Amar na primeira pessoa

Samwise
Realizador

Amar na primeira pessoa

Postby Samwise » 16 Jun 2006 13:39

Nesta carta, uma parte de mim, para que não caia no esquecimento.

O teu silêncio é revelador. Desaba sobre mim pesado, cruel, devastador; desce em surdina, impelido pelo eco ensurdecedor da negação, pelo frio cortante do desespero.

Aproxima-se o Verão; com ele a tristeza e a dor de uma solidão impenetrável, imperscrutável - indefinida. Cada vez mais o sol estende os seus braços ao longo dos dias, a Primavera capitula, a claridade preenche os lugares comuns, os vazios da existência, faz resplandecer a curva do esquecimento e da distância, e cada vez mais a dúvida e a incerteza pariam sobre a minha vontade.

A paixão, o amor; por enquanto a fagulha aguarda no abrigo selado dos meus lábios - só eu sei: Amo-te.

Sinto-o com a mente, sei-o no corpo. Amo-te do que te conheço e amo-te do que te imagino - de como construo os espaços que de ti não revelaste, de como faço cintilar a luz que não vejo já no teu olhar, no teu sorriso, no teu gesto casual. Não duvides, não questiones, crê apenas. O coração encerra certezas que a razão contraria. Quando, mas quando poderei serenar-me de novo na inspiração da tua presença?

O teu rosto flutua no ar à minha volta, ilumina-me com a sua frescura, com a sua graça serena, enternece-me. Atormenta-me na sua postura inexpugnável e distante. Estendo o braço como que a tocá-lo, todo harmonia, proporção e unidade. A imagem desvanece e os meus dedos atingem o nada. Sofro a frustração inicial dos primeiros momentos de paixão: encontro-me sujeito ao constante esquecimento. Não me recordo de ti nem de como as linhas se conjugam no teu rosto para formarem a imagem; não alcanço tua voz no seu timbre original; não me chega ao olfacto o aroma nu e inquietante da tua existência. Quão doloroso é amar-te sem te ter, no entanto, presente. A companhia reconfortante que a minha imaginação me pode proporcionar vê-se subitamente limitada pela fraqueza da memória táctil, pelo imperturbável afundar do pormenor, pelo deslizar constante e impiedoso do tempo. E é tão estranho, tão dilacerante, tão profano, amar-te nessa indefinição, amar-te subjugado pelo pendor da recordação.

Nascentes, afluxos de sentimentos fustigam-me a atenção incansavelmente, quase me impedindo de escutar a consciência, de me concentrar na tarefa imediata. Vivo como dentro de um sonho, e o destino, parecendo tão ao meu alcance, escapa-se-me como água cristalina por entre os dedos semi-cerrados de uma mão. Os acontecimentos sobrepõe-se, confundem-se, atropelam-se e atropelam-me furiosamente - e eu permito que tudo aconteça. A apatia toma conta de mim. Desmaterializo-me lentamente, dissolvo-me no espaço, aproximo-me da transparência irrisória, da pequenez das coisas sem importância. Sou uma miragem de mim mesmo. O espelho devolve-me o infinito. Defino-me em ti. Não existo. A minha força vital esvai-se com o afastamento. A saudade estropia-me o corpo, reduz-me à ambiguidade da matéria inerte tolhida pela roda implacável e turbulenta da impermanência.

Identifico e isolo: medo, urgência, insegurança, egoísmo. Mágoa e euforia, alegria e tristeza, nostalgia e serenidade. Raiva, raiva...e desespero!

Equilibro-me a custo, aterrorizado, na agonia e na necessidade de te contar; rastejo debaixo da urgência esmagadora da vontade, sem conseguir definir um rumo, uma acção. Acabará tudo um dia sem ter havido uma tentativa de resolução: o pensamento é agonizante, mas avança sem oposição. E nada direi, no entanto, no medo cobarde da rejeição, da indiferença. A ilusão é bem real, arde e queima e deixa marcas: não quero que acabe. Tão simples ("Amo-te. És tu a minha escolhida.") e tão distante. Permaneço incógnito; vivo, a partir das sombras e dos recantos, a felicidade que brota dos candeeiros no espaço aberto. O medo... o medo de não conseguir achar força suficiente para te desculpar; o medo de te condenar, ré inocente, por um homicídio cometido por mim; o medo de ouvir da tua boca as palavras "é amizade", "nunca daria certo" ou até "deixa passar um tempo" - seria como cair morto a teus pés ao ouvir de tua boca inscrições para a minha pedra tumular.

Cobiço-te como uma criança cobiça o brinquedo em destaque numa montra. Todos os dias, espremido pela agudez violenta da paixão, corro a ver o brinquedo - aquele que desejo por demais, que tem de ser meu a todo o custo, que me faz sofrer só de imaginar que está ali também ao alcance de outros. Mas tu, brinquedo, és especial: és peça única, não há mais como tu em stock, não estás à venda noutras lojas, e sei que nunca poderei consolar a tua falta com produtos substitutos. Não os há. Na verdade, tu brinquedo não estás à venda - não tens preço. És tu no fundo que vais escolher a quem queres dar a mão. É tu que decides quem vai sair premiado. Encho-me de temor.

Pensas que falo sob o efeito da embriaguez natural dos apaixonados?, da cegueira que atinge quem se vê enrodilhado em tão poderosa e doce teia? Não. Tu és bela - belíssima - muito para além do meu amor. Vi-o antes de ter sido trespassado pela flecha incandescente, e vejo-o no olhar atentos de outros. Sei o que pensam ao olharem para ti. Sei onde repousam a vista, onde descansam os sentidos, em que partes de ti soltam rédea ao desejo e à volúpia. Encho-me de temor.

Por vezes penso no futuro como se fosse um passado. Parece irreal, mas sabe a doces memórias - imagino que estou velho e que ao abrir uma janela, ao desviar a cortina, lanço um olhar ao passado. Vejo através da vidraça, envolta numa claridade celestial, aquela planície da nossa vida conjunta; uma existência carregada de felicidade, de momentos de alegria partilhados, de flores e harmonia e sorrisos. E depois penso em como tudo começou. A curiosidade, o fascínio natural - o encanto - revelado na tua presença, e em como subitamente tudo evoluiu para uma estranguladora obsessão.

Este documento é para ti, este cantar de criação em teu redor; pode ser que um dia te encontre as mãos e se revele aos teus olhos, figura graciosa, eixo de paixão. Pode ser que nesse dia me ache dominado por uma espécie de loucura e te resolva revelar a minha única lucidez: Amo-te.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

elsefire
Encadernado a Couro

Re: Amar na primeira pessoa

Postby elsefire » 16 Jun 2006 14:51

Eu gosto. Aliás tem requintes poéticos ali pelo meio:
-"eixo de paixão" bestial.
e existem mais.

Um senão parece-me por vezes que o texto é pouco sereno(ok talvez não fosse para ser admito) e demasiado repetitivo na mesma ideia.

Agora cingindo-me ao mais concretamente, dou enfoco a esta frase:"Cobiço-te como uma criança cobiça o brinquedo em destaque numa montra", acho que prefiro a metáfora à comparação e por isso escreveria da seguinte forma:" És o brinquedo em destaque numa qualquer montra da cidade."
e depois mais à frente continuaria:"Todos os dias, espremido pela agudez violenta da paixão, corro a ver o brinquedo - aquele que desejo por demais,". evitava-se a repetição da ideia e alterava-se para melhor(digo eu) a figura de estilo.
já agora digo que o título é extraordinário.
aprincípio pensei que fosse algum escrito egocentrista mas depois vejo que não.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 16 Jun 2006 17:55

elsefire wrote:Um seão parece-me por vezes que o texto é pouco sereno(ok talvez não fosse para ser admito)

É propositado.

e demasiado repetitivo na mesma ideia.

Também é propositado, embora admita que fique cansativo o andar tanto às volta com as mesmas ideias. Foi para dar um pouco a ideia do "inferno obsessivo" a que as coisas podem chegar.

Agora cingindo-me ao mais concretamente, dou enfoco a esta frase:"Cobiço-te como uma criança cobiça o brinquedo em destaque numa montra", acho que prefiro a metáfora à comparação e por isso escreveria da seguinte forma:" És o brinquedo em destaque numa qualquer montra da cidade."
e depois mais à frente continuaria:"Todos os dias, espremido pela agudez violenta da paixão, corro a ver o brinquedo - aquele que desejo por demais,". evitava-se a repetição da ideia e alterava-se para melhor(digo eu) a figura de estilo.

É, no mínimo curioso, mencionares isso. Eu andei um pouco às voltas a pensar em como havia de juntar ao texto a ideia do brinquedo/urgência na "aquisição"... Acabei por me decidir por uma via diferente da tua. :rolleyes: Acho que preferi expor directamente a associação à palavra "criança", talvez porque faço mais tarde também uma ponte para a terceira idade (ou algo parecido)...

Thanks for the comment!

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Maloveci
Livro de Bolso

Postby Maloveci » 17 Jun 2006 00:00

Samwise wrote:Pode ser que nesse dia me ache dominado por uma espécie de loucura e te resolva revelar a minha única lucidez: Amo-te

Gostava de me exprimir dessa forma, mas não posso, não posso ... Era entregar o resto de amor próprio que ainda me resta :( :(

Boa Sam ;) Estes são daqueles que me "tocam".
<!--coloro:#0000FF--><span style="color:#0000FF"><!--/coloro-->Desabafas??? Eu também... Estou aqui: <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--coloro:#9932CC--><span style="color:#9932CC"><!--/coloro-->maloveci@jamaicans.com<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Venom
Encadernado a Couro

Postby Venom » 19 Jun 2006 11:31

Gostei, está repleto de momentos geniais por todo o texto. Não irei falar do que já foi "dito" e "apontado". Mais uma vez quero dizer que gostei do modo como descreves as coisas ao longo do texto.É grande mas gostei de o ler. Não me leves a mal, mas sinceramente perfiro os teus textos "fictícios". :tu:
no sci-fi masterpiece depicts an AI that, upon coming online and searching its database in an effort to better understand mankind, responds by shouting, “You guys are awesome! We should get nachos!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 22 Jun 2006 16:14

Pode não parecer, mas este texto transpira a fictício... (tem como é natural, ideias muito reais, mas ainda assim...).

Mas eu entendo o que referes, Venom... gostas mais das ficções não contemplativas, por assim dizer.

Maloveci, este texto foi construído (não há outro termo) para "tocar". E como o Pedro Farinha dizia num texto seu... isto é uma espécie da auto-crítica... um exame a mim próprio (e nesse sentido o sub-título impõe-se logo no início), para não me poder furtar a determinados sentimentos.

Era entregar o resto de amor próprio que ainda me resta

Também entendo muito bem o que queres dizer aqui....Isto só me faz lembrar o título do poema do Lyquid... "No Dia da Minha Morte"...

Obrigado a todo pelos comentários.

Sam

Return to “Samwise”