António Lobo Antunes

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Hamartia
Manifesto

Re: António Lobo Antunes

Postby Hamartia » 28 May 2010 05:25

"O meu é maior que o vosso": Herberto Helder. B)
«Es cierto que escribir me calma de a ratos, será por eso que hay tanta correspondencia de condenados a muerte, vaya a saber. Incluso me divierte imaginar por escrito cosas que solamente pensadas en una de esas se te atoran en la garganta, sin hablar de los lagrimales; me veo desde las palabras como si fuera otro, puedo pensar cualquier cosa siempre que en seguida lo escriba, deformación profesional o algo que se empieza a ablandar en las meninges.»

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 28 May 2010 10:39

Por acaso na terça-feira, li novamente as últimas 40 páginas do " Memória de Elefante " B)

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 28 May 2010 12:17

Tinhas-te 'esquecido'? :mrgreen:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 28 May 2010 12:55

Bugman wrote:Tinhas-te 'esquecido'? :mrgreen:

Não é isso, acho algumas passagens muito bem conseguidas, muito originais :mrgreen:

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 18 Jan 2011 23:46

Li (reli) o Manual dos Inquisidores. Em cada página a seiva renovada duma obra emblemática. É acima de tudo um livro plural e de interpretações diversas consoante o foco narrativo; marcado pela miséria humana: miséria de sentimentos, miséria de convicções. Onde os corruptos, pelo meio, triunfam uma vez mais (onde é que já visto isto?). Mas a estória, qual saga decadente que atravessa duas gerações, é (para mim) o menos importante: deixem-se deliciar com as palavras que brotam da fonte...
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 19 Jan 2011 08:43

Por acaso é uma da coisas que me fascinam bastanto bastante no ALA: o facto de se estivermos à procura do fio narrativo à medida que vamos lendo, facilmente nos perdemos e nos confundimos. Se formos apreciando as palavras, a melodia da escrita, no final acabamos por perceber aquilo que no imediato näo se percebe!
Last edited by Bugman on 19 Jan 2011 13:36, edited 1 time in total.

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 19 Jan 2011 11:55

Bugman wrote:Por acaso é uma da coisas que me fascinam bastanto no ALA: o facto de se estivermos à procura do fio narrativo à medida que vamos lendo, facilmente nos perdemos e nos confundimos. Se formos apreciando as palavras, a melodia da escrita, no final acabamos por perceber aquilo que no imediato näo se percebe!

Estou 100% de acordo contigo :tu:

Ignatius Wao
Encadernado a Couro

Postby Ignatius Wao » 21 Jan 2011 23:19

Com Lobo Antunes, acontece-me o mesmo que com Camilo Castelo Branco, morro ao meio dos livros. Com Branco afogado em romantismo, com Antunes afogado em melancolia.
Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 22 Jan 2011 11:24

Bom, a páginas tantas do Cavalos há alguma melancolia, mas o sentimento que eu normalmente atribuo está mais ao nível de um sufoco! Aquilo chega a um ponto em que é tão denso, tão intrincado, um descascar tão intenso da mente humana e dos seus insondáveis caminhos que, confesso, chego a perder a respiração!

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 23 Jan 2011 01:40

Bugman wrote:Por acaso é uma da coisas que me fascinam bastanto bastante no ALA: o facto de se estivermos à procura do fio narrativo à medida que vamos lendo, facilmente nos perdemos e nos confundimos. Se formos apreciando as palavras, a melodia da escrita, no final acabamos por perceber aquilo que no imediato näo se percebe!

Concordo em pleno. Ele próprio disse na entrevista ao Ricardo Araújo Pereira, na Revista Visão de 28 de Outubro de 2010, o seguinte:
" Qualquer bom escritor está a ensinar-nos a lê-lo. Por exemplo, eu aprendi a ler o Conrad com o Conrad. Ao princípio, não percebia nada, parecia-me uma confusão. O Gogol. Aprendi a lê-los com eles. O Dylan Thomas, que, à primeira vista, parece uma catadupa de imagens sem sentido. E não é. É muito mais que isso, somos nós todos. E então, a minha gratidão para com os artistas é imensa."

Eu também aprendi com o António, e a minha gratidão é imensa. :bow:
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 15 Mar 2011 22:03

António Lobo Antunes será distinguido com o doutoramento "honoris causa" pela Universidade de Lisboa na próxima segunda-feira, na Aula Magna.

A distinção está inserida na Cerimónia Comemorativa do centenário da Universidade de Lisboa.

O escritor (n.1942), que depois da publicação da obra Os Cus de Judas (1979) se tornou um dos mais traduzidos e reconhecidos romancistas da literatura portuguesa contemporânea, já recebeu mais de uma dezena de prémios ao longo da sua carreira. Entre as condecorações mais recentes destacam-se o Prémio Camões, em 2007, considerado o mais importante prémio literário em Língua Portuguesa, ano em que também lhe foi atribuído o doutoramento “honoris causa" pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Um ano depois recebeu o Prémio José Donoso, atribuído pela Universidade de Talca no Chile e ainda no mesmo ano o Prémio Clube Literário do Porto. O ano passado, António Lobo Antunes foi distinguido com o Prémio Autores SPA/RTP na categoria Melhor Ficção Narrativa.

Em Abril, a Dom Quixote publicará o Quarto Livro de Crónicas do autor e em Outubro será lançado o seu mais recente romance intitulado Comissão das Lágrimas.

Via Público
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 16 Oct 2011 08:23

Aqui fica o video da mais recente entrevista:

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Entrevist ... 89014&tm=4

Pedro Farinha
Edição Única

Postby Pedro Farinha » 16 Oct 2011 13:19

Foi uma boa entrevista, tinha lido outra recentemente no Diário de Noticias de domingo passado, que me está a fazer gostar mais do homem depois de já me ter rendido ao escritor.

http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=985929&page=1

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 17 Oct 2011 22:44

Pedro Farinha wrote:... que me está a fazer gostar mais do homem depois de já me ter rendido ao escritor

Há muito tempo que o Homem e o Escritor me fascinam. Mas o ALA, como pessoa, tem mudado a sua maneira de estar, de pensar e de ver o mundo (o que será natural em muitos casos mas quando estamos perante alguém com uma personalidade tão forte e vincada... é de estranhar :) ).

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 17 Oct 2011 23:23

Ou não... Um homem depois estar confrontado com a morte tende a mudar a sua visão do mundo.

Return to “Autores”