Fiodor Dostoievski

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Cerridwen
Edição Única

Re: Fiodor Dostoievski

Postby Cerridwen » 05 Jul 2006 11:15

Lord Wimsey wrote:ha pouco escritores tao profundos, essenciais, radicais como dostoievsky. Mesmo quanto à época concreta que retrara, esse retrato vale muito pela imagem alternativa que nos dá do ‘século da luz’
[right][snapback]23843[/snapback][/right]

Ainda agora comecei a ler uma obra do autor (que penso ser a primeira obra, pelo menos a primeira editada), aquela opinião é com base no que li e que não chega para avaliar a escrita de Dostoievsky, por enquanto não parece um escritor muito bom, mas posso estar enganada.

Concordo plenamente quanto à importância do retrato que o escritor faz da época, faz pensar na evolução que houve dessa época até à actualidade.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 07 Nov 2006 12:12

Cerridwen wrote:Em relação à escrita, ao vocabulário, não há nenhum estilo pessoal nem vocabulário próprio, na escrita de Dostoievsky, parece-me.

Agora que li "O Jogador", obra que não deve ser das mais reputadas deste autor (julgo), ficou-me esta mesma ideia... ou isso ou a tradução não lhe fez graça. Não há faísca, naquele texto...

A tal grande profundidade na avaliação do comportamento humano é inexistente, em "O Jogador". O que há é alguma mestria na descrição do comportamento dos viciados face ao jogo da roleta e um interessante ponto de vista russo sobre as culturas ocidentais (com incidência na francesa e na inglesa). Fora isso... tudo muito monótono.

Estava à espera de muito melhor. Mas não posso, de maneira nenhuma, avaliar o autor por este livro.

Proximamente: "O Idiota" (espero que tenhas razão, Sr. Lord :tongue:).

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Lord Wimsey
Dicionário

Postby Lord Wimsey » 07 Nov 2006 16:23

no idioto a supremencionada profundidade só não a vê quem não quer. Tal como no crime e castigo,cadernos da casa morta, primos karamazov,etc

zé.chove
Encadernado a Couro

Postby zé.chove » 31 Oct 2007 17:32

O melhor livro dele é o Crime e Castigo.
Vale a pena comprar as obras completas do homem. Nos Alfarrabistas têm tudo.
Quanto aos contos - de que alguém falou - agradam-me bastante os do Tchekov tenho a colecção completa (a antiga).
Outro Russo que me encantou foi o Soljenitsine - O Gulag, Um dia no campo de concentração, O pavilhão dos cancerosos.
E não se esqueçam de mandar umas dentadinhas no Gogol.
Enfim... Tenham cuidado com o KGB o Putin anda por aí...

stereomind
Manifesto

Postby stereomind » 31 Oct 2007 23:09

Lord Wimsey wrote:no idioto a supremencionada profundidade só não a vê quem não quer. Tal como no crime e castigo,cadernos da casa morta, primos karamazov,etc

Primos Karamazov?! Concordo totalmente com Wimsey quando diz que os livros de Dosto são intemporais. Também adorei o Crime e Castigo e o Jogador (Cerridwen como estás enganada!). Quanto às traduções acho que as de Nina e Filipe Guerra são formidáveis. Ainda não me aventurei pelos Irmãos Karamazov dado o tamanho do livro! Agora ando pelo Gógol, já que perguntaram... Abraços.

Lord Wimsey
Dicionário

Postby Lord Wimsey » 01 Nov 2007 01:40

Como não sei russo, nem sequer encontrar 'os sinais de uma má tradução' nesta língua, qualquer chimpanzé que traduza para um português credível satisfaz-me. A mais engraçada tradução do russo que li é a Anne Karenine traduzida por, pasme-se, José Saramago. De novo, não faço ideia se está bem ou mal traduzido, o livro continua ser um pastel a la Tolstoi, pródigo em personagens mil cada qual com direito a 351 diminutivos 872 alcunhas, 97 apelidos impronunciáveis e uma teatralidade sem fim.

De gogol nunca li nada, o que é que se recomenda?

Mijailovich
Panfleto

Postby Mijailovich » 02 Nov 2007 00:47

De Gogol para começar os (Contos de São Petersburgo, dos romances talvez Almas Mortas

Do Dostoievski sou um grande fã, já li muitos livros deste autor, à excepção do Adolescente gostei mesmo mto de todas as obras, por motivos diferentes as que mais me ficaram na memória são: O Idiota, O Jogador, Noites Brancas.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 02 Nov 2007 12:19

Fiquei a meio do "Idiota", não foi culpa minha, e é uma leitura que tenho de recomeçar. Estava a gostar bastante.
Quanto ao "O Jogador", considero-o no extremo oposto: não é nada de especial. Não vejo nenhum traço de génio ali.

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

stereomind
Manifesto

Postby stereomind » 02 Nov 2007 14:26

Tinha-me esquecido do livro Noites Brancas de Dosto. Recalquei-o certamente pois deve ter sido o único de Dosto que achei uma seca!! Nao li todos obviamente, mas parece-me que há muito poucos escritores a sério como Dosto e outros russos.

SunShine
Manifesto
Location: In the Marmalade Forest..Between the make-believe trees!

Postby SunShine » 01 Dec 2007 21:43

Um certo dia tomei vergonha na cara por nunca ter lido nada de Dostoievsky e decidi ir a uma feira do livro comprar qualquer coisa deste autor...comecei a comprar outros livros que, na altura, me interessavam e no fim só sobrou dinheiro para adquirir o livrinho O Jogador...
Tenho a dizer que é totalmente diferente daquilo que eu alguma vez li...mas não me fascinou e agora percebi porquê : ainda não li os outros mais importantes!!
Seja como for, quando tiver uma opinião formada escrevo aqui algo...Mas quando tiver que começar por algum, há-de ser, sem dúvida, pel'O Idiota. :rolleyes:
"A vida ou é uma aventura ousada ou então não é nada" Helen Keller

Lord Wimsey
Dicionário

Postby Lord Wimsey » 02 Dec 2007 01:03

Uma boa maneira de passar a gostar de Dostoievski é não o ler antes de ler Raúl Brandão. Assim, é fácil perceber como o mestre raramente é ultrapassado pelo discípulo, por muito brilhante que o último seja.

(Ainda não encontrei nada do amigo Gogol, é capaz de ficar para o natal)

Dharma
Enciclopédia

Postby Dharma » 02 Dec 2007 22:07

Ainda esta semana estive com o Idiota na mão (os meus pais têm uma cópia), mas como andava numa de literatura mais "leve", achei melhor passar para outra coisa (onda essa que entretanto acabou, como podem ver pelo livro que estou a ler agora).

Depois do Jogos Perversos (ou ainda antes, depende de como me sentir após a Ilíada), vai esse.

Dharma
"The mind is its own place, and in it self
Can make a heaven of hell, a hell of heaven."

leuqar
Encadernado a Couro

Postby leuqar » 13 May 2009 23:56

De Dostoievsky só li "O jogador", "Os Irmãos Karamazov", sendo este último muito superior. É um autor que gosto muito apesar de ter lido pouco da sua obra. Ainda estou para perceber como é que consegui ler os Irmãos Karamazov aos 15 anos sem nunca me esquecer da história... tenho uma simpatia especial pelo Aliocha.! Para as férias tenho o Idiota e Crime e Castigo para ler.
I love Geology...diamonds, emeralds, sapphires and rubies ;)

chinaski
Encadernado a Couro

Postby chinaski » 13 May 2009 23:57

leuqar wrote:De Dostoievsky só li "O jogador", "Os Irmãos Karamazov", sendo este último muito superior. É um autor que gosto muito apesar de ter lido pouco da sua obra. Ainda estou para perceber como é que consegui ler os Irmãos Karamazov aos 15 anos sem nunca me esquecer da história... tenho uma simpatia especial pelo Aliocha.! Para as férias tenho o Idiota e Crime e Castigo para ler.

Recomendo vivamente o Cadernos da Casa Morta

leuqar
Encadernado a Couro

Postby leuqar » 14 May 2009 00:17

Não referi anteriormente que li um terço "Recordações da Casa dos Mortos" que ao que parece agora é "cadernos da casa dos Mortos". Na altura estava a gostar muito, mas era daqueles livros que requisitava na biblioteca ambulante que ia à minha aldeia (agora periferia de cidade) e tive que devolver pois já o tinha há muito tempo. Depois não sei bem porquê nunca mais tentei ler.
Mas se recomendas, é mais um para a lista.
I love Geology...diamonds, emeralds, sapphires and rubies ;)

Return to “Autores”