La Mort en Directe

Thanatos
Edição Única

Re: La Mort en Directe

Postby Thanatos » 17 Dec 2009 01:11

Madame Butterfly wrote:Se o objectivo era transmitir em francês a ideia de "em directo" por oposição a "diferido", então a ortografia correcta da expressão é "en direct" e não "en directe"...

<!--fonto:Verdana--><span style="font-family:Verdana"><!--/fonto--><!--sizeo:2-->[size=85]<!--/sizeo--><!--fonto:Verdana--><span style="font-family:Verdana"><!--/fonto--><!--sizeo:2-->[size=85]<!--/sizeo-->Se eu estiver certa, posso ser eu a aplicar uma sanção?<!--sizec-->[/color]<!--/sizec--><!--fontc-->[/color]<!--/fontc--> :whistling:
<!--sizec-->[/color]<!--/sizec--><!--fontc-->[/color]<!--/fontc-->

Ahhh! Se o objectivo... ou seja, chegaste ao cerne da questão.

É que a peremptoriedade com que afirmaste logo que era uma gralha sem sequer colocares a hipótese de eu saber o que estava a escrever e ter alguma razão para assim a grafar, confesso que me deu alguma volta ao estômago.

Normalmente pode-se tentar primeiro entender se haveria alguma razão para escrever daquela forma, sei lá, talvez indagando, e não assumir logo que são todos analfabetos e nem sabem do que estão a falar nem a escrever, posição essa de sobranceria que é uma forma de estar na vida que, sinceramente, me causa alguma agrura. No meu caso, talvez dada a minha educação, quando vejo algo que pode ser uma gralha tento junto de quem a escreveu perceber se existe alguma intenção ou se é mesmo de facto engano.

Por vezes até há uma muito boa razão para a «gralha« lá estar. Um caso famoso será o Pet Sematary do Stephen King e bastava ter lido o que escrevi em resposta ao Samwise, algures neste tópico, para perceber que o título é um jogo e uma deturpação do título do filme do Bertrand Tavernier.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 17 Dec 2009 11:21

Thanatos wrote:Por vezes até há uma muito boa razão para a «gralha« lá estar. Um caso famoso será o Pet Sematary do Stephen King e bastava ter lido o que escrevi em resposta ao Samwise, algures neste tópico, para perceber que o título é um jogo e uma deturpação do título do filme do Bertrand Tavernier.

Outro ainda mais fomoso nos dias que correm será o Inglorious Basterds.

Mas não sejas refilão, Thanatos. :Fish_slap_emoticon: A abordagem da Madame não se presta a essa rispidez toda. Agora, devias levar uma sanção agravada (com requintes de malvadez), escolhida por ela - a ser aplicada ao vivo e em presença de público!
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 17 Dec 2009 11:36

Samwise wrote:Outro ainda mais fomoso nos dias que correm será o Inglorious Basterds.

Mas não sejas refilão, Thanatos. :Fish_slap_emoticon: A abordagem da Madame não se presta a essa rispidez toda. Agora, devias levar uma sanção agravada (com requintes de malvadez), escolhida por ela - a ser aplicada ao vivo e em presença de público!

Et tu, Samwise? Querias dizer famoso ou formoso?

Acho que vamos ter sanções a dar aos dois admins... talvez batendo-lhes com um dicionário ou prontuário ortográfico :devil2: (embora eu tenha prometido ao T que o mordia por ser mauzinho para o Tubarito, deixo à LadyPapillon a escolha da punição neste caso... reservando-me o direito à dita dentada em momento imprevisto).
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 17 Dec 2009 11:49

Ripley wrote:Et tu, Samwise? Querias dizer famoso ou formoso?

Se calhar queria mesmo dizer "formoso" e acabei por ficar a meio caminho entre lugar nenhum... :biggrin:

(mas Rip, já me devias conhecer quanto a gralhas - emito uma alta densidade dessas "partículas" por decímetro linear de texto. Volta e meia ainda vou apanhando e corrigindo deslizes em textos de.... 2005 :mrgreen4nw:)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Ripley
Edição Limitada

Postby Ripley » 17 Dec 2009 12:00

Samwise wrote:Se calhar queria mesmo dizer "formoso" e acabei por ficar a meio caminho entre lugar nenhum... :biggrin:

(mas Rip, já me devias conhecer quanto a gralhas - emito uma alta densidade dessas "partículas" por decímetro linear de texto. Volta e meia ainda vou apanhando e corrigindo deslizes em textos de.... 2005 :mrgreen4nw: )

Já conheço, sim, Sammy. Por isso a punição será dada com um volume de capa mole como os da Porto Editora para estudantes :mrgreen4nw:

Agora podemos descansar - instalámos definitivamente o offtopic por estas bandas...
"És a metade que me é tudo." [Pedro Chagas Freitas]
---§§§---
"O amor não se percebe. Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende." [Miguel Esteves Cardoso]

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 18 Dec 2009 22:12

Estou a ler isto pela primeira vez e só tenho uma coisa a dizer... Quero mais, quero mais e quero mais! :mrgreen4nw:
Very George Romero (aquela cena em que referes o filme e a caça ao pato deixaram-me com um sorriso na boca)...
Eu cá acho que só o Roberto é que não sabe nada do que se está a passar, e não há infecção nenhuma, nem mortos nem nada disso. Digamos que uma mistura entre o Dawn of the Dead e o Truman Show...Mas isso sou eu que sou uma pessoa muito positiva e não gosto nada de mortes, nem sangue, nem zombies... :whistling:
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 19 Dec 2009 12:11

Arsénio Mata wrote:Estou a ler isto pela primeira vez e só tenho uma coisa a dizer... Quero mais, quero mais e quero mais! :mrgreen4nw:
Very George Romero (aquela cena em que referes o filme e a caça ao pato deixaram-me com um sorriso na boca)...
Eu cá acho que só o Roberto é que não sabe nada do que se está a passar, e não há infecção nenhuma, nem mortos nem nada disso. Digamos que uma mistura entre o Dawn of the Dead e o Truman Show...Mas isso sou eu que sou uma pessoa muito positiva e não gosto nada de mortes, nem sangue, nem zombies... :whistling:

Pois, eu também quero mais. Falta-me é o tempo. :tongue:

E logo agora vejo que estreou um filme, Jogo, com um tema muito semelhante (que já de si não era novidade alguma, para quem se lembrar do Running Man) ao deste conto. Ainda não vi o filme mas ainda assim acredito que eu tenha algumas surpresas na manga. E tu Arsénio andaste lá perto. :wink:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 25 Jan 2010 12:20

Bom e visto que continua a escassear o tempo (tenho mesmo de meter a PS3 no prego...) aproveito para explicar a quem tenha pensado que eu estava a ser implacável com a correção da Madame Butterfly que o facto de ter grafado Directe prende-se directamente com uma estratégia de marketing da cadeia televisiva que se quis demarcar duma possível guerra judicial com os detentores dos direitos do filme de Tavernier e como todos sabem os cérebros de marketing funcionam de forma enviesada.

Não é à toa que a Fox lançou uma caixa com os filmes Alien encimada com o neologismo Quadrilogy. :tu:

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 25 Jan 2010 13:06

Thanatos wrote:...a quem tenha pensado que eu estava a ser implacável com a correção da Madame Butterfly

Implacável, não, b-r-u-t-o! <_<

S.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 25 Jan 2010 13:15

Tzimbi wrote:
Thanatos wrote:...a quem tenha pensado que eu estava a ser implacável com a correção da Madame Butterfly

Implacável, não, b-r-u-t-o! <_<

S.

Admito que sim. Fui muito. :( Espero que ela não me perdoe. Assim passo a aprender a medir os posts.

Return to “Thanatos”