Mudanças no BBDE

Tudo relativo ao funcionamento interno do fórum
Tzimbi
Livro Raro

Re: Mudanças no BBDE

Postby Tzimbi » 07 Sep 2011 20:59

annawen wrote:Também há outra coisa: parecendo que não mas desenvolver uma opinião com pés e cabeça sobre um livro não é tarefa fácil e requer tempo. Bastante tempo no meu caso que demoro muito a escrever.

That's a bingo!
Ups, não posso utilizar frases de filmes, o Sharky anda por aí! :devil: (just kidding)

Não que este seja o argumento para que as participações tenham diminuído, apenas é o MEU argumento (chamem-lhe desculpa esfarrapada) para não escrever opiniões sobre o que leio.

Não acho que os "abandonos" do Fórum sejam efeito da quebra de participações na Literatura, acho sim que cada qual tem a sua vida, os seus problemas, as suas questões e os seus (des)interesses. No meu caso, é muito fácil de explicar, desde Março até Agosto, trabalhei dia e noite em projetos estupidamente urgentes. Não deixei de ler (apesar de ler pouco), mas deixei de ter tempo livre (quer na agência quer em casa) e, tal como a Annawen, eu preciso de tempo e paciência para escrever, seja o que for. Mais razões haverá, mas esta tem um peso enorme.

Quanto às pessoas que escrevem opiniões sobre livros, aproveito para dizer que muitas vezes não comento porque nem as vejo. Ficam algures, perdidas entre os lançamentos. Não comentei a última mudança do Fórum, mas misturar os lançamentos com as opiniões foi, em minha opinião, um erro. Just my two cents.

De resto, concordo com muita coisa que foi aqui dita, o Thanatos já disse várias vezes algumas verdades: um filme vê-se em duas horas, um livro nem por isso, há sempre 2-3 pessoas que viram o mesmo filme, etc etc. Mas nada disto justifica censuras no tópico do Cinema.

S.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 07 Sep 2011 21:08

Lady Entropy wrote:Para meu azar, raramente há pessoas que leiam aqui o tipo de livros que eu leio (tirando a Ruiba e os lobisomes eróticos), por isso muitas das minhas reviews são pouco comentadas. E por vezes acaba por ser um bocado isso, não é? Ninguém pode comentar aquilo que não lê.

É um facto, ao contrário do cinema, encontrar várias pessoas que leram determinado livro e que tenham interesse em debater sobre ele não é fácil. Pessoalmente, foi a falta de tempo devido à entrada no mercado de trabalho (que é a forma fina de se dizer que acabou o tempo de não ter nada que fazer :whistle: ) que levou a uma drástica redução nas críticas e não a falta de respostas às mesmas.

Continuo a achar que é necessário atrair mais membros, tanto para haver uma maior probabilidade de encontrar pessoas com os mesmos interesses literários, como para compensar a inactividade de alguns membros, que acaba por acontecer mais cedo ou mais tarde pelas mais diversas razões.

Iniciativas como a leitura conjunta, meses temáticas dedicados a determinado género ou autor, podem também contribuir para actividade, juntando um grupo de pessoas em torno de um tema comum.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 07 Sep 2011 23:28

Tzimbi wrote:
Quanto às pessoas que escrevem opiniões sobre livros, aproveito para dizer que muitas vezes não comento porque nem as vejo. Ficam algures, perdidas entre os lançamentos. Não comentei a última mudança do Fórum, mas misturar os lançamentos com as opiniões foi, em minha opinião, um erro. Just my two cents.

De resto, concordo com muita coisa que foi aqui dita, o Thanatos já disse várias vezes algumas verdades: um filme vê-se em duas horas, um livro nem por isso, há sempre 2-3 pessoas que viram o mesmo filme, etc etc. Mas nada disto justifica censuras no tópico do Cinema.

S.

Comprrendo que pareça mais misturada mas usando a opção View new posts que está logo ao de cima torna-se indiferente os fóruns onde as coisas estão.

Mas a verdade é que é difícil agradar a gregos e troianos. Eu por exemplo gostava duma skin para o fórum cor-de-rosa mas infeliz e incompreensivelmente os outros opuseram-se.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 08 Sep 2011 09:00

Lady Entropy wrote:Para meu azar, raramente há pessoas que leiam aqui o tipo de livros que eu leio (tirando a Ruiba e os lobisomes eróticos), por isso muitas das minhas reviews são pouco comentadas. E por vezes acaba por ser um bocado isso, não é? Ninguém pode comentar aquilo que não lê.

Ora aí estão várias grandes verdades. :)
Dificilmente lerei qualquer um dos livros que tu lês, mas leio as tuas criticas/opiniões porque são bem escritas e sobretudo engraçadas. Mas naturalmente, será um bocado dificil comentar o que não conheço. :mrgreen:

Quando li 'The Deed of Paksenarrion', pensei sériamente em não colocar qualquer opinião aqui no forúm, porque será claramente um livro (ou três) que dificilmente alguém daqui lerá. Depois pensei, mas acaba por ser interessante os outros saberem o que li (sem ser o tópico simples do 'que estás a ler') e saber um pouco do que pensei. mesmo que depois não leiam o livro. E por isso acabei por colocar uma entrada. :bye: E não estava à espera de qualquer comentário. E realmente, não houve nenhum :mrgreen:

Mas então porque escrevi? Porque acho que devo isso aos outros! Sobretudo aos outros que escreveram sobre outros livros recentemente ou à muito tempo e que devido a isso me levaram a conhecer novos livros que não conhecia. Porque este forum, ou outro qualquer, não vive apenas das entradas mais recentes. É um repositório de conhecimento que mais tarde ou cedo poderá ser útil a alguém. :bye:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 08 Sep 2011 09:34

1 - Deve ser imposto algum tipo de limite, quantitativo, temático (ou outro que seja) às participações nos fóruns generalistas?

Não.

2 - Se sim, em que sentido e proporções?

Não faz sentido.

3 - Acham que o eventual elevado protagonismo dessas zonas (devido à quantidade e periodicidade de participações, fundamentalmente), afecta negativamente o BBdE no geral? (estou a pensar em dois efeitos concretos: minimização da participação na área principal, de literatura, e afastamento de novos interessados, por notarem pouco movimento nessa mesma área)

Pelo contrário. Une pessoas com gostos variados, o que não acontece na área da literatura.

4 - As áreas que existem para "Cinema" e "Humor" (e "Música" e "Teatro" e...) fazem sentido num fórum de literatura?

Fazem sentido neste fórum. Não tenho é a certeza que ainda é um fórum fundamentalmente de literatura o que não é necessáriamente negativo.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 08 Sep 2011 10:56

Thanatos wrote:
Tzimbi wrote:

S.

1 - Compreendo que pareça mais misturada mas usando a opção View new posts que está logo ao de cima torna-se indiferente os fóruns onde as coisas estão.

2 - Mas a verdade é que é difícil agradar a gregos e troianos. Eu por exemplo gostava duma skin para o fórum cor-de-rosa mas infeliz e incompreensivelmente os outros opuseram-se.

1 - Parece-me que estás a baralhar duas situações na mesma resposta. Com a utilização da opção View New Posts, e segundo aquilo que dizes (correctamente), torna-se indiferente o modo como a estrutura funcional do fórum está organizada. Mas isso não substitui de forma alguma a necessidade dessa organização. Porque então nem valia a pena organizar nada - enfiavam-se os tópicos todos na mesma directoria que View New Posts garantia sempre os resultados. Na prática, o ser humano gosta de organização (mesmo quando não gosta de ser ele a tratar dessa organização) e por alguma razão, eu diria que sobretudo lógica, todo e qualquer fórum (até os mais desleixados) optou por criar temas e subdivisões para agrupar assuntos. Mesmo que exija mais clicks, mesmo que seja mais simples usar a pesquisa ou o View New Posts, há uma necessidade intuitiva de fazer parecer que as coisas estão arrumadas. E nem vou mencionar que há pessoas que pura e simplesmente preferem navegar através da estrutura hierárquica, simplesmente porque gostam mais de usar a interface dessa forma. Oooops... já mencionei...

2 - É difícil agradar a gregos e troianos, mas é possível tentar agradar ao maior número de gregos e ao maior número de troianos. Se bem me recordo, os outros não se opuseram à tua escolha de skin cor-de-rosa, antes votaram noutras de que gostavam mais.

Mas ainda bem que esta questão veio à baila. Estava a pensar e falar dela, e este é o mesmo o momento ideal. Pessoalmente, penso algo parecido com o que a Tzimbi pensa: uma outra organização funcional traria vantagens ao BBdE. A que está, e depois de um ano em funcionamento, não é boa. Estou a pensar, especificamente, na sub-divisão por letras do ABC, e pela junção de lançamentos e críticas tudo à mistura. Não meditei sobre o assunto a ponto de poder agora sugerir alternativas (como já houve no passado várias implementadas), mas acho que podemos considerar este assunto pertinente.

----

Sobre o que o Gray disse a propósito da lenta caminhada para a implosão. Não sei se é assim (creio que não), mas vou partilhar o que penso sobre o que é mais importante para manter um local destes em actividade: INICIATIVA e QUALIDADE (em contraponto à QUANTIDADE).

Todas as pessoas que participam num fórum são importantes, mas, desculpem que o diga (e sobretudo a Tzimbi tem de me desculpar, mas eu sei que me vai compreender - I hope :P ), para efeitos de sobrevivência, há umas mais importantes do que outras - porque essas atraem as outras.

Enquanto houver pessoas com a INICIATIVA de criar tópicos novos e de os encherem com conteúdos interessantes/novos/diferentes/únicos (QUALIDADE), então está quase garantido que os participantes aparecerão. E mesmo que não aparecem (o que duvido), enquanto houver vontade e motivação para criar Tópicos Novos, então um local como este mantém-se.

Agora, espero que não me entendam mal e que não vejam isto como uma crítica pessoal a quem não participa na parte da criação - PORQUE NÃO É - as pessoas são como são, como bem disse o Sharky. Também é importante responder a esses tópicos com QUALIDADE, pelas mesmas razões que apontei, mas não é tão importante quanto CRIAR de RAÍZ.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 08 Sep 2011 11:45

Sam, acho que devia haver um limite para cada área fora da literatura, como mencionei no meu desabafo ( e vale o que vale sendo user ), acho que o tema Cinema está a ter proporções demasiado grandes. É esse o meu ponto de vista actual que queria que compreendessem.

Podem existir essas áreas mas sem serem tão vastas porque acaba por destoar num fórum de Literatura, é isto que eu vejo diariamente, e se eu vejo, também os novos user´s, e para estes, o que lhes interessa visitar um fórum que tem novos tópicos/post´s a cada dia que passa sobre Cinema, em vez de livros/escritores, etc? Entendem o que quero dizer? :)

Se for preciso a malta junta-se e discute ideias de forma a melhorar este grande fórum, é para isso que andamos cá todos, UNIÃO. :cheers:

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 08 Sep 2011 12:11

Sharky wrote:Sam, acho que devia haver um limite para cada área fora da literatura,
(...)

Para quê?
O que ganhamos com isso?

Live and let live.

Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 08 Sep 2011 12:21

Sharky wrote:também os novos user´s, e para estes, o que lhes interessa visitar um fórum que tem novos tópicos/post´s a cada dia que passa sobre Cinema, em vez de livros/escritores, etc? Entendem o que quero dizer? :)

achas então que se limitar o número de posts em Cinema vão aumentar os posts em Literatura?

eu não tenho um número minimo de posts que pretendo fazer por dia, do tipo "ja que não posso escrever sobre filmes vou escrever sobre livros", eu escrevo sobre aquilo que me interessa na altura, se não for permitido simplesmente não escrevo nada.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 08 Sep 2011 12:26

Sharky wrote:Sam, acho que devia haver um limite para cada área fora da literatura (...)

Como disse no meu comentário anterior, acho que esse limite nao atrai/prende participantes, antes afugenta-os.

pco69 wrote:Porque acho que devo isso aos outros! Sobretudo aos outros que escreveram sobre outros livros recentemente ou à muito tempo e que devido a isso me levaram a conhecer novos livros que não conhecia. Porque este forum, ou outro qualquer, não vive apenas das entradas mais recentes. É um repositório de conhecimento que mais tarde ou cedo poderá ser útil a alguém.

Sim, completamente. Aliás, como disse anteriormente, não temos de ser todos críticos profissionais, não temos de ser doutores de literatura, mas penso que todos ao gostarmos ou não de um livro o fazemos por motivos mais complexos do que "porque sim/não". Penso que o devemos aos outros, novos e velhos, enquanto membros da comunidade. É difícil convencer alguém a ir ler um livro, ou a sentir-se motivado a tal, quando se diz "li, gostei, 5 estrelas".

Os únicos que sobrevivem a a esta premissa fazem-no porque ou são livros marcantes num género que movem massas de apoiantes e detratores (Silmarillion, por exemplo) ou coisas tão universais que é difícil haver quem não tenha pelo menos aberto o livro (tipo Os Maias).

A questão de misturar lançamentos com a opinião sobre um livro, correu, para mim pessoalmente, mal. Sinto-me menos motivado a ver tópicos sobre livros para comentar. O trabalho meritório de verificar lançamentos e copiar os resumos dos mesmos, apesar de merecer no mínimo um jantar, não me estimula particularmente a vontade de os ler e tendo a tomar a atitude que tomo na loja: passo ao lado da prateleira até surgir uma outra opinião. Ou no caso, até a coluna das respostas deixar de ter valor zero. Não sei se será possível retornar ao passado, uma vez que seria trabalho hercúleo, mas talvez precise de tempo para me habituar... :blush:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 08 Sep 2011 12:36

Uma ideia radical:

E por que é o fórum não pode ficar a ser um fórum de literatura e cinema. Com o cinema numa área própria do fórum e não como off-topic?

Por isso é que eu disse no post anterior que os moderadores deveriam pensar entre si. Porque senão o crescimento dos tópicos da área de cinema parecerá sempre a quem vê o BBDE como um fórum exclusivo de literatura um problema.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 08 Sep 2011 12:52

Hmm parece que férias fizeram-me mal à memória porque eu ia jurar que o pessoal dantes queixava-se de que os livros andavam repetidos nos lançamentos e nas opiniões e que andavam sempre à nora à procura de onde postar.

E soluções ninguém, para variar, avançou. Já para nem falar do trabalhinho que mudar tudo para agradar aos desagradados deu.

Perante a minha fraca memória destes factos registados resigno-me.

Fiquem bem.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 08 Sep 2011 13:02

Thanatos wrote: o pessoal dantes queixava-se de que os livros andavam repetidos nos lançamentos e nas opiniões e que andavam sempre à nora à procura de onde postar.

Essa é outra questão pertinente a meu ver. Porque não separar as coisas? Lançamentos de um lado e opiniões noutro?

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 08 Sep 2011 13:19

Thanatos wrote:Hmm parece que férias fizeram-me mal à memória porque eu ia jurar que o pessoal dantes queixava-se de que os livros andavam repetidos nos lançamentos e nas opiniões e que andavam sempre à nora à procura de onde postar.

É verdade, mas colocando em perspectiva as duas situações, agora que já podemos fazer isso porque passámos um ano com a nova hierarquia, impõe-se novo debate sobre o assunto. Parece, com esta resposta, que estás a privilegiar o castigo desses queixosos (com a recusa em reavaliar a situação) em relação à vontade de tratar de um problema.

E soluções ninguém, para variar, avançou.

Esta discussão começou dia 6. Dia 7 alguém falou na organização de tópicos e dia 9 dizes que ninguém avançou com sugestões (que, lendo bem, há umas quantas, a propósito de vários assuntos).

Houve tempo para pensar no assunto? É assim tão simples que em dois segundos possam surgir 30 novas ideias (boas e consensuais, já agora) que resolvam a situação?

Pressa é aquilo de que não necessitamos neste momento.

Já para nem falar do trabalhinho que mudar tudo para agradar aos desagradados deu.

É isto que te preocupa?
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 08 Sep 2011 13:21

Sharky wrote:Sam, acho que devia haver um limite para cada área fora da literatura, como mencionei no meu desabafo ( e vale o que vale sendo user ), acho que o tema Cinema está a ter proporções demasiado grandes. É esse o meu ponto de vista actual que queria que compreendessem.

Podem existir essas áreas mas sem serem tão vastas porque acaba por destoar num fórum de Literatura, é isto que eu vejo diariamente, e se eu vejo, também os novos user´s, e para estes, o que lhes interessa visitar um fórum que tem novos tópicos/post´s a cada dia que passa sobre Cinema, em vez de livros/escritores, etc? Entendem o que quero dizer? :)

Entendo o que queres dizer e foi especificamente por isso que coloquei aquelas quatro perguntas.

Não estou, de todo, de acordo contigo no que toca às respostas.

Return to “Anúncios BBdE!”