Cemitério

Samwise
Realizador

Cemitério

Postby Samwise » 10 May 2007 11:29

Cemitério

A imagem é esta: o homem aproximando-se ao longe, desfocado como que por uma lente fixa num objecto menos distante. O halo de transpiração em redor da figura vai ganhando nitidez, fundindo-se ao centro, à medida que ele mais perto, a cada metro reduzido. Caminha todos os dias até mim

(estou no meio do nada, sentado na terra, alguns tufos de relva despontam aleatórios, um joelho dobrado onde abraço e descanso as costas redondas, uma perna esticada de bota na ponta, o cabelo largado ao vento, sentindo-se que existe um quando sopra o outro)

no seu fato formal de gato-pingado que cheira a naftalina e a traças de roupeiro, calças cinzentas escuras, jaqueta preta em cima de colete em cima de camisa que só distingo na brancura do colarinho, sapatos escuros, enlameados, confortáveis como que ténis, e a enxada movendo-se com as ancas, assente no vale do ombro, segura pela dobra do pulso da mão que nos dedos prende um cigarro. O fumo perde-se de vista logo que lhe sai da boca. Árvores de cemitério, frondosas e esguias, frias como o vento que entre elas passa, alinham-se numa postura militar severa dos dois lados da estrada. Bolotas espalhadas no chão. Dão-nos vontade de as pontapear, de as mandar para longe junto com as recordações obsoletas. E por detrás, um imenso mar de lajes brancas sujas de fungos e de inscrições que nunca chegarão a seu destino - não há correio que faça o serviço. Alguns véus negros debruçam-se sobre o passado, colocam flores, limpam as ervas daninhas dos lençóis de pedra, falam com os mortos que ainda vivem dentro de si.

O coveiro chegou. Atira o cigarro fora depois de uma última e mais sofrega inspiração e pisa-lhe o arder.

Mostro-lhe a flor que arranquei há uns meses da terra. Ele assente com a cabeça um entendimento vago de veneração pela dor - faz isso todos os dias, comigo, com outros desgraçados, leva treino e experiência -, o olhar revela uma empatia presa no anzol da profissão. Retira a enxada do ombro, o casaco de cima, arregaça as mangas, cospe para a mão, esfrega-a na outra, e afasta as pernas enquanto aguarda o meu sinal. Deito-me então no chão húmido à sua frente, desabotoo da camisa, e com o dedo aponto no peito o local exacto - como se ele o não soubesse do hábito diário, como se a cicatriz não o revelasse mesmo que ele o não soubesse. Um golpe profundo, terra que se retira, uma pétala que se solta. Sobram poucas. Seguro o meu amor nos lábios, pelo caule, enquanto me vou levantando novamente, a seiva sabe a ácido de bateria, a memória sabe a fel. Há muito que o sangue não brota da ferida. Vai secando como toalha muda pendurada na corda trágica do tempo.

Desfocando-se...

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Aignes
Enciclopédia

Re: Cemitério

Postby Aignes » 13 May 2007 23:50

Samwise wrote:no seu fato formal de gato-pingado que cheira a naftalina e a traças de roupeiro, calças cinzentas escuras, jaqueta preta em cima de colete em cima de camisa que só distingo na brancura do colarinho, sapatos escuros, enlameados, confortáveis como que ténis, e a enxada movendo-se com as ancas, assente no vale do ombro, segura pela dobra do pulso da mão que nos dedos prende um cigarro. O fumo perde-se de vista logo que lhe sai da boca. Árvores de cemitério, frondosas e esguias, frias como o vento que entre elas passa, alinham-se numa postura militar severa dos dois lados da estrada. Bolotas espalhadas no chão. Dão-nos vontade de as pontapear, de as mandar para longe junto com as recordações obsoletas. E por detrás, um imenso mar de lajes brancas sujas de fungos e de inscrições que nunca chegarão a seu destino - não há correio que faça o serviço. Alguns véus negros debruçam-se sobre o passado, colocam flores, limpam as ervas daninhas dos lençóis de pedra, falam com os mortos que ainda vivem dentro de si.

Que imagem tão intensa...fica gravada enquanto lemos, a 'enxada segura pela dobra do pulso da mão que nos dedos prende um cigarro'.

Mais uma pequena prosa que adorei :wink:
«The force that through the green fuse drives the flower
Drives my green age; that blasts the roots of trees
Is my destroyer.
And I am dumb to tell the crooked rose
My youth is bent by the same wintry fever.»

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 May 2007 13:09

Obrigado, Aignes.

Já estive a cuscar o teu blog, e também gostei muito do que li (li tudo... lol).

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Venom
Encadernado a Couro

Postby Venom » 15 May 2007 13:50

Ainda não tinha comentado o texto, apesar de já o ter lido. Li-o duas vezes, gostei da imagem que apresentas, mas curiosamente não a compreendo :dry: . Talvez tenha de reler.
no sci-fi masterpiece depicts an AI that, upon coming online and searching its database in an effort to better understand mankind, responds by shouting, “You guys are awesome! We should get nachos!

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 15 May 2007 15:20

Venom, acabaste por me alertar para uma coisa mais que óbvia (e que eu não estava ao corrente): às vezes escrevemos coisas de significado tão pessoal que acabamos por não perceber que podem não ser facilmente interpretadas pelos leitores... :sad:

Talvez isto te ajude a compreender melhor a enorme metáfora que começa com "A imagem é esta": o texto trata do lento, inexorável, e desgastante efeito do tempo sobre do sentimento do amor; os pedacitos de felicidade que vão desaparecendo sem que nada possamos fazer, alguns até mesmo debaixo do nosso nariz, com o nosso consentimento, até que um dia já não resta mesmo nada. É o ver a vida a sumir-se por entre os dedos.

Associação ao cemitério pelo sentimento de perda, associação ao coveiro pela dor que a cada dia é maior/menor...

Sam

Venom
Encadernado a Couro

Postby Venom » 15 May 2007 17:26

Vistas as coisas dessa maneira já consigo perceber melhor o texto. Diga-se,também, que não sou o melhor dos interpretadores.
no sci-fi masterpiece depicts an AI that, upon coming online and searching its database in an effort to better understand mankind, responds by shouting, “You guys are awesome! We should get nachos!

Aignes
Enciclopédia

Postby Aignes » 15 May 2007 22:40

Obrigada, Sam. :smile:

E depois dessa explicação tenho de ler o texto outra vez...eu li algo completamente diferente. Se bem que isso não seja necessariamente mau, cada um conseguir ler diferentes coisas é até fascinante.
«The force that through the green fuse drives the flower
Drives my green age; that blasts the roots of trees
Is my destroyer.
And I am dumb to tell the crooked rose
My youth is bent by the same wintry fever.»

Return to “Samwise”