Juliet Marillier

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Steerpike
Edição Limitada

Re: Juliet Marillier

Postby Steerpike » 17 Dec 2007 16:53

Thanatos wrote::mrgreen4nw: Karma police arrest this dictionary nazi, his Hitler hairdo...

Normalmente aqui perdoam-se os 3 primeiros posts em linguagem SMS. :devil:

Aaaahhh . . . São três. Entusiasmei-me, e pelo facto peço desculpa. É uma coisa que me acontece às vexes.

Abraços,
Luís
The vorpal blade went snicker-snack!

Pappillon
Manifesto

Postby Pappillon » 01 Feb 2008 14:58

A Juliet Marrilier é até à presente data a minha escritora preferida, estando a acompanhar a sua obra que vem sido publicada em Portugal.

Relativamente à Saga Sevenwaters, penso que já foi por aqui comentada, não tendo muito mais a acrescentar, pois partilho da ideia que estamos perante uma trilogia muito interessante.

Devo dizer que está previsto pela escritora avançar com a continuação desta trilogia, que entendo ser um enorme risco, no entanto tenho uma enorme expectativa em ver publicado este livro, pois acredito que mais uma vez a escritora nos vai surpreender pela positiva.

Relativamente à saga Saga das Ilhas Brilhantes, aqui deixo a minha opinião:

Spoliers:

Adorei a mudança ocorrida em Somerled ao se ter convertido à fé católica e se arrepende de todos os pecados que cometeu durante o tempo que reinou nas Ilhas Brilhantes. Chega ao ponto de sacrificar a própria vista em prol da paz, ao aceitar efectuar o ritual para se tornar Mascara da Raposa, chegando inclusive a perder um dos olhos no ritual. No fundo tornou-se o que Evynd sempre desejou para ele, e foi graças ao castigo aplicado por este (deixa-lo ir num simples barquinho, à deriva no mar, para saber a coragem que os padres tinham para poder divulgar a sua fé crista) que Somerled aprendeu a ser um homem humilde.
Ele não passa, no fundo, de uma pessoa que sempre foi desprezada e que apenas procura que gostem dele, que apenas espera um pouco de aceitação. É verdade que ele não olhou a meios para atingir os seus fins, cometeu barbaridades chegando ao ponto de matar o próprio irmão que era um homem muito respeitado nas Ilhas (ULF), mas no fundo ele só cria chamar a atenção, ser amado e que situação melhor do que se tornar rei para atingir esses fins. No meu entender, provavelmente ele até não é má pessoa e isso acabou provado no segundo volume da saga.
Se formos a ver bem é ele o centro de toda a saga, muito do que acontece tem a ver com esta personagem e não tendo um papel tão activo no segundo volume (mas importante), não deixa afinal de contas ser o centro da acção.
No entanto existem outras duas personagens que me marcaram muito nesta saga:
Mascara Raposa
Uma personagem extremamente invulgar, sendo ao mesmo tempo, observador e infantil, sábio e curioso. Fiquei deverás surpreendido com a sua atitude no final do livro, não estava nada à espera, foi ele que com a sua enorme coragem "salva" a situação dramática que ocorre na parte final do livro, não deixa de ser uma personagem encantadora, complexa e que no fundo é apenas um miúdo, no fundo o expoente máximo de personagem mágica na saga.
E depois temos ainda Guardião:
Que personagem, mesmo sendo filho de quem é, decide prescindir da sua juventude para proteger a vida de pequenito, seu sobrinho, pois é contra a barbaridade do ritual. Parte para a ilha e ai defende, sozinho, todos os ataques que são movidos para a tentativa de captura de Máscara de Raposa, mostra uma destreza e uma capacidade de combate invulgar, mas no fundo uma pessoa bondosa e de um enorme coração, apenas foi suplantado pela astúcia de Thorvald.
Fiquei realmente triste por ele quando finalmente compreendeu que Pequenito queria estar com a sua tribo, com aqueles que tanto mal tinham causado á sua mãe e de quem Guardião o tentava proteger arriscando a sua vida e tirando a vida de tantos outros. No entanto no final teve o que merecia e foi justo o destino para esta personagem profunda e de enormes sentimentos teve no final da saga…fica a seguinte questão será ele o filho que Nessa teve que entregar ao povo da Tribo das Focas?
Uma nota final para Evynd, uma personagem interessantíssima, logo desde miúdo mostrou-se um guerreiro cheio de destreza, ao conseguir tornar-se um pele-de-lobo, o único que compreendia e gostava de Somerled e que acaba por levar uma transformação enorme ao chegar às Ilhas Brilhantes. Ao aperceber-se das barbaridades de Somerled e da forma de actuar do seu próprio povo, entra em estado de choque, ficando irreconhecível. Penso mesmo que o factor decisivo para a sua sobrevivência foram os dois cães-lobos que o protegeram, pois mesmo sendo Nessa quem cuidou dele, penso ter sido a afeição destes animais que levou Nessa e a sua conselheira a não o matar. Ao recuperar do seu trauma, tenta tudo para fazer vêr, tanto ao seu povo como em especial Somerled, que estes agiam mal, seguindo os seus princípios e mostrando-se um homem à altura, interessantíssimo o castigo que acabou por aplicar a Somerled (acima referido) depois de todo o mal que este lhe causou mostrando ser além de um grande guerreiro, um homem sábio mostrando ser verdadeiramente um digno FILHO DO THOR. Interessante ainda como se torna um excelente marido e pai.

É evidente que temos outras personagens interessantíssimas nesta saga, o próprio filho de Somerled, Thoryald, uma personagem interessantíssima, obstinada, astuta e muito bem desenvolvida ao longo do segundo volume e claro a filha do meu casalinho preferido, que provou ser digna de ser progenitora deste casal, o aventureiro e grande marinheiro SAM, o própiro Asgrim, entre outros.
Independentemente de a escritora ter uma enorme cultura geral, ter as histórias muito bem conseguidas e com enorme imaginação o que a meu vêr dá grandeza à sua escrita é a força que conseque com as personagens que cria
Diria que estamos perante não a Saga das Ilhas Brilhantes mas antes perante uma saga brilhante
Bem que gostava que a escritora escreve-se mais sobre esta saga, em vez de pegar em Sevenwaters, o que seria engraçado Guardião conhecer o seu sogro e porque não Somerled reencontrar Evynd

Relativamente às crónicas de Crónicas de Bridei:

Spoliers:

Depois de terminar de ler o terceiro volume, posso dizer com toda a certeza que as Crónicas são a melhor saga da Juliet...
Esta demonstra um elevar de qualidade, pois as Crónicas têm mais complexidade, não só a contextualização histórica mas as próprias personagens e os seus dilemas são mais interessantes e complexos.
Veja–se, a exemplo, a complexidade das personagens Elie / Viúva / Breda

Depois temos todas outras questões que dão complexidade à história, como questões politicas, religiosas, com o forte crescendo do cristianismo, que mais cedo ou mais tarde entrará em forte oposição com a fé antiga, relações familiares e amorosas muito complexas, crianças especiais e no fundo tremendamente carentes, enfim várias questões que vêm dar uma enorme complexidade à historia.
Excelente como a escritora descreve a evolução das duas personagens centrais do livro Faolan e Elie, introduz personagens novas de enorme qualidade (Toda a família de Faolan, em especial a Viúva, Breda, o irmão Suibhne, o padre Colm, entre outros) todo o desenvolver de várias personagens já existentes, em especial Bridei, que todo faz para ser um bom Rei, mas acima de tudo um bom pai e marido…
Resumindo, não estamos na presença de mais um romance arrebatador, mas num patamar bem superior, onde a Juliet demostra uma enorme evolução na sua escrita.

Penso ainda que estas crónicas terão continuação, mas segundo julgo não será para breve.

Por último, existe a forte possibilidade de virem a ser publicados este ano mais dois livros da Juliet (Wildwood Dancing, para Abril) e sem data prevista Cibele's Secret.

Melhor Personagem da Juliet Marrilier

Faolan, no entanto a escolha é bem difícil, Finbar, Red, Bran, Somerled…

Melhor par romântico,

Faolan / Elie, se bem que o Homem Pintado / Liadhan não lhes fica atrás

Melhor personagem feminina

Elie, no entanto e mais uma vez, existem tantas opções.

Melhor Livro:

O Poço das Sombras, 3º volume das Crónicas de Bridei

Off topic:

As minhas desculpas pelo post tão grande e para quem eventualmente já tenha lido estes comentários :smile:
<br /><br />

canochinha
Livro de Bolso

Postby canochinha » 01 Feb 2008 23:22

Já agora, de acrescentar que o "Wildwood Dancing" e o "Cybele's Secret" vão ser publicados ainda este ano pela Bertrand. O primeiro será em Abril e o segundo lá mais para o final do ano.

Já agora, espero que os de erros encontrado no último livro (O Poço das Sombras) devidos tanto à parvoíce dos tradutores como a falhas de revisão não se repitam.
<a href="http://estante-de-livros.blogspot.com/" target="_blank">Estante de Livros</a>

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 01 Feb 2008 23:26

canochinha wrote:Já agora, espero que os de erros encontrado no último livro (O Poço das Sombras) devidos tanto à parvoíce dos tradutores como a falhas de revisão não se repitam.

Eu não tinha grandes esperanças... o track record da Bertrand nos livros da Marillier não é o mais exemplar. :dry:
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

canochinha
Livro de Bolso

Postby canochinha » 01 Feb 2008 23:39

Thanatos wrote:
canochinha wrote:Já agora, espero que os de erros encontrado no último livro (O Poço das Sombras) devidos tanto à parvoíce dos tradutores como a falhas de revisão não se repitam.

Eu não tinha grandes esperanças... o track record da Bertrand nos livros da Marillier não é o mais exemplar. :dry:

Assim de cabeça, lembro-me de chamarem a determinado local da história Monte Branco, para passar a Colina Branca na página seguinte e na subsequente voltar a ser Monte Branco. Ou um "avia" em vez de "havia" (no contexto, era mesmo o verbo "haver" e não o verbo "aviar"... etc etc. E mais uma miríade de erros que não lembram ao Menino Jesus. A sério que não me lembro de ter visto uma tradução tão MÁ :ranting:
<a href="http://estante-de-livros.blogspot.com/" target="_blank">Estante de Livros</a>

Aignes
Enciclopédia

Postby Aignes » 02 Feb 2008 00:54

Nota pessoal: a qualidade dos livros diminui com o progresso na carreira da escritora, pelo menos até agora. O poço das sombras era tão previsível que até fazia impressão.
«The force that through the green fuse drives the flower
Drives my green age; that blasts the roots of trees
Is my destroyer.
And I am dumb to tell the crooked rose
My youth is bent by the same wintry fever.»

canochinha
Livro de Bolso

Postby canochinha » 02 Feb 2008 11:37

Aignes wrote:Nota pessoal: a qualidade dos livros diminui com o progresso na carreira da escritora, pelo menos até agora. O poço das sombras era tão previsível que até fazia impressão.

Não concordo em relação à diminuição da qualidade dos livros, mas isso será sempre subjectivo.
Concordo que o "Poço das Sombras" fosse algo previsível, mas por exemplo o que lhe antecedeu não era nada previsível...

Aignes
Enciclopédia

Postby Aignes » 03 Feb 2008 01:48

O anterior não foi previsível, mas acabou por não sair do mesmo.

Provavelmente estou a avaliar a qualidade pela minha opinião dos livros, mas acho que em termos descritivos e pormenores do enredo Sevenwaters e a Saga prenderam-me muito mais, foram mais bem sucedidos. Este último parecia-me uma coisa muito desenxabida

SPOILERS

desde o encontro do Faolan com a irmã, até ao romance infeliz dos dois protagonistas.

FIM DOS SPOILERS

enfim, continuo a ler os livros da autora, mas espero que os próximos sejam melhores. Ainda não li o Wildwood Dancing, mas dizem que é bom.
Is my destroyer.

Pappillon
Manifesto

Postby Pappillon » 04 Feb 2008 11:47

Sinceramente na minha opinião penso que as pessoas que acompanham os livros da Juliet, se estão a afastar do seu trabalho, muito por culpa das expectativas, pois de um modo geral os pares românticos posteriores a Sevenwaters, não foram tão arrebatadores, não se identificando por exemplo com as jornadas pessoais dos pares das crónicas de Bridei.

Parece-me que existe uma certa tendência em avaliarem todos os trabalhos da escritora segundo os padrões de Sevenwaters, no entanto parece-me que se os livros não fossem bons, não seriam nomeados e nem ganhariam prémios.

Acho que as qualidades que me tornaram um admirador da Juliet, continuam todas lá, acontece é que certas partes podem-se tornar um pouco previsíveis, deve-se mais ao facto de conhecermos um pouco melhor os seus modos de escrita…

Off topic:

Obrigado Canochinha por complementares o meu post, em relação aos livros a publicar, penso que disse o mesmo por outras palavras :tongue: , o importante é os livros serem publicados este ano :wink:

Olá Aignes :smile:

Avalon
<br /><br />

canochinha
Livro de Bolso

Postby canochinha » 04 Feb 2008 20:36

Aignes wrote:enfim, continuo a ler os livros da autora, mas espero que os próximos sejam melhores. Ainda não li o Wildwood Dancing, mas dizem que é bom.

Curiosamente, não gostei tanto... Talvez por ser dirigido a um público mais juvenil. Apesar disso, é um bom livro, com um imaginário bem concebido (apesar de inspirado em contos já existentes, à semelhança de "A Filha da Floresta") e que merece ser lido.

Aignes
Enciclopédia

Postby Aignes » 05 Feb 2008 00:26

Pappillon wrote:Sinceramente na minha opinião penso que as pessoas que acompanham os livros da Juliet, se estão a afastar do seu trabalho, muito por culpa das expectativas, pois de um modo geral os pares românticos posteriores a Sevenwaters, não foram tão arrebatadores, não se identificando por exemplo com as jornadas pessoais dos pares das crónicas de Bridei.

Parece-me que existe uma certa tendência em avaliarem todos os trabalhos da escritora segundo os padrões de Sevenwaters, no entanto parece-me que se os livros não fossem bons, não seriam nomeados e nem ganhariam prémios.

A Filha da Floresta e O Filho das Sombras são dos poucos livros em que eu pego às vezes só pelo simples prazer de reler uma passagem favorita, uma descrição que me fascinou, um momento da história...não sei se foi pela idade com que os li, mas realmente marcaram-me bastante, esses dois, apesar d' A Filha da Profecia já me ter desiludido um bocado. Portanto, é apenas natural que acabe por comparar tudo o que a Juliet escreve a Sevenwaters. Claro que continuo a ler os seus livros e tive muita pena quando ela cancelou a visita dela a Portugal, já tinha os livros prontos para serem autografados. Mas apesar disso é verdade que os últimos livros não me têm deixado tão satisfeita, e não falo só em termos de pares românticos, a acção do Poço das Sombras era muito menos aprofundada e com menos impacto (nunca mais teremos um momento como o da Sorcha na fogueira :rolleyes: ). Continuo a ser fã, mas acho sou uma fã um bocado exigente :lol2:
Is my destroyer.

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 02 Jul 2008 15:24

Não há mais informações concretas? Está previsto algum evento em livrarias (ou outros locais) aqui em Lisboa?

S.

Thanatos
Edição Única

Postby Thanatos » 02 Jul 2008 17:53

Tzimbi wrote:Não há mais informações concretas? Está previsto algum evento em livrarias (ou outros locais) aqui em Lisboa?

S.

Há mais informações incluindo uma visita a Sintra etc. mas estão noutro fórum e como esse fórum não permite cuscar sem estar logado vou tentar fazer um apanhado:

Para confirmar a vossa presença no encontro de dia 18 de Julho, enviem-me uma PM ou e-mail para [url=mailto:mundomarillier@gmail.com]mundomarillier@gmail.com[/url] até o próximo dia 10 de Julho, indicando o vosso nome, nick no fórum e contacto telefónico.

Se estiverem a pensar trazer alguém que não esteja inscrito no fórum, indiquem essa informação também (quantos são e tal).

Se não puderem estar na vila às 9h ou pensarem vir apenas ao almoço em vez da visita ao Palácio de Sintra, etc., digam, para contarmos convosco no restaurante. Se for o oposto (ir à visita, mas não ao almoço), idem.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

srd
Dicionário

Postby srd » 03 Jul 2008 10:04

Para quem não sabe, a Juliet estará em Portugal nos dias 15, 16, 17 e 18 de Julho. Ainda não se sabe por onde ela vai andar, mas uma coisa eu sei: ela vai estar com os fãs na manhã do dia 18, em Sintra, num encontro organizado pelo Fórum Mundo Marillier.

SD

Tzimbi
Livro Raro

Postby Tzimbi » 03 Jul 2008 10:43

18 de Julho = sexta-feira = dia de trabalho... :dry:
Quando souberem de algum evento aqui em Lisboa, digam, please.

S.

Return to “Autores”