a um monte de revelações que podem estragar a sua experiência, deturpando assim futuras discussões.

Poderia recorrer à função de "spoiler", no entanto se alguém quiser contrariar a minha opinião sobre uma passagem, teremos de andar a trocar impressões em janelas? Será justo para os outros utilizadores? Pessoalmente acho que o discutir pormenores de um livro e o opinar podem ser duas coisas distintas.

O incentivo à função de pesquisa também passa pela funcionalidade da mesma. Se bem me lembro as coisa anda mais ou menos, mas nos tempos iniciais foi sofrida, para dizer o mínimo.

O sistema actual não me parece que desincentive o recurso à pesquisa. Penso que em parte a simplifica (ao separar por nomes de autores estamos no fundo a reduzir a necessidade de recorrer à mesma função) e por outro lado dá um aspecto mais arrumadinho. Em casa posso ter os livros em montes e perder um fim de semana à procura daquele conto maravilhoso, ou posso organizar os meus livros e se não encontrar o livro no lugar onde devia estar, então procurar.

No capítulo outros tópicos, acabei de vir do concerto de Sara Serpa na Bimhuis em Amsterdão. Uma coisa que me impressionou foi que praticamente todas as músicas vinham precedidas de uma explicação que remetia como musa inspiradora um livro. Como ela diz no seu site: "“Mobile” revolves around stories I read while in New York, Boston, Amsterdam and Lisbon, in stillness or in motion. After a year and a half, I glanced at my bookshelf and realized that there was a common theme among all the authors."

A isto podia juntar os Mão Morta e a sua visita ao Hotel Hessicherhof ou a sua interpretação de Os Cantos de Maldoror. Quer dizer, podemos realmente desligarmos as conversas de livros, daquilo que os influencia. Ou o reverso, podemos tirar os jogos e as músicas da discussão quando temos autores a dizer que estão a ir buscar aí a inspiração (nalguns casos mais roubar do que buscar)? Ao limitarmos isso, não estaremos também a limitar discussões literárias? Ou como se pode discutir a Trilogia da Vida do Pasolini sem mencionar as obras que lhes deram origem (Il Decameron, Canterbury Tales, As Mil e Uma Noites)?

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 11 Sep 2011 10:24

O problema de mostrar spoilers já existia antes da nova arrumação. Tendo até havido discussões por causa das séries. Havia quem achasse que era melhor existir um tópico para cada livro do que um para toda a série. É algo que tem a ver com o facto de haver pessoas que lêem opiniões para decidir se vão ler determinado livro e não com a junção de tópicos de lançamentos com tópicos de opinião/crítica.

Tenho usado a pesquisa para arrumar a secção de lançamentos/críticas e não tive nenhum problema.

O sistema actual simplifica aprocura de tópicos porque ainda os há em pouca quantidade em cada separador, em parte devido à localização de mais de 3000 no arquivo, que estão a ser transferidos para os separadores.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 11 Sep 2011 10:44

Cerridwen wrote:O problema de mostrar spoilers já existia antes da nova arrumação. Tendo até havido discussões por causa das séries. Havia quem achasse que era melhor existir um tópico para cada livro do que um para toda a série. É algo que tem a ver com o facto de haver pessoas que lêem opiniões para decidir se vão ler determinado livro e não com a junção de tópicos de lançamentos com tópicos de opinião/crítica.

Sim e se bem me lembro até havia discussões a decorrer em dois lados, daí que tenha surgido a ideia de os juntar. Como disse no meu comentário anterior, penso que essas pessoas têm tanto direito a consumirem poucas revelações, como quem quer andar na salganhada a colocá-las à luz do dia e repeti-las à exaustão.

Como disse o Thanatos, o trabalho necessário para voltar a partir as coisas seria monstro, daí que eu não advogue o regresso ao sistema antigo, a menos que alguém viva de e para o BBdE... :P

Cerridwen wrote:O sistema actual simplifica aprocura de tópicos porque ainda os há em pouca quantidade em cada separador, em parte devido à localização de mais de 3000 no arquivo, que estão a ser transferidos para os separadores.

Sim, mais de 3000 "volumes" que estão dentro de um saco e que com tempo ficarão arrumados em caixinhas. Continuo a pensar que será mais difícil no final termos 300 páginas, logo alcançámos uma melhor arrumação. ;)

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 13 Sep 2011 14:54

annawen wrote:Uma ideia radical:

E por que é o fórum não pode ficar a ser um fórum de literatura e cinema. Com o cinema numa área própria do fórum e não como off-topic?

E desportos, e arte, e hobies, etc? Porque não? A lógica é boa não é?
Sempre atraíam mais users :mrgreen:

Return to “Anúncios BBdE!”