José Saramago

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Pedro Farinha
Edição Única

Re: José Saramago

Postby Pedro Farinha » 05 Nov 2009 17:51

mascherani wrote:in a bola.pt

na Bola :see_stars: ,quando eu lia esses pasquins aquilo era só desporto, aliás quase só futebol

RuiSilva
Panfleto

Postby RuiSilva » 08 Jan 2010 22:00

Não gosto de Saramago :P
Não aprecio aquele tipo de escrita e os temas que escolhe.
Mas descobriu a galinha dos ovos de ouro, ao gerar sempre polémica.

Possuo uma Papelaria/Livraria e reconheço que até vende bem e que muita gente aprecia.

Mas ê cá nan gosto e pronto! :mrgreen:

isabel
Brochura

Postby isabel » 09 Jan 2010 01:03

RuiSilva wrote: Mas ê cá nan gosto e pronto! :mrgreen:

mas ê cá gosto e pronto! ;)
"Estrangeiro aqui como em toda a parte"

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 06 Feb 2010 01:11

Realmente de Pedra e cal... :)

E sim :( também acho que os últimos livros do Saramago não tem* a qualidade que eu esperava dele. Fiquei especialmente desiludida com as Intermitencias da Morte, pois achei o desenvolvimento da história muito fraquinho, quando em minha opinião a ideia até era excelente. E, se falas de finais precipitados, neste até senti que ele queria despachar/acabar o livro a qualquer preço. C'est la vie...e a vida não perdoa, já são 87 anos.

S.

(* alguém me explica por que razão não consigo colocar acentos circunflexos nas letras? Que irritante. <_< )

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 06 Feb 2010 02:31

Tzimbi wrote:Realmente de Pedra e cal... :)

E sim :( também acho que os últimos livros do Saramago não tem* a qualidade que eu esperava dele. Fiquei especialmente desiludida com as Intermitencias da Morte, pois achei o desenvolvimento da história muito fraquinho, quando em minha opinião a ideia até era excelente. E, se falas de finais precipitados, neste até senti que ele queria despachar/acabar o livro a qualquer preço. C'est la vie...e a vida não perdoa, já são 87 anos.

S.

(* alguém me explica por que razão não consigo colocar acentos circunflexos nas letras? Que irritante. <_< )

Aproveito para dizer que a resposta da Tzimbi acima citada pode parecer fora de contexto. No entanto viria no seguimento dum anterior post de um user que como soi dizer-se, foi Sol de pouca dura. :devil:

Entretanto, Tzimbi, podes ser mais específica com a questão da acentuação? Só te acontece com o circunflexo? Só te acontece num teclado? Para despistar o problema convinha sabermos mais alguma coisa. Para além do facto de sabermos que usas um sistema normal. ^_^
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 07 Feb 2010 01:27

Ufa, ainda bem que explicaste, Thanatos. O meu post ficou assim um pouco a puxar para o... absurdo. Tu percebeste o meu "pedra e cal", não percebeste? :)

A questão do circunflexo/acento grave só acontece no meu portátil em casa, no escritório consigo colocar acentos, portanto o problema deve ser mesmo meu e não do Fórum. Mas acaba por ser um bom exercício, evitar frases com acentos circunflexos ou graves, obriga-me a reescrever frases e pensar em alternativas para evitar erros. ;)

S.

DeVante
Panfleto

Postby DeVante » 20 Feb 2010 18:04

Eu adoro o seu tipo de escrita e é uma das minhas influências! O sarcasmo que utiliza (sem excepções) é o que mais me atrai!

Leo Turilli
Edição Limitada

Postby Leo Turilli » 20 Feb 2010 21:01

Só li o Memorial do Convento... se é que se pode chamar ler, visto que nem cheguei ao fim- adormecia sempre :cool:
Cheguei à conclusão que é um autor para não repetir, detestei a história e o modo de escrever :/

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 22 Feb 2010 11:14

Leo Turilli wrote:Só li o Memorial do Convento... se é que se pode chamar ler, visto que nem cheguei ao fim- adormecia sempre :cool:
Cheguei à conclusão que é um autor para não repetir, detestei a história e o modo de escrever :/

Não digas isso. Vais ver que mais tarde ainda mudas de ideias... e que também mudas de opinião.

(e nada me tira da cabeça que algumas influências familiares próximas te tenham sentenciado as ideias... :twisted: )
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 22 Feb 2010 11:29

Leo Turilli wrote:Só li o Memorial do Convento... se é que se pode chamar ler, visto que nem cheguei ao fim- adormecia sempre :cool:

Como eu te compreendo, como eu te compreendo... :friends:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 23 Feb 2010 12:10

Samwise wrote:

Não digas isso. Vais ver que mais tarde ainda mudas de ideias... e que também mudas de opinião.

(e nada me tira da cabeça que algumas influências familiares próximas te tenham sentenciado as ideias... :twisted: )

Bom, já que estamos no tópico do autor pego em duas opiniões divergentes para dar a minha que está, penso, algures no meio.

Não considero Saramago um grande autor. Também não sou um estudioso, apenas um curioso. Como curioso que sou apenas me passaram pela mão duas obras de Saramago, sendo elas o Memorial e o Envangelho. Nas duas vi Saramagos distintos, mas iguais.

Há um aspecto da escrita de Saramago que compreendo afasta pessoas, que é a sua irremediável tendência para não se distanciar das personagens. Esse distanciamento ocorre ao nível dos "males" que Saramago quer apontar, uma vez que vemos na personagem não traços de uma personagem, mas sim do próprio autor e isso provoca quebras. O exemplo mais flagrante será, como noutras intervenções já defendi, todo o Envangelho após a cena do Lago de Tiberíades.

Agora também reconheço em Saramago boas ideias e bons momentos de escrita. Gostei da generalidade do Memorial e nessa obra Saramago consegue disfarçar melhor os seus ódios de estimação.

De resto, não é um autor que liminarmente recuse, mas sinceramente não esperem que eu vá a correr comprar livros dele!
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Hamartia
Manifesto

Postby Hamartia » 23 Feb 2010 20:24

E o Ano da Morte de Ricardo Reis, meus senhores? Esse é, para mim, um dos marcos da literatura portuguesa.
«Es cierto que escribir me calma de a ratos, será por eso que hay tanta correspondencia de condenados a muerte, vaya a saber. Incluso me divierte imaginar por escrito cosas que solamente pensadas en una de esas se te atoran en la garganta, sin hablar de los lagrimales; me veo desde las palabras como si fuera otro, puedo pensar cualquier cosa siempre que en seguida lo escriba, deformación profesional o algo que se empieza a ablandar en las meninges.»

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 24 Feb 2010 10:47

Hamartia wrote:E o Ano da Morte de Ricardo Reis, meus senhores? Esse é, para mim, um dos marcos da literatura portuguesa.

Estou contigo, H. !!!! :bbde:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

DeVante
Panfleto

Postby DeVante » 02 Mar 2010 18:53

Eu não tenho hábitos de leitura assíduos, mas recordo-me que devorei As Pequenas Memórias em 5 dias nas férias de Verão. Aquele livro é mágico e quando se chega ao fim apetece voltar ao início e ler tudo de novo.

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 18 Jun 2010 13:57

Tzimbi wrote: C'est la vie...e a vida não perdoa, já são 87 anos.

:( :( :(

Queixei-me dos últimos livros dele, mas ainda mantinha a ténue esperança de voltar a ler um Grande Livro dele... :(

S.

Return to “Autores”