Paul Auster

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Riobaldo
Edição Limitada

Re: Paul Auster

Postby Riobaldo » 27 Jul 2005 19:25

Eu não li nada dele ainda. Posso apenas dizer que o meu irmão leu "A noite do oráculo" e gostou bastante. O meu irmão tem 14 anos.
www.revistaantologia.com

Dalilah
Comic Book

Postby Dalilah » 28 Jul 2005 08:07

Eu acabei à pouco tempo "A noite do Oráculo" e acredito que Paul Auster é um verdadeiro, grande escritor. É verdade que o livro é de leitura fácil, mas é também envolvente e tem um desenvolvimento fantástico. Ainda quero ler mais livros dele até me pronuciar sobre ele como escritor, mas por enquanto, o veredicto é :tu: !
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."<br><br>Cumprimentos,<br><br>Dalilah

akasha867
Rascunho

Postby akasha867 » 30 May 2006 04:23

saudaçoes

li de auster o palacio da lua; a musica do acaso; leviathan; a noite do oraculo; o livro das ilusoes. e acho que nao é um genio nem é um mau escritor anda no meio, e pelo menos nos livros que li ele faz sempre as mesmas historias, algo acontece na vida da personagem (ou morre a familia ou ganha muito dinheiro) e a personagem vai numa viagem ate chegar a um ponto onde nao desce mais e depois ha algo que acontece e apersonagem indireita-se e continua a viver mas nunca fica igual ao que era antes. é como se fosse uma receita, ia me esquecendo de outra a personagem geralmente tem algo a ver com a escrita, ou é escritor ou envolve-se em algo relacionado.

akasha

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 16 May 2007 11:17

Bem, não sei se é muito apropriado ir buscar um tópico bem antigo, mas cá vai...

Em relação ao "bom escritor ou leitura fácil?" só quero fazer uma pergunta: um bom escritor tem de ter uma escrita difícil? Já para não questionar o que é um bom escritor... Pois o que é bom para mim, pode não ser para outros.
Quanto ao Paul Auster, como disse na minha apresentação, é um escritor que leio com alguma regularidade e que aprecio muito. É certo que não li a obra toda dele, mas dos que li não houve um que me tivesse desiludido.
E sim, a sua escrita é fácil de ler, mas também porque as suas histórias prendem o leitor.

Aconselho vivamente os livros deste autor, em especial um que normalmente é visto como uma obra menor do Auster, No país da últimas coisas (In the country of last things). Um retrato de um mundo negro, distópico...
"These are the last things, she wrote. One day they will disappear and never come back."

S.

canochinha
Livro de Bolso

Postby canochinha » 06 Jun 2007 15:39

Do Paul Auster, apenas li "O Livro das Ilusões". Gostei muito, achei diferente e original... é uma história muito agradável, tal como a escrita.
<a href="http://estante-de-livros.blogspot.com/" target="_blank">Estante de Livros</a>

anavicenteferreira
Edição Limitada

Postby anavicenteferreira » 06 Jun 2007 16:29

Tzimbi wrote:Bem, não sei se é muito apropriado ir buscar um tópico bem antigo, mas cá vai...

Em relação ao "bom escritor ou leitura fácil?" só quero fazer uma pergunta: um bom escritor tem de ter uma escrita difícil?

Não há tópicos antigos, só tópicos relevantes ou não para o momento. E essa é uma excelente questão, aliás anda por ai muito boa gente incapaz de distinguir o complexo do complicado e o simples do simplista. Mas penso que já disse isto antes, num tópico bem mais inflamado do que este. É uma doença comum, achar que quem escreve frases retorcidas e utiliza vocabulário complicado (mesmo que o faça com incorrecções atrozes) é que escreve bem. Até agora, o único remédio que encontrei é mandá-los ler Hemingway. De preferência no original.
Ana

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 02 Oct 2007 19:37

Paul Auster na Bulhosa

Paul Auster é, sem dúvida, um dos grandes nomes da literatura norte-americana contemporânea. Este "Poemas Escolhidos / Selected Poems" com tradução de Rui Lage, revela uma faceta menos conhecida do autor, a de poeta, que foi uma opção no início da sua carreira, depois de ter alcançado grande sucesso. Para quem já conhece, este é um livro incontornável. Recomenda-se seriamente.

O vencedor do Prémio Literário Príncipe das Astúrias 2006 vai estar na Bulhosa do Campo Pequeno, dia 4 Outubro, entre as 12h e as 13h, para uma sessão de autógrafos.

(Newsletter da Quasi Edições)

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 04 Oct 2007 13:27

Acabadinha de chegar da Bulhosa... :thumbup:
Um grande obrigada pela informação, Acrisalves! Ando sempre longe das notícias e se não fosse o teu post teria perdido mais uma oportunidade de conhecer o Sr. Auster em carne e osso. :notworthy: Escusado será dizer que é um dos meus autores preferidos.
O único problema foi que quebrei a minha promessa de não comprar mais livros até o Natal. Ups!

S.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 04 Oct 2007 16:59

Na próxima revista "Time Out", uma publicação muito recente no panorama nacional (saiu o segundo número nesta última quarta-feira), vem um "artigo" dedicado a este autor.

Sobre a "Time Out" em si, um quase-excelente magazine cultural sobre Lisboa, tenho mais coisas a dizer, mas fica para outra altura e para outro tópico, que agora não tenho tempo... :rolleyes:

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Dharma
Enciclopédia

Postby Dharma » 04 Oct 2007 17:03

Eu gostei do "Timbuktu" e também não desgostei do "Leviathan". Tenho lá "A noite do oráculo" para ler (emprestado pelos pais).

Dharma
"The mind is its own place, and in it self
Can make a heaven of hell, a hell of heaven."

Annabel_Lee
Comic Book

Postby Annabel_Lee » 24 Oct 2007 23:01

Eu gostei bastante da trilogia de Nova Iorque. De resto, não é preciso um autor revestir-se de uma tremenda opacidade hermenêutica para ser bom. Antes pelo contrário, o que é difícil é ser-se bom e ser-se simples ao mesmo tempo.
<!--coloro:#800080--><span style="color:#800080"><!--/coloro--><b><a href="http://umadevastacao.blogspot.com/" target="_blank">http://umadevastacao.blogspot.com/</a><a href="http:///bhttp://umadevastacao.blogspot.comb" target="_blank"></b><b></a></b><a href="http://<a%20href=" target="_blank"><br /><!--coloro:#800080--><span style="color:#800080"><!--/coloro--></a><!--colorc--></span><!--/colorc--><br /><br /><!--colorc--></span><!--/colorc-->

Charlie
Brochura

Postby Charlie » 04 Aug 2009 00:46

"Bom escritor ou fácil leitura?"
Mas que raio de pergunta é esta? Ser bom escritor significa escrever livros de difícil leitura? E livros de fácil leitura significam que foram escritos por maus leitores? Mas onde raio foi buscar essa conclusão?

Paul Auster é um bom escritor. Fácil leitura? O que é isso? É fácil de se ler, e Saramago também. As interpretações e a compreensão do livro é que pode não ser fácil. No caso deste escritor arrisco-me a dizer que não é tão fácil assim, ainda que ele ajude o leitor a perceber a mensagem que quer passar (ao contrário de Kafka, no "Metamorfose", por exemplo).

Mas gostava de ler uma respsta. :smile:

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 04 Aug 2009 09:19

Charlie wrote:"Bom escritor ou fácil leitura?"
Mas que raio de pergunta é esta? Ser bom escritor significa escrever livros de difícil leitura? E livros de fácil leitura significam que foram escritos por maus leitores? Mas onde raio foi buscar essa conclusão?

Paul Auster é um bom escritor. Fácil leitura? O que é isso? É fácil de se ler, e Saramago também. As interpretações e a compreensão do livro é que pode não ser fácil. No caso deste escritor arrisco-me a dizer que não é tão fácil assim, ainda que ele ajude o leitor a perceber a mensagem que quer passar (ao contrário de Kafka, no "Metamorfose", por exemplo).

Mas gostava de ler uma respsta. :smile:

:thumbsup:
É a primeira vez que vejo uma comparação entre Auster e o Kafka.
Acho que a pergunta parte do principio que a mensagem contida num livro não deve ser apenas aquela que se depreende de uma leitura apressada.

Return to “Autores”