Ayn Rand

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Samwise
Realizador

Re: Ayn Rand

Postby Samwise » 23 Jun 2013 23:57

O The Master está longe do melhor que o PTA já conseguiu, mas não deixa de ser uma valente pancada nas ideias da cientologia, para quem conseguir ler nas entrelinhas. Tenho pena que as personagens sejam tão fortemente desequilibradas e distantes daquilo que será um normal mínimo de sanidade mental (mesmo que tal noção não seja objectivA). A ideia compreende-se: na base de um culto absurdista só podem estar mentes perturbadas, mas creio que essa escolha tão deliberda afasta também uma boa parte da possibilidade de haver uma narrativa minimamente coesa e sustentada...

Quanto à cientologia, chamem-lhe o que quiserem, mas para mim é mais uma prova da capacidade inesgotável do ser humano em enganar o próximo, e sacar-lhe uns cobres, com base na ideia de que o vai ajudar a tornar-se uma pessoa melhor.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Forbidden
Capa Dura

Postby Forbidden » 24 Jun 2013 11:37

Samwise wrote:O The Master está longe do melhor que o PTA já conseguiu, mas não deixa de ser uma valente pancada nas ideias da cientologia, para quem conseguir ler nas entrelinhas. Tenho pena que as personagens sejam tão fortemente desequilibradas e distantes daquilo que será um normal mínimo de sanidade mental (mesmo que tal noção não seja objectivA). A ideia compreende-se: na base de um culto absurdista só podem estar mentes perturbadas, mas creio que essa escolha tão deliberda afasta também uma boa parte da possibilidade de haver uma narrativa minimamente coesa e sustentada...

Quanto à cientologia, chamem-lhe o que quiserem, mas para mim é mais uma prova da capacidade inesgotável do ser humano em enganar o próximo, e sacar-lhe uns cobres, com base na ideia de que o vai ajudar a tornar-se uma pessoa melhor.

Como disse, eu ainda nao vi o filme, mas parece-me que nao aborda diretamente a cientologia. Os espectadores e que tiram essas ilaçoes.

Quanto aos cultos, tenho a ideia que os lideres serao pessoas muito inteligentes e manipuladoras, mas que muitas das pessoas que seguem esses cultos entram neles porque estavam carentes e foram manipuladas pelo tal lider. Nao sei se ja viste o filme Martha Marcy May Marlene, que aborda isso mesmo.

Quanto à cientologia, só adere quem quer, e penso que toda a gente tem o direito de seguir o que bem entender. Mas é mais para ricos, diga-se de passagem.

Ja agora, ja leste algum livro da Ayn Rand? Ja li algures por aqui o teu comentario à adaptaçao cinematografica do The Fountainhead ;)
"I took a deep breath and listened to the old brag of my heart: I am, I am, I am."

- Sylvia Plath

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 24 Jun 2013 13:58

Note-se que antes de ser conhecida como cientologia andou por aí como dianética.

E sim, cada qual que aceite a lavagem cerebral que mais lhe convém. :D
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Forbidden
Capa Dura

Postby Forbidden » 02 Sep 2013 19:18

Thanatos wrote:Note-se que antes de ser conhecida como cientologia andou por aí como dianética.

E sim, cada qual que aceite a lavagem cerebral que mais lhe convém. :D

Eu li um pouco de um livro sobre a Dianética, mas não sei se vou ler mais. Entretanto peguei no Equador, do Miguel Sousa Tavares...

Já tenho o The Fountainhead, mas ainda tenho que ler o Equador primeiro. Estou um pouco apreensivo sobre ler um livro em inglês... já li o primeiro Harry Potter em inglês, e já vai à bastante tempo, mas e frustrante estar a ler uma frase e não se perceber nada... e eu que vou tantas vezes atras no livro que estou a ler para perceber bem as coisas... mas não tenho outro remedio, infelizmente este livro não tem edição portuguesa, o que e ridículo!

E a quem lê em inglês, tenho uma duvida: costumam parar para conferir o significado das palavras que não entendem, ou leem normalmente, deduzindo o significado pelo contexto ou ignorando simplesmente?
"I took a deep breath and listened to the old brag of my heart: I am, I am, I am."

- Sylvia Plath

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 03 Sep 2013 07:59

Com o tempo adquires o vocabulário todo. A partir de certa altura é como a língua mãe, são raros os termos desconhecidos que obrigam a uma consulta do dicionário.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 05 Sep 2013 20:09

Forbidden wrote:E a quem lê em inglês, tenho uma duvida: costumam parar para conferir o significado das palavras que não entendem, ou leem normalmente, deduzindo o significado pelo contexto ou ignorando simplesmente?

No meu caso são poucas as palavras que necessito de parar para ler. Normalmente acabo a frase e confirmo no dicionário.

Imagino que tens as mesmas dificuldades que tenho com o holandês e aí por vezes é preciso mesmo para na palavra. Como o T diz, com tempo começas a entrar na língua e a coisa acelera.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Forbidden
Capa Dura

Postby Forbidden » 07 Sep 2013 12:10

Bugman wrote:
Forbidden wrote:E a quem lê em inglês, tenho uma duvida: costumam parar para conferir o significado das palavras que não entendem, ou leem normalmente, deduzindo o significado pelo contexto ou ignorando simplesmente?

No meu caso são poucas as palavras que necessito de parar para ler. Normalmente acabo a frase e confirmo no dicionário.

Imagino que tens as mesmas dificuldades que tenho com o holandês e aí por vezes é preciso mesmo para na palavra. Como o T diz, com tempo começas a entrar na língua e a coisa acelera.

O problema e que o meu dicionário não e grande coisa, pelo menos já la fui mais que um vez ver uma palavra e nada <_<

Claro que eu tenho sempre a amiga internet, que tem tudo :P

- Sylvia Plath

Return to “Autores”