O Artista

Samwise
Realizador

O Artista

Postby Samwise » 21 Sep 2005 17:23

O Artista

Um antebraço erguido e uma mão aberta com os dedos esticados. Olha-se e vê-se vida viva. A escultura está exposta num pedestal iluminado, no centro de um salão, rodeada por outras peças imortais, no museu de arte nova da cidade.

Veias e tendões salientes, dedos ossudos, unhas de homem arranjadas sem espigões à volta, rugas na base do punho e nos caroços dos dedos, linhas vitais nas palmas das mãos às quais uma cigana atribuiria um futuro deslumbrante. Gestos de ternura imaginários captados da realidade e esculpidos no mármore branco.

Um artista desconhecido que fez Arte com Á grande.

Por baixo o título, "Insanidade", um desafio à capacidade interpretativa dos visitantes. Uma escultura serena.

---------

Mãos que seguram apoios, punhos fechados que equilibram corpos alinhados lado a lado, bamboleantes. O comboio avança lento. Talvez nesta altura já pressinta qualquer coisa.

Eu sentado de lado, entre dois desconhecidos. Desconhecidos? Quantas vezes me terei sentado junto destas pessoas? O senhor à minha direita lê o Real Madrid no desportivo matinal. A rapariga encostada a mim, do outro lado, lê pensamentos engalfinhados numa cabeça que desfalece, enquanto abre os olhos de vez em quando para saber se já chegou à estação. Calor. Não calor do Sol, calor de corpos enlatados, preparados para o frio da rua, fechados em compartimentos mal ventilados. Calor de transpiração num dia de Inverno.

O comboio avança lento sobre os trilhos. Tum-Tum...Tum-Tum...Tum-Tum... Pessoas que roçam nos meus joelhos para saírem, outras que pedem licença para entrarem, mochilas, casacos de pele, anoraks, cachecóis, jornais debaixo do braço, livros e revistas, cheiros que entram nas carruagens e permanecem connosco até sairmos. O dia-a-dia todos os dias à minha frente. Puta de vida. Nunca mais saio da merda. O curso para quê? Não me serviu de nada. A inspiração perdi-a ao longo daqueles anos de cativeiro. O gosto quase que se foi também.

Sobre o caderno, com um lápis minúsculo, termino os sombreados da imagem que vejo: mãos penduradas em apoios, a tensão que libertam quando o comboio trava ou arranca, mangas alinhadas por baixo de pulsos, sacos humanos suportados pelos dedos, dependentes de hastes de ferro suspensas em cabedal. Arranco a folha e faço uma bola de papel com ela. Ficaria tão bem na galeria..."Vidas Pendentes - carvão sobre tela"...

Os Tum-Tuns tornam-se espaçados. Um apito. Pessoas a comprimirem-se mais junto das saídas. Ou será das entradas? Querem todos sair primeiro. Pode ser que aquele segundo de diferença signifique o apanhar do autocarro. O comboio imobiliza-se. Ouve-se o ar comprimido a puxar portas de aço que pesam dezenas de quilos. Um batalhão aguarda do outro lado; reboliço, choques e pisadelas não intencionais, soldados indiferentes ao grito de batalha dos generais, tentando furar através dos adversários como fantasmas na neblina.

KA-BoooooooooooooooM...

Escuridão!

Antes de abrir os olhos sinto tudo o resto. Eu no chão, contorcido, dorido, o comboio por cima de mim. Borracha queimada, carne queimada. Os pulmões a sorverem golfadas de fumo asfixiante. A boca seca, gretada de medo. Tudo a andar à roda, mesmo sem os olhos abertos. Não ouço nada. Um Piiiiiiiiii estridente carrega-me a audição para longe. Afinal os olhos abertos a focarem a tragédia. A minha atenção a ajustar-se à imagem... um braço rasgado à minha frente. Um braço sem o resto do corpo, sem roupas, pálido e nu, cortado pelo cotovelo. Olho em redor. Ainda estou dentro da carruagem. Alguns corpos mutilados arrastam-se, arrastam outros consigo. Muitos não têm ninguém para os arrastar. Poeira e destroços nos intervalos dos corpos. Ferro retorcido e cacos de vidro. Fumo e mais calor. Calor não do Sol, nem da transpiração. Calor de fogo.

Piiiiiiiiiiiii.

Agarro o braço morto e com o cachecol faço-lhe um torniquete. Guardo-o na mochila. Apeio-me pela saída mais próxima. Uma criança cinzenta chora baba e pó encostada a uma parede. Ao seu colo a cabeça de uma mulher. Ou será de um homem? As mãozinhas envoltas na face desfigurada. Festas e carinhos que clamam por vida. Um grito surdo que não chega ao céu. Puta de vida. Não ouço a criança, não a vejo a ela nem a cabeça, não me vejo a mim. Vejo uma escultura num pedestal numa galeria para turístas.

SamW
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Venom
Encadernado a Couro

Re: O Artista

Postby Venom » 21 Sep 2005 17:34

Gostei muito deste texto... gostei muito das descriçoes :bow:
no sci-fi masterpiece depicts an AI that, upon coming online and searching its database in an effort to better understand mankind, responds by shouting, “You guys are awesome! We should get nachos!

Venom
Encadernado a Couro

Postby Venom » 21 Sep 2005 21:01

ThUnDDeR wrote: PS: só um pormnor :P na primeira linha lê-se "um antebraço erguido e uma mão aberta com os dedos esticados" não é antebraço mas sim braço. O antebraço vai desde o ombro até ao cotovelo ;)

Eu acho que esta correcto o braço é que vai do ombro ao cotovelo
no sci-fi masterpiece depicts an AI that, upon coming online and searching its database in an effort to better understand mankind, responds by shouting, “You guys are awesome! We should get nachos!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 22 Sep 2005 09:43

ThUnDDeR wrote: Este texto faz-me lembrar e muito os atentados de londres, as descrições das pessoas que se encontravam perto das bombas.

A acção passa-se durante os atentados em Madrid, mas no texto só há um indicador disso (o matutino desportivo). Podia perfeitamente ser em Londres. Não faz grande diferença.

O texto pretende ser, ao mesmo tempo, uma homenagem às vítimas dos atentados e uma crítica à barbaridade de alguns "dejectos sociais".

SamW
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 Oct 2005 17:50

:bow:

Há comentários que me levam às nuvens. Frequentemente são aqueles que falam em motivação e inspiração para escrever.

Esse comentários servem-me a mim de motivação para escrever mais e mais (não é que me falte alguma... mas é um grande impulso).

Obrigado pelo comentário, Amon.

Sam

Return to “Samwise”