António Lobo Antunes

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Riobaldo
Edição Limitada

António Lobo Antunes

Postby Riobaldo » 06 Feb 2005 15:33

É, para mim, sem qualquer dúvida, o melhor autor português e um dos melhores do mundo, actualmente. Apesar de não ser muito fácil de ler, pelo menos ao início, o seu discurso é poético, bonito, tocante. Consegue por magia em qualquer coisa que escreva.

E vocês, o que acham de Lobo Antunes?
www.revistaantologia.com

ApoK
Enciclopédia

Re: António Lobo Antunes

Postby ApoK » 06 Feb 2005 19:06

Há alguns anos atrás peguei num livro do António Lobo Antunes, o título era "O Manual dos Inquisidores". Tinha cerca de 12/13 anos e queria mostrar a toda gente que era um ávido leitor. Li a obra em cerca de 3/4 dias e quando cheguei ao fim apercebi-me de que não tinha entendido nada e que na verdade tinha detestado o livro. Desde então sempre que ouço o nome desse escritor "torço o nariz", provavelmente até de uma forma inconsciente.

Já passaram alguns anos e já nem me recordo do tema do livro. Por acaso já alguém o leu? Gostaram?
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 06 Feb 2005 19:38

Esse não li. Mas realmente, com 13 anos ler Lobo Antunes é muito à frente. lol

Experimenta ler de novo algo dele, talvez fiques com uma opinião diferente ;)
www.revistaantologia.com

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 06 Feb 2005 20:21

ApoK wrote: Já passaram alguns anos e já nem me recordo do tema do livro. Por acaso já alguém o leu? Gostaram?

Tentei ler qualquer coisa que ca tinha em casa... larguei... e para eu não me lembrar do que li é porque não achei grande coisa.. mas sei de pessoas que adoram o escritor... por isso pode ser simplesmente da minha "mood" quando fui ler o livro...

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 08 Feb 2005 21:45

Pois, se calhar o "Manual dos Inquisidores" não é a melhor maneira de começar a ler António Lobo Antunes. Mas ainda assim gostava de ouvir a opinião de alguém que tivesse lido o livro.
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 16 Feb 2005 15:00

Da Lusa:

O escritor português António Lobo Antunes foi galardoado com o Prémio de Jerusalém de 2005, no âmbito da 22ª Feira Internacional do Livro hoje inaugurada nesta cidade.

Lobo Antunes, designado pelo júri para receber o Prémio pelo conjunto da sua obra literária, considerada como a melhor sobre o tema de liberdade humana na sociedade, foi apesentado em conferência de imprensa antes da inauguração do certame.

O júri que atribuiu o galardão ao escritor português era constituído pelo antigo ministro Dan Meridor, presidente, pela professora universitária Ziva Ben-Porat e pelo escritor Haim Beer.

Num comunicado à imprensa, a organização da Feira Internacional acrescenta que António Lobo Antunes é considerado um dos maiores escritores do século XX, várias vezes candidato ao Prémio Nobel.

O prémio Jerusalém 2005 será entregue a Lobo Antunes numa cerimónia a realizar nos Palácios da Nação (Binyanei HaUmá), em Jerusalém, na quarta-feira.

Participam no certame cerca de 500 casas editoras de 30 países, que terão os seus livros expostos ao público de 13 a 18 de Fevereiro.

Durante esse período haverá todos os dias vários eventos literários especiais, funcionará no recinto um Café Literário, e haverá espaços próprios para negociações sobre direitos de tradução.

Na quinta-feira, 15 de Fevereiro, o embaixador de Portugal, Pedro Nuno Bártolo, oferece, na residência oficial da Embaixada um cocktail em honra de Lobo Antunes, no qual estarão presentes professores, escritores, críticos literários e os tradutores de todas as obras portuguesas até agora publicadas em Israel.

O primeiro livro de Lobo Antunes traduzido para hebraico foi "O Auto dos Danados", em 2003.

Ioram Melcer, que traduziu esta obra, está actualmente a terminar a tradução de "Os Cus de Judas".
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 07 Mar 2005 01:41

Aproveito este tópico para lembrar o lançamento da sua fotobiografia.

<a href='http://novoslivros.mediabooks.pt/artigos/imagens/97191_1.jpg' target='_blank'>http://novoslivros.mediabooks.pt/artigos/imagens/97191_1.jpg</a>

Autora: Tereza Coelho
Editor: Dom Quixote
Preço: 44€
Ano de Publicação: 2004
Formato: 23 x 15 x 1
Suporte: Livro
ISBN: 9722027611

"A fotobiografia, de excelente qualidade, permite-nos descobrir as facetas menos conhecidas deste autor que, muitas vezes, tenta fugir dos holofotes e se resguarda. A seguir com a máxima atenção."

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 18 Jun 2005 22:38

ramos wrote: (olá! sou novo por aqui!)

Bem Vindo :D
Longa estadia e diverte-te muito :) Se quiseres, existe um <a href='http://www.bbde.org/index.php?showtopic=121' target='_blank'>Topico de apresentações</a>

Boas Leituras

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 20 Jun 2005 10:40

ramos wrote: Uma escrita completa, impecável. Aliás, até considero o Hei-de Amar Uma Pedra um livro perfeito.

Bom...
Eu vou começar por esse.

Espero não me arrepender.

SamW
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 07 Sep 2005 09:30

Ender,

Bem vindo!

Peço desculp pela pergunta... mas o que é um "vestibular"? Algum grau de estudo académico?

SamW
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Return to “Autores”