Autores Irritantes

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Samwise
Realizador

Re: Autores Irritantes

Postby Samwise » 09 Dec 2009 15:28

virose_pt wrote:O Eça é daqueles autores que não consigo gostar nem por nada.

Para quem leu Zola nota logo as semelhanças entre alguns livros dos 2 autores. Prefiro o original, logo prefiro o Zola. E não só por essa razão.

Nunca li nada de Zola, pelo que prefiro o Eça... :mrgreen4nw:

Depois o Eça tem aquela mentalidade de emigrante parolo: fica lá fora uns anos e quando regressa só está bem a mandar bitaites e a colocar abaixo Portugal e os portugueses, e que nas franças e nas suiças é que é bom. Tudo o que eu tentei ler do homem foca sempre as mesmas personagens e as mesmas situações: é o saloio que vai para Paris e volta deslumbrado, é o burgues portugues que passa 500 páginas a desancar os portugueses e que lá fora é que é.

Esta "mentalidade" não é assim tão pronunciada quanto isso nos romances. Mas em todo o caso ele sempre foi assim, mesmo antes de ir para o estrangeiro. Porventura até terá debandado por considerar que Portugal era mesmo uma "choldra".

Admito que a faceta deve irritar muito boa gente, mas a mim só me faz rir e sorrir mais. De certa forma vejo que Portugal no espaço de um século não mudou nadinha de mentalidade em relação a essa época, e que muita falta nos faz para a crítica social, hoje em dia, alguém com a lucidez, pontaria, e jeito para a escrita como as que ele tinha.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 09 Dec 2009 15:36

Samwise wrote:Esta "mentalidade" não é assim tão pronunciada quanto isso nos romances. Mas em todo o caso ele sempre foi assim, mesmo antes de ir para o estrangeiro. Porventura até terá debandado por considerar que Portugal era mesmo uma "choldra".

Admito que a faceta deve irritar muito boa gente, mas a mim só me faz rir e sorrir mais. De certa forma vejo que Portugal no espaço de um século não mudou nadinha de mentalidade em relação a essa época, e que muita falta nos faz para a crítica social, hoje em dia, alguém com a lucidez, pontaria, e jeito para a escrita como as que ele tinha.

Do Zolá só li um poema no 12º ano e não me lembro :sad: mesmo assim concordo com o Samwise, acho que a escrita dele é muito fácil e acessível e cómica. Apesar de tudo virose as personagens até estão no estrangeiro mas já vistes que acabam sempre todas por regressar a Portugal :wink: de certa forma acho que o Eça não criticava por mal, simplesmente gostaria que o país evoluísse :smile: Um século a ler Eça e mesmo assim os portugueses não mudaram... será genético? :huh:

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 09 Dec 2009 16:24

virose_pt wrote:Para quem leu Zola nota logo as semelhanças entre alguns livros dos 2 autores. Prefiro o original, logo prefiro o Zola. E não só por essa razão.

Do Zola só li a Nana, por isso não consigo entrar em grandes comparações. Mas, apesar disso, não concordo nada contigo, virose. E gostava que me explicasses essas semelhanças, porque uma rápida consulta às obras (e datas das mesmas) dos dois autores não consigo concluir sobre qual é o "original".

Alguns exemplos:

Crime do Padre Amaro - 1875
A Tragédia da Rua das Flores - 1877-78
O Primo Basílio - 1878
Os Maias - 1888

Nana - 1879
Germinal - 1885
A Besta Humana - 1890

Obviamente Zola tem obras com datas anteriores e Eça outras posteriores. Mas, na minha modesta opinião, as obras mais marcantes de Zola são posteriores às de Eça.

Isto tudo para dizer que o Eça não me irrita nada, bem pelo contrário. :wink:

Eu já disse quem eu acho irritante? Acho que sim, mas nunca é demais repetir. É mesmo o ALA... :tongue:

S.

virose_pt
Dicionário

Postby virose_pt » 09 Dec 2009 19:02

Há uma cena final nos Maias (uma arruaça qualquer) que é chapada de uma cena final do Nana. Isto assim de memória. Li estes 2 livros na mesma altura e não tive grandes dúvidas sobre a semelhança.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 10 Dec 2009 02:18

A perspectiva do Eça não é a do emigrante parolo. É, quanto muito, a perspectiva do emigrante do séx. XXI, o que juntou à mala de papelão o(s) seu(s) diploma(s). De resto o Crime do Padre Amaro, por exemplo, foi escrito antes da vida consular do autor, pelo que se depreende que mais do que a visão de quem esteve lá fora e regressa, é a visão de quem cedo percebe que é necessário olhar para fora.

Como o Sam concordo que o que choca mais no Eça é o olharmos para a obra dele e considerarmos que, copiado como dizes ou não, infelizmente o Portugal de 2009 não difere muito do Portugal d' "Os Maias". Se calhar devíamos olhar mais para as "Franças" e as "Suíças"...
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Dharma
Enciclopédia

Postby Dharma » 10 Dec 2009 13:28

E (segundo o que ouvi dizer, porque ainda não li a obra) se dermos então uma olhada ao "As Farpas"... é só fazer "cópi/peiste" e temos a sociedade portuguesa actual...
"The mind is its own place, and in it self
Can make a heaven of hell, a hell of heaven."

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 10 Dec 2009 13:42

Dharma wrote:E (segundo o que ouvi dizer, porque ainda não li a obra) se dermos então uma olhada ao "As Farpas"... é só fazer "cópi/peiste" e temos a sociedade portuguesa actual...

"As Farpas" não é do Ramalho Ortigão?
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 10 Dec 2009 13:48

Arsénio Mata wrote:"As Farpas" não é do Ramalho Ortigão?

É dos dois.

O Ramalho e o Eça eram amigos do peito, e para além disso partilhavam uma pequena rivalidade a nível literário.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Arsénio Mata
Livro Raro

Postby Arsénio Mata » 10 Dec 2009 14:01

Ah, não sabia...
Only in the bloodline is this terror exposed
A knife to the eye of modern day times
Exactly what you've worked for.

A price for the pride
I can feel the distance coming
The holes in my lungs
Won't let me take this anymore.

http://umhomemsimpatico.tumblr.com/

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 10 Dec 2009 17:12

Recomendo vivamente o filme "O Mistério da Estrada de Sintra", inspirado no folhetim escrito a quatro mãos (ou seriam duas? será que algum dos dois era ambidestro? :tongue: ) que termina com a afirmação: "Este país precisa de umas Farpas!"

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 10 Dec 2009 17:24

Bugman wrote:Recomendo vivamente o filme "O Mistério da Estrada de Sintra", inspirado no folhetim escrito a quatro mãos (ou seriam duas? será que algum dos dois era ambidestro? :tongue: ) que termina com a afirmação: "Este país precisa de umas Farpas!"

Ainda não vi...

Mas recomendo o livro (que acho que não termina com essa frase...). :smile:

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 10 Dec 2009 17:32

O filme é capaz de ser das obras do cinema português que mais gostei de ver e vale mesmo o preço do bilhete!

O final do filme pôs-me de água na boca à espera que viessem daí mais filmes inspirados em Eça e com produção nacional... :dribble:

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 10 Dec 2009 20:50

Pois fala-se no Eça... e eles aí estão a marcar a sua presença (sim, sim, a classe política, essa "franja da sociedade" que ele tão bem soube caracterizar, de forma mordaz e irónica) :mrgreen4nw:
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 10 Dec 2009 23:00

João Arctico wrote:Pois fala-se no Eça... e eles aí estão a marcar a sua presença (sim, sim, a classe política, essa "franja da sociedade" que ele tão bem soube caracterizar, de forma mordaz e irónica) :mrgreen4nw:
http://www.youtube.com/watch?v=lp0Fu3c22Cw

O que não daria um episódio destes, por mais engraçado que seja assim a frio, retratado pela pena do Eça.

MAGG
Livro Raro

Postby MAGG » 11 Dec 2009 02:30

João Arctico wrote:Pois fala-se no Eça... e eles aí estão a marcar a sua presença (sim, sim, a classe política, essa "franja da sociedade" que ele tão bem soube caracterizar, de forma mordaz e irónica) :mrgreen4nw:
http://www.youtube.com/watch?v=lp0Fu3c22Cw

:mrgreen4nw: ...

pensando melhor ... uma situação destas só me deprime :dry: . É esta a nossa classe política!

Return to “Autores”