Glen Cook

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
shadow_phoenix
Dicionário

Glen Cook

Postby shadow_phoenix » 02 Feb 2008 12:26

Tendo uns cheques brinde da amazon para gastar, decidi, há pouco tempo, comprar a recém lançada colectânea dos livros do norte da black company, bastante elogiada pelo Jeff Vandermeer numa das Realm of Fantasy mais recentes.

Como pouco se fala deste autor em Portugal, deixo aqui o convite a todos os que já lerm livros dele para aqui deixarem a sua opinião.

shadow_phoenix
Dicionário

Re: Glen Cook

Postby shadow_phoenix » 10 Jul 2009 11:38

Após ter lido o omnibus "Crónicas da Companhia Negra" e ter os "Livros do Sul" no armário para ler, recomendo vivamente este autor de fantasia. Dúvido que, como se lê por aí, tenha sido o primeiro autor a fazê-lo, mas os seus livros, apesar de manterem a luta clássica entre o bem e o mal, contêm uma ambiguidade moral bastante interessante e, segundo se diz, a quem muitos autores modernos devem muito. Os livros dele, apesar de serem fantasia, lêem-se quase como aqueles romances de guerra daquela velhinha conlecção de livros de bolso da europa américa (guerra e espionagem).

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 10 Jul 2009 11:40

shadow_phoenix wrote:Após ter lido o omnibus "Crónicas da Companhia Negra" e ter os "Livros do Sul" no armário para ler, recomendo vivamente este autor de fantasia. Dúvido que, como se lê por aí, tenha sido o primeiro autor a fazê-lo, mas os seus livros, apesar de manterem a luta clássica entre o bem e o mal, contêm uma ambiguidade moral bastante interessante e, segundo se diz, a quem muitos autores modernos devem muito. Os livros dele, apesar de serem fantasia, lêem-se quase como aqueles romances de guerra daquela velhinha conlecção de livros de bolso da europa américa (guerra e espionagem).

está na lista shadow, está na lista...
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 02 Jan 2012 14:06

A Companhia Negra

Este foi o primeiro livro que Glen Cook escreveu sobre a companhia negra, no agora distante ano de 1984. Quando comecei a lê-lo, a primeiro impressão com que fiquei foi de que estava a ler um dos livros da antiga colecção da Europa-América Guerra e Espionagem, e vim mais tarde a descobrir que tal era intencional.
Esta é uma história com uma moralidade bastante cinzenta. Os "heróis" (os membros da companhia) trabalham para o império da senhora negra, e fazem o que necessitam fazer para sobreviver e serem pagos. A maior parte dos vilões têm um lado humano, e a própria senhora negra parece não ser tão má como quer dar a perceber. Por fim, os rebeldes que combatem contra o império não são muito melhores que os vilões.
A história em si é das mais cativantes que me lembro de ler, com algumas reviravoltas e twists interessantes e bem conseguidas, personagens memoráveis (uma das quais morre nos primeiro capítulos, porque, aqui, qualquer um pode morrer) e um narrador pouco fiável (croaker, o doutor e historiador da companhia). Existem diversas cenas fantásticas, como a emboscada na floresta, ou os vários assassinatos contra os lideres dos rebeldes, ou a batalha final, para nomear apenas algumas.

Lembro-me de ler uma crítica de Jeff VanderMeer numa Realms of Fantasy antiga onde ele dizia que, apesar de Glen Cook não ser dos autores de fantasia mais conhecidos, influenciou muitos dos autores que trabalham actualmente no género. Depois de ler este primeiro livro da companhia negra (e os dois que lhe seguem) não tenho quaisquer dúvidas de que isso é verdade.

Podem comprar este livro em conjunto com os dois seguintes no omnibus mostrado abaixo. Encontram-no aqui, na Amazon UK.

Publicado orignalmente no meu blog.

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 02 Jan 2012 14:07

Shadows Linger

Este é o segundo livro sobre a Companhia Negra de Glen Cook e, atrevo-me a dizer, o meu favorito até ao momento. Aqui encontramos todos os elementos que fizeram com que o primeiro livro se destacasse da restante oferta do género (uma moralidade bastante cinzenta, e uma prosa e forma de contar a história que se assemelha mais aos romances passados na guerra do Vietnam do que a um de fantasia), mas achei a história ainda mais apelativa que a do primeiro. Depois da vitória da Lady no primeiro livro, vemos aqui a formação de três facções rivais, coisa atípica numa altura em que a maior parte da fantasia épica se resumia a uma luta entre os bons e os maus. Outro ponto de relevo são as acções que Raven se vê obrigado a tomar para proteger Darling. Ele sabe que está a fazer algo errado, mas é o que precisa fazer para sobreviver.
Destaque também para algumas cenas memoráveis, como o crescimento do castelo negro e o assalto da companhia, a morte de algumas personagens importantes e a "morte" de um dos últimos takens originais.

Infelizmente, os livros da Companhia Negra ainda não se encontram publicados em Portugal. Se os querem ler, terão de o fazer em inglês. Aqui fica o link para o volume que contém os três primeiro livros.

Publicado originalmente no meu blog.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 03 Jan 2012 10:35

Tenho as duas trilogias (em dois livros omnibus), para ler. Comecei a primeira, mas o seu início não me puxou...
Hádeserlido um dia destes :mrgreen:
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

shadow_phoenix
Dicionário

Postby shadow_phoenix » 13 Oct 2012 19:57

A Rosa Branca

Este é o terceiro livro da série da companhia negra e o último dos Livros do Norte. Aqui, tramas que se haviam antes tocado cruzam-se por fim, amigos reencontram-se, a história do que se passou para dar origem aos acontecimentos do primeiro livro é explicada e a "vilã" mostra que não é bem aquilo por que se tentar fazer passar.

Neste livro, mantêm-se os elementos característicos da série, sendo o mais notável o estilo narrativo e de escrita que se assemelha mais ao de um romance militar (não consigui deixar, em algumas passagens, de recordar os livros da colecção de Guerra e Espionagem da Europa América) que ao de um romance de fantasia. Mantém-se, também, a natureza cinzenta do mundo em que se passa história.

Penso que este será o livro mais imaginativo dos Livros do Norte, em particular nas passagens que descrevem as Planícies do Medo e as descrições de algumas das batalhas, que, usando apenas elementos da literatura de fantasia, nos conseguem remeter para a Guerra do Vietname. O final também merece destaque devido ao seu impacto emocional, talvez um dos mais fortes que me lembro de ler no género.

No geral, é um livro bem escrito e entusiasmante, onde se percebe perfeitamente porque Glen Cook, apesar da sua relativa obscuridade, é considerado um dos principais percursores da fantasia moderna. Recomendo vivamente a leitura deste livro (e dos restantes da série) a todos os fãs do género.

Publicado originalmente no meu blogue.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 22 Apr 2014 13:48

Image

Li esta versão omnibus dos três primeiros livros da série 'Black Company'. Creio que faz muito mais sentido ler em conjunto do que ler em três livros separados, porque na verdade a sequencia é directa de um para outro.

Não posso afirmar que Glen Cook tenha redefinido a medieval heroic fantasy, porque não conheço 'tudo' o que foi criado sob esse signo, mas dentro do meu conhecimento, redefiniu algumas coisas.

Não há grandes herois, maiores que a vida! Há pessoal relativamente normal, nomeadamente o heroi principal que é o médico/cirurgião da companhia e ao mesmo tempo o escriba dos 'annals' da companhia onde vão sendo registados os vários acontecimentos. Anais esses que datam à mais de 400 anos de existencia da 'Black Compabny. The last of the Kathovar free companys'.

A companhia é uma companhia mercenária. Vai para onde é contratada e obedece a quem paga. No caso, é contratada por algo/alguém que mais tarde nos livros acaba por ser aquilo que é considerado 'os maus' e vai combatendo e matando os 'rebels' que combatem a Lady. A personificação do mal que usa um olho que tudo vê muito à semelhança do olho do senhor dos aneis. :angel:

O término dos três livros deixa um pouco de amargo na boca. E com vontade de seguir a companhia no seu regresso ao Sul à procura de Kathovar (ao fim de 400 anos, a origem da companhia é uma zona nebulosa) onde o escriba pretende entregar os Anais a que dedicou tanto da sua vida. :bbde:

Não há grandes descrições de batalhas. Para isso, é preferivel ler George RR Martin, ou mesmo Bernard Cornwell. Há sim muitos pequenos episódiios que dão vida à narrativa, como a eterna disputa entre si de dois feiticeiros da companhia, ou aos tempos mortos entre missões gastos a jogar cartas. :pipoca:

Acaba por ser um(três) livro muito humano e não algo maior que a vida, como seja uma viagem desesperada para destruir um anel. :D
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Return to “Autores”