Estou há algum tempo para ler O Idiota e Os Irmão Karamazov, mas como tantos outros, estão ainda na lista para ser lidos... Um dia hei-de lá chegar!

philo wrote:Existem dois livros que marcaram não só pelo seu valor literário, mas também porque foram a minha primeira incursão na chamada "literatura séria". Li com 16 anos o Werther de Goethe e o Jogador do Dostoievski. A leitura destes dois livros de "passagem" deixaram em mim uma impressão indelével, era um puto introvertido e depressivo, apaixonado por uma miúda linda e inteligente cujo amor repelia e atraia por me considerar inferior e indigno. Estes livros retratam 2 amores impossíveis e deixaram-me ainda mais soterrado em duvida e dor, mas são dois excelentes livros, O Werther é uma personagem moralmente superior, um amor altruísta e generoso, um homem que prefere cometer suicídio a trair uma amizade, o Jogador foi escrito pelo Dostoievski em 15 dias para liquidar uma divida de jogo, o Dostoievski era viciado na roleta e escreveu um livro magnifico em alguns dias, a necessidade aguça o engenho…neste livro existe uma relação amor/ódio, o protagonista é desprezado e secretamente amado pela mulher que idolatra e que cuja frieza é desconcertante.
Estes dois livros subverteram a minha visão do amor, e na minha vida sentimental tudo se desenrolou dentro desta inquietante forma de amar…
Os livros que foste escolher para ler nessa altura...![]()
Curiosamente, achei o Werther extraordinário e gostei pouco ou nada de O Jogador (ok, sei que estou a cometer uma daquelas heresias). Pelo contrário, achei que lhe falta intensidade e obsessão, quer na descrição do vício do jogo, quer na transmissão dessa relação de amor impossível que descreve. Foi uma desilusão para mim, esse livro.
philo wrote:Os livros que foste escolher para ler nessa altura...![]()
Curiosamente, achei o Werther extraordinário e gostei pouco ou nada de O Jogador (ok, sei que estou a cometer uma daquelas heresias). Pelo contrário, achei que lhe falta intensidade e obsessão, quer na descrição do vício do jogo, quer na transmissão dessa relação de amor impossível que descreve. Foi uma desilusão para mim, esse livro.
Não vou transcrever literalmente uma cena de um livro do Henry Miller em que o avô dele vocifera com a mãe do Henry Miller para a este não o deixei ler livros...livros que na idade adulta lhe lixariam a cabeça. A leitura transporta-nos para um mundo alternativo, desafiante, apaixonante, só existe um inconveniente...estilhaça o teu mundo seguro e confortável...eu sobrevivi quase incólume, mas ainda sinto o pulsar da dor na têmpora esquerda...
Samwise wrote:Curiosamente, achei o Werther extraordinário e gostei pouco ou nada de O Jogador (ok, sei que estou a cometer uma daquelas heresias).
srd wrote:Samwise wrote:Nota:gostava tanto da tag “quote” antes da conversão….
Samwise wrote:srd wrote:Samwise wrote:Nota:gostava tanto da tag “quote” antes da conversão….
Podes elaborar um pouco melhor a razão das tuas mágoas?![]()
Users browsing this forum: No registered users and 1 guest