J.R.R. Tolkien

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
urukai
Edição Única

Re: J.R.R. Tolkien

Postby urukai » 04 Jan 2010 23:37

RuiSilva wrote:Reli recentemente o Silmarillion, depois de ter lido o Hobbit e a trilogia do Senhor dos Anéis.

Quando já se está por dentro do legendarium da Terra Média, o Silmarillion torna-se um livro belíssimo. Mas tem de se ter o cuidado de não tentar decorar todos os nomes. Isso é humanamente impossível. Deve ler-se absorvendo a génese das histórias, pois, desse modo, facilmente ficam muitas das passagens do livro gravadas na memória.

Deve ler-se o Silmarillion com um mapa de Beleriand ao lado, pois facilita (e muito...) a leitura e a percepção dos acontecimentos. :stu:

Para quem quiser ler pela melhor sequência, então este é o melhor método:

- Ler o "Ainulindalë" (Silmarillion)
- Ler o "Valaquenta" (Silmarillion)
- Ler "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar" (Silmarillion)
- Ler o livro "Os Filhos de Húrin"
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e da sua chegada a Gondolin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até ao fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de Aldarion e Erendis)
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até ao fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron, até à penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até ao Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos Contos Inacabados.
- Prosseguir nos apêndices do SdA a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices do SdA, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices do SdA, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "À Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A Irmandade do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até ao encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Regresso do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion.

Segui este mapa de Leitura e fiquei com uma excelente perspectiva de todo o legendarium, que considero fascinante.

Ah e tal sei tudo sobre o Tolkien e sei de cor o Silmarillion e trato por tu o Tom Bombadil!
A questão que se se impõe é: Tens o LOTR em quantas línguas? :tongue:

Bem vindo RuiSilva! Grande primeiro post!

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 04 Jan 2010 23:46

RuiSilva wrote:Para quem quiser ler pela melhor sequência, então este é o melhor método:

credo :see_stars:

p.s. - lêr as histórias por ordem cronológica ... bem mais interessante ... lá vou eu para a biblioteca :whistling:

Bem vindo Rui :thumbsup:

RuiSilva
Panfleto

Postby RuiSilva » 04 Jan 2010 23:49

Só tenho livros de Tolkien em português.

E chega bem. :biggrin:
Já dão muito que fazer :see_stars: :wacko:

urukai
Edição Única

Postby urukai » 04 Jan 2010 23:52

Então és um menino! :biggrin:

RuiSilva
Panfleto

Postby RuiSilva » 04 Jan 2010 23:57

urukai wrote:Então és um menino! :biggrin:

Pois é.

Comparado com Yvan Strelzyk, eu sou um zé-ninguém.  :mrgreen4nw:

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 05 Jan 2010 00:06

Só de ler a sequência já fico cansado.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 05 Jan 2010 02:18

Samwise wrote:Bom... depois disto pouco mais há a sugerir! :biggrin:

Concordo com o post do Rui Silva e digamos que depois dele pouco mais há a dizer.

Para quem se pergunta, ler "Os Filhos de Húrin" depois do Silmarillion e dos Contos Inacabados acaba por ser um pouco redundante, uma vez que acrescenta nada à história, antes sendo uma formatação distinta e, de acordo com o Cristopher, mais de acordo com a intenção do velho JRR.

Comparado com o Yvan também sou um menino, pois apenas tenho as edições de há doze anos, em português (europa-américa?) e uma da Harper-Collins (num só volume) em inglês.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 05 Jan 2010 11:50

Bugman wrote:apenas tenho as edições de há doze anos, em português (europa-américa?)

É essa edição que estou a comprar, só me faltam dois. Em inglês seria mais barato, mas como já tinha a triologia em português, siga.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 05 Jan 2010 14:25

João Paulo wrote:É essa edição que estou a comprar, só me faltam dois. Em inglês seria mais barato, mas como já tinha a triologia em português, siga.

Pois... Comprei primeiro as portuguesas e só depois vi a inglesa. Quando vi o preço até fiquei verde (como a capa), pois custava menos do que os dois primeiro volumes juntos...

Há uma editora qualquer que agora tem os do Tolkien com capas moles "novas".

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

annawen
Livro Raro

Postby annawen » 05 Jan 2010 16:18

RuiSilva wrote:Mas tem de se ter o cuidado de não tentar decorar todos os nomes. Isso é humanamente impossível.

Eu não teria assim tanta certeza :rolleyes:

A minha experiência de leitura foi: "Senhor dos Anéis", "Hobbit", "Silmarillion", "Contos Inacabados", "As Aventuras de Tom Bombadil". Ainda continuo a achar que o melhor mesmo é começar pelo "Senhor dos Anéis". Se não se gosta deste, dificilmente gostar-se-á dos outros.

Quando li o "Silmarillion", desenhei um mapa de Beleriand e ia assinalando os reinos com várias cores.

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 05 Jan 2010 17:35

Eu não li o senhor dos aneis nem o Hobbit e vou ler os Filhos de Hurin tem algum mal?:sad:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 05 Jan 2010 17:50

Anibunny wrote:Eu não li o senhor dos aneis nem o Hobbit e vou ler os Filhos de Hurin tem algum mal? :sad:

A fazer fé no "mapa" literário proposto pelo RuiSilva, não tem mal.

Desde que não te furtes depois a pegar nessas outras duas obras. Anni, pensa da seguinte forma: o Tolkien é maioritariamente conhecido por que razão? Quais são as suas obras mais aclamadas?

Os Filhos de Hurin é uma espécie de oportunidade comercial que apenas sobrevive porque está a sombra de outras obras mais importantes. Muito mais importantes.

Já agora, porque razão escolheste esse para começar?
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 05 Jan 2010 17:54

Samwise wrote:A fazer fé no "mapa" literário proposto pelo RuiSilva, não tem mal.

Desde que não te furtes depois a pegar nessas outras duas obras. Anni, pensa da seguinte forma: o Tolkien é maioritariamente conhecido por que razão? Quais são as suas obras mais aclamadas?

Os Filhos de Hurin é uma espécie de oportunidade comercial que apenas sobrevive porque está a sombra de outras obras mais importantes. Muito mais importantes.

Já agora, porque razão escolheste esse para começar?

Não quero ler para já o senhor dos aneis, tenho medo de não gostar. Quanto mais me dizem para ler, tenho ainda mais medo de achar mau. Eu gostei dos filmes mas nada por aí além besides os filhos de Hurin tem imagens e é só um. :smile: o que é bom porque não sinto forçada a ir correr comprar outro. Também como gostei do The legend of Sigurd and Gudrún achei que podia ler mais qualquer coisa do senhor.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 05 Jan 2010 18:01

Anibunny wrote:Não quero ler para já o senhor dos aneis, tenho medo de não gostar. Quanto mais me dizem para ler, tenho ainda mais medo de achar mau. Eu gostei dos filmes mas nada por aí além besides os filhos de Hurin tem imagens e é só um. :smile: o que é bom porque não sinto forçada a ir correr comprar outro. Também como gostei do The legend of Sigurd and Gudrún achei que podia ler mais qualquer coisa do senhor.

Estou-te a perceber... :biggrin:

(em todo o caso, esquece os filmes como factor comparativo)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 05 Jan 2010 19:01

Concordo com o Sam, há que esquecer os filmes como factor comparativo!

Os Filhos de Húrin não tem assim tantas imagens, mas não é mau para começar uma aproximação ao autor.

Return to “Autores”