Stephenie Meyer

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Jorge dos Santos
Encadernado a Couro

Re: Stephenie Meyer

Postby Jorge dos Santos » 04 Sep 2009 09:46

Cuidado que o Host merece mais respeito que os outros quatro juntos!

PS: O que mais encanta na "Pentalogia" que virou "Quadrilogia" é o facto dela ter vampirinhos quase normais, uma menina bonita, um vampiro bonzinho e os putos nem sequer saberem que quando o Dracula de Bramstoker foi escrito, já nem sequer era original. Eles nem sabem que Drácula era um "Nobre" da Transilvânia... para eles é sinónimo de vampiro. Já ouvi dizer "A Bella apaixona-se por um Drácula lindo de morrer"....

Não fosse a futilidade e o mediatismo exagerado que reduziram um bom trabalho a lixo e talvez todos gostassemos da forma ligeira e simples como ela aborda o tema e o enredo. Ou será que é preciso escrever de forma chata e difícil como Saramago e Lobo Antunes para ser-se um bom escritor? Ela narra a história LINDAMENTE de forma fácil, acessível a todos e não apenas para literatas. Há que pensar que o Mundo não somos só nós. Se somos esquisitos compramos outra coisa e ignoramos a Stephenie Meyer. Qualquer dia ainda dizem que é tão oca e vazia como a MRP, mas mesmo assim, lembro que ambas vendem milhares de livros em cada País onde editaram.

Vá lá... Não sejam mauzinhos e leiam o Host, mas não sejam "Asimoves" nem procurem nenhum 2001 ou 2010, senão apanham uma desilusão. Se não quiserem ler uma coisa enorme e quiserem algo mais pequeno: Europa-América, livros de bolso (ou não), Robert Heinlein, Um Estranho Numa Terra Estranha!

Quanto a vampiros, saiu agora uma colectânea de contos com uma capa que nem comento de tão má que a considero, mas com um conteúdo "engraçado"... não passa de engraçado, mas como o tema é da Meyer, vai vender imenso... Se fosse há um ano atrás, ficava nas prateleiras. Digam lá que a "mãe" da Bella e do Edward não ajuda a literatura portuguesa!

<div align="center">[img]http://photos-d.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc1/hs250.snc1/9720_1088270697368_1544463056_212379_8333001_n.jpg[/img]</div>
Saudações sinceras,
Jorge dos Santos

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 04 Sep 2009 10:22

Jorge dos Santos wrote:Não fosse a futilidade e o mediatismo exagerado que reduziram um bom trabalho a lixo e talvez todos gostassemos da forma ligeira e simples como ela aborda o tema e o enredo. Ou será que é preciso escrever de forma chata e difícil como Saramago e Lobo Antunes para ser-se um bom escritor? Ela narra a história LINDAMENTE de forma fácil, acessível a todos e não apenas para literatas. Há que pensar que o Mundo não somos só nós. Se somos esquisitos compramos outra coisa e ignoramos a Stephenie Meyer. Qualquer dia ainda dizem que é tão oca e vazia como a MRP, mas mesmo assim, lembro que ambas vendem milhares de livros em cada País onde editaram.

Li os 4 livros dela, e como já disse, a história "agarra-nos", mas não o considero um bom livro, não é uma boa história nem nada do genero. Apenas prende-nos. A história chega a ser estupidamente chata e repetitiva.

Não é preciso escrever de forma chata e difícil para ser um bom livro, estou de acordo.
Mas todos conhecemos exemplos de livros com histórias muito interessantes, bem escritas sem ser chata e dificil. Por exemplo G.R.R.Martin.

Eu sou das que defendo "não existem maus livros", ou seja, cada um lê o que gosta e o que quer, e não sou eu que direi que alguém por ler MRP é menos que outro que lê GRRM. Agora imaginemos: apresentam-me no café 2 pessoas, ambas com um livro em cima da mesa (já ficaria encantada por este facto...), um é o "Sei lá" e o outro é o "A guerra dos tronos". Qual escolheríamos para conversar?

Jorge dos Santos wrote:<div align="center">[img]http://photos-d.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc1/hs250.snc1/9720_1088270697368_1544463056_212379_8333001_n.jpg[/img]</div>

A capa é horrível.

Jorge dos Santos
Encadernado a Couro

Postby Jorge dos Santos » 04 Sep 2009 10:39

Gaminha wrote:Mas todos conhecemos exemplos de livros com histórias muito interessantes, bem escritas sem ser chata e dificil. Por exemplo G.R.R.Martin.

Cuidado com o exemplo... Quando a SM chegar aos calcanhares do GRRM, já o Harry Potter enfiou o Anel de Mordor no dedo!

Gaminha wrote:Eu sou das que defendo "não existem maus livros", ou seja, cada um lê o que gosta...

Existem Maus Livros! Existem Livros MUITO MAUS mesmo... Não é por só ler quem quer que livramos um livro de ser uma verdadeira "porcaria" (passe-se a expressão). Se eu for filho de um Editor, mesmo que não saiba escrever, e enquanto usar um pseudónimo com o apelido diferente do meu pai, ele oferece-me de prenda de Natal a colocação do meu livro à venda. Se forem às Edições de Autor, então nem imaginam a mais de metade que vai para o lixo. Há Livros Maus! Só os lê quem quer, ou quem não sabe, ou (como acontece com o McDonalds) quem sabe e está completamente alheio a essas questões. Gosta de Entrecosto Grelhado come; o coração que se lixe! É a mesma coisa! Por isso há tanta gente a gostar de Harry Potter (que não vale um chavelho) e da Meyer... Mas se não houvesse um filme associado a cada um dos primeiros livros, talvez nunca tivessem chegado onde chegaram!

Façam o filme do Martin e vão ver como os livros começam a vender dez vezes mais!

Gaminha wrote:Agora imaginemos: apresentam-me no café 2 pessoas, ambas com um livro em cima da mesa (já ficaria encantada por este facto...), um é o "Sei lá" e o outro é o "A guerra dos tronos". Qual escolheríamos para conversar?

A Margarida, claro! Sobre o Martin não há nada a dizer! :devil2:

Gaminha wrote:A capa é horrível.

Para uma Editora com os recursos da Porto Editora, não podemos desculpar uma foto de tão baixa qualidade, um trabalho de photoshop tão amador e barato e a falta de expressão... Parece uma freira pintada por um puto de dez anos para parecer uma vampira... Não sente, nem faz sentir... Mas o conteúdo também não é dos melhores! É uma boa jogada comercial da Porto Editora para combater a Meyer, o "Marcada", o "Underworld" e outros recibos de caixa... :whistling:
Saudações sinceras,
Jorge dos Santos

Gaminha
Edição Limitada

Postby Gaminha » 04 Sep 2009 10:51

Jorge dos Santos wrote:
Gaminha wrote:Mas todos conhecemos exemplos de livros com histórias muito interessantes, bem escritas sem ser chata e dificil. Por exemplo G.R.R.Martin.

Cuidado com o exemplo... Quando a SM chegar aos calcanhares do GRRM, já o Harry Potter enfiou o Anel de Mordor no dedo!

É um exemplo de alguem que escreve dentro do mesmo género - Fantasy. Um escreve bem e a outra não. Um tem uma boa história e a outra não. O publico alvo é diferente e os leitores também...

Jorge dos Santos wrote:
Gaminha wrote:Eu sou das que defendo "não existem maus livros", ou seja, cada um lê o que gosta...

Existem Maus Livros! Existem Livros MUITO MAUS mesmo... Não é por só ler quem quer que livramos um livro de ser uma verdadeira "porcaria" (passe-se a expressão). Se eu for filho de um Editor, mesmo que não saiba escrever, e enquanto usar um pseudónimo com o apelido diferente do meu pai, ele oferece-me de prenda de Natal a colocação do meu livro à venda. Se forem às Edições de Autor, então nem imaginam a mais de metade que vai para o lixo. Há Livros Maus! Só os lê quem quer, ou quem não sabe, ou (como acontece com o McDonalds) quem sabe e está completamente alheio a essas questões. Gosta de Entrecosto Grelhado come; o coração que se lixe! É a mesma coisa! Por isso há tanta gente a gostar de Harry Potter (que não vale um chavelho) e da Meyer... Mas se não houvesse um filme associado a cada um dos primeiros livros, talvez nunca tivessem chegado onde chegaram!

Façam o filme do Martin e vão ver como os livros começam a vender dez vezes mais!

Continuo a dizer "não há maus livros" há livros que nunca irei ler... :whistling: são coisas diferentes. Seja pelo motivo que for, que o livro tenha sido editado...

Jorge dos Santos wrote:
Gaminha wrote:Agora imaginemos: apresentam-me no café 2 pessoas, ambas com um livro em cima da mesa (já ficaria encantada por este facto...), um é o "Sei lá" e o outro é o "A guerra dos tronos". Qual escolheríamos para conversar?

A Margarida, claro! Sobre o Martin não há nada a dizer! :devil2:

Nessa escolha irá haver grandes hipóteses de encontrar uma "gaja" com muita vontade de ser "comida"... :devil2:
São opções.

pageHunter
Edição Limitada

Postby pageHunter » 04 Sep 2009 11:25

É verdade! Mas se isso acotecer o Martin vai tambem ficar mais exposto, e as críticas vão surgir contra ele também!
Read
Mataram o Sidónio!, Francisco Moita Flores
Different Seasons, Stephen king
The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Reading
Sunset Park, Paul Auster

Whatchlist2012@IMDB Watchlist2013@IMDB

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 04 Sep 2009 11:46

pageHunter wrote:Façam o filme do Martin e vão ver como os livros começam a vender dez vezes mais!

É verdade! Mas se isso acotecer o Martin vai tambem ficar mais exposto, e as críticas vão surgir contra ele também!

filme não, mas série de TV...
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

Leo Turilli
Edição Limitada

Postby Leo Turilli » 04 Sep 2009 21:39

Jorge dos Santos wrote:<div align="center">[img]http://photos-d.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc1/hs250.snc1/9720_1088270697368_1544463056_212379_8333001_n.jpg[/img]</div>

:blerk: Pensar que alguém foi pago para fazer esta capa :blerk:

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 05 Sep 2009 11:36

Já vou ná página 200, três coisas a notar: Stephenie Meyer ou não leu muitas obras ou não analisou nenhuma delas. Porquê? Simples. Nota-se que a autora estudou temas como a viagem, a morte, a condição humana, o símbolo do deserto (que tanto me fartei de estudar em "moon palace") agora acho que ela falha estupidamente a em vez de aproveitar e fazer algo bem feito mete falas "hollywoodescas", aquelas frases mesmo banais em vez de tentar fazer a coisa bem feita. Eu ainda acho que ela poderia escrever um bom livro se deixasse de lado 500 páginas (visto que o livro tem 800) e se parasse de escrever para vender. Já não há aquela compulsão dos livros "Twilight" mas mesmo assim repete muita coisa e o raio da mulher continua com o "franzir o sobrolho"... acredito que na original a autora deve ter usado outras expressões (aqui acho que ainda houve uma tentativa de "arquear a sobrancelha") mesmo assim santa paciência. Ainda nem a meio do livro vou e acho que me faz lembrar aquelas filmes de ficção científica onde tenta passar uma moral de "nós os humanos somos umas bestas" mas sem sucesso...

pageHunter
Edição Limitada

Postby pageHunter » 05 Sep 2009 13:49

Anibunny wrote:Eu ainda acho que ela poderia escrever um bom livro se deixasse de lado 500 páginas (visto que o livro tem 800) e se parasse de escrever para vender.

Também concordo contigo quanto à dimensão do livro. No entanto remover 500 páginas parece-me demasiado drástico :rolleyes: O The Host mesmo assim ainda tem uma história algo extensa...
Quanto ao deixar de escrever para vender... Não sei se é o facto de o livro ser grosso que o torna comercial. Parece-me que não. Na introdução no Sonhos e Pesadelos, do Stephen King, este lança um desabafo sobre as críticas que recebe acerca da extensão de algumas das suas obras. Ele associa a extensão de uma obra literária à generosidade de um escritor, o que não deixa de ser interessante.

Anibunny wrote:Já não há aquela compulsão dos livros "Twilight" mas mesmo assim repete muita coisa e o raio da mulher continua com o "franzir o sobrolho"... acredito que na original a autora deve ter usado outras expressões (aqui acho que ainda houve uma tentativa de "arquear a sobrancelha") mesmo assim santa paciência.

Sugestão: Ler versão original. É verdade que o leque de palavras usado pela Meyer é um pouco limitado, mas ao ler o livro isso não me incomodou por aí além.

P.S: A versão original do livro só tem 600 páginas... Mais uma vantagem :tongue:
Read
Mataram o Sidónio!, Francisco Moita Flores
Different Seasons, Stephen king
The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Reading
Sunset Park, Paul Auster

Whatchlist2012@IMDB Watchlist2013@IMDB

gustavo
Panfleto

Postby gustavo » 07 Sep 2009 03:07

Jorge dos Santos wrote:Ou será que é preciso escrever de forma chata e difícil como Saramago e Lobo Antunes para ser-se um bom escritor?

isso do saramago ser chato é muuuuuuuuito relativo :whistling:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 07 Sep 2009 14:05

Gustavo wrote:
Jorge dos Santos wrote:Ou será que é preciso escrever de forma chata e difícil como Saramago e Lobo Antunes para ser-se um bom escritor?

isso do saramago ser chato é muuuuuuuuito relativo :whistling:

Permito-me acrescentar: isso do Lobo Antunes ser chato é muuuuuuuuuito relativo! :devil2:
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Lazy Cat
Livro Raro
Location: no cu de judas, atrás do sol posto. or so they say...

Postby Lazy Cat » 07 Sep 2009 14:09

Pois. Há quem os ache chatos, e quem os ache muuuuito chatos, não é? :tongue:
Image
Image When I'm sad, I stop being sad and be awesome instead. True story

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 18 Feb 2010 17:47

Artigo publicado no Expresso sobre a saga Luz e Escuridão e respectivas adaptações: http://aeiou.expresso.pt/o-regresso-dos-vampiros=f565559

Ao contrário do que Cláudia e Ana pensam, nem todas as jovens se identificam com a protagonista da série. Quando comecei a ler Crepúsculo já achava a Bella uma rapariga estranha, quando passei para Lua Nova só queria que a autora a eliminasse de vez, devido às suas atitudes tolas e perturbações mentais.
Spoiler! :
Quem é que se atira de um precipício à beira-mar só para ouvir a voz do ex-namorado na cabeça?

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 22 Feb 2010 16:42

Cerridwen wrote:Artigo publicado no Expresso sobre a saga Luz e Escuridão e respectivas adaptações: http://aeiou.expresso.pt/o-regresso-dos-vampiros=f565559

Ao contrário do que Cláudia e Ana pensam, nem todas as jovens se identificam com a protagonista da série. Quando comecei a ler Crepúsculo já achava a Bella uma rapariga estranha, quando passei para Lua Nova só queria que a autora a eliminasse de vez, devido às suas atitudes tolas e perturbações mentais.

Tipo . . . ?

Tal como ela, também Inês Amaro, 13 anos, fala como se as personagens da saga tivessem passado a fazer parte da "família". Chora a ler os livros, já viu "Crepúsculo" 34 vezes, sofre com as desventuras de Edward e ao pescoço faz questão de usar sempre o seu "amuleto da sorte": um fio com um coração a dizer Twilight. No ano passado, chegou a andar por Lisboa a recolher assinaturas para a vinda dos actores de "Crepúsculo" a Portugal.

Holy.

Fucking.

Shit.

Abraços,
Luís
The vorpal blade went snicker-snack!

croquete
Edição Limitada

Postby croquete » 22 Feb 2010 17:56

:rotfl:

Return to “Autores”