José Rodrigues dos Santos

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
pageHunter
Edição Limitada

José Rodrigues dos Santos

Postby pageHunter » 04 Sep 2009 20:33

Penso que o José Rodrigues dos Santos dispensa apresentações. Toda a gente já o viu no Telejornal da RTP :mrgreen4nw:

Para os mais distraídos, uma apresentação rápida.

O José Rodrigues dos Santos é um jornalista, ensaísta e romancista natural de Moçambique, em 1 de Abril de 1964. Passou algum tempo na sua infância em África, e mais tarde mudou-se para Portugal, onde concluir o curso de Comunicação Social, da Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou durante 3 anos na estação de tv britânica CNN, e depois mudou-se para a RTP, onde ainda permanece como jornalista. É um dos mais premiados jornalistas portugueses.
Tirou também um doutoramento em Ciências da Comunicação, com uma tese sobre reportagem de guerra, e tornou-se professor na mesma universidade onde estudou.

José Rodrigues é também ensaísta e romancista, e nesta última vertente tornou-se um dos escritores portugueses que mais edições venderam.

Obras publicadas:

Ensaio

* Comunicação, Difusão Cultural, 1992; Prefácio, 2001
* Crónicas de Guerra I - Da Crimeia a Dachau, Gradiva, 2001; Círculo de Leitores, 2002
* Crónicas de Guerra II - De Saigão a Bagdade, Gradiva, 2002; Círculo de Leitores, 2002
* A Verdade da Guerra, Gradiva, 2002; Círculo de Leitores, 2003

Ficção

* A Ilha das Trevas, Temas & Debates, 2002; Prefácio e Círculo de Leitores, 2003; Gradiva, 2007
* A Filha do Capitão, Gradiva, 2004
* O Codex 632, Gradiva, 2005
* A Fórmula de Deus, Gradiva, 2006
* O Sétimo Selo, Gradiva, 2007
* A Vida Num Sopro, Gradiva, 2008

José Rodrigues dos Santos na Wikipedia
José Rodrigues dos Santos na página oficial

Deste autor já li A Ilha das Trevas e O Sétimo Selo. Em termos de enredo e personagens, tenho de confessar que achei os livros medíocres. No entanto, José Rodrigues dos Santos utiliza a literatura em forma de romance para transmitir informação (usando a sua faceta de jornalista). É muito comum nos seus livros a acção desenrolar-se em pequenos exertos do texto, enquanto que na maior parte do conteúdo aproveita para debitar conteúdos, normalmente sob a forma de diálogos entre as personagens. No caso da Ilha das Trevas, a acção desenrola-se no cenário da história de Timor Leste e da sua ocupação pela Indonésia, dando a conhecer alguns factos históricos com a sua narrativa. Já o Sétimo Selo aborda a temática do Aquecimento Global, o petróleo e as energias alternativas.

Pessoalmente penso que como escritor o JRDS deixa muito a desejar. Li estes dois livros porque me foram oferecidos, e apesar de a acção ser má, acabei por devorar os livros relativamente depressa, com curiosidade acerca dos temas que cada um deles aborda. Quanto a mim, é este o trunfo do JRDS.
Read
Mataram o Sidónio!, Francisco Moita Flores
Different Seasons, Stephen king
The Great Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Reading
Sunset Park, Paul Auster

Whatchlist2012@IMDB Watchlist2013@IMDB

Pedro Farinha
Edição Única

Re: José Rodrigues dos Santos

Postby Pedro Farinha » 04 Sep 2009 22:33

Eu li todos os livros dele e considero A ilha das trevas o melhor em termos literários.

Os outros dividem-se em dois grupos, A filha do capitão e A vida num sopro onde para além da história de amor tudo gira sobre o romance de época e as descrições, demasiado exaustivas, de detalhes e os outros, ao estilo Dan Brown, onde valem pela acção permanente e pela escolha de temas que estão na ordem do dia. Destes o melhor, para mim, é o Codex 632 que me prendeu o suficiente para o ler num fim de semana.

Se é um grande escritor, não é. Mas é daqueles que me leio com prazer tal como vou ver blockbusters ao cinema.

nimzabo
Enciclopédia

Postby nimzabo » 20 Oct 2009 13:34

O novo romance chama-se 'Furia Divina' e irá ser apresentado no próximo fim de semana no Colombo.

Tambem já li quase tudo. Os livros do JRS agarram. Enquanto não se acabam são de leitura compulsiva.
Não li o 'A vida num sopro' pois tinha lido 'A filha do Capitão' e não gostei tanto como dos outros e parecem-me estes dois mais ou menos no mesmo género.
Para mim o melhor é o Codex.
A ilha das trevas estou a ler apenas alguns capitulos salteados (estou a ler para uma pessoa que não consegue ler sozinha) e é sobre o processo que levou à independencia de Timor-Leste.
Já agora, antes deste li para a mesma pessoa o livro sobre o desaparecimento da Maddie do Gonçalo Amaral :lol2: . A acreditar nos cães a miuda saiu morta do apartamento.

virose_pt
Dicionário

Postby virose_pt » 20 Oct 2009 14:18

Eu também gosto deste autor, unicamente porque há falta de escritores cómicos em Portugal.

Lovecraft
Dicionário

Postby Lovecraft » 20 Oct 2009 15:42

virose_pt wrote:Eu também gosto deste autor, unicamente porque há falta de escritores cómicos em Portugal.

Que ele não é um grande escritor, não é, mas na verdade o Codex é uma obra bem acabada.

Nela ele consegue criar um ritmo de policial e aventura bastante eficaz e trazer para a ribalta a velha guerra do Colombo.

Eu gostei bastante de ler o Codex.

barentroia
Rascunho

Postby barentroia » 21 Nov 2009 19:11

Li todos os seus livros publicados à excepção do primeiro e do último :rolleyes:

De todos, aquele que se destacou foi sem dúvida A Filha do Capitão. Gosto mais da sua faceta de romance histórico do que as outras investigações. No entanto, é um escritor que se lê bastante bem, e dentro dos livros mais de investigação,o meu preferido é o Codex 632.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 23 Nov 2009 12:13

barentroia wrote:Li todos os seus livros publicados à excepção do primeiro e do último :rolleyes:

De todos, aquele que se destacou foi sem dúvida A Filha do Capitão. Gosto mais da sua faceta de romance histórico do que as outras investigações. No entanto, é um escritor que se lê bastante bem, e dentro dos livros mais de investigação,o meu preferido é o Codex 632.

Comentário meu ao Codex632 (no tópico do Fúria Divina)
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

urukai
Edição Única

Postby urukai » 28 Dec 2009 16:21

Andava eu na FNAC do Cascaishopping a tentar trocar livros esgotados quando oiço um vozeirão conhecido na zona da literatura. Era o José Rodrigues dos Santos a falar ao telefone com alguém. Ouvi a conversa toda sem qualquer indício de bisbilhotanço pois mesmo que tivesse tapado os ouvidos o tom era de tal forma alto que ouviria qualquer coisa.
Deduzi que estivesse a falar com um editor pois estava a recomendar livros para traduzir para português. As propostas eram:

- City of God de E. L. Doctorow
- Logicomix de Apostolos Doxiadis e outros.

Segundo o JRS o E. L. Doctorow é candidato ao Nobel e fala sobre Deus.
Quanto ao Logicomix o JRS perdeu imenso tempo a tentar explicar como se escrevia o título do livro e eu, como só tenho uma hora de almoço, tive de me ir embora.
Por isso, a título de curiosidade, fiquem com estas duas propostas de um autor que já vendeu mais de um milhão de livros em Portugal!

pco69
Cópia & Cola

Livro de Rodrigues dos Santos é o mais vendido na Bulgária

Postby pco69 » 05 Apr 2010 15:01

Livro de Rodrigues dos Santos é o mais vendido na Bulgária :tu:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Cultur ... _id=167775

O escritor José Rodrigues dos Santos atingiu pela primeira vez o top de vendas num país estrangeiro ao colocar o romance A Fórmula de Deus na liderança da tabela da principal rede livreira da Bulgária, informou quarta-feira a editora

O romance - editado pela Gradiva em 2006, ano em que foi o livro mais vendido em Portugal - intitula-se Borjiata Formula em búlgaro e lidera a tabela de vendas da rede de livrarias Helikon - http://www.helikon.bg .

Tomás Noronha, a personagem de quatro dos romances de José Rodrigues dos Santos, vive em A Fórmula de Deus, a sua segunda aventura.

Esta obra «aborda, com base numa profunda investigação do autor, a prova científica da existência de Deus», segundo nota da editora. :gen068:

O livro está já traduzido em sete línguas, devendo ser editado ainda este ano nos Estados Unidos, Rússia e Hungria, adianta a Gradiva.

Rodrigues dos Santos, 45 anos, jornalista, é autor de quatro obras de ensaio e sete de ficção, a mais recente, A Fúria Divina, editada o ano passado.

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

DreamGazer
Comic Book

Postby DreamGazer » 10 Oct 2010 21:03

O escritor está de parabéns por estar no top de um outro país, mas eu li o livro "A fórmula de Deus" e não fiquei fã.
Lê-se, mas não fica na memória.

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 24 Oct 2010 21:14

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura ... id=1692762

Com um bocado de sorte, pode ser que tenha regressado aos bons tempos d'A filha do capitão, quando fez um livro decente. :whistle:

Rodrigues dos Santos lança "O anjo branco"

José Rodrigues dos Santos quis escrever "um romance como nunca tinha sido escrito sobre a guerra colonial e os portugueses em África" e o resultado é "O anjo branco", inspirado na história do pai, livro desde ontem nas livrarias.

O protagonista do oitavo romance de Rodrigues dos Santos chama-se José Branco, um médico que foi viver para Moçambique na década de 1960 e que, perante as enormes carências sanitárias do país, criou o revolucionário Serviço Médico Aéreo, deslocando-se num pequeno avião, o que lhe valeu o epíteto de "anjo branco", por descer do céu vestido de branco. "Inspirei-me no meu pai: o romance conta a história de um médico que é punido pela administração colonial e enviado para Tete, um sítio perdido no coração de África conhecido por "o cemitério dos brancos"", disse o autor, em entrevista à Lusa.

"Sob a responsabilidade do médico fica um território em Moçambique com o tamanho de Portugal continental. E, para dificultar ainda mais as coisas, começa entretanto a guerra. Como lidar com a situação? Este foi o cenário que o meu pai enfrentou em Moçambique e é aquele que se depara diante da personagem principal de "O anjo branco"", revelou.

O escritor e jornalista da RTP, de 46 anos, decidiu contar esta história inspirada em factos reais, que lhe exigiu "muita investigação" - teve de "conversar com imensa gente, ver muita documentação e visitar por duas vezes os locais da acção em Moçambique" -, por considerar que "estava por escrever o grande romance português sobre a Guerra Colonial. Fico com a impressão de que a literatura que se produziu sobre o assunto é complexada e colorida ideologicamente, com "bons" de um lado e "maus" do outro, ou, então, é bacocamente saudosista", defendeu.

"Quis fugir a esses dois registos - sublinhou -, quis escrever um romance descomplexado que mostrasse as grandezas e as misérias e também as contradições da nossa presença em África. Quis, sobretudo, escrever um romance como nunca tinha sido escrito sobre a guerra colonial e os portugueses em África".
"O anjo branco" é passível de encomenda online, em sites como os da Fnac e da Wook.

João Arctico
Dicionário

Postby João Arctico » 12 Feb 2011 01:16

pco69 wrote:http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1692762

Com um bocado de sorte, pode ser que tenha regressado aos bons tempos d'A filha do capitão, quando fez um livro decente. :whistle:

Rodrigues dos Santos lança "O anjo branco"

De facto, a Fórmula de Deus não me cativou muito (especialmente pelos - fracos - diálogos) pelo que deposito alguma esperança n' A Filha do Capitão que tenho na minha lista de leitura. Quanto a'O Anjo Branco, não sei porquê mas faz-me recordar O Anjo dos Esquecidos, de H. G. Konsalik.
"É isto o que, de todo em todo, pretendia o autor? Não sei; é a opinião do leitor que eu dou." Jean-Paul Sartre
"Mas mesmo aquilo que a gente não se lembra de ter visto um dia, talvez se possa ver depois de algum viés da lembrança" Chico Buarque in Estorvo

Beatrix
Manifesto

Postby Beatrix » 12 Feb 2011 13:44

Dele ainda só li Codex 632. Gostei mas não foi por aí além. Demasiadas páginas seguidas acerca de Cristóvão Colombo sem incorporação da história. E a história em si não me fascinou. Talvez tenha de lhe dar um segunda oportunidade...

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 14 Feb 2011 10:33

Beatrix wrote:Dele ainda só li Codex 632. Gostei mas não foi por aí além. Demasiadas páginas seguidas acerca de Cristóvão Colombo sem incorporação da história. E a história em si não me fascinou. Talvez tenha de lhe dar um segunda oportunidade...

Na minha opinião, apenas A filha do capitão e a Ilha das trevas é que valem a pena.
O resto, pelo preço que pedem, é lixo!

Beatrix
Manifesto

Postby Beatrix » 14 Feb 2011 14:00

pco69 wrote:
Beatrix wrote:Dele ainda só li Codex 632. Gostei mas não foi por aí além. Demasiadas páginas seguidas acerca de Cristóvão Colombo sem incorporação da história. E a história em si não me fascinou. Talvez tenha de lhe dar um segunda oportunidade...

Na minha opinião, apenas A filha do capitão e a Ilha das trevas é que valem a pena.
O resto, pelo preço que pedem, é lixo!

Por acaso são dois dos três dele que tenho curiosidade. O outro é o Sétimo Selo, pela temática das alterações climatéricas. Mas talvez leia primeiro A Filha do Capitão, que tenho em pdf.

Return to “Autores”