Mudanças no BBDE

Tudo relativo ao funcionamento interno do fórum
Sharky
Edição Única

Re: Mudanças no BBDE

Postby Sharky » 08 Sep 2011 13:36

Samwise wrote:Entendo o que queres dizer e foi especificamente por isso que coloquei aquelas quatro perguntas.

Não estou, de todo, de acordo contigo no que toca às respostas.

Foi um desabafo. Se não quiserem alterar nada, tudo bem, ficamos amigos na mesma :tu:

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 08 Sep 2011 14:09

Devo andar a expressar-me mal. Quando referi a falta de soluções era em relação à mudança de um ano atrás. Participaste nessa altura? Não me recordo sinceramente. Qual foi a tua proposta Sam?

Seja como for não estou a recusar-me a reavaliar a situação. Como escrevi acima mas expondo mais claramente agora o BBdE é a partir de agora peditório para o qual não contribuo mais. É só uma questão de chegar a casa para cessar funções.

Quem tem as ferramentas que ponha então o sítio a agradar a gregos e troianos. Boa sorte.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 08 Sep 2011 14:20

Thanatos wrote:É só uma questão de chegar a casa para cessar funções.

:td:

O povo já falou.
E o que é que o povo sabe? :)
É altura dos mods decidirem.
Spoiler! :
Sem amuos por favor.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 08 Sep 2011 14:34

O que eu sei é que agora anda tudo a postar nas críticas e nos lançamentos...

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 08 Sep 2011 15:08

urukai wrote:O que eu sei é que agora anda tudo a postar nas críticas e nos lançamentos...

A culpa deve ser minha, continuo a meter o link das mais recentes críticas/opiniões na página do BBDE no Facebook :P
Parece que não, mas faz alguma diferença, além disso é para ser usada/partilhada e explorada, é para isso que ela existe :tu:

Também meti o link do fórum em todas as assinaturas, de todos os fóruns em que estou inscrito de vários temas que não Literatura B)

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 08 Sep 2011 16:16

annawen wrote: Mas eu vejo o problema que se levantou como um dilema essencialmente estrutural: O que é o BBDE? Com que objectivos foi criado? Esses objectivos continuam os mesmos? E problemas estruturais devem ser reflectidos por quem tem responsabilidade pela estrutura.

Da Chess Man wrote:Fazem sentido neste fórum. Não tenho é a certeza que ainda é um fórum fundamentalmente de literatura o que não é necessáriamente negativo.

Para clarificar a minha posição quanto a este assunto, não tenho a mínima dúvida de que o BBdE deve manter a Literatura como cunho de identidade. Foi para isso que foi criado, foi nesta área que cresceu e se tornou uma referência em Portugal, foi pela Literatura que esmagadora maioria dos foristas neste momento activos se inscreveram e manter esta identidade é a única maneira de ter alguma esperança de sobrevivência no futuro.

Isto independentemente da área de cinema estar agora com mais protagonismo (em todo o caso, durante as férias de Verão, no passado, a pouca participação foi sempre normal - houve dias seguidos em que não se registava nenhum post novo - lembro-me bem disso - uma situação bem pior do que a registada este ano).

Uma coisa é adaptarmos a estrutura e as funcionalidade do fórum em função das pessoas que neste momento cá estão - um grupo que já se conhece e que já desenvolveu laços de amizade suficientes para continuar a aparecer. Mas se mudarmos a identidade do fórum arriscamo-nos a, daqui a uns tempos, com a eventual possível saída das pessoas deste grupo, a não ter nem afluência nem Fórum (porque entrento já não existe um "fórum de livros" e não há pessoas interessadas em participar em mais um "fórum generalista").
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 08 Sep 2011 16:19

Thanatos wrote:Devo andar a expressar-me mal. Quando referi a falta de soluções era em relação à mudança de um ano atrás.

Eu gostei da alteração de inclusão de análises e lançamento na mesma zona. Não faz sentido ter o lançamento num sitio e a análise do livro noutro sitio. :)

Só não gostei da separação de autores por letras, mas não me incomodou particularmente.

Thanatos wrote:Quem tem as ferramentas que ponha então o sítio a agradar a gregos e troianos. Boa sorte.

Pronto. Lá amuou mais um.... :bye:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 08 Sep 2011 16:22

Thanatos wrote:Devo andar a expressar-me mal. Quando referi a falta de soluções era em relação à mudança de um ano atrás. Participaste nessa altura? Não me recordo sinceramente. Qual foi a tua proposta Sam?

Seja como for não estou a recusar-me a reavaliar a situação. Como escrevi acima mas expondo mais claramente agora o BBdE é a partir de agora peditório para o qual não contribuo mais. É só uma questão de chegar a casa para cessar funções.

Quem tem as ferramentas que ponha então o sítio a agradar a gregos e troianos. Boa sorte.

???
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

urukai
Edição Única

Postby urukai » 08 Sep 2011 16:34

Samwise wrote:Isto independentemente da área de cinema estar agora com mais protagonismo (em todo o caso, durante as férias de Verão, no passado, a pouca participação foi sempre normal - houve dias seguidos em que não se registava nenhum post novo - lembro-me bem disso - uma situação bem pior do que a registada este ano).

Isto!

Toda a recente discussão (que acho salutar) foi gerada artificialmente pelo desabafo do Sharky.
É natural a malta no verão postar menos e como eu provei com uma análise estatística há alguns posts atrás, as threads com lançamentos e análises de livros continuam a fluir a bom ritmo.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 08 Sep 2011 16:59

urukai wrote:Toda a recente discussão (que acho salutar) foi gerada artificialmente pelo desabafo do Sharky.
É natural a malta no verão postar menos e como eu provei com uma análise estatística há alguns posts atrás, as threads com lançamentos e análises de livros continuam a fluir a bom ritmo.

Já vem muito antes disso, Urukai, não foi só durante as férias, já se vem arrastando.
Como já mencionei anteriormente, o meu desabafo como user vale o que vale, se sou o único a ver isso, paciência, só quero o melhor para o fórum. Certo? ;)

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 08 Sep 2011 18:06

urukai wrote:O que eu sei é que agora anda tudo a postar nas críticas e nos lançamentos...

Agora é que tu a disseste.

Compreendo a posição do Thanatos, mas também concordo com o Sam quando diz que agora há matéria para se pesar a coisa. Ao contrário do pco gostei da divisão por letras... Concordo com Thanatos na questão do trabalho que daria voltar à divisão de tópicos. Se bem me lembro deu trabalho arrumar as coisas como estão, com confusão e tópicos (ainda?) perdidos. Se alguém parar dois minutos para pensar o que mudar as coisas de volta, assumindo que a malta não vive de e para isto, implica, estejam à vontade. O meu desabafo de que gosto das coisas separadas não quer ser de todo um imposição a que se mude, nem representa sequer um pedido!

Se calhar com uma busca cuidada até se chega à conclusão que fui dos que se queixava de as coisas estarem separadas! Isso não invalida que neste momento sinta algumas saudades do antigamente... que não era tão algodão doce e leitinho com mel! Se bem me lembro havia quem misturasse lançamentos (tipo reedições, retraduções, reencadernações, revisões, reões, reões, reões.... ;) ) no meio de tópicos de discussão, daí que tenha surgido a proposta de se juntar tudo.

annawen wrote:Uma ideia radical:
E por que é o fórum não pode ficar a ser um fórum de literatura e cinema. Com o cinema numa área própria do fórum e não como off-topic?

E porque não Cultura Má não existe? É quase tão verdade como o actual tópico e engloba tudo... :whistle:

Num fórum como este o cerne será sempre os livros, mas não se pode dissociar que esses mesmos livros dão origem a filmes, a músicas, a séries, a livros de banda-desenhada. Quer dizer, alguém se limita mesmo só a livros?

Um fórum quer-se acima de tudo um espaço de discussão. Propondo uma medida simples e sem trabalho para os moderadores, cada user pode pensar em escrever opiniões sobre os livros com mais de três palavras. Falarem dos personagens que (não) gostaram e porquê, da escrita... Sei lá! Se formos para o tópico de cinema vemos discussões sobre realizadores, sobre actuações, sobre a fotografia... Será que nos livros não há o equivalente? Será que os livros se resumem a "gostei e agora vou ler outro para por no fórum que já li"?

Como fiz questão de dizer várias vezes no tópico das compras ou no do que estou a ler, que face ao da lista de leitura talvez seja de fato redundante, este fórum parece fazer mal à carteira, só que ultimamente tem sido mais fácil poupar uns trocos. :(

Permito-me acrescentar que "Pergaminhos do Mar Morto" soa muito melhor do que Off-Topic e dá um tom muito mais literário. Só falta a skin rosa! :mrgreen:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 08 Sep 2011 18:21

Julgo que seria benéfico criar uma lista dos principais pontos em debate e abrir um novo tópico de modo a reunir as opiniões e sugestões de cada um. Pelo que pude ler, tem-se vindo a questionar a organização da secção relativa a lançamentos/críticas, o papel das secções não relacionadas com literatura e, finalmente, a necessidade de conteúdo atractivo e de qualidade de modo a fomentar a discussão entre os membros do fórum.
Com calma, e debatendo estes e outros pontos que se achar necessário, creio ser possível ir, não ao encontro das expectativas de todos, difícil tarefa, mas pelo menos tornar o BBDE num local de discussão mais activo e agradável para a maioria dos que já participam, e para aqueles que poderão ainda vir a participar.

Rui Ramos
Dicionário

Postby Rui Ramos » 08 Sep 2011 18:42

Bugman wrote:Num fórum como este o cerne será sempre os livros, mas não se pode dissociar que esses mesmos livros dão origem a filmes, a músicas, a séries, a livros de banda-desenhada. Quer dizer, alguém se limita mesmo só a livros?

Um fórum quer-se acima de tudo um espaço de discussão. Propondo uma medida simples e sem trabalho para os moderadores, cada user pode pensar em escrever opiniões sobre os livros com mais de três palavras. Falarem dos personagens que (não) gostaram e porquê, da escrita... Sei lá! Se formos para o tópico de cinema vemos discussões sobre realizadores, sobre actuações, sobre a fotografia... Será que nos livros não há o equivalente? Será que os livros se resumem a "gostei e agora vou ler outro para por no fórum que já li"?

Concordo contigo, um fórum como este que atingiu o estatuto que atingiu, estaria a regredir, se de repente, se impusessem limites aos outros tópicos já existentes só porque não falam de literatura.

Apesar de ser a literatura a base do fórum isso não invalida que os forenses que o frequentam não sintam vontade de expressar a opinião sobre outros assuntos, outros temas, outras formas de arte. Na minha opinião isso só enriquece o fórum e aqueles que o visitam e participam.

Graças ao BBDE fui apresentado a muitas obras de autores e realizadores que desconhecia ou que já tinha ouvido falar mas que nunca tinha lido ou visto e, graças às opiniões divulgadas por aqui, decidi-me a experimentar.

Tenho aprendido bastante neste fórum e seria pena que esta troca saudável de informação se perdesse.

Acho que devemos querer continuar a ser uma comunidade o mais ecléctica possível, capaz de debater sobre vários temas que não só a literatura. Não nos limitem.

Cabe aos forenses dinamizar as áreas que mais lhe agradam e não estar a pedir aos moderadores que criem restrições que apenas servem para afastar participantes.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 08 Sep 2011 18:47

Tenho estado a ler tudo com atenção. Não interpretem o facto de não responder a um ou a outro em particular como um "não li - não sei".

Sim, concordo que estas conversas são maioritariamente saudáveis num espaço destes. O não haver conversa nenhuma é que seria mau sinal.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 08 Sep 2011 19:23

Porque será que quando alguém expressa o seu desagrado com alguma coisa está logo a amuar?

Acaso não fui eu que até já escrevi por aqui algures que acho que o BBdE tem excesso de moderadores e admins? Acaso reduzir a gordura não está na ordem do dia? A despesa tem de ser controlada, pá.

Seja como for se alguém quiser continuar a participar em passatempos com oferta de livros de edição limitada e autografada é só ir estando atento na net aos sítios habituais. ;)
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Return to “Anúncios BBdE!”