Manuel Alves

O espaço para a colocação de textos da autoria dos membros do BBdE.
Manuel Alves
Manifesto

Manuel Alves

Postby Manuel Alves » 18 Nov 2012 22:32

Olá. :) (o sorriso fica sempre bem com o olá)

Este tópico servirá para divulgar (fazer propaganda descarada) das minhas publicações em e-book (se o tópico estiver no lugar errado, mil perdões grandes e um pequenino para quem tiver o trabalho de o mover para o lugar adequado :mrgreen: )

A minha página no Smashwords: https://www.smashwords.com/profile/view/manuelalves

Agradeço qualquer tipo de crítica (mesmo insultos, pois faço colecção e volta e meia lá aparece um que me serve de porta-chaves).

Para já, só ainda estão publicados contos, mas brevemente começarei a publicar também histórias longas.

A porta está aberta e é só ir espreitar. Há um conto GRATUITES. (as borlas descaradas anunciam-se em maiúsculas, pois claro) :mrgreen:

E é isso.
blheck!

Thanatos
Edição Única

Re: Manuel Alves

Postby Thanatos » 19 Nov 2012 09:17

A colocação aqui está muito bem.

Não me parece que seja para já de abrir um sub-fórum dedicado mas fica a hipótese caso se justifique.

Quanto às sinopses e considerando que conheço o Z diria que a mesma não faz muita justiça ao texto e, pior, não me despertou o interesse. Mas cada qual é como cada qual e o que a mim me deixa indiferente a outro pode ser um anzol.

Boa sorte. :tu:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Manuel Alves
Manifesto

Postby Manuel Alves » 19 Nov 2012 16:16

Olá, Thanatos.

Uma vez que já conheces o conto do Z, tens alguma sugestão no sentido de tornar a respectiva sinopse mais atraente?
Nesse caso particular, as vendas não são uma preocupação (o conto está gratuito) e quem quiser pode passar por cima da sinopse e ir directamente para a história, mas é claro que tenho todo o interesse em criar uma sinopse que lhe faça justiça (e que diga que a leitura não será uma perda de tempo) pois quero que o conto seja tão lido quanto possível.

Um dos objectivos deste tópico é precisamente conseguir feedback que, se possível, me ajude a perceber o que pode ser melhorado na apresentação das histórias. Por isso, se estiveres na disposição de ajudar, qualquer sugestão é muito bem-vinda. :)
blheck!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 19 Nov 2012 17:38

Concordo com o Thanatos: a sinopse do Z não é um resumo que reflita o conteúdo do conto. Parece-me mais um resumo de uma eventual pré-história em relação à sua linha narrativa.

Mas isto não quer dizer que não possa ser um bom teaser para cativar o leitor - são coisas distintas. Agora... pode é fazer mossa no momento da comparação, tipo "não era isto que eu estava à espera de ler". Mas se as pessoas gostarem do conto, passa sem problema. :mrgreen:

Já o texto da sinopse do "A Linha Recta do Corvo" me parece um pouco rebuscado e redundante ("assassinos profissionais enviados para o matar").
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Manuel Alves
Manifesto

Postby Manuel Alves » 19 Nov 2012 17:56

Olá, Samwise.

Samwise wrote: Parece-me mais um resumo de uma eventual pré-história em relação à sua linha narrativa.

Mas isto não quer dizer que não possa ser um bom teaser para cativar o leitor - são coisas distintas. Agora... pode é fazer mossa no momento da comparação, tipo "não era isto que eu estava à espera de ler". Mas se as pessoas gostarem do conto, passa sem problema. :mrgreen:

Vejo uma certa pertinência naquilo que dizes. As sinopses são sempre uma chatice (pelo menos para mim, que não não aprecio particularmente ter de as fazer). Felizmente, a boa gente do Smashwords permite que se faça alterações praticamente em tudo. Suponho que é algo que terei de rever.

Samwise wrote:Já o texto da sinopse do "A Linha Recta do Corvo" me parece um pouco rebuscado e redundante ("assassinos profissionais enviados para o matar")

O mesmo que já disse acima. :)

Obrigado, pelo teu input. ;)
blheck!

Manuel Alves
Manifesto

Postby Manuel Alves » 19 Nov 2012 18:36

Este post é particularmente para quem já leu o conto "Z", mas qualquer um pode dar opinião (e aproveitar para ler o conto :mrgreen: ).

Tendo em conta as observações do Thanatos e de Samwise revi a sinopse do conto e gostaria que dessem (quem quiser) opinião no sentido de avaliar se é mais adequada do que a anterior, ou se é sequer adequada ao conto.

Sinopse revista:

"Z vive confinado numa sala branca e vigiado por um sistema de segurança criado especificamente para o conter. Z é o último de mil crianças nascidas de úteros artificiais, dotado de um extraordinário poder de raciocínio e capacidades físicas que o colocam um degrau acima da evolução humana. Z tem um plano para escapar mas, para isso, terá de enfrentar o seu carcereiro e criador: o Professor, um homem frio e metódico, possuidor de um intelecto que rivaliza com o de Z."

Como é meu costume, aceitarei todas as opiniões desde que fundamentadas e honestas (como, aliás, costumam ser as opiniões da boa gente cá do sítio). :)
blheck!

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 19 Nov 2012 19:15

Gosto da nova sinopse. Penso que está mais em linha com o que me recordo do conto (ressalvando que já o li há uns meses). A única coisa que ainda me faz algum prurido é a introdução do Professor que está mais adequado a uma sinopse dum conto pulp do que propriamente do Z. Na minha opinião se a sinopse parasse em "Z tem um plano para escapar" ficava apelativa q.b.

Também concordo que a sinopse do Corvo me soou algo rebuscado.

Por fim é como o Sam refere: cada sinopse pode conseguir um leitor... ou perdê-lo para futuras leituras. Normalmente se os contos são suficientemente fortes por si no final não interessa por aí além se a sinopse é acertada ou não (inclusive penso que era a sinopse do romance da Ana Vicente Ferreira que praticamente spoilava o romance na totalidade). Agora que uma sinopse também tem como intuito servir de anzol também é verdade e se eu não conhecesse de antemão o conto Z não seriam aquelas sinopses que me fariam desembolsar 0,99 cents. Mas isto, sublinho novamente, sou eu que prefiro uma sinopse mais ambígua ou até mais oblíqua do que uma que descreva em linhas gerais o que irei ler. Se formos a ver a sinopse inicial do Z não estava a levar ninguém ao engano mas posto assim daquela forma não transmitia o que é o conto. Será um bocado como um vendedor de automóveis ter um potencial comprador que lhe pergunta qual a diferença entre o Lamborghini e o Peugeot 106 e ele encolhia os ombros e dizia que um tem mais veelocidade que o outro. (eu sei que os stands de Lamborghinis não vendem Peugeots e vice-versa, foi meramente ilustrativo ^_^ )
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 19 Nov 2012 19:55

Manuel Alves wrote:(...)
"Z vive confinado numa sala branca e vigiado por um sistema de segurança criado especificamente para o conter. Z é o último de mil crianças nascidas de úteros artificiais, dotado de um extraordinário poder de raciocínio e capacidades físicas que o colocam um degrau acima da evolução humana. Z tem um plano para escapar mas, para isso, terá de enfrentar o seu carcereiro e criador: o Professor, um homem frio e metódico, possuidor de um intelecto que rivaliza com o de Z."
(...)

Ainda não li o Z (embora pense em vir a lê-lo).
Em relação à sinopse, atrai-me para a leitura do conto, mas fez-me lembrar mais ainda um outro livro.
Para quem leu O Jogo Final de Orson Scott Card, sabe que há uma outra criança que acompanha Ender. Bean.
N'O Jogo Final, Bean não é muito explorado, mas na série Shadow (ver universo ender neste forum, ou na wikipédia, para o perceber) Bean é uma das, se não a personagem principal.
E num dos livros há o nascimento de Bean. E esse nascimento é muito, mas mesmo muito similar à tua sinopse :angel:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Manuel Alves
Manifesto

Postby Manuel Alves » 19 Nov 2012 20:21

Thanatos wrote:Gosto da nova sinopse. Penso que está mais em linha com o que me recordo do conto (ressalvando que já o li há uns meses). A única coisa que ainda me faz algum prurido é a introdução do Professor que está mais adequado a uma sinopse dum conto pulp do que propriamente do Z. Na minha opinião se a sinopse parasse em "Z tem um plano para escapar" ficava apelativa q.b.

Também concordo que a sinopse do Corvo me soou algo rebuscado.

Por fim é como o Sam refere: cada sinopse pode conseguir um leitor... ou perdê-lo para futuras leituras. Normalmente se os contos são suficientemente fortes por si no final não interessa por aí além se a sinopse é acertada ou não (inclusive penso que era a sinopse do romance da Ana Vicente Ferreira que praticamente spoilava o romance na totalidade). Agora que uma sinopse também tem como intuito servir de anzol também é verdade e se eu não conhecesse de antemão o conto Z não seriam aquelas sinopses que me fariam desembolsar 0,99 cents. Mas isto, sublinho novamente, sou eu que prefiro uma sinopse mais ambígua ou até mais oblíqua do que uma que descreva em linhas gerais o que irei ler. Se formos a ver a sinopse inicial do Z não estava a levar ninguém ao engano mas posto assim daquela forma não transmitia o que é o conto. Será um bocado como um vendedor de automóveis ter um potencial comprador que lhe pergunta qual a diferença entre o Lamborghini e o Peugeot 106 e ele encolhia os ombros e dizia que um tem mais veelocidade que o outro. (eu sei que os stands de Lamborghinis não vendem Peugeots e vice-versa, foi meramente ilustrativo ^_^ )

Concordo. E és capaz de ter razão no corte que sugeres. Como leitor, se a sinopse parasse onde sugeres, também a acharia apelativa. Mas, como autor, é difícil combater o impulso de revelar um pouco mais (apesar de detestar spoilers numa sinopse, mesmo que indirectos). Essa é uma das razões pelas quais eu acho que (regra geral que contempla as justas excepções) não deve ser o autor da história (que é omnisciente) a escrever a respectiva sinopse mas sim alguém que a leu e tem apenas conhecimento/percepção suficiente (que se limita à interpretação da leitura) para a resumir em poucas linhas, como se quisesse convencer alguém do quanto gostou da história que leu (evitando spoilers, claro :mrgreen: ).
Eu quis incluir o Professor na sinopse porque considero-o um personagem quase tão relevante quanto Z (talvez seja esse o meu excesso de zelo enquanto autor, mas que talvez seja dispensável enquanto leitor). Vou ponderar um pouco naquilo que é para revelar e naquilo que é para deixar em aberto, e talvez dê uma facada na cauda da sinopse. :D

Vou rever também a sinopse do conto "A Linha Recta do Corvo".

Mais uma vez, obrigado (prolongo este agradecimento por todas as intervenções futuras, tuas e de terceiros, para não estar sempre a fazer vénias graxistas :mrgreen: ).

pco69 wrote:
(...)

Ainda não li o Z (embora pense em vir a lê-lo).
Em relação à sinopse, atrai-me para a leitura do conto, mas fez-me lembrar mais ainda um outro livro.
Para quem leu O Jogo Final de Orson Scott Card, sabe que há uma outra criança que acompanha Ender. Bean.
N'O Jogo Final, Bean não é muito explorado, mas na série Shadow (ver universo ender neste forum, ou na wikipédia, para o perceber) Bean é uma das, se não a personagem principal.
E num dos livros há o nascimento de Bean. E esse nascimento é muito, mas mesmo muito similar à tua sinopse :angel:

Olá, pco69.
Não li "O Jogo Final", nem tenho conhecimento da respectiva história, mas agora que o mencionaste vou dar uma olhadela. :)
Já agora, lê o Z (rima e tudo :mrgreen: ). Não te toma mais do que uns 30 minutos sem pressas. Agradeço o teu veredicto final após a leitura e incentivo, quem quiser, a deixar a sua opinião no Smashwords, no Goodreads ou onde bem entender. ;)
blheck!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 19 Nov 2012 20:27

Em relação à nova sinopse do Z, não lhe noto grandes diferenças em termos de conteúdo face à original (continua a ser um "prefácio resumido"), mas prefiro esta à primeira versão - a linguagem está mais limpa e alguns pequenos pormenores dão o toque de aproximação necessário ao leitor que se embrenhar depois no conto. É, portanto, mais adequada, na minha opinião. :tu: Quanto ao corte, não sei. Gosto das duas hipóteses, e não me choca a inclusão do Professor logo como um némesis bastante presente de Z.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Manuel Alves
Manifesto

Postby Manuel Alves » 19 Nov 2012 20:39

Como disse acima, vou ponderar. Por enquanto, vou alterar a sinopse antiga pela mais recente (sem o corte). Tudo faz parte do período de experiência. ;)
Depois logo se vê. Agora estou mais ocupado a terminar a revisão (também há quem lhe chame masoquismo) de uma história longa.
blheck!

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 19 Nov 2012 20:52

Olá, pco69.
Não li "O Jogo Final", nem tenho conhecimento da respectiva história, mas agora que o mencionaste vou dar uma olhadela. :)
(...)

O que eu referi, não se passa n'o jogo final, mas sim num dos livros da série Shadow. Não sei em qual ^_^
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Manuel Alves
Manifesto

Postby Manuel Alves » 19 Nov 2012 20:55

Isso só prova o meu desconhecimento. :mrgreen:
blheck!

Manuel Alves
Manifesto

Postby Manuel Alves » 20 Nov 2012 21:30

blheck!

Manuel Alves
Manifesto

Postby Manuel Alves » 21 Nov 2012 18:18

A minha página no Goodreads.

http://www.goodreads.com/manuelalves

Quem estiver na disposição de deixar lá reviews/ratings está à vontade. :)
blheck!

Return to “Escritos & Outros”