Marion Zimmer Bradley

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
Cerridwen
Edição Única

Marion Zimmer Bradley

Postby Cerridwen » 02 Jan 2005 22:09

Image

Marion Zimmer Bradley Nasceu em Albany, Estados Unidos da América, em Junho de 1930, começando a escrever na adolescência. Nos anos cinquenta, era uma “escritora de sucesso fácil”, vendia histórias de sexo e de mistério a revistas de grande tiragem, para sustentar marido e filhos. Mais tarde dedicou-se à produção de romances góticos para poder tirar um curso universitário.
As suas histórias de ficção científica do ciclo Darkover ( um planeta onde os seres humanos, ao contacto com os alienígenas, adquirem poderes extrapsíquicos) continuam a ter numerosos admiradores.
Atrvés de As Brumas de Avalon,conseguiu uma permanência de três meses na lista dos “bestesellers” do New York Times.
Tornou-se uma escritora de prestígio, tornando-se uma das autoras cujas obras são das mais lidas em todo o mundo.
Prosseguiu com Presságio de Fogo (1987), onde reescreveu a guerra de Tróia de uma perspectiva feminista.
Mais tarde, regressou ao misticismo da Bretanha druídica em confronto com o Império Romano com A Casa da Floresta (1983).

Já leram obras desta autora?? Se sim, quais?? B)
O que acharam das obras??

Thanatos
Edição Única

Re: Marion Zimmer Bradley

Postby Thanatos » 02 Jan 2005 22:16

Já li a série Darkover (sim os vinte volumes! :)), Mists of Avalon, Survey Ship e Hunters of the Red Moon. Resta dizer que faleceu em 1999.
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

acrisalves
Edição Única

Postby acrisalves » 02 Jan 2005 22:18

Yeap :) já li uns quantos dela

- Brumas de Avalon
- Casa da Floresta
- Salto Mortal
- Presságio de Fogo
- A Senhora de Avalon
- A Senhora de Trillium
- Sacerdotisa de Avalon
- Poder Supremo
- A Queda da Atlântida

O que gostei menos foi o Poder Supremo... demasiado isotérico para o meu gosto, não que os outros não tenham uma pitada.. mas este foi o livro que menos me cativou (tanto que tive que ir À estante ver o título)

Gostei das míticas Brumas, mas ainda mais da Casa da Floresta e da Senhora de Avalon... :)

Boas Leituras

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 03 Jan 2005 22:20

Acabei por não dizer que livros já li:

- Os quatro volumes de As Brumas de Avalon
- Três livros da "saga" Poder Supremo
- A Queda da Atlântida

Achei as As Brumas de Avalon, obras fabulosas, embora ache que a autora abusou um pouco no feminismo, também a lenda de Avalon já era um pouco feminina, o que contribuiu mais para a questão da presença feminina nas obras. :)
Já tomei conehcimento de comentários que diziam que a autora rebaixava a condição masculina, mas isso é algo que não concordo totalmente, nota-se que é dado valor ao feminino, mas dá a sensação qeu o masculino é um pouco deixado de lado, não é claramente abordado. :unsure:

Quanto à saga Poder supremo, eu adorei estas obras, talvez devido ao meu interesse pelo esoterismo, mas também devido ao modo como a autora torna tão real a história ao ponto de eu me ter questionado se alguns aspectos impressos nas obras não seriam reais, perguntei-me se a autora não se tinha basiado na realidade, para proceder à realização das histórias.

Aobra A Queda da Atlântida, foi a última que li, desta autora, e foi a que mais me apaixonou, o mais curioso é que nesta obra haviam emensas semelhanças com as obras da trilogia Sevenwaters, de Juliet Marillier, tal como nas obras da outra autora, esta obra tem como personagens principais raparigas muito jovens, que também têm papeis importantes a desempenhar e que demonstra uma força enorme. B)

Tarekita
Comic Book

Postby Tarekita » 20 Jul 2007 17:48

Li as Brumas de Avalon (os 4 volumes) e a Colina das Bruxas que foi um livro que adorei e li numa noite!
<b><!--fonto:Palatino Linotype--><span style="font-family:Palatino Linotype"><!--/fonto-->"Outside of a dog, a book is a man's best friend. Inside a dog, it's too dark to read."<!--fontc--></span><!--/fontc--></b>

anavicenteferreira
Edição Limitada

Postby anavicenteferreira » 20 Jul 2007 18:25

Eu li parte de um dos livros das Brumas e nunca mais toquei na senhora. Acho que já escrevi isto em algum lado, mas achei as personagens completamente inverosímeis: as mulheres são todas muito fortes e determinadas, os homens são todos uns bananas que não fazem nada se não tiverem uma mulher a espicaçá-los. Eu sou tão feminista como qualquer moçoila com dois dedos de testa, mas esta tive um bocadinho de dificuldade em engolir.

Daquilo que li, a única personagem bem construída é o Merlim, mas esse acaba por ser um pouco tratado como um ser assexuado, o que talvez explique o fenómeno. Já me disseram que a tipificação de personagens é um problema que se restringe às Brumas e que não é tão marcado nos outros livros, mas francamente, não fiquei com muita vontade de experimentar.
Ana

An@@@
Rascunho

Postby An@@@ » 13 Dec 2010 17:42

Eu dessa autora só li/devorei as Brumas de Avalon (os 4 volumes).
Achei-o maravilhoso, é daqueles livros que deve estar no reportório de livros a ler. É bastante feminista, mas não é nada que me incomode - com a influência deste tipo de livros também vou cada tornando-me mais feminista e menos católica :blink:
Faz bastantes críticas à Igreja Católica, que por trás tem um fundo de verdade - tanto nas atitudes da época como nas regras do Cristianismo

Forbidden
Capa Dura

Postby Forbidden » 02 Aug 2012 17:08

Li as Brumas de Avalon e a Casa da Floresta, mas pretendo ler mais dela.
"I took a deep breath and listened to the old brag of my heart: I am, I am, I am."

- Sylvia Plath

amulhercerta
Manifesto

Postby amulhercerta » 12 Jun 2013 09:37

Só li o primeiro volume das Brumas. Tenho mais 14 livros dela mas estão na estante a ganhar pó.

Forbidden
Capa Dura

Postby Forbidden » 12 Jun 2013 12:13

amulhercerta wrote:Só li o primeiro volume das Brumas. Tenho mais 14 livros dela mas estão na estante a ganhar pó.

14 livros? Fogo :P
"I took a deep breath and listened to the old brag of my heart: I am, I am, I am."

- Sylvia Plath

amulhercerta
Manifesto

Postby amulhercerta » 12 Jun 2013 14:33

Forbidden wrote:
amulhercerta wrote:Só li o primeiro volume das Brumas. Tenho mais 14 livros dela mas estão na estante a ganhar pó.

14 livros? Fogo :P

Sim, cinco euros cada um numa feira qualquer.

Return to “Autores”