Farrapos d'alma

O espaço para a colocação de textos da autoria dos membros do BBdE.
tsmm
Manifesto

Farrapos d'alma

Postby tsmm » 06 Aug 2011 16:18

Ao acordar, a inércia tomou conta de mim. Está frio do lado de fora da janela, e do lado de dentro o calor não é suficiente para aquecer o meu coração. Há uma coisa em falta, o puzzle ainda não está completo, o sopro não apagou a vela da noite passada, a vigia não terminou. Hoje sonhei que combatia essa inércia, qual navegante da lua, mas cheguei à conclusão de que é complicado - o combate a esse conceito que as Leis da Física tentam explicar é tão, ou mais penoso, que o combate ao défice das contas públicas.

Os lençóis abraçam-me, como que consolando, apaziguando o meu espírito, mas vejo-me cada vez mais mergulhada num mar de incertezas e de palavras com o prefixo –in. Levanto-me, mas os músculos das minhas pernas parecem não querer colaborar; pego na minha agenda e vejo o que era suposto fazer hoje, e dou por mim cheia de vontade de arrancar a página e não fazer absolutamente nada, como se este dia não existisse, como um mero espaço em branco, espaço vazio, parêntesis. É tão confortável esta inércia. É confortável a ideia de adiar decisões, atitudes… Sinto-me cansada de remar contra a maré, de simplesmente pensar no conceito; sinto-me tão cansada que, insistentemente não me dá vontade de agir, ou de simplesmente reagir.

Revolta-me o sentimento, tento lutar contra ele, mas por momentos, descubro que há coisas mais fortes que eu, mais fortes que o meu querer.

A tentativa falhou. Tomo o comprimido e espero que o seu efeito chegue. Seja ele qual for.

tsmm
Manifesto

São os loucos de Lisboa...

Postby tsmm » 11 Aug 2011 12:35

São os loucos de Lisboa...

"Nascemos, vivemos, morremos...não necessariamente por esta ordem!"...

O grande problema de muita gente é precisamente este; trocar a ordem natural das coisas, baralhar-nos... Falta sentido, ou deverei dizer significado, já que Saramago dizia que os dois não eram exactamente a mesma coisa?
Mas de quem é a culpa? Existe um culpado para estas confusões? Para onde foi o sentido de justiça do mundo e das pessoas...quem decide?

O mundo está louco. Ou, no fim de contas, nunca esteve de outra maneira!

tsmm
Manifesto

Re: Farrapos d'alma

Postby tsmm » 17 Sep 2011 16:36

Escolhas

Imagina que estás deitado na tua cama. Na mesinha de cabeceira tens um copo, transparente, cheio de água. Podes pegar-lhe e servir-te sempre que quiseres – basta estenderes o braço. Já conheces de cor o seu sabor…

Do outro lado do quarto, à tua vista, está outro copo. É de uma cor diferente, baça, que te impede de ver o que tem dentro. O seu aroma é apelativo, atrai-te…

Estás com sede. O que fazes agora? Estendes o braço e alcanças o copo de água a teu lado, ou a tua curiosidade leva-te a levantares-te e a ires buscar o outro?

És preguiçoso, mas não valerá a pena descobrir o que o outro tem? Sentir o seu sabor? E se for mais do que a simples água que já tens e se limita a matar-te a sede? E se for melhor? Nunca saberás se não tentares, se não o experimentares…

Sabes, quanto mais tempo ficares deitado, mesmo tendo aquele copo transparente sempre ao teu alcance, mais te vai custar a levantar quando finalmente decidires mudar… Às vezes vale a pena arriscar; o que é oferecido não tem graça… Então, levanta-te, arrisca! Lembra-te que podes sofrer as consequências da tua decisão, mas, no final, quando perceberes que o que conseguiste é tão melhor…vai dar-te um imenso gozo! O pobre Gomes Freire morreu, mas eles alcançaram a liberdade!

Pensa nisto, simplesmente… Levanta-te e depois diz-me se valeu a pena!

tsmm
Manifesto

Postby tsmm » 21 Feb 2012 22:05

Antigamente, farmácia escrevia-se com ph, hoje… Bem, hoje já não, e pH é apenas o logaritmo da concentração (com sinal negativo). Enfim, Lourdes perdeu o "o" e mui outras coisas mudaram. Agora, até já há um novo acordo ortográfico que nos impede de assinalar este facto como antigamente (agora, será apenas um fato). Dão para rir, estas e outras cousas; hoje em dia muda-se tudo – o que não estava bem, e por vezes, até o que estava… Todos sabemos, e já no século XVI se dizia que “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, mas seria mesmo necessário mudarmos certos valores?

Antigamente, quando não se gostava de um cachecol branco, comprava-se um novelo de cor, desmanchava-se o original, e refazia-se, recriando uma nova peça, misturando cores, sendo artista usando para isso agulhas, tal como o escultor usa as mãos. Mas agora, agora é impensável. Antigamente, as pessoas também morriam à fome, mas havia quem arranjasse forças para lutar, forças que, por vezes, temiam deixar de ter; mas iam à luta, trabalhavam 20 horas por dia, tomavam banho de água fria, acendiam candeeiros de petróleo e plantavam batatas… Hoje? Há quem peça nas ruas porque é menos cansativo, há quem “morra de sede à beira da água”… Antes pedir que roubar, mas há vícios instalados na nossa sociedade que têm corroído tábuas de valores há muito talhadas. Perdemos a força, a coragem, o brilho e o brio… Lembro-me tantas vezes daquela mensagem, daquele “Quinto Império”, daquele “acordai, ide irmãos, é hoje!”...

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 21 Feb 2012 22:42

TRETA, ao abrigo do novo AO, facto de factual não se altera.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

tsmm
Manifesto

Postby tsmm » 21 Feb 2012 23:02

"Base IV
Das sequências consonânticas
1.º O c, com valor de oclusiva velar, das sequências interiores cc (segundo c com valor de sibilante), cç e ct, e o p das sequências interiores pc (c com valor de sibilante), pç e pt, ora se conservam, ora se eliminam.
Assim:

c) Conservam-se ou eliminam-se facultativamente, quando se proferem numa pronúncia culta, quer geral quer restritamente, ou então quando oscilam entre a prolação e o emudecimento: aspecto e aspeto, cacto e cato, caracteres e carateres, dicção e dição; facto e fato, sector e setor; ceptro e cetro, concepção e conceção, corrupto e corruto, recepção e receção"

Ou seja, não propriamente treta. Apenas um exemplo ilustrativo de um panorama de mudanças com as quais muita gente não concorda.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 21 Feb 2012 23:19

Portanto o acordo não elimina...
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

tsmm
Manifesto

Postby tsmm » 21 Feb 2012 23:34

Exacto, mas eu tomei a liberdade de eliminar (uma vez que é facultativo) porque me dava jeito

Return to “Escritos & Outros”