Ausência

Samwise
Realizador

Ausência

Postby Samwise » 23 May 2006 18:10

E assim, sem que nada o fizesse prever, deu consigo a tentar recordar-se das linhas naquele rosto; olhava para o vazio, para aquela indefinição vaga com uma quase certeza - algo que não chegava, no entanto, a ser figura. Por vezes as linhas uniam-se, transmutando-se em algo belo, melodioso e sereno - construíam um rosto que lhe despertava alegria, saudade, tristeza - tudo para voltarem a desaparecer nos momentos seguintes, diluindo-se nas transversais da sua memória.

Mas porquê? Por que deambulava a sua mente - e agora também o seu pensamento racional mais directo, a sua atenção - em torno de alguém que nem sequer conhecia? Alguém que apenas vira duas ou três vezes a tomar pequeno-almoço em frente a si no café? Da última vez, disso lembrava-se bem, os olhares haviam-se cruzado por acaso, prendendo-se como se fossem os braços de dois trapezistas em pleno voo.

Fora ele que desenlaçara o nó incomodativo.

E agora, a poucas horas de distância, lamentava por demais tê-lo feito. Desesperava por uma imagem que, de tanta ausência, teimava em não se materializar. A noite não passava, não conseguia dormir, a manhã avizinhava-se distante e o seu amor, esse, não passava de uma ideia às voltas na sua imaginação.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Venom
Encadernado a Couro

Re: Ausência

Postby Venom » 26 May 2006 14:02

Mulheres.... nem nos deixam dormir :devil: . :tu: Gostei da forma como descreves as vagas imagens dela na cabeça do "sujeito". Folgo em saber que os teus textos ja te começam a agradar :P
no sci-fi masterpiece depicts an AI that, upon coming online and searching its database in an effort to better understand mankind, responds by shouting, “You guys are awesome! We should get nachos!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 26 May 2006 18:33

Em qual acreditar? A razão ditava-lhe uma opinião peremptória: não a amava - nunca havia falado com ela, quanto mais...; o coração, esse, esfalfava-se em acrobacias para lhe dizer o contrário, feria-lhe o peito a cada batida, lançava-o para um abismo de incertezas - sempre, sempre com aquela musa presente.

Que suave era o seu rosto, o sorriso, o estar...

De um momento para o outro todas as outras haviam desaparecido da face da terra. Vi-as na rua e não lhe diziam nada. Estranhamente, orgulhava-se disso. A ele, que vivera anos prostrado à luxúria da devassidão, invadia-o agora uma inebriante euforia, a sensação constante de que o mundo finalmente lhe arranjara um cantinho para viver.

... o cabelo em arco, ligeiramente descaído em redor das faces, dos olhos verdes - de vez em quando afastava as madeixas para trás da orelha - ...

Uma aproximação. Mas como? Não queria fazer figura de parvo. Sobretudo não a queria assustar. Não podia. Uma quantidade irreal de diálogos e desfechos amontoavam-se-lhe na cabeça. Normalmente acabava por conseguir arrancar-lhe um sorriso de tímida aceitação. Se tudo pudesse ser assim tão fácil... Como lhe doía.

... a leveza de movimentos, o pulso delicado, o trato sóbrio...

Tinha de a ter para ele. A sua felicidade ou a sua miséria dependiam disso. A vida passava-lhe em frente aos olhos como numa película em fast-forward - sem som, as cores desbotadas, um vazio de significados, um fim abrupto.

E foi a um fim abrupto que tudo eventualmente chegou. Durante duas semanas o seu amor não apareceu no café. Dias contados. Dias agonizantes em que ele julgou nunca mais a ver. Havia-se mudado! Antes tivesse o destino optado por esse caminho. Não. Ao invés, arranjou-lhe uma anilha redonda, fininha e dourada para adornar o anelar.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 26 May 2006 19:34

Muito bem Sam, estás a ganhar pesia na tua escrita sem perderes o ritmo.

Só um reparo, não é anular mas sim anelar. Mas isso é um detalhe sem importância. :tu:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 May 2006 10:19

Obrigado, Venom e Pedro Farinha,

Venom, para falar a verdade, ainda não estou assim tão à vontade com os resultados da minha escrita. Vou vivendo naquele equilíbrio precário que separa o gosto pelo acto do gosto pela obra.

Pedro,

Estranho isso do dedo. Tinha essa mesma dúvida e fui ver ao dicionário... e escrevi "anular" porque foi o que lá encontrei. Mas sempre ouvi dizer "anelar", se bem me recordo.

A última frase deste texto está particularmente desinspirada (está horrível, para dizer a verdade...).

Sam

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 10 Jun 2006 09:48

No geral não desgostei do texto se bem que haja alguns pormenores da personagem que eu acho que não «encaixam» mas isto é o meu olhar crítico e nada tem a ver com a qualidade do texto em si. Admito que tu Samwise és capaz de melhor, sei que és capaz de melhor, e aqui não estavas no teu melhor do meu ponto de vista.

Uma dos aspectos a nível de caracterização que me «afastou» do texto foi esta aparente incongruência: "A ele, que vivera anos prostrado à luxúria da devassidão" seguida de "Uma aproximação. Mas como? Não queria fazer figura de parvo. Sobretudo não a queria assustar. Não podia. Uma quantidade irreal de diálogos e desfechos amontoavam-se-lhe na cabeça". A mim soa-me a falso! Um gajo que é tipo Don Juan nunca tem problemas em acercar-se duma mulher e com duas ou três frases apresentar-se. Eu sei que podes argumentar que tal é fácil quando não se sente nada de especial pela pessoa mas quando a paixão bate forte as pernas tremem, os joelhos ficam de borracha e o estômago em água. Tudo bem mas mesmo assim... anos de lúxuria... alguma coisa deviam ter deixado ;)

Depois o desfecho pareceu-me muito apressado quase como se tu já estivesses farto do texto e quissesses arrematar as coisas o mais rápido possível para seguires para outra.

Como disse no início não desgostei do texto. Apenas acho que és capaz de bem melhor. Mas tal como a matemática quanto mais exercícios mais a ponta do aparo se agudiza, por isso força nessas teclas! ;)
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 12 Jun 2006 09:39

Thanatos wrote:Depois o desfecho pareceu-me muito apressado quase como se tu já estivesses farto do texto e quissesses arrematar as coisas o mais rápido possível para seguires para outra.

Assim foi.

A primeira parte foi escrita com cabeça e com cuidado. A segunda parte não estava nos planos, mas veio a inspiração e resolvi escrever... escrevi depressa porque tinha coisas para fazer e não queria deixar o texto a meio :P .

Os teus comentários fazem todo o sentido. Essa parte das incongruência foi bem apanhada ( :blush: ). Obrigado.

Sam

Return to “Samwise”