Mudanças no BBDE

Tudo relativo ao funcionamento interno do fórum
vampiregrave
Livro Raro

Re: Mudanças no BBDE

Postby vampiregrave » 07 Sep 2011 11:21

1 - Deve ser imposto algum tipo de limite, quantitativo, temático (ou outro que seja) às participações nos fóruns generalistas?

Não creio que seja boa ideia, tanto pela dificuldade em estabelecer um critério e aplicá-lo, como pela possibilidade de vir a prejudicar os membros que gostam de discutir diversos dos seus interesses para além da literatura.

3 - Acham que o eventual elevado protagonismo dessas zonas (devido à quantidade e periodicidade de participações, fundamentalmente), afecta negativamente o BBdE no geral? (estou a pensar em dois efeitos concretos: minimização da participação na área principal, de literatura, e afastamento de novos interessados, por notarem pouco movimento nessa mesma área)

É difícil avaliar. O tempo e atenção necessários à leitura e ao visionamento de um filme são diferentes, e para uma pessoa que trabalhe e/ou estude torna-se mais fácil, a meu ver, investir o seu tempo no segundo e, consequentemente, despender alguns minutos a discutir aqui no fórum sobre isso mesmo.
Suponho que também seja mais fácil encontrar alguém que tenham visto filme X ou Y recentemente lançados, do que encontrar alguém que tenha lido o mesmo livro e tenha vontade de discutir sobre o mesmo.
Mas como se pode verificar, tratam-se de questões que pouco têm a ver com a existência das secções ou da imposição de limites, por isso o melhor caminho reside, na minha opinião, num plano para fomentar a discussão relacionada com a literatura, atrair mais membros e melhorar a divulgação de certos tópicos.

4 - As áreas que existem para "Cinema" e "Humor" (e "Música" e "Teatro" e...) fazem sentido num fórum de literatura?

Fazem sentido na medida em que todas essas áreas acabam por se cruzar com a literatura em certos pontos, e como referi anteriormente, permitem aos membros discutir outros interesses para além da leitura, mantendo-os no fórum mesmo quando discutem áreas que não a literatura.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 07 Sep 2011 11:32

Samwise wrote: Mas sem haver pessoas que estejam dispostas e interessadas em assumir compromissos (de certa forma é disto que estamos a falar), nada feito.

Estou aberto a sugestões, e vou continuar a frequentar/dar a conhecer o fórum no mundo lá fora como sempre tenho feito :tu:
Acho que o fórum tem potencial e poder de organização de modo a ser mais apelativo/participativo, sem fugir ao seu objectivo que é a literatura.

Deixo também aqui uma :bow: à Cerridwen pelo excelente trabalho que tem feito com o tópico de Lançamentos, um bom exemplo de contribuição/compromisso que se pode fazer neste grande fórum.
:cheers:

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 07 Sep 2011 13:41

Olá. :)

Este Fórum tem sobrevivido estes anos todos exactamente porque os moderadores não elevam a literatura ao patamar de ser admitida como a única discussão permitida.
Aliás, com moderadores mais idiossincráticos quanto às suas próprias opiniões por mim, e por pouco que valha, já teria basado à bué desta feira.
Reparem que existe uma tendência muito grande para os fóruns implodirem quando existe apenas um ponto de discussão.

Não são muitos os fóruns onde estão abertas as opiniões quanto ao ... "estado do fórum"... ^_^

Este lugar vive dos gostos e das opiniões daqueles que nele participam e as perguntas serão: quem é que só gosta de cinema? Quem é que só gosta de literatura?
E é porreiro ler a opinião de alguém sobre, o que quer que seja, desta forma:
Gostei porque...
Desgostei porque...

É muito menos porreiro ler a opinião de alguém nestes termos:
Gostamos todos do mesmo mas eu gosto mais do que tu...

Por isso.Que se fale de arte. Que haja humor. Que se fale da actualidade.
( embora considere suspeito apelidar de arte todas as que foram "criadas" a partir do seculo XIX :whistle: )

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 07 Sep 2011 16:23

croquete wrote:Este Fórum tem sobrevivido estes anos todos exactamente porque os moderadores não elevam a literatura ao patamar de ser admitida como a única discussão permitida.

Concordo. Se este fórum fosse só de literatura, nunca tinha visto alguns filmes e descoberto que até gosto de filmes antigos ;< ou então não tinha coragem para sacar Fringe ;) Relax guys, eu vejo todos os dias um episódio de séries ou então um filme, mas de facto livros ando com pouca pachorra :( Isto passa :P E só para vocês - já comecei a ler o Orbias: as guerreiras da Deusa :)

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 07 Sep 2011 17:01

grayfox wrote:Agora, se os membros mais activos estão todos a debater Cinema, obviamente estarão a debater menos Literatura, tornando esta parte menos activa.

Desculpa, gray, mas não vejo a relação entre os dois. Se eu não falo de literatura não é por falar mais de cinema, é porque não me apetece.

Por falar em membros activos, é preciso não esquecer que "perdemos" recentemente (por perdemos significa que reduziram drasticamente a sua actividade no fórum): Azert, Shadow, Lovecraft, Gaminha, Ripley e em certa medida Tzimbi e Thanatos se bem que este ultimo tem voltado recentemente. Eu acho que estes abandonos são causa e ao mesmo tempo efeito dessa redução das participações na área de literatura.

A razão porque "perdemos" esses membros só pode ser esclarecida pelos próprios. E mesmo que tenha sido por causa da redução das participações na área da literatura? O que é que isso tem a ver com o cinema, ou com os outros tópicos? Uma coisa eu tenho como certa: se o problema é a área da literatura, esse problema não se resolve censurando, ou mesmo acabando, com as outras áreas.

Concordo no essencial - mas antes dessa decisão "interna", fazia sentido haver uma auscultação.

Óbvio. Esqueci-me de dizer isso no meu post.

Por isso, a minha opinião é que a área de cinema e todas as outras áreas ligadas à arte não prejudicam o fórum, muito pelo contrário. E penso que será bastante prejudicial se restringirem a participação das pessoas nos tópicos que não sejam de literatura. Não percebo onde é que a participação desses tópicos afecta os tópicos de literatura, mas enfim... Como disse a Tzimbi, eu também não ligo nada aos tópicos de Humor, música e afins, mas nunca me incomodaram. E tudo que se relaciona com a arte, ainda para mais com a arte narrativa, faz todo o sentido num fórum sobre literatura.

Não são muitos os fóruns onde estão abertas as opiniões quanto ao ... "estado do fórum"...

Isto é verdade. E é importante que este tipo de discussões aconteçam... quando alguma coisa vai mal.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 07 Sep 2011 17:30

Compreendo perfeitamente o Sharky. Eu próprio tenho dado por mim várias vezes a perguntar-me o que faço aqui. A pouca vida que o tópico de discussões tem é os lançamentos semanais, os quais já nem leio a menos que tenham uma resposta, e uma trica ou outra do mundo do saifantasi.

Pessoalmente ando por aqui mais pela provocação e troca de impressões literárias, no entanto também gosto de encontrar discussões abertas de filmes, músicas e até de coisas que não têm nada a ver. Concordo que a parte literária não se vai revigorar por se limitar as outras. Essa medida até corre o risco de afastar utilizadores, em vez de os (re)aproximar, porque sejamos francos, se não participam agora, não vão passar a participar por lhes limitarmos a utilização...

Acho que a questão da literatura passa mais por cada um olhar para dentro e ver onde tem andado a falhar. Pessoalmente pretendo este fim de semana recolher umas passagens do Último Catão para responder ao desafio que me lançaram na minha opinião...

E por falar em opinião. Seria interessante que os utilizadores que falam de livros se expandissem um pouco mais nas suas opiniões para lá do binómio "gostei/não gostei". A sério, fica difícil entabular conversa, ou montar uma discussão com base em coisas deste tipo. Contra mim falo, que tenho reduzido algumas coisas a este binómio, mas fica complicado arranjar motivação quando não há resposta (OK... contra mim falo novamente, raios partam os actos de contrição). Talvez todos redescobríssemos algo perdido no prazer da leitura, deixando de dar a costumeira ideia que a parte das listas de leitura serve mais para ver quem consegue ler mais "ao quilo"... :whistle:

De caminho, gostei bastante de participar na iniciativa do conto comum. Claro que ninguém vive disto, mas não gostei de ver o desespero das tropas. Pior... Nem quando o barco ia ficando vazio (ahah piada fácil) a malta comentava. A sério, podia-se não participar, mas mais frustante é não ver feedback. <_<
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 07 Sep 2011 18:08

annawen wrote:Desculpa, gray, mas não vejo a relação entre os dois. Se eu não falo de literatura não é por falar mais de cinema, é porque não me apetece.

no meu caso, interesse vai oscilando entre literatura e cinema, normalmente quando um está no seu alto o outro está em baixo, logo o facto de eu ver mais cinema implica ler menos livros o que significa participar menos na parte de literatura. não quis dizer que a participação em posts de cinema implica menos participação em posts de literatura.

quanto aos abandonos, sim so eles podem responder, mas quero também lembrar que esses abandonos têm obviamente repercussões nas discussões do fórum levando a uma diminuição destas. também acho que os novos membros têm diminuído consideravelmente.

menos membros activos, menos discussões, menos tertúlias BBdE, menos inscrições, etc. será que há um motivo único para tudo isto? tudo tem o seu período de vida e eu acho sinceramente e sem querer ser velho do Restelo que o fórum já passou o seu auge e caminha lentamente para a implosão (mas vou resistir).
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 07 Sep 2011 18:15

Discordo Gray.

Acho que as coisas têm ciclos.

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 07 Sep 2011 18:19

Também há outra coisa: parecendo que não mas desenvolver uma opinião com pés e cabeça sobre um livro não é tarefa fácil e requer tempo. Bastante tempo no meu caso que demoro muito a escrever.

Talvez a maior visibilidade do tópico de cinema seja, não por ter muitos tópicos, mas por ser o sítio (o único?) onde há uma verdadeira discussão entre os membros. Uma tertúlia virtual. O ideal seria que esta tertúlia acontecesse também na parte da literatura mas como? Não sei.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 07 Sep 2011 18:28

Se quisermos ser realmente frios, Gray has got a point there!
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 07 Sep 2011 18:30

grayfox wrote:(...)
menos membros activos, menos discussões, menos tertúlias BBdE, menos inscrições, etc. será que há um motivo único para tudo isto? tudo tem o seu período de vida e eu acho sinceramente e sem querer ser velho do Restelo que o fórum já passou o seu auge e caminha lentamente para a implosão (mas vou resistir).

Posso concordar em parte até porque acredito na curva do sino mas depois lembro-me de fóruns bem mais velhos que o nosso e que ainda hoje mantém um salutar ritmo de conversas.

Hmmmm... e o curioso é que por essa net fora os fóruns de e sobre livros tendem a desaparecer ao fim de algum tempo.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 07 Sep 2011 18:32

annawen wrote:Também há outra coisa: parecendo que não mas desenvolver uma opinião com pés e cabeça sobre um livro não é tarefa fácil e requer tempo. Bastante tempo no meu caso que demoro muito a escrever.

Talvez a maior visibilidade do tópico de cinema seja, não por ter muitos tópicos, mas por ser o sítio (o único?) onde há uma verdadeira discussão entre os membros. Uma tertúlia virtual. O ideal seria que esta tertúlia acontecesse também na parte da literatura mas como? Não sei.

Nem mais! Já por várias vezes referi isso e o corolário é que se «perde» por vezes tempo a elaborar uma análise mais exaustiva para depois não haver um único comentário. Torna-se desanimador e desmotivador.

Como já referi acima filmes estreiam uns cinco ou seis por semana, dos quais se aproveitam um ou dois e que nos consomem duas horas de vida. Livros saem às centenas. Pela probabilidade estatística mais depressa encontro quem tenha ido ver o mesmo filme do que tenha lido o livro mais recente.

São coisas.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 07 Sep 2011 18:41

Thanatos wrote:Nem mais! Já por várias vezes referi isso e o corolário é que se «perde» por vezes tempo a elaborar uma análise mais exaustiva para depois não haver um único comentário. Torna-se desanimador e desmotivador.

Eu não deixo de dar opiniões/críticas sobre livros por causa disso, faço-o porque gosto de o fazer e transmiti-lo a outros. Se participam ou não, cada um sabe de si, continuamos amigos na mesma :tu:

Lady Entropy
Papa-livros

Postby Lady Entropy » 07 Sep 2011 19:39

Para meu azar, raramente há pessoas que leiam aqui o tipo de livros que eu leio (tirando a Ruiba e os lobisomes eróticos), por isso muitas das minhas reviews são pouco comentadas. E por vezes acaba por ser um bocado isso, não é? Ninguém pode comentar aquilo que não lê.
"I believe in pink. I believe that laughing is the best calorie burner. I believe in kissing, kissing a lot. I believe in being strong when everything seems to be going wrong. I believe that happy girls are the prettiest girls. I believe that tomorrow is another day and I believe in miracles."

— Audrey Hepburn

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 07 Sep 2011 20:04

Concordo inteiramente com a Tzimbi quanto às respostas às 4 questões ( e tb no tempo que demora a ler um livro ;) ).
Ademais, todos estes comentários aqui escritos abordam, mesmo que indirectamente, a literatura :). Portanto, "BBdE is alive long live the BBdE" :tu:
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Return to “Anúncios BBdE!”