Ó Morte, ao que vens?

Samwise
Realizador

Ó Morte, ao que vens?

Postby Samwise » 06 Jul 2006 11:59

Baseado vagamente em trabalhos dos autores: Ancalagon, Venom e Agnor

Segundos para o embate...

[Do lado de fora]

Apeia-se a custo do elevador, fecha a porta-em-harmónica atrás de si e, depois de fazer habituar a vista à escuridão, olha em redor. O espaço é estreito, pouco mais largo que a distância entre os seus ombros, e recorta-se aqui e ali com as entradas para as habitações. Distingue a letra J por cima de um porta ao fundo do corredor. Dirige-se até lá.
Há um tapete castanho, gasto, feito de corda e pelo sintético, a dormir em frente à porta. Várias moscas que aí repousam levantam voo quando o mensageiro das trevas se aproxima. Há uma campainha de plástico creme, redonda, com o botãozito de trriim pendente no centro, à direita da porta.
O vulto não a utiliza.
A música produzida pelo bater contínuo dos nós dos dedos sobre a madeira envernizada - duas ou três vezes por cada chamamento - é um dos raros prazeres a que ainda se permite desfrutar. Inebria-o deveras aquele som, "nóque-nóque", e a ressonância inquisitória que produz nos cérebros das pessoas que habitam para lá das portas. Substituir aqueles sustenidos graves, naturais e harmoniosos, pelo som estridente dos aparelhos campaínhicos seria como desatar a tocar concertina na ópera de Viena a meio de uma valsa de Strauss.
Ergue a mão, uma junção sobrenatural de carpos e metacarpos, bate ao de leve e aguarda. Minutos e nada. Dispõe de tempo. Todo o tempo do mundo... mas bate novamente, com mais força. Passos ao fundo... uma sombra atravessa-se na frincha por baixo da porta; a claridade que escapa pela monócolo-vigia desaparece subitamente.

- - -

Round 1 - The Grim Reaper vs The Ugly Maiden

[Do lado de dentro]

Hmmm? Mas que caralho quererá este palhaço! ‘Inda faltam uns meses p’ró Carnaval... Virou a cabeça e berrou: "Ó Zé... Zé...! Está aqui um pacóvio de aspecto esquisito à porta."
"Manda-o dar uma curva", ouviu-se ao longe.
"Quem é?", perguntou a mulher, através da porta.
"É aqui que mora o senhor José António Caruncho Perdigão?"
"Não sei... depende. Ao que vem?"
"Venho para o levar."
"Para o levar? Para o levar para onde? É da polícia? Olhe que não foi ele que assassinou o catraio. Ele nem tem fusca sequer..."
"Para o levar para o outro mundo. Personifico a Morte."
"Olhe... vá mazé gozar c'o caralho, 'tá bem. Muito boa tarde, então."
"Espere! Isto não é uma brincadeira. Estou a falar muito a sério."
"Pois se é morte, porque é que está a bater-me à porta, hã? Não tenho nada a ver com os seus assuntos."
"Não tem agora, mas terá um dia, não duvide. Estou a bater porque necessito de autorização para agir. Não posso levar comigo ninguém que não queira ir de livre vontade..."
"Essa é boa, sim senhor... ir de livre vontade... então e tem tido muitas aceitações?"
"Não tenho tido recusas. Sou muito persuasivo."
Lá de dentro: "Ó Maria... mas quem é? Já te disse para mandares o gajo dar uma curva!"
"Ó Zé... hás-de ouvir este tipo a falar, que tem muita graça..."
"Vê lá é se não é algum bófia disfarçado..."
"Ó senhor que vem da morte... tire lá o capuz e mostre-me essa carantonha..."
"Lamento. O meu rosto só os mortos podem contemplar."
"Então e uma identificaçãozita, não há? Como é que eu sei que está a dizer a verdade?"
"Terá de se contentar em acreditar na minha palavra. A morte não mente. Quando aparece é para matar. O meu assunto não é consigo, todavia. Desejo falar com o senhor José Pe..."
"Não é comigo??!! Como que não é comigo? Nesta casa quem manda sou eu... ninguém entra aqui sem a minha autorização, tás'ouvir, ó morte dum caneco!"
"O senhor José Perdigão, por favor."
"Vai pró raio que ta parta, aldrabão da treta."
"Esperarei até que ele saia, então."
"Faz como quiseres, ó palhaço. Vais ficar aí fora muito tempo, já t’aviso."
Lá de dentro: "Ó Maria, mas que porra, ainda aí estás? Daqui a pouco obrigas-me a levantar, foda-se, e olha que não me queres ver levantado. Vai-me já é buscar uma cervejola a frigorífico, q'esta aqui já s'acabou!"
"Anda cá, ó Zé, q'io gajo diz que é a morte... e... e que está aqui para te matar."
"Quê?"
"Anda cá e fala tu c'o gajo, q'eu já perdi a paciência..."
"Se vou aí para me chatear, a seguir levas na tromba, 'tás m'ouvir? Vou-te às fuças cá c'uma pinta..."
"Anda cá falar c'o tipo, porra!"

---

[Do lado de fora]

Novamente passos a aproximarem-se da porta, desta feita mais pesados - o som de botas à vaqueiro, botas à "pintas". A sombra que paira por baixo da porta desaparece de repente, como se tivesse sido empurrada para o lado. O baque de algo pesado a desabar sobre uma carpete faz-se ouvir: "Plófe" - "Ai, bruto d'um cabrão! Já me fodestes o joelho.". Uma sombra diferente aparece a cobrir a linha de luz horizontal.

---

Round 2 - The Grim Reaper vs J.P.

[Do lado de dentro]

"Então, diga lá o que vem a ser isto?"
"É o senhor José António Caruncho Perdigão?"
"O próprio."
"Represento a Morte. Estou aqui para o levar. É chegada a sua hora."
"Deves estar à espera que eu te abra a porta, não? Na volta tens aí uns manos escondidos nas escadas para me assaltarem a casa, é o que é!"
"Sai de livre vontade ou prefere arcar com as consequências?"
"Hã? Olha cá, chaval, nem vale a pena estares com essas conversas. Eu já vi muita gente a morrer e nunca te vi lá ao pé..."
"Eu só apareço em determinadas situações... como por exemplo enfartes de coração derivados de congestões alimentares... por falar nisso, o que é que comeu hoje ao almoço?"
"Pira-te daqui p'ra fora. Tens dez segundos. Depois disso vou buscar o cão e solto-te às canelas."
"Não foi por acaso cozido à portuguesa, acompanhado de pão alentejano e umas fresquinhas para regar o feijão, ou terá sido"
Para dentro: "Ó Maria, puta do caralho, então 'tivestes a dizer ao gajo o que comi ao almoço? Mas que porra é esta?"
Lá de dentro: "Eu na disse nada! Nem abri a boca, carago! Que mau feitio que tens..."
De fora: "Senhor José Perdigão, aceite o seu destino, de hoje não passa."
"Ah, sim? Então e onde está a minha certidão de Óbito?"
"Isso vem depois - é um caso com a lei deste mundo. Primeiro morre-se, depois a certidão. Há todo um caminho lógico para o procedimento legal."
"Tou a ver...Vamos fazer assim: tu ficas aí fora quietinho, ou vais-te embora, se quiseres, tanto me faz, e eu fico aqui dentro à espera, a ver se morro. Se até ao fim do dia não morrer, então solto-te o cão em cima."
"Não pode ser. Para morreres tens de me dar a mão de livre vontade. Se não o fizeres, o teu corpo desfalecerá com a alma lá dentro, tornar-te-ás um morto-vivo, e depois ninguém te pode valer. Vais para o caixão plenamente consciente."
“Pá, não parece assim tão mau… um morto-vivo. Como aqueles que aparecem todos rotos nos filmes…”
“É uma perspectiva. Outra é que os mortos-vivos não se conseguem mexer. O corpo torna-se hirto, mas a alma subsiste, como que aprisionada, consciente, a sentir tudo o que se está a passar… Dizem que a parte pior é a autópsia, e que depois disso, a eternidade são favas contadas…”
"Olha lá, não tens mais marmelos para ir chatear? Hoje só morro eu?"
"Há outros como eu por aí..."
"Balelas. Olha que hoje não é dia das bruxas... Se és a morte, porque é que não atravessas a porta como aquele super-herói, o homem invisível? Olha, digo-te o que vou fazer: vou soltar o cão, que fica já o problema resolvido."
"Como queiras."

----

O Juri decide...

[Do lado de fora]

Passos a afastarem-se da porta. De repente, um berro aflito, o gorgolejar de uma tentativa de vómito e o ruído abafado de mais um corpo a beijar o tapete.
"Ó Zé! Ó Zé! Mas o que é que tens... pareces um caranguejo desarticulado... AiAi - ACUDAM - ACUDAM"

---

[Do lado de dentro]

“Nóque-nóque”. A mulher abre a porta e recua dois passos, aterrorizada. A visão do estranho à sua frente obriga-a a cobrir a boca com as mãos. Primeiro entra a lâmina, uma espécie de foice-não-tão-curva suportada na ponta de uma cabo-lança, por sua vez suportado por uma mão de esqueleto. Depois entra o vulto; parece que desliza, em vez de caminhar. O vulto ajoelha-se e estende a mão ao condenado, que a aceita sem hesitações.
Num último esforço, J.P. levanta a cabeça e murmura: "Maria, falas disto a alguém e venho cá pessoalmente arrear-te os cornos com porrada..."

FIM

[img]http://img473.imageshack.us/img473/271/thegrimreaper14xz.png[/img]
the grim reaper

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Venom
Encadernado a Couro

Re: Ó Morte, ao que vens?

Postby Venom » 20 Jul 2006 18:17

:rofl2: Está aqui um texto interessante. Penso que é evidente que parte do teu texto baseaste no meu. Gostei do contraste entre as varias personalidades, e a forma como o "grim" reage. Estás de parabéns.
no sci-fi masterpiece depicts an AI that, upon coming online and searching its database in an effort to better understand mankind, responds by shouting, “You guys are awesome! We should get nachos!

Aignes
Enciclopédia

Postby Aignes » 20 Jul 2006 19:31

Bem, o grim reaper acabou por ter razão.. :mrgreen4nw:

Gostei da diferença entre o discurso, das visões das personagens, da história em si, e também dos títulos de cada parte.. :thumbup:
«The force that through the green fuse drives the flower
Drives my green age; that blasts the roots of trees
Is my destroyer.
And I am dumb to tell the crooked rose
My youth is bent by the same wintry fever.»

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 21 Jul 2006 09:30

Bom... isto foi um tipo de reacção completamente diferente da que eu estava à espera.
Sinceramente, contava uma recepção muito mais fria e cruel.
Por várias razões: o disparate pegado que é tudo isto, o uso mais que intensivo de calão, as onomatopeias em "português tradicional", a tentativa de ter graça que podia não resultar de todo, os títulos de um combate de boxe colocados em inglês, aquele tratamento marido-mulher tão nosso português... enfim...

Repararam na diferença de tratamento da terceira para a primeira pessoa que às tantas a morte adopta? Acho que já estava farta de formalidades :biggrin:.

Obrigado pelos vossos comentários. São eles o sal do entusiasmo.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Return to “Samwise”