Monólogo a Dois

Samwise
Realizador

Monólogo a Dois

Postby Samwise » 14 Mar 2006 18:53

Monólogo a dois

O homem que estava de pé voltou-se para a janela e enfiou as mãos nos bolsos das calças. Através do vidro amplo, observou o horizonte dourado e cidade ainda envoltos na neblina matinal. Percorreu com a vista o topo dos edifícios adormecidos, as chaminés e pátios fumegantes, e o emaranhado de antenas, cabos de electricidade e aparelhos de ar-condicionado que tudo cobria como uma teia. Absorto, acabou por se fixar no seu próprio reflexo.

“Não.” - disse por fim.

O Homem que estava sentado franziu o sobrolho. Que raro ver recusado um pedido seu. E mais raro ainda quando o pedido era feito em pessoa.
O homem que estava de pé parou de observar-se a si e à cidade, fechou os olhos por uns instantes, e voltou-se para encarar o interior do gabinete. À sua frente, do outro lado da secretária, um rosto rígido, carregado de surpresa e indignação, observava-o.

“Não!” - disse novamente – calmamente -, desta vez com mais convicção, fixando o seu oponente olhos nos olhos.

“Alguma vez teve a sensação de estar em controlo absoluto sobre uma determinada situação?”

O Homem sentado demorou algum tempo a assimilar a pergunta. Preparou-se para falar e as linhas na sua cara atenuaram-se ligeiramente, mas não chegou a dizer nada. O homem que estava de pé antecipou-se.

“Neste momento há demasiado em jogo. Há demasiado em risco! Um bode expiatório vai piorar o estado das coisas. Não vai resolver nada. Não vou arriscar a nossa posição face ao desconhecido. Sou pouco sensível ao que dois ou três caçarolas vêm cuspir cá para fora, ainda por cima num jornal de segunda categoria. A minha palavra sobre o assunto é final. Não me vou demitir para salvar a imagem de ninguém – nem a sua.”

Sentou-se pesadamente sobre a cadeira giratória de couro negro, que soltou um assobio abafado, enquanto o ar no seu interior era violentamente expelido através de todas as fendas e costuras.

“Com todo o respeito que tenho por si - e acredite que é enorme -, não aceitei este cargo para servir de fantoche. Apesar de lhe dever o lugar, não estou de modo algum às suas ordens.”

O homem que estava sentado há mais tempo continuava incrédulo. Suspirou, desviou os olhos para um quadro na parede e pôs-se a roer o interior do lábio. Continuou calado.

“Sei que o estou a colocar numa situação delicada, e sei que pode agir em contrário, forçando-me a tomar uma decisão diferente. Penso, no entanto, que não o fará. Deixe-me contar-lhe uma pequena história... uma história acerca da importância de tomar as decisões acertadas... a si não lhe fará nenhuma diferença, mas a mim… é um fantasma que finalmente liberto.
Tinha sete anos quando o meu pai me ofereceu um leitor de cassetes pelo Natal; um aparelho rudimentar que servia essencialmente para reproduzir contos falados. Era uma alegria ouvir aquelas interpretações brasileiras dos contos da Disney, carregadas de emoção. Quase conseguia ver os sete anões a atravessarem a precipício em cima de uma árvore. Mas não era para isso, contudo, que eu o usava mais frequentemente. Cedo descobri para que servia aquele botãozinho vermelho redondo, e divertia-me a gravar tudo aquilo que achava que me poderia divertir: os pássaros no jardim, os carros a passarem na avenida, as refeições lá em casa (e que barulheira infernal faziam os talheres a bater nos pratos)... muitas e variadas coisas. E com o passar do tempo os meus métodos de gravação e as minhas brincadeiras foram sendo aperfeiçoadas; descobri os encantos de gravar as coisas às escondidas. O saber que estava a gravar a privacidade dos outros sem eles saberem, a hipótese de os apanhar nos seus momentos de intimidade - naqueles momentos que as pessoas julgam que estão sozinhas e libertam o seu verdadeiro eu -... aquilo era demais para a minha cabeça. Havia um misto de emoção e reprovação naquilo tudo. Sabia que estava a agir mal, mas não conseguia parar de o fazer. Era mais forte que eu.
Mas adiante…
Num belo dia de Verão, saí para dar um passeio com a minha mãe e, como habitualmente, deixei o gravador ligado, escondido entre as almofadas da sala de estar. Quando nessa noite me sentei na cama, envolto na escuridão, e me pus a ouvir a gravação - coisa que me causava sempre uma certa ansiedade -, descobri algo totalmente diferente do que aquilo que estava à espera.
Ao fim a uns minutos de silêncio, ouvi os passos de várias pessoas a entrarem na sala. A voz do meu pai, autoritária, fez-se ouvir. Ordenou a alguém para se dobrar sobre o sofá e alguns segundo depois ouvi uma voz feminina a gemer. Primeiro gemia baixinho e compassadamente, mas aos poucos e poucos os gemidos subiram de intensidade e transformaram-se em gritos e urros animalescos, sons que me pareciam de angústia e desespero - algo que me transtornou irremediavelmente. De súbito, tudo acabou; e os únicos sons a encher a sala eram os de dois pares de pulmões sôfregos por respirar. O meu pai voltou a falar: disse à Joana, uma das empregadas lá de casa, que voltasse para a cozinha e que chamasse a Teresa. Depois, em tom ameaçador, antes que os passos dela se afastassem pelo corredor, disse-lhe que não abrisse a boca... A gravação acabou pouco depois disso, numa altura em que a outra empregada se preparava para ajoelhar aos pés do meu pai.
Como lhe disse, nessa altura era um rapaz de tenra idade, e, embora profundamente afectado, não compreendi integralmente o que se tinha passado. Julguei que o meu pai batia nas empregadas e que, por alguma razão doentia, conseguia extrair algum prazer desses actos. No entanto, nunca me havia batido; tratava-me até com bastante carinho. O acontecimento atirou-me para um estado de precária sanidade mental, pautado pela ambivalência dos meus sentimentos em relação à minha família: deveria contar à minha mãe o sucedido (e ser o responsável por uma possível separação), ou pelo contrário, deveria ocultar o acontecimento e tentar viver numa paz ilusória, gerada ao abrigo de uma mentira monstruosa - muito mais monstruosa que aquilo que então suponha.”

O homem atrás da secretária escutava em silêncio.

“Passaram-se duas tortuosas semanas, durante as quais, cobardemente, não consegui tomar nenhuma decisão.
O destino – esse justiceiro incansável - acabou por decidir por mim.
A minha tia, pelo lado da minha mãe, resolveu, sem o meu conhecimento, levar algumas das minhas cassetes para sua casa, de modo a passá-las para os meus primos. Creio que julgou que estava a levar o “Dumbo” e “A Bela Adormecida” – e de certa forma até estava...
O que se passou a seguir é mais ou menos óbvio... Houve lugar a um divórcio litigioso e o meu pai foi posto na rua sem direito a receber um tostão. Durante quase quarenta anos não me dirigiu palavra. Quando finalmente falámos novamente, disse-me: "Sabes, afinal tinhas razão. A tua mãe não merecia aquilo,"…
Disse-me aquilo como se eu tivesse sido o único responsável pelo sucedido, mas parecia enaltecer a velha máxima: "A verdade acima de tudo".
E é por essa norma que pauto a minha actividade diária neste momento, algo a que nunca me esquivarei.”

Os dois homens olharam-se durante uns instantes. Um duelo de personalidades retesava aquela recta de contacto. Depois, um deles falou:

“Sei o que vai na sua cabeça neste momento… Provavelmente estará a pensar: “Que porra tenho eu a ver com a sua vida privada?… Que tem essa história a ver com os acontecimentos que vim cá discutir?”
Então deixe-me complementar a minha pequena história com outra pequena história. Uma história mais recente, mais abrangente, mas nem por isso menos trágica…
E começa assim: nesta cidade existem 536 estabelecimentos de natureza hoteleira: hotéis, pensões, estalagens, albergues e outros muitos locais onde se alugam quartos à hora. Esses 536 estabelecimentos perfazem um total de 23.542 quartos. Cerca de 97% desse total de quartos encontra-se actualmente sobre escuta directa por parte dos nossos serviços. É uma operação gigantesca que envolve, entre outros activos, aparelhos de captação de imagens e som - indetectáveis, deixe-me que lhe diga -, equipas de técnicos especializados a trabalharem 24 sobre 365, e uma panóplia de equipamentos informáticos que registam e armazenam tudo o que se passa nesses quartos.
Se até aqui foi apanhado de surpresa, ficará porventura mais chocado quando souber que apenas 7% das actividades que decorrem nesses quartos está relacionada com o sono. Quanto aos outros 93%... bem…estão todos classificados como sendo de natureza sexual.
São dados em bruto. Apenas dados. Nada do que recolhemos pode ser usado como prova em nenhuma situação concreta. No entanto podemos - claro que podemos - seguir muitas e numerosas pistas a partir daquilo que vemos e ouvimos nas gravações.“

Alguém crispou as mãos nos braços da cadeira a comprimiu os maxilares. A raiva subia-lhe pela face acima, vermelha e quente.

O outro homem continuou:

“Note que ainda só falei em estabelecimentos comerciais... mas há mais... muito mais... O caso das escutas telefónicas que veio a púbico é apenas a ponta do Iceberg. Creio que muita gente iria gostar de saber que determinado Ministro gosta de brincar com criancinhas de 10 anos, duas de cada vez, e que determinado Secretário de Estado gosta de festas frequentadas por indivíduos de aparência ambígua, daquelas que duram até ao amanhecer...
Não estou de modo nenhuma a ameaçá-lo... estou apenas a tentar ressalvar a importância relativa das coisas. Pessoalmente quero lá saber de nada dessas excentricidades! Estamos há quatro anos mergulhados na mais profunda das crises internacionais, o preço do petróleo duplica a cada ano que passa, e as ameaças terroristas obrigam-nos a esforços sobrenaturais. Mas...”

Silêncio.

“… mas sinto que estou no controlo dos acontecimentos, tal como estava quando ouvi aquela cassete deprimente. Tenho a informação nas mãos e sei como devo agir.
Demita-me, Sr. Presidente, e, como diria o meu avô, temos o caralho armado.”

Naquela manhã, o Presidente da República Portuguesa entrou mudo, no gabinete do Procurador Geral da República, e saiu calado.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Venom
Encadernado a Couro

Re: Monólogo a Dois

Postby Venom » 23 Mar 2006 21:44

Adorei. Está de facto muito bom, grande enredo, agarra o leitor do inicio ao fim :ttu: two thumbs ups
no sci-fi masterpiece depicts an AI that, upon coming online and searching its database in an effort to better understand mankind, responds by shouting, “You guys are awesome! We should get nachos!

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 23 Mar 2006 23:02

Muito bom ainda que os 97 % me pareçam execessivos ,eh eh eh. Também houve um Público que passou a Púbico... mas Freud explicaria isso melhor do que eu.

No entanto acho que está bem urdida a história e que tem um bom final (o que é a parte essencial num texto curto como este) :pub:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 24 Mar 2006 10:45

Obrigado pelos comentários, gente! :)

Sem dúvida que é um texto de excessos... daqueles deliciosos excessos que tomam liberdade na nossa imaginação... :P.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Return to “Samwise”