Haruki Murakami

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Riobaldo
Edição Limitada

Haruki Murakami

Postby Riobaldo » 05 Sep 2007 20:07

Ando há muito tempo com vontade de pegar neste senhor (salvo seja). Quem já leu, que tem a dizer? Devo começar por alguma obra em particular? Parecem-me todas interessantes...
www.revistaantologia.com

acrisalves
Edição Única

Re: Haruki Murakami

Postby acrisalves » 05 Sep 2007 23:15

Há aqui pelo menos um tópico sobre Murakami

Kafka's on the shore

:smile: dos 3 que ja li, (Hard-boiled Wonderland, Kafka's on the shore e After Dark), aconselhava-te o Kafka. O que menos gostei foi o último :smile:

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 05 Sep 2007 23:55

Pelo que li na net, esse é dos que me parece mais interessante. Também me cativaram o Norwegian Wood e o Sputnik, meu amor.

Deixa lá ver qual é o mais barato... :blush:
www.revistaantologia.com

Riobaldo
Edição Limitada

Postby Riobaldo » 06 Sep 2007 21:31

Já comprei o Kafka à beira-mar. Assim que acabar o que estou a ler, que deve ser hoje ou amanhã, começo este. :smile:
www.revistaantologia.com

Aignes
Enciclopédia

Postby Aignes » 06 Sep 2007 22:38

Deste senhor já li 'Em busca do carneiro selvagem' e 'Kafka à Beira-Mar'

Depois do segundo já estou mentalizada para não esperar perceber tudo no final...as coisas vão acontecendo e vão-se saboreando à medida que acontecem, já não fico à espera que tudo faça sentido nas últimas páginas, que até agora só têm complicado. :rolleyes:

Mas gosto das personagens que ele constrói, deixam saudades....e, já agora, a tradução portuguesa é excelente...tirando algumas gralhas, a tradutora teve a competência de explicar pormenores do autor e da cultura japonesa que, apesar de não serem essenciais ao enredo, ajudam a complementar a riqueza do texto. :stu:
«The force that through the green fuse drives the flower
Drives my green age; that blasts the roots of trees
Is my destroyer.
And I am dumb to tell the crooked rose
My youth is bent by the same wintry fever.»

Dharma
Enciclopédia

Postby Dharma » 10 Sep 2007 12:23

Adorei o Kafka à beira-mar. Comprei-o por impulso (normalmente as minhas melhores compras literárias são feitas assim) e não me arrependi nada, pelo contrário. Ando danadinha para comprar/arranjar o Norwegian Wood, mas por agora está complicado...

Dharma
"The mind is its own place, and in it self
Can make a heaven of hell, a hell of heaven."

Annabel_Lee
Comic Book

Postby Annabel_Lee » 12 Sep 2007 10:20

Viva!

Coloquei uma review do Kafka à beira-mar, aqui:

http://www.bbde.org/index.php?showtopic=53...amp;#entry33933

De Murakami já li quase tudo e os meus favoritos são sem dúvida "Kafka on the shore" e "The Wind-Up Bird Chronicle" ねじまき鳥クロニクル - "crónica do pássaro de corda". Talvez até prefira a crónica ao Kafka. Do que gostei menos talvez o Sputnik...

Já agora, lanço o desafio aos leitores de Murakami e de outros autores nipónicos de escreverem um artigo para o clube de literatura japonesa: www.bungakuuu.blogspot.com !
<!--coloro:#800080--><span style="color:#800080"><!--/coloro--><b><a href="http://umadevastacao.blogspot.com/" target="_blank">http://umadevastacao.blogspot.com/</a><a href="http:///bhttp://umadevastacao.blogspot.comb" target="_blank"></b><b></a></b><a href="http://<a%20href=" target="_blank"><br /><!--coloro:#800080--><span style="color:#800080"><!--/coloro--></a><!--colorc--></span><!--/colorc--><br /><br /><!--colorc--></span><!--/colorc-->

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 12 Sep 2007 19:41

Sim, as personagens são um dos aspectos que mais me fascina no Murakami. Entretanto li o mais recente, After Dark. Foi o que menos gostei. Depois deixo uma opinião algures :smile:

LilyRose
Panfleto

Postby LilyRose » 12 Sep 2007 23:59

TRiiAd wrote:Ando há muito tempo com vontade de pegar neste senhor (salvo seja). Quem já leu, que tem a dizer? Devo começar por alguma obra em particular? Parecem-me todas interessantes...

Já li vários livros dele e acho-ol um autor interessante. Particularmente a obra Underground-o atentado de Toquio e a Mentalidade japonesa, fascinou-me a forma como essa mentalidade é abordada no livro, recordações do atentado com o gás sarin e o sismo de Kobe...e foi também aí que soube que ele era jornalista.
A primeira obra que li dele foi Norwegian wood, muito bom como aliás todas as obras dele.

lucialourenco
Manifesto

Postby lucialourenco » 21 Oct 2007 17:17

LilyRose wrote:Já li vários livros dele e acho-ol um autor interessante. Particularmente a obra Underground-o atentado de Toquio e a Mentalidade japonesa, fascinou-me a forma como essa mentalidade é abordada no livro, recordações do atentado com o gás sarin e o sismo de Kobe...e foi também aí que soube que ele era jornalista.
A primeira obra que li dele foi Norwegian wood, muito bom como aliás todas as obras dele.

Já li tudo o que este senhor tem traduzido em português... estou, decididamente, viciada...
O melhor, para mim é, sem qualquer dúvida, o "Crónica do Pássaro de Corda" talvez porque foi o primeiro dele que li e que me enfeitiçou totalmente...
O "Kafka" é magistral, o "Norwegian Wood" é o mais simples, aliás, o menos complexo (e é, também, o mais difícil de encontrar... o Sputnik é breve e incisivo...quanto ao "Em busca do Carneiro Selvagem"... confesso que não me "preencheu" totalmente... acho que esperava mais...
Quanto ao Underground... bemmm... destaca-se totalmente de tudo o resto... além de ter uma vertente jornalística muito marcada, tem uma perspectiva deveras interessante sobre os ataques de gás sarin no metro de Tóquio... reflecte sobre o acontecimento em si, sobre as suas causas e consequências... debatendo, também, as limitações da própria natureza humana... recomendo-o vivamente!!!

Agora, é esperar... em Novembro... teremos entre nós o "Dance, dance, dance" traduzido!!!! Estou ansiosa!!!
Liberdade... de ser... simplesmente... um sopro de vida num mundo de sussurros...

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 16 Jan 2013 15:42

Vou na página 250 do Kafka à beira mar e não podia estar a gostar mais.
Sei que já li o Sputnik mas varreu-se-me completamente da memória. Creio ter gostado mais ou menos.
Quase de certeza que depois do Kafka terei curiosidade em ler outros.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 16 Jan 2013 20:20

nimzabo wrote:Vou na página 250 do Kafka à beira mar e não podia estar a gostar mais.
Sei que já li o Sputnik mas varreu-se-me completamente da memória. Creio ter gostado mais ou menos.
Quase de certeza que depois do Kafka terei curiosidade em ler outros.

Fazes bem. É um autor que merece o nosso investimento de tempo.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

dhilonv
Manifesto

Postby dhilonv » 17 Jan 2013 11:50

Boas,

Gostava de começar a ler este autor, em que livros recomendam começar? Ou posso começar logo na trilogia do 1Q84? :)

Obrigado.
A ler:

Para ler a seguir:

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 17 Jan 2013 14:14

nimzabo wrote:Vou na página 250 do Kafka à beira mar e não podia estar a gostar mais.

Até à 250 também estava a adorar, mas depois cheguei ao final. Que raio de final estúpido foi aquele?! :ph34r: Bem, depois me dirás a tua opinião global sobre o livro.
Também li o Sputnik e... cheguei ao fim com a mesma sensação: o Murakami começa muito bem e acaba sempre por descambar.
Posso ser eu a embirrar com ele, mas é dos autores mais overrated que conheço. Ainda não percebi onde está a genialidade dele. :(

S.

Sharky
Edição Única

Postby Sharky » 17 Jan 2013 15:48

dhilonv wrote:Boas,
Gostava de começar a ler este autor, em que livros recomendam começar? Ou posso começar logo na trilogia do 1Q84? :)
Obrigado.

Se já tens a trilogia podes começar por aí :tu:

Outras sugestões:
A sul da fronteira, a oeste do sol
After Dark - Os passageiros da noite
Sputnik, meu amor

Return to “Autores”