J.R.R. Tolkien

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
MAGG
Livro Raro

Re: J.R.R. Tolkien

Postby MAGG » 06 Jan 2010 18:16

pageHunter wrote:Eu gostei do Tom Bombadill no livro!!!

pageHunter wrote:A meu ver é um elemento dispensável da narrativa (tão dispensável que o Peter Jackson o dispensou do filme), mas que como tantas outras coisas acrescenta alguma coisa à riqueza que é a obra "O senhor dos aneis" como um todo.

Esta agora ... :blink:
Mas se acrescenta algo à riqueza do senhor dos anéis não é dispensável.

Quanto muito até considero um elemento muito "maduro" que fornece a visão que na guerra os lados são sempre muito subjectivos ( qual deles o melhor ou pior ) na medida em que mesmo com a vitória ou derrota de qualquer um dos lados uma guerra trás sempre consequências desastrosas. Repara que não conhecemos o desenlace da história depois da do senhor dos Anéis... Com a existência do Tom Bombadill nascem todas estas questões na mente de quem lê ( pelo menos na minha :blush: ).

Bugman wrote:A Guerra do Anel, tal como é pintada, é do tipo de guerras em que se tem de tomar lados, na qual não se pode ficar indiferente. Esta é a construção de toda a obra. Tom Bombadil não é só um enigma! É mesmo uma personagem falhada! Não é o pacifista, a menos que o pacifista seja o indiferente.

Porquê ? ... A minha visão até é muito diferente da tua ( vêr acima ). hurray pela diversidade ... que anima os debates.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 06 Jan 2010 18:20

Bom esta discussão já tem muitos anos, quase tantos como aqueles que passaram desde que li o livro pela primeira vez. Tantos até que já nem tento lutar contra o facto de ser uma minoria!

A título pessoal, o facto de o PJ não o ter incluído no filme, que acho desde já curto, foi um motivo de alegria e foi-o um pouco como a Cerridwen disse: aquilo é uma quebra! Se fosse possível deixar um livro a folhear-se sozinho, os capítulos do TB eram os que eu aproveitava para ir à casa de banho ou tomar um café sossegado, seguro que não estava a perder nada de fundamental. Mais do que a Natureza personificada (uma interpretação), mais do que o ser neutral (outra) ele nem sequer é um acessório, algo que embeleza, é isso sim uma quebra. Quando lemos a obra verificamos que ele nem nos pensamentos, nem nas acções se volta a reflectir.

Conhecendo Tolkien como conhecemos, certamente havia ali planos para algo mais mas que no final acabaram por não vingar.

Quanto às aventuras de TB, tenho o livro em português, que me ofereceram, mas quando comecei a ver muita poesia desisti (aliás nem li) e aguardo pela versão inglesa. Como não tenho um fascínio de morte pelo personagem, também ainda não procurei com muito afinco... :tongue:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Dharma
Enciclopédia

Postby Dharma » 06 Jan 2010 18:28

Concordo totalmente com o Bugman. Nunca percebi a parte de Tom Bombadil no SdA... achei aquilo uma "paragem" desnecessária na narrativa e da segunda vez que li o livro saltei a parte dele...

E tenho o livro das aventuras do TB, li-o há uma série de anos e não ficou nada na minha cabeça... nadinha.
"The mind is its own place, and in it self
Can make a heaven of hell, a hell of heaven."

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 06 Jan 2010 18:47

pageHunter wrote:Já agora... Alguém leu o livro do Tom Bombadil? O que acharam?

Dispensável e aborrecido. Passei os olhos e vi que não era coisa que me interessasse. Poemas, cantatas e rimas da Terra Média é coisa para adeptos fanáticos.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 06 Jan 2010 18:51

Bugman wrote:Bom esta discussão já tem muitos anos, quase tantos como aqueles que passaram desde que li o livro pela primeira vez. Tantos até que já nem tento lutar contra o facto de ser uma minoria!

A discussão resume a uma coisa: gostaste do personagem ou não. (e se batias no Jackon se o apanhasses pela frente :mrgreen4nw:)

Podes sempre lutar contra o facto de pertenceres a uma minoria, mas não o podes alterar. :mrgreen4nw:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 06 Jan 2010 19:04

Samwise wrote:Podes sempre lutar contra o facto de pertenceres a uma minoria, mas não o podes alterar. :mrgreen4nw:

Quer-me parecer que a minoria somos nós Sam ... :mellow:

:mrgreen4nw: ... venham eles ... :brutallsabre:

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 06 Jan 2010 20:01

Bem, vou ter de reler é? Assim a uns anos de distância parece-me que introduz sim uma alteração de ritmo na narrativa. Prejudicial ou benéfica não sei, só sei que quando vi o filme fiquei desagradado por não ter o Tom.
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

pageHunter
Edição Limitada

Postby pageHunter » 06 Jan 2010 20:34

MAGG wrote:Esta agora ... :blink:
Mas se acrescenta algo à riqueza do senhor dos anéis não é dispensável.

Uma coisa é eu ter gostado do personagem durante a leitura do livro. Outra coisa é achar o personagem essencial :whistling:
Read
Mataram o Sidónio!, Francisco Moita Flores
Different Seasons, Stephen king
The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Reading
Sunset Park, Paul Auster

Whatchlist2012@IMDB Watchlist2013@IMDB

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 06 Jan 2010 23:26

Bem, eu sempre gostei muito do Tom Bombadil, desde a 1ª leitura. Para mim o Tom personifica a natureza. E é uma personagem muito engraçada. É uma personagem "bigger than life". Quantos à acção: ele salva os hobbits das árvores, num primeiro momento. E depois, volta a fazê-lo no monte do tempo, se não me engano.

Já agora... Alguém leu o livro do Tom Bombadil? O que acharam?

Eu li. Não o achei dispensável nem aborrecido (devo ser fanática :tongue: ). São poemas à volta da personagem. O melhor é um grande poema épico que inicia o livro. Para quem a quer conhecer melhor, são engraçados. É claro que o Tolkien não é um grande poeta, mas são interessantes por desenvolverem mais a personagem. São mais um complemento para quem gosta do mundo da Terra Média.

Forbidden
Capa Dura

Postby Forbidden » 21 Jul 2013 14:27

Nunca li nada de Tolkien, mas acho que vou ler o Senhor dos Aneis. Talvez comece pra semana...
"I took a deep breath and listened to the old brag of my heart: I am, I am, I am."

- Sylvia Plath

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 21 Jul 2013 16:06

Se vais começar começa pelo Hobbit, é coisa para se despacha em três dias e ficas com um belo apanhado do autor. Foge do Silmarillion no entanto até chegares ao fim do Senhor dos Anéis e teres gostado do que leste.

Quanto a Tom Bombadil, é provavelmente um belo exemplo de desperdício de papel.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Forbidden
Capa Dura

Postby Forbidden » 21 Jul 2013 16:26

Bugman wrote:Se vais começar começa pelo Hobbit, é coisa para se despacha em três dias e ficas com um belo apanhado do autor. Foge do Silmarillion no entanto até chegares ao fim do Senhor dos Anéis e teres gostado do que leste.

Quanto a Tom Bombadil, é provavelmente um belo exemplo de desperdício de papel.

Ok, vou fazer isso então ;)

Se bem que os teus três dias é muito otimista para o meu lento ritmo de leitura xD
"I took a deep breath and listened to the old brag of my heart: I am, I am, I am."

- Sylvia Plath

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 16 Aug 2013 23:54

Acabei de ler o LotR, depois de o ter largado há três anos atrás (o Tom Bombadil tirou-me a vontade toda de ler, na altura).

Foi o melhor livro que li na minha vida. Ao ler as três últimas páginas, só qua.do comecei a soluçar é que me apercebi de que estava a chorar baba e ranho.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 27 Aug 2013 20:36

Sofiushka wrote:Acabei de ler o LotR, depois de o ter largado há três anos atrás (o Tom Bombadil tirou-me a vontade toda de ler, na altura).

Foi o melhor livro que li na minha vida. Ao ler as três últimas páginas, só qua.do comecei a soluçar é que me apercebi de que estava a chorar baba e ranho.

Chorar porquê? Então quando acaba não estão todos felizes? Ou estás a falar do primeiro terço? :ph34r:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Sofiushka
Edição Limitada

Postby Sofiushka » 28 Aug 2013 13:49

Olha, sei lá eu. Até eu fiquei aparvalhada quando me apercebi :huh: Mas a verdade é que o final é muito triste: um, o Frodo, perde o sentido à vida porque não se consegue reajustar à pacatez do Shire; outro, o Gandalf, cumpriu o que tinha vindo à Terra Média fazer e fica sem propósito; os elfos têm de escolher entre ficar e, eventualmente, morrer, ou abandonar tudo o que criaram e voltar para um sítio onde vão viver isolados, porque até essa ponte deixará de existir. Gondor e Rohan ainda vão ter que enfrentar guerras durante muito tempo porque continuam rodeadas de territórios hostis; morreram muitos Dúnedain e são poucos os que restam, portanto mesmo Aragorn reclamando os reinos do norte, Númenor não voltará ao mesmo; os Ents igualmente, e não se podem multiplicar porque não sabem das Entwives.

E ainda por cima, o mais triste de tudo, é o Sam a ser deixado para trás como um cachorro em Agosto. Triste, triste, triste.

Return to “Autores”