Ivo Andric

Escolha um autor e fomente uma discussão sobre a sua obra e a sua vida
User avatar
nimzabo
Enciclopédia
Posts: 971
Joined: 26 Sep 2009 22:07
Contact:

Ivo Andric

Postby nimzabo » 05 Nov 2009 21:05

Ivo Andrić, prémio Nobel de Literatura, nasceu na Bósnia em 1892. Desde jovem mostrou grande interesse na política da sua época. Torna-se membro do movimento nacionalista progressista Mlada Bosna (Bósnia Jovem), e chega mesmo a ser preso por suspeita de conspiração no assassinato do Arquiduque Francisco Fernando, que despoletaria a I Grande Guerra. É dentro dos muros da prisão de Maribor que «humilhado como um verme» escreve os seus primeiros poemas em prosa.
A partir de 1920 inicia uma brilhante carreira diplomática que o leva a exercer cargos de destaque em cidades como Madrid, Viena, Bucareste, Paris e Genéva ao mesmo tempo que vai publicando contos, poemas e relatos de viagem (como, por exemplo "Portugal, zelena zemlja" – «Portugal, terra verde») em importantes revistas literárias. Completa os estudos universitários defendendo uma tese sobre o desenvolvimento da vida espiritual na Bósnia sob o domínio Turco. Em 1944 publica o seu primeiro romance «A ponte sobre o Drina».
Os bombardeamentos a Belgrado na Segunda Grande Guerra Mundial surpreendem-no em Berlim como Ministro dos negócios estrangeiros na Alemanha do III Reich. Recusa o asilo que os nazis lhe oferecem e regressa a uma Jugoslávia ocupada. Após a guerra, demite-se do serviço diplomático, recusando receber qualquer pensão. Em 1955 é publicado «O pátio maldito». Continua a escrever contos e romances a um ritmo cada vez menor devido a problemas pulmonares graves. É galardoado com o prémio Nobel de literatura em 1961. Morre em 1975, na Jugoslávia de Tito, com quem mantinha relações próximas.
Para além de «O pátio maldito», publicado em mais de vinte países, destacam-se ainda na obra de Ivo Andrić os romances «Crónica Bósnia» e «A mulher de Sarajevo».

A ponte sobre o Drina: http://www.cavalodeferro.com/index.php?act...products_id=128
O pátio maldito: http://www.cavalodeferro.com/index.php?act...products_id=148
A crónica de Travnik: http://www.cavalodeferro.com/index.php?act...products_id=158
A velha menina: conheço uma edição antiga; não tenho a certeza mas penso que terá sido reeditado na colecção do DN dedicada a obras de prémios Nobel, aqueles livros de capa preta.

Li o 'A ponte sobre o Drina', 'O pátio maldito' e 'A velha menina' e considero-o um dos meus escritores preferidos.

User avatar
nimzabo
Enciclopédia
Posts: 971
Joined: 26 Sep 2009 22:07
Contact:

Re: Ivo Andric

Postby nimzabo » 14 Sep 2010 20:37

Já li tambem 'A Crónica de Travnik' e para não variar gostei.
Descreve a vida de um diplomata francês enviado para a Bósnia que estava sob dominio turco ao tempo do Napoleão.
Não é um livro tão arejado como são 'O Pátio Maldito' ou o 'A Ponte sobre o Drina'. Descreve um pouco o dia-a-dia, as preocupações e os anseios do dito diplomata, desterrado 'no fim do mundo' e num tempo onde as comunicações são lentas.
Como já disse no primeiro post é um dos meus escritores favoritos. É talvez, dos escritores do sec. XX, aquele cujo estilo mais se aproxima a autores como Tolstoi ou Dostoievski (no caso concreto da Crónica de Travnik parece-me a mim mais Tolstoi que Dostoievski).
Sendo um dos meus escritores favoritos não estranha que tambem o ache um dos melhores prémios Nobel juntamente com o Hesse e o Clézio (o Clézio de 'Deserto' e de 'O caçador de tesouros'... isto porque tem outros livros que são intragáveis).
Vale a pena ler A Crónica de Travnik para quem já tenha lido e gostado deste escritor, caso contrário mais vale começar por um dos outros.


Return to “Autores”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 3 guests

cron