George Orwell

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Riobaldo
Edição Limitada

Re: George Orwell

Postby Riobaldo » 20 May 2005 13:03

Sim, o Prémio Nobel é atribuido a um escritor pelo conjunto da sua obra. Também ainda não li nada de Hemingway. Já me disseram que é um bocado secante. Mas não é isso que me demove :P
www.revistaantologia.com

Lord Wimsey
Dicionário

Postby Lord Wimsey » 23 Jun 2006 00:28

De Hemingway aconselho vivamente a tal 'noveleta' e a sua obra-prima "Por quem os sinos dobram" que reflete as vivências do escritor (e não só) na guerra civil espanhola. Um retrato impressionante sem luzes de enfeitar, sem rodriguinhos. :tu:

De Orwell só li 1984, e nem sei por que digo "só". É um dos maiores romances que já li, sendo apenas comparável - dentro do género, claro está - ao Admirável mundo novo de Huxley. Esquecendo muita coisa, posso dizer que o que mais me marcou nesta obra foi forma desassombrada, descomplicada com que Orwell demonstra que pelo controlo da língua se garante o controlo sobre o que as pessoas essencialmente, imanentemente, são. Sem palavras o próprio pensamento deixa de ser possível, uma vez eliminadas palavras como "liberdade", "guera" ou "paz", "justo" ou "injusto", mais do que letras são eliminadas as ideias, os ideais, os princípios. A vida.

A minha frase preferida do livro foi:
"Liberdade é poder dizer que 2 e 2 são 4. O resto vem por acréscimo".

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 23 Jun 2006 09:41

Já que falamos de Hemingway, de Orwell e da guerra civil espanhola (e é por isto que isto dos fóruns é tão interessante), há um livrito que ando a namorar há uns tempos, e que, a par do de Hemingway, deve ser um dos mais poderosos retratos não-fitcícios sobre o conflito: chama-se "Homage to Catalonia" e foi Orwell que o escreveu, baseando-se na sua experiência como soldado (!??) nessa mesma guerra.

Queria ver se lia os dois, assim de rajada, para poder estabelecer um patamar comparativo.

Vi o filme adaptado do livro do Hemingway, como Gary Cooper. É um bom filme - um pouco romaceado e tal, mas um bom filme.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 26 Jun 2006 12:16

Há outro livro do Hemingway com a guerra como pano de fundo (desta feita a 1ª Guerra Mundial) e baseando-se nas suas próprias experiências (fez parte do corpo da Cruz Vermelha durante do conflito): "Farewell To Arms".

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Lord Wimsey
Dicionário

Postby Lord Wimsey » 28 Jun 2006 15:49

Samwise wrote:Há outro livro do Hemingway com a guerra como pano de fundo (desta feita a 1ª Guerra Mundial) e baseando-se nas suas próprias experiências (fez parte do corpo da Cruz Vermelha durante do conflito): "Farewell To Arms".

Sam
[right][snapback]23374[/snapback][/right]

já li :tu: mas não gostei muito

AI_Warrior
Rascunho

Postby AI_Warrior » 12 Jan 2007 20:34

o homage to catalunya vale a pena??

"A Liberdade é a liberdade de poder dizer que dois e dois são quatro. Uma vez que se reconheça isto, tudo o mais virá por acréscimo.
1984, George Orwell"

Esta frase é mesmo marcante, alias diria mesmo que 1984 mudou a minha maneira de ver o mundo, e "Down and Out in Paris and London" também mas não de forma tao profunda.

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 28 Jan 2007 20:11

bCr wrote:De resto em relação a Orwell comecei a ler Looking back on the Spanish War depois de ter acabado 1984 mas não gostei e acabei mesmo por deixar a leitura incompleta. A própria maneira de escrever é diferente, o que acaba por ser normal visto num se tratar de um romance de ficção-científca e noutro são recordações de vivências de guerra com política, críticas pessoais e história à mistura.

Também cá tenho esse livro do Orwell para ler, mas a versão portuguesa, que comprei barata... hei-de pegar nele, espero nos próximos tempos.

jeffer
Comic Book

Postby jeffer » 29 Jan 2007 23:23

Eu li somente A Revolução dos Bichos. Já no quesito TV já vi:

- Animal Farm (1954) - um desenho muito bom.

- Nineteen Eighty-Four (1984) - filme feito exatamente no ano do título.

As frases que achei interessantes:

- "Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado." (1984)

- "Todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais que os outros." (Animal Farm)
<!--coloro:#006400--><span style="color:#006400"><!--/coloro-->...::: <a href="http://www.jefferson.blog.br" target="_blank">www.jefferson.blog.br</a> :::...<!--colorc--></span><!--/colorc-->

jeffer
Comic Book

Postby jeffer » 29 Jan 2007 23:29

Ah, e como comentaram sobre Hemingway, também li dele O Velho e o Mar. E assisti o filme que acredito ser sobre um dos outros livros dele que vocês comentaram:

- In Love and War (1996) - com a Sandra Bullock e Chris O'Donnell (interpretando Hemingway).
<!--coloro:#006400--><span style="color:#006400"><!--/coloro-->...::: <a href="http://www.jefferson.blog.br" target="_blank">www.jefferson.blog.br</a> :::...<!--colorc--></span><!--/colorc-->

ana_rita
Manifesto

Postby ana_rita » 27 Oct 2007 18:15

Lord Wimsey wrote:De Orwell só li 1984, e nem sei por que digo "só". É um dos maiores romances que já li, sendo apenas comparável - dentro do género, claro está - ao Admirável mundo novo de Huxley. Esquecendo muita coisa, posso dizer que o que mais me marcou nesta obra foi forma desassombrada, descomplicada com que Orwell demonstra que pelo controlo da língua se garante o controlo sobre o que as pessoas essencialmente, imanentemente, são. Sem palavras o próprio pensamento deixa de ser possível, uma vez eliminadas palavras como "liberdade", "guera" ou "paz", "justo" ou "injusto", mais do que letras são eliminadas as ideias, os ideais, os princípios. A vida.

A minha frase preferida do livro foi:
"Liberdade é poder dizer que 2 e 2 são 4. O resto vem por acréscimo".

Do George Orwell também "só" li 1984, um grande livro sem dúvida. Gostei da tua crítica Lord Wimsey. :rolleyes:
Aconteceu-me uma coisa engraçada que foi ter lido o Admirável Mundo Novo e o 1984 seguidos... e notei logo algumas parecenças, embora tenha gostado mais do Admirável Mundo Novo, do Aldous Huxley...
Mas na minha "infinita" lista de espera está o Triunfo dos porcos, outro dos clássicos de Orwell que eu quero ler...

pcosta
Brochura

Postby pcosta » 07 Sep 2008 03:06

Para quem gosta e quer conhecer um bocadinho melhor Orwell, leiam o diário dele:

http://orwelldiaries.wordpress.com/

actualizado diariamente.

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 07 Sep 2008 10:53

O triunfo dos porcos e A revolução dos bichos e Animal farm são o mesmo livro. Este reparo é apenas porque já vi vários forenses a utilizarem um ou outro nome e pode induzir que se está a falar de um livro diferente.

Trata-se aliás do único livro que li de Orwell e gostei da história mas não da escrita. Porventura pode ser problema da tradução...

De Aldous Huxley li o Admirável mundo novo e Homens e Bichos e apenas gostei do primeiro que é um livro realmente marcante.

Já Hemingway tem, para mim, dois grandes livros e muitas decepções. Por quem os sinos dobram e O velho e o mar sendo totalmente distintos são duas enormes obras. O velho e o mar deve ser o livro de prosa mais poético que eu alguma vez li, Por quem os sinos dobram é um relato impressionante e muito bem escrito sobre a guerra civil espanhola.

Os outros livros que li dele foram decepções atrás de decepções mas pode ter-me escapado algum outro que preste.

srd
Dicionário

Postby srd » 08 Sep 2008 10:40

Pedro Farinha wrote:O triunfo dos porcos e A revolução dos bichos e Animal farm são o mesmo livro. Este reparo é apenas porque já vi vários forenses a utilizarem um ou outro nome e pode induzir que se está a falar de um livro diferente.

E recentemente "A Quinta dos Porcos"

Pedro Farinha wrote:Os outros livros que li dele foram decepções atrás de decepções mas pode ter-me escapado algum outro que preste.

Mesmo o "Ter e Não Ter"?
:unsure: Comprei-o à pouco tempo, ainda não o li ...

SD

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 08 Sep 2008 11:16

srd wrote:
Pedro Farinha wrote:O triunfo dos porcos e A revolução dos bichos e Animal farm são o mesmo livro. Este reparo é apenas porque já vi vários forenses a utilizarem um ou outro nome e pode induzir que se está a falar de um livro diferente.

E recentemente "A Quinta dos Porcos"

Pedro Farinha wrote:Os outros livros que li dele foram decepções atrás de decepções mas pode ter-me escapado algum outro que preste.

Mesmo o "Ter e Não Ter"?
:unsure: Comprei-o à pouco tempo, ainda não o li ...

SD

Não é "A Quinta dos porcos" e sim "A Quinta dos animais" :devil:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

pcosta
Brochura

Postby pcosta » 09 Sep 2008 00:47

"Esta nova tradução de Animal Farm recupera o título original, contrariamente às edições anteriores, que adoptaram os títulos panfletários O Porco Triunfante e – o mais conhecido – O Triunfo dos Porcos."

Return to “Autores”