J.M.G. Le Clézio

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
nimzabo
Enciclopédia

J.M.G. Le Clézio

Postby nimzabo » 02 Mar 2011 14:33

Clézio é originário das Mauricias e tem nacionalidade francesa tendo recebido o Nobel em 2008.
Posso dizer que é um dos meus escritores preferidos se bem que ao contrário da maior parte dos escritores não tem sempre o mesmo registo.
Dos quatro livros dele que já tentei ler dois gostei muito e outros dois nem sequer acabei.
A maneira como escreve não é sempre a mesma.

Os dois de que gostei foram 'Deserto' e 'O caçador de tesouros' que têm prosa a que chamarei 'corrente' assim como belas páginas de prosa poética.
'O caçador de tesouros', salvo erro passado nas Mauricias, fala de alguém que apesar de ser pobre tem uma existência feliz e quase idilica e que deixa essa existência em busca de encontrar um tesouro (um daqueles em que é preciso cavar).
'Deserto' penso que terá ganho o prémio Goncourt e conta duas histórias passadas em tempos diferentes que vão alternando e que são passadas no norte de África, não me lembro se na Argélia. Uma delas conta a história de um rapaz que viaja pelo deserto com a família. Enquanto a outra conta a história de Lala, uma rapariga pobre que vive meio selvagem e que tem uma existência paradisíaca apesar de ser pobre. A história do rapaz refere-se a um tempo que termina com a colonização francesa no norte de África enquanto a história da rapariga reporta-se a um tempo novo que começa.
Entre estes dois livros é difícil escolher aquele de que gostei mais, têm ambos páginas belíssimas, principalmente na história de Lala. Conheço quem já tenha lido os dois e tenha preferido 'O caçador de tesouros' mas eu pessoalmente não consigo escolher.

Os dois que não consegui acabar foram 'O processo de Adão Polo' e 'A febre'. A febre é uma compilação de contos com uma prosa muito rebuscada, cheia de imagens, que requere imensa atenção ao leitor e para a qual eu não tenho pachorra. A mim parece-me um exercício de escrita. No entanto acho possível que seja do agrado de alguns de vós.
Do processo de Adão Polo, que penso ter sido o seu primeiro livro, li poucas páginas e já não me lembro bem mas sei que foi também pela escrita e talvez ainda pelas paranóias do personagem que desisti.

Um outro livro dos mais conhecidos dele é o 'Estrela Errante' que nunca li. Talvez seja o próximo que vou agarrar.

MAGG
Livro Raro

Re: J.M.G. Le Clézio

Postby MAGG » 03 Mar 2011 02:38

Deste autor ainda só li "A música da fome". Um livro do qual tenho impressões distintas em relação à primeira metade da história ( que gostei bastante ) e à segunda ( da qual não tenho nenhuma recordação marcante ) .
Mas os livros que indicaste anteriormente estão na minha wishlist há algum tempo.

Return to “Autores”