Vou dar eu o exemplo

Ouro
Evanescense by Evanescense - Por vezes quando as expectativas nem são as melhores temos destas surpresas. Andava afastado à alguns anos da música dos Evanescense, e com a saída de grande parte dos elementos que constituiram a nova banda We Are The Fallen, sempre pensei que os Evanescense tivessem os dias contados. Acontece que ainda nem tinham lançado o seu melhor álbum, que na minha opinião é precisamente o homónimo, que saiu este ano! Um album muito sentimental e poderoso, muito bom mesmo.
Prata
Imaginaerum by Nightwish - Concept álbum dos Nightwish, lançado em conjunto com um filme da banda. Ao contrário dos Evanescense, para este álbum tinha as expectativas no topo, e não me desiludiu. Para mim os Nightwish tocam numa liga superior comparativamente a todas as outras bandas de metal sinfonico que ouço, e com a nova vocalista vieram ganhar uma maior liberdade criativa (algo que não tinham quando a banda era apenas vista pela Tarja), e após o grande álbum que já tinham lançado em 2007 para este só esperava mais e melhor. E assim foi! O Imaginaerum é contudo um álbum bastante diferente dos seus antecessores, uma vez que pode ser confundido como a banda sonora do filme que foi lançado em conjunto. Mas ouçam... Não consigo traduzir em palavras

Bronze
The Unforgiving by Within Temptation - Within Temptation é apenas a banda que me fez apaixonar pelo metal sinfónico. Neste álbum a banda renova o seu estilo mantendo sempre a qualidade com que me habituou desde que os conheço. Este álbum é baseado numa personagem, Sinéad, e para além do álbum a banda lançou um comic book e 3 curtas metragens que, em conjunto com o álbum compõem a história deste personagem fictício. Ah, falta dizer que a Sharon den Adel está melhor que nunca!
E agora a desiulusão do ano....

Lata (latão velho e ferrugento)
Lulu by Lou Reed and Metallica - descrevo este álbum em duas palavras apenas: diarreia musical!