Lev Tolstoi

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Forbidden
Capa Dura

Lev Tolstoi

Postby Forbidden » 12 Nov 2013 19:43

Aqui fica um pouce sobro a vida e obra do autor:

"Também conhecido como Léon Tolstói ou Lev Nikoláievich Tolstói (9 de setembro de 1828 - 20 de novembro de 1910) foi um escritor russo muito influente na literatura e política do seu país.
Junto a Fiódor Dostoievski, Tolstói foi um dos grandes da literatura russa do século XIX. As suas obras mais famosas são Guerra e Paz e Anna Karenina.

Membro da nobreza, entre 1852 e 1856 realizou três obras autobiográficas: Meninice, Adolescência e Juventude.

Tolstói serviu no exército durante as guerras do Cáucaso e durante a Guerra de Criméa como tenente. Esta experiência convertê-lo-ia em pacifista.

Associado à corrente realista, tentou reflectir fielmente a sociedade em que vivia.
Cossacos (1863) descreve a vida deste povo.

Anna Karenina (1867) conta as histórias paralelas de uma mulher presa nas convenções sociais e um proprietário de terras filósofo (reflexo do próprio Tolstói), que tenta melhorar as vidas de seus servos.
Guerra e Paz é uma monumental obra, onde Tolstói descreve dezenas de diferentes personagens durante a invasão napoleônica de 1812, na qual os russos pegaram fogo a Moscovo.

Tolstói teve uma importante influência no desenvolvimento do pensamento anarquista, concretamente, considera-se que era um cristão libertário. O príncipe Kropotkin lhe citou no artigo Anarquismo da Enciclopédia Britânica de 1911.

Nos seus últimos anos depois de várias crises espirituais converteu-se numa pessoa profundamente religiosa, criticando as instituições eclesiásticas em Ressurreição, o que provocou a sua excomunhão.
Tolstói tentou renunciar as suas propriedades em favor dos pobres, mas a sua família impediu-o. Tentando fugir da sua casa morreu na estação ferroviária de Astapovo."

Fonte: http://www.wook.pt/authors/detail/id/27319

---

Acho estranho que um autor tao conhecido e aclamado nao tenha um topico neste forum. Nunca li nada dele, mas ja li por ai acerca do Guerra e Paz e Anna Karenina (deste ultimo ja sei a historia, ate porque ja vi duas adaptaçoes cinematograficas).

Gostava de saber o que os membros do forum acham das obras deste autor, e se recomendam ;)
"I took a deep breath and listened to the old brag of my heart: I am, I am, I am."

- Sylvia Plath

Bugman
Edição Única

Re: Lev Tolstoi

Postby Bugman » 12 Nov 2013 22:53

Deste nem duas páginas e com muita pena.

Quanto à fonte mais parece wook.br... Criméa em vez de Crimeia, napoleônica em vez de napoleónica.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 13 Nov 2013 13:24

Este ano li dois livros dele, o ensaio "O que é a Arte" (passei o tempo a sorrir, no bom sentido), e o Anna Karenina - obra pela qual tinha grandes expectativas e que acabou por não esta completamente à altura. Não que o tenha considerado mau, mas porque há momentos em que a "palha moralista" dedicada à questão existencial e sobretudo religiosa sobrepõe (enterra) o ritmo narrativo por completo. Talvez seja normal esperar este tipo de abordagem extra-narrativa (embora colocado na mente das personagens) num livro desta natureza, com esta abrangência social, algo que sucede também em Os Miseráveis, de Vitor Hugo, só para mencionar um autor que foi uma inspiração para o Tolstói, mas por alguma razão achei que neste caso o excesso - que se aproxima da obsessão - fez mal ao resultado.

Respondendo à tua pergunta, recomendo à mesma a leitura do Anna Karenina. É daqueles livros que tem de se ler antes de morrer. :P

Quanto ao outro, depende do teu interesse pela temática. Se sim, SIM, se não, passa ao lado. :mrgreen:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 13 Nov 2013 14:10

Samwise wrote:mas porque há momentos em que a "palha moralista" dedicada à questão existencial e sobretudo religiosa sobrepõe (enterra) o ritmo narrativo por completo.

Samwise wrote: mas por alguma razão achei que neste caso o excesso - que se aproxima da obsessão - fez mal ao resultado.

Acho curioso este comentário. Nunca li Tolstoi, mas os dois que li do Dostoievsky também me deixaram um pouco esta impressao, em particular n' O Jogador em que, se fosse um filme, praticamente haveriam grandes planos das fichas a serem jogadas alternando com as faces obcecadas dos donos das maos (o Noites Brancas tem um tom de exagero, mas mais no lado romântico da coisa, muita paixao à Amor de Perdiçao).
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Forbidden
Capa Dura

Postby Forbidden » 13 Nov 2013 14:29

Samwise wrote:Este ano li dois livros dele, o ensaio "O que é a Arte" (passei o tempo a sorrir, no bom sentido), e o Anna Karenina - obra pela qual tinha grandes expectativas e que acabou por não esta completamente à altura. Não que o tenha considerado mau, mas porque há momentos em que a "palha moralista" dedicada à questão existencial e sobretudo religiosa sobrepõe (enterra) o ritmo narrativo por completo. Talvez seja normal esperar este tipo de abordagem extra-narrativa (embora colocado na mente das personagens) num livro desta natureza, com esta abrangência social, algo que sucede também em Os Miseráveis, de Vitor Hugo, só para mencionar um autor que foi uma inspiração para o Tolstói, mas por alguma razão achei que neste caso o excesso - que se aproxima da obsessão - fez mal ao resultado.

Respondendo à tua pergunta, recomendo à mesma a leitura do Anna Karenina. É daqueles livros que tem de se ler antes de morrer. :P

Quanto ao outro, depende do teu interesse pela temática. Se sim, SIM, se não, passa ao lado. :mrgreen:

Obrigado pela opiniao :tu:
"I took a deep breath and listened to the old brag of my heart: I am, I am, I am."

- Sylvia Plath

Forbidden
Capa Dura

Postby Forbidden » 15 Nov 2013 17:13

Bem, eu encontrei duas ediçoes diferentes do Anna Karenina na biblioteca, e com traduçoes diferentes, e fiquei sem saber em qual pegar --'

Eu fiz a comparaçao entre os dois, e a primeira pagina tinha uma estrutura diferente em cada um dos livros, o que achei estranho... eu queria a que se assemelhava mais ao original, claro. Uma das traduçoes era de Saramago (que pelo que li traduziu do frances, e nao do russo), e a outra de João Neto...

Qual é que recomendam?

Sei que tambem ha uma nova traduçao (e essa acho que e mesmo do russo) da relogio de agua, mas essa nao ha na biblioteca, e o livro é carissimo <_<

- Sylvia Plath

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 15 Nov 2013 19:50

Forbidden wrote:Sei que tambem ha uma nova traduçao (e essa acho que e mesmo do russo) da relogio de agua, mas essa nao ha na biblioteca, e o livro é carissimo <_<

http://www.fnac.pt/Anna-Karenina-Lev-Tolstoi/a652681

Pá, se quiseres ler essa versão, posso-ta mandar por correio - a minha cópia só está a ocupar espaço na estante e eu não ligo mesmo nada a "bibelots"... :mrgreen:

O pior de tudo é que a comprei e nem sequer li o livro por ela - li a cópia do Projecto Gutenberg, em inglês, no e-reader, e só muito de vez em quando é que pegava na versão traduzida para comparar. :rolleyes:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Forbidden
Capa Dura

Postby Forbidden » 15 Nov 2013 19:54

Samwise wrote:
Forbidden wrote:Sei que tambem ha uma nova traduçao (e essa acho que e mesmo do russo) da relogio de agua, mas essa nao ha na biblioteca, e o livro é carissimo <_<

http://www.fnac.pt/Anna-Karenina-Lev-Tolstoi/a652681

Pá, se quiseres ler essa versão, posso-ta mandar por correio - a minha cópia só está a ocupar espaço na estante e eu não ligo mesmo nada a "bibelots"... :mrgreen:

O pior de tudo é que a comprei e nem sequer li o livro por ela - li a cópia do Projecto Gutenberg, em inglês, no e-reader, e só muito de vez em quando é que pegava na versão traduzida para comparar. :rolleyes:

Oh obrigado, mas nao e preciso ;)

Tendo duas ediçoes ao meu dispor, e uma questao de optar xD

Eu nao gosto de ler em ingles, ja tentei e é frustrante :rolleyes:

- Sylvia Plath

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 15 Nov 2013 20:14

É uma questão de habituação. E de começar pelos mais simples. :)

Forbidden
Capa Dura

Postby Forbidden » 20 Nov 2013 20:25

Samwise wrote:É uma questão de habituação. E de começar pelos mais simples. :)

Pois, talvez, mas eu tenho uma certa paranoia em nao passar a frente de coisas que nao entenda, o que faz com que volte atras na minha leitura constantemente :rolleyes: E isso é em portugues, entao em ingles nem quero pensar... bem, de qualquer modo eu tenho aqui em casa o "The Fountainhead" da Ayn Rand e um dia destes hei de dar-lhe uma oportunidade. E um livro que eu queria ler, e como nao ha ediçao portuguesa, enfim, nao tenho grande remedio...

- Sylvia Plath

Return to “Autores”