João Zuzarte Reis Piedade

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Steerpike
Edição Limitada

Re: João Zuzarte Reis Piedade

Postby Steerpike » 08 Dec 2006 18:57

"Quinze anos? Mas isso é lá idade para se esmagar crânios com força hercúlea, mudar a cor aos olhos ou rosnar feito lobo!"
The vorpal blade went snicker-snack!

Agnor
Dicionário

Postby Agnor » 10 Dec 2006 00:21

Não acredito nisto! :rofl:

"tocou uma nota com tanta força que criou uma onda sónica que os duendes saíram a voar com o impulso."

Ainda não parei de rir... e eu a pensar que o "enterrava-se cada vez mais na lâmina" e o "não sabia como ele rugia como um lobo" eram o a cereja no topo do bolo. Uma onda sónica? Já pareço eu e um amigo meu nas competições de derivação de palavras (warning, nonsense ahead!):

"tocou, de uma forma tocante, uma nota totalmente notada com tanta força esforçada que criou uma criação de onda sonoramente sónica, que os duendes duendados saíram a voar voamente, com o impulsionamente impulso impulsionado pela impulsionante impulsão."

Depois de ouvir o excerto (grande "declamador de Zuzuarte" :thumbsup: ), ficou-me na cabeça um estilo muito visual, de alguém que tenta escrever o que lhe vai na cabeça, mas que não tem jeito nenhum para se exprimir. Vê muitos filmes, joga muitos jogos, mas não lê muitos livros (se é que leu...). Mas sim, hei-de ler o livro! Ele merece uma oportunidade. Até porque é com os erros - e é melhor que sejam dos outros - que se aprende!

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 10 Dec 2006 05:21

Agnor wrote:não tem jeito nenhum para se exprimir.

Desculpa, mas não diz na contracapa que ele domina o português? (Às tantas deixou-o cair para pegar nos duendes. Afinal de contas, o rapaz pode ter força hercúlea, mas só tem duas mãos.)
The vorpal blade went snicker-snack!

Agnor
Dicionário

Postby Agnor » 10 Dec 2006 17:53

lol, já é a quarta vez que vejo isto e ainda não me consigo conter na parte da onda sónica :clap:

O miúdo é mesmo um génio: o senhor Pratchett que se cuide!

White_Lady
Dicionário

Postby White_Lady » 10 Dec 2006 20:08

ThUnDDeR wrote:gostei espcialmente do:

"-Porquê JonÁthan??
-Acho que é mais estúpido!"

:rofl: Essa foi demais! E de certa forma, até acho que se coaduna com o resto da obra, pelo que o leitor merece nota elevada.

Mas quem é que publica textos infantis? :huh: A história até pode ser boa, o escritor até pode ter uma boa ideia, mas não será melhor crescer um pouco antes de publicar qualquer trabalho? :blink:

Charlie
Brochura

Postby Charlie » 07 Apr 2008 14:53

"tocou uma nota com tanta força que criou uma onda sónica que os duendes saíram a voar com o impulso."

Por amor dos leitores, isto é um livro ou uma composição grande de uma criança a aprender a escrever? Não, uma criança em fase de aprendizagem consegue escrever melhor. João Zuzuarte, que tal voltares à primária? Repensa isso!

"Quinze anos? Mas isso é lá idade para se esmagar crânios com força hercúlea, mudar a cor aos olhos ou rosnar feito lobo!"

Rosnar feito lobo? Quem rosna são os leões! Os lobos uivam... Se ele quisesse referir o rosnar de ataque, o lobo não é o melhor exemplo!

Eu pergunto-me como é que livros destes ainda são editados. Penso que se o governo oferecesse consultas de oftalmologia grátis a todos os funcionários das editoras passaríamos a não ter tanto que criticar e rir, mas não teríamos estes livros rascas à venda. Até é um atentado à literatura!

McSmiley
Panfleto

Postby McSmiley » 07 Apr 2008 15:06

Concordo contigo, Charlie. Penso que o insucesso dele não estará na sua idade, mas sim na imaturidade da sua escrita. Principalmente a frase da onda sónica, que até o meu primo com 6 anos fazia algo melhor. Não digo que o devamos crucificar ou alguma coisa do género mas se ele realmente é arrogante ao ponto de se achar revolucionário ou "escritor da nova era", merece ser repreendido. Sim, porque comentários do Rui Veloso na contracapa de um livro escrito por alguém que, alegando dominar cinco línguas, nem uma consegue dominar devidamente, não são suficientes para que o consideremos um bom escritor, quanto mais um jovem prodígio.

O facto de ele pertencer às elites só mostra a degradação no nosso país. Se fosse um camponês a escrever e a levar o livro à editora, riam-se logo ao ler a primeira página e mandavam-no voltar para o campo e se dedicar à apanha das batatas. Como é um rapaz com pais endinheirados, já tem direito à publicação e, mais importante, divulgação, do livro. Isso não me afecta, contudo, como pode parecer, pois acredito que, em Editoras - com E grande - ainda há gente que saiba reconhecer um livro com qualidade.
"É interessante como levamos todos os dias da vida a despedir-nos, dizendo e ouvindo dizer até amanhã e, fatalmente, em um desses dias, o que foi o último para alguém, ou já não está aquele a quem o dissemos, ou já não estamos nós que o tínhamos dito." - José Saramago, "Ensaio Sobre a Lucidez"

Charlie
Brochura

Postby Charlie » 07 Apr 2008 15:34

Fui a um blog onde vi este comentário:

“1º lugar: o colégio estrangeirado é um colégio que infelizmente você nunca terá dinheiro para meter lá os seus filhos, porque quem lá tem os filhos é porque trabalha duro todos os dias e não tem tempo para blogs!
2º Lugar: já vai na segunda edição e ele já fez cerca de 89 mil euros graças aquilo que vocês chamam rasca!
3º Lugar: Há livros muito, mas muito, muito piores que este que já foram publicados por editoras muito melhores!
4º lugar: tenham cuidado com aquilo que dizem porque os ricos é que têm o poder, e o mundo gira a volta deles e não das pessoas que tem tanto tempo livre para publicar um blog! Obrigado”

Então resolvi responder:

1º - Quem lhe diz a si? Sabe que o senhor também anda em blogs, engraçado. Ah, e sabe onde é que os médicos mais se actualizam acerca de novos métodos, medicamentos e casos, hoje em dia? Em blogs. E faz deles melhores médicos, mais procurados e mais pagos. Ao menos esconda a sua ignorância e mania da superioridade!

2º - Quantas vezes não compramos livros que, depois de uma mini-leitura pelo primeiro capítulo largamos? Nunca pensei é que tanta gente se tivesse desiludido, coitadas das pessoas! Enfim, mas é a vida! E olhe que o seu comentário também foi muito lido e continua a não valer nada. Ah, sim, vale, para provar a ignorância do país!

3º - Claro! Acha que se esses livros piores não tivessem sido editados este seria? Penso que além da cegueira e riqueza o único motivo que levou à publicação deste livro foi o “ai, já” foram editados piores, por isso este, mesmo não prestando, vai.”

4º - O senhor teve tempo para publicar no blog. E sabe, não tenho medo disso, porque antes uma boa opinião de um pobre do que uma má de um rico. Continuo a apoiar a cultura de uma pessoa pobre, em vez de a ignorância de uma pessoa rica.

Ah, e pagar para fazer mal à sociedade é crime, não é? Então a edição deste livro com cunhas é o quê?

Deixo em aberto.

Return to “Autores”