Autores Irritantes

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Rui Ramos
Dicionário

Re: Autores Irritantes

Postby Rui Ramos » 15 Dec 2010 18:42

Thanatos wrote:
Rui Ramos wrote:(...)

Nota: a minha crítica é única e exclusivamente ao livro A Conspiração dos Antepassados e não à pessoa de David Soares. Não considero que o David Soares seja um autor irritante (se não, não teria assistido às suas palestras no FF).

Abstenho-me de tecer críticas pessoais aos comportamentos dos meus caros colegas, cada um tem o seu método de trabalho e maneira de estar no mundo que eu naturalmente respeito.

Rui, o título do tópico é o que é mas a ideia é a de falar sobre autores que nos irritam a nível criativo e não a nível pessoal. Portanto o sentido das discussões aqui é o de dizer o que nos irrita nos temas, nos estilos, no escrever, vá lá, de cada autor. Aliás penso que quem tinge as suas opiniões sobre o trabalho de outro baseando-se nos ódios ou nos amores que nutre ao criador está a prestar um mau serviço quer ao criador visado, quer a quem lhe leia as opiniões. Se notares muita gente sente-se irritada com o saramago ou o António Lobo Antnues e duvido que os conheçam (ou tenham conhecido no caso do Saramago) pessoalmente ao nível de as pessoas deles os irritarem. :P

Ainda bem que é esse o espírito que defendes :)

Muitas vezes as pessoas sentem-se irritadas com o próprio autor pelas ideias que defende em público em palestras, televisão ou rádio, pela postura, muitas vezes, arrogante que assumem.

Tu próprio disseste que por vezes é necessário saber separar a obra do autor. Até referenciaste casos de autores que são intragáveis como pessoas mas cujas obras são magnificas e casos de gajos bacanos que são uma nódoa como escritores...

Por esse motivo, salvaguardei-me com a minha nota anterior, uma vez que sou novo por aqui. ;)

mellon-fa
Panfleto

Postby mellon-fa » 16 Dec 2010 21:17

Olha, o Saramago é um caso curioso, no que me diz respeito, e até por isso o aprecio tanto. Por um lado, gosto muito, muito mesmo. Por trás daquela frieza, até rudeza, impressiona-me a intensidade de afectos que aquele homem guardava em si, e revelava nas suas personagens. Os amantes, das suas obras, são qualquer coisa de extraordinário. Conseguem traduzir uma humanidade, uma profundidade de sentimentos, uma paixão, tremendas, sem cair no romantismo serôdio, cor pastel. A história do Baltasar e da Blimunda é das coisas mais belas que li. E apaixona-me, de igual modo, a sua escrita.
Por outro lado, há momento que me "irrita" aquele seu traço, que também me seduz, de fazer excursos, de desenrolar um novelo sem fim "a propósito". Primeiro acho muitas graça entretém-me, entro no jogo, mas noutros momentos estou ansiosa que siga a história :blink:
Vivo em roxo e morro em som Mário de Sá-Carneiro

npipas
Dicionário

Postby npipas » 20 Dec 2010 00:04

Para mim tudo o que seja "vampiradas" com teenagers apaixonadas, irrita-me.
Aquele sr. que pensa que sabe escrever thrillers de mistério e espionagem que se chama Dan Brown irrita-me e desde já lhe deixo um conselho - leia os livros do Tom Clancy, Jeffrey Archer, John Le Carré e talvez aprenda algo sobre teorias da conspiração e technothrillers.
Depois temos a cereja no topo do bolo!!! O Miguel Sousa Tavares, o homem é contra tudo e todos, hipócrita e outras coisas mais que não vale a pena dizer aqui, mas teve a felicidade de escrever um bom livro, "Equador", mas isso não o absolve de ser um parva...
Pipas :cheers:

mellon-fa
Panfleto

Postby mellon-fa » 20 Dec 2010 00:49

npipas wrote:Depois temos a cereja no topo do bolo!!! O Miguel Sousa Tavares, o homem é contra tudo e todos, hipócrita e outras coisas mais que não vale a pena dizer aqui, mas teve a felicidade de escrever um bom livro, "Equador", mas isso não o absolve de ser um parva...

:bow: :bow: :bow:

Total support! :cheers:
Vivo em roxo e morro em som Mário de Sá-Carneiro

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 20 Dec 2010 16:08

Tom Clancy as in... Splinter Cell??

grayfox
Edição Única

Postby grayfox » 20 Dec 2010 16:31

Anibunny wrote:Tom Clancy as in... Splinter Cell??

e Rainbow Six, e The Hunt for The Red October and so on...
A melhor assinatura chinesa da actualidade.

npipas
Dicionário

Postby npipas » 20 Dec 2010 16:36

Anibunny wrote:Tom Clancy as in... Splinter Cell??

Sim o Tom Clancy é o criador da ideia e do personagem Sam Fisher que é o protagonista principal da série e dos jogos.
Mas a série Splinter Cell é escrita em colaboração com outro escritor (ou melhor dizendo é totalmente escrita), que se chama David Michaels.

Os Livros mais conhecidos e que lançaram Tom Clancy para a "ribalta" são os da série "Jack Ryan" que toda a gente conhece devido às adaptações cinematográficas, "Caça ao Outubro Vermelho", "Soma de Todos os Medos", "O Atentado - Jogos de Poder" ou "Perigo Imediato".

A meu ver a grande diferença entre o Tom Clancy e o Dan Brown é que o Tom Clancy sabe do que escreve, e torna muito mais realista e sério os seus livros. Por exemplo pegando no "Caça ao Outubro Vermelho" que é sobre um assunto que eu conheço bastante bem devido à minha vida profissional ele descreve a vida e a organização dos navios (neste caso submarinos) e relata-a com um realismo impressionante e até a própria descrição das cenas de acção (combates navais) são os procedimentos que são utilizados pelas marinhas de guerra.
Ao passo que o Dan Brown não é tão exacto e como não sabe inventa muito... :whistle:
Uma curiosidade... O Tom Clancy escreveu um livro ainda antes do 9/11 em que o fim do mesmo é um avião comercial que é desviado e é "atirado" para cima da Casa Branca, será que foi aqui que o Bin Laden veio buscar a idéia???
Para os aficionados em "Technothrillers" como eu sou, o Tom Clancy é mesmo o MAIOR!!! :bow:

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 20 Dec 2010 16:42

Pois... o meu namorado gosta bastante do Clancy, mas se fores á Amazon alguns dos livros dele estão tão mal rated x) Comecei o "Endwar" (que não é escrito pelo Clancy, mas sim por um tal de David Michaels. Desisti de ler, porque o inicio é um confusão jasuuu!

npipas
Dicionário

Postby npipas » 20 Dec 2010 18:36

Anibunny wrote:Pois... o meu namorado gosta bastante do Clancy, mas se fores á Amazon alguns dos livros dele estão tão mal rated x) Comecei o "Endwar" (que não é escrito pelo Clancy, mas sim por um tal de David Michaels. Desisti de ler, porque o inicio é um confusão jasuuu!

Sim esse é um grande problema porque há aí uma série de colecções com o nome do Tom Clancy, como por exemplo a "Splinter Cell", "Endwar" com o David Michaels ou a "Power Plays" com vários escritores, que pegam em ideias e personagens de outros livros dele e a partir disso escrevem os seus livros, mas pôem o nome dele para dar mais ênfase, mas esses livros claro que não têem a mesma qualidade nem a veracidade dos livros escritos por ele.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 20 Dec 2010 18:58

Eu li dois livros do Clancy: o The Hunt for Red October (que salvo erro foi o primeiro que ele publicou) e o The Teeth of the Tiger, um dos mais recentes, e acho que vou ficar por aqui quanto a leituras deste autor. É verdade tudo o que dizes Pipas, mas acho que a grande força dele - os conhecimentos tecnológicos, militares e estratégicos - é também a sua maior fraqueza, já que é a única coisa que ele explora com alguma habilidade (e até a exaustão) nos enredos. O resto são personagens de papel e uma defesa patriótica do ideal americano levada até quase à patetice, tudo visto por uma distorcida lupa belicista.

Lembro-me de ter ficado muito decepcionado com o tratamento das personagens no livro do "Outubro Vermelho", uma vez que as do filme estão muito "vívidas".

E ainda há outra coisa: acho que ele tem o estilo de escrita mais simplista de que há memória. Ao fim de um tempo torna-se cansativo pelo conjunto limitado de palavras que ele utiliza.

EDIT: (Eu sabia que tinha escrito qualquer coisa sobre o...)
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

npipas
Dicionário

Postby npipas » 21 Dec 2010 00:33

Samwise wrote:Eu li dois livros do Clancy: o The Hunt for Red October (que salvo erro foi o primeiro que ele publicou) e o The Teeth of the Tiger, um dos mais recentes, e acho que vou ficar por aqui quanto a leituras deste autor. É verdade tudo o que dizes Pipas, mas acho que a grande força dele - os conhecimentos tecnológicos, militares e estratégicos - é também a sua maior fraqueza, já que é a única coisa que ele explora com alguma habilidade (e até a exaustão) nos enredos. O resto são personagens de papel e uma defesa patriótica do ideal americano levada até quase à patetice, tudo visto por uma distorcida lupa belicista.

Lembro-me de ter ficado muito decepcionado com o tratamento das personagens no livro do "Outubro Vermelho", uma vez que as do filme estão muito "vívidas".

E ainda há outra coisa: acho que ele tem o estilo de escrita mais simplista de que há memória. Ao fim de um tempo torna-se cansativo pelo conjunto limitado de palavras que ele utiliza.

EDIT: (Eu sabia que tinha escrito qualquer coisa sobre o...)

Sim Sam, naturalmente dou-te razão, mas temos de ver o tipo de livros e o contexto em que eles são escritos, os technothrillers são essencialmente livros onde temos os bons (aqui os bons são sempre os Norte-Americanos visto que a maioria, senão mesmo todos os escritores desse género de livros são Norte-Americanos e se eles põem o país deles no lugar dos maus não vendem), contra os maus e naturalmente os bons têm de ganhar sempre.
Outra coisa que tu falas e bem são os personagens serem superficiais, mas mais uma vez, neste género de o personagem principal é a tecnologia e a acção, não os personagens.
Os Technothrillers não são literatura de Nobel, nem pretendem ser e tal como disse na tertúlia em que este tema também veio ao de cima considero este tipo de literatura como o meu "guilty pleasure", são os meus "Meyers" :blush:
Quem quer livros de acção complexos e bem escritos tem os outros autores que falei, como o Jeffrey Archer ou o John Le Carré.

Return to “Autores”