Miguel Esteves Cardoso

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Bugman
Edição Única

Miguel Esteves Cardoso

Postby Bugman » 26 Jan 2011 12:10

Mais do que dissertar sobre MEC, um dos autores portugueses que leio com agrado há mais tempo, vou deixar que ele nos mostre um pouco de si.

Recentemente cruzei-me com um entrevista de MEC (conduzida por Carlos Vaz Marques) à revista Ler em Novembro de 2008. Gostei bastante e podem vê-la aqui. Abaixo seguem alguns extractos.

Miguel Esteves Cardoso wrote:Uma coisa má –mesmo que seja para pasmar com o mau que aquilo é – gosto de a abrir,
porque não resisto a ler. Prefiro ler um mau livro a fazer outra coisa qualquer

Miguel Esteves Cardoso wrote:A frase é uma coisa demasiado desprezada. Afrase: o predicado, o sujeito, não sei quê. Não é o parágrafo. É a frase. A pontuação. A sintaxe. Estas coisas todas de que agora ninguém fala. A moda agora é que qualquer pessoa escreve e escrever é encher o papel.

Miguel Esteves Cardoso wrote:Mal escritos no sentido de serem convencidos da sua própria grandeza, da importância do que ele diz. É uma espécie de declaração ao mundo. Não uma história. Não um romance.

Miguel Esteves Cardoso wrote:À medida que se vai lendo e vivendo, essa defesa deixa de ser necessária. Portanto, isso que parece ser crueldade, quando se é jovem, é antes uma forma de ignorância.

Miguel Esteves Cardoso wrote:Se tirarmos os filhos da puta da literatura e da pintura ficamos com nada. Se se tirarem os bêbados fica-se com zero. Se deixarmos só os livros feitos por pessoas que se portavam bem, tratavam bem a mulher, eram bons amigos e pagavam as contas a horas, ficamos só com merda.

Miguel Esteves Cardoso wrote:Porra, as pessoas não têm culpa de escrever. As pessoas não têm culpa de não ser génios.

Miguel Esteves Cardoso wrote:Essa ideia de que uma pessoa bêbada consegue escrever é um mito. No Faulkner, por exemplo, vê-se perfeitamente… Uma pessoa está a ler e quando aquilo começa a descambar e já não se percebe nada vê-se perfeitamente quando é que o álcool bateu.

Miguel Esteves Cardoso wrote:A literatura portuguesa é a poesia. Os grandes escritores são todos poetas. A não
ser a Agustina.

Miguel Esteves Cardoso wrote:O que é interessante, para mim, são os estados de espírito, a traição, o amor, o deslumbre,
a amizade.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Samwise
Realizador

Re: Miguel Esteves Cardoso

Postby Samwise » 27 Jan 2011 18:21

Não li nenhum romance dele (embora um deles em particular me apele de alguma forma) e não tenho grande paciência para ler as "crónicas" (está entre aspas porque não sei realmente se são crónicas) dele no Público, mas até gosto/gostei de ler o que já me passou pelas mãos.

A entrevista está muito boa, como é, de resto, apanágio do Carlos Vaz Marques. Quando há pessoas interessantes do outro lado, as entrevistas dele são sempre uma festa! Achei muita piada à conversa toda em torno do Saramago, Lobo Antunes e Agustina. :mrgreen:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 01 Feb 2011 13:21

Li há alguns anos um livro dele:
"As minhas Aventuras na Republica Portuguesa" ... Acho que o título é esse...

Para mim foi um pouco dificil separar o escritor do político naquele livro. Mas também, com um título daqueles, não podia esperar muito mais.

Parece-me que é daquelas pessoas que finge que não se leva a si próprio a sério. Uma espécie de Pacheco Pereira com um sorriso amarelo.

urukai
Edição Única

Postby urukai » 01 Feb 2011 19:18

Sou só eu a achar que, depois de ler a entrevista, este MEC é a contradição em pessoa?

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 01 Feb 2011 23:01

@urukai:
Então porquê?

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

urukai
Edição Única

Postby urukai » 02 Feb 2011 10:16

Bugman,

agora não posso mas logo, depois do Porto rebentar com a pouca dignidade que resta ao benfica, eu sustento melhor a minha opinião.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 02 Feb 2011 12:39

urukai wrote:agora não posso mas logo, depois do Porto rebentar com a pouca dignidade que resta ao benfica, eu sustento melhor a minha opinião.

Isso, isso, mantém a conversa afastada dos verdinhos, a ver se a coisa passa...
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 02 Feb 2011 13:56

Epá vocês não digam mal do topo gigio. É dos poucos com tomates para chamar os bois pelos nomes.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 02 Feb 2011 16:53

Thanatos wrote:Epá vocês não digam mal do topo gigio. É dos poucos com tomates para chamar os bois pelos nomes.

<_< Acho que estás enganado. Quanto aos tomates e quanto aos nomes dos bois.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 03 Feb 2011 00:27

urukai wrote:Bugman,

agora não posso mas logo, depois do Porto rebentar com a pouca dignidade que resta ao benfica, eu sustento melhor a minha opinião.

Face ao resultado do jogo, isso quer dizer que ficaremos para "todóssempre" na ignorância? :whistle:

amulhercerta
Manifesto

Postby amulhercerta » 12 Jun 2013 09:42

Para mim, este autor, tem a mania de lamber os cus das mulheres. Disfarçadamente, criticando. Não consigo entender como se deixam derreter por alguém que nos chama de "belas" mas nos acha umas "parvas". Ando a ler o livro de crónicas, já me irritei várias vezes.

Return to “Autores”