A música portuguesa a gostar dela própria

MAGG
Livro Raro

A música portuguesa a gostar dela própria

Postby MAGG » 26 Feb 2015 13:07

Apesar do projecto ter feito 5 anos há pouco tempo eu ainda não tinha ouvido falar dele.

O mesmo está cheio de pérolas como estas. Vale a pena perscrutar pelo meio dos vídeos/ canções e ouvir os sons dos nossos antepassados e dos nossos conterrâneos.

A RTP2 também tem uma Série documental "O Povo Que Ainda Canta" dedicada ao mesmo tema.

Estávamos em Amarante no hotel, tínhamos um contacto em Vila Real que ia connosco ao Marão
fomos a várias aldeias a cada uma que chegávamos o tocador ou o cantador tinha morrido, noutra fazia anos e as filhas foram-no buscar para almoçar. Isto aconteceu em 4 ou 5 sítios diferentes. A meio da tarde regressámos ao hotel exaustos, foram muitas curvas e deprimidos, absolutamente deprimidos, a luta contra o tempo era aquilo, saberes de pessoas que cantavam e tocavam muito e com prazer quotidianamente e que tinham falecido assim de um dia para o outro. Ao fim do dia fomos a Amarante para gravar os Propagode a gravação foi animada acabámos todos a jantar, eu contei as aventuras da tarde e alguém disse que conhecia um velhote que tocava muito bem e vivia ali em Amarante ligou-lhe combinámos no dia a seguir cedo. Assim conheci o Manuel Jeremias, a abriu-nos a porta e tinha só uma meia calçada, o outro pé tinha gangrena, começou a contar-nos histórias e cantou a história do fado de não saber ler, dizia o vinho do porto dá muita ciência, dá muita cultura às pessoas :D . Éramos 4 na sala além dele e da mulher, eu a Telma, o Eduardo e o Cândido dos Porpagode ainda hoje me lembro de ver as lágrimas cairem de todos nós ao mesmo tempo. Foi dos momentos mais incríveis de sempre.
Grande Jeremias.

Spoiler! :

fonte: https://pt-br.facebook.com/amusicaportu ... elapropria
http://www.rtp.pt/play/pesquisa?c_t=&q= ... inda+canta

MAGG
Livro Raro

Re: A música portuguesa a gostar dela própria

Postby MAGG » 02 Sep 2015 17:10

Aquela altura em que pensamos que na realidade estamos sempre a aprender coisas novas com a geração mais idosa.

Olhá bolinha vermelha...

nimzabo
Enciclopédia

Re: A música portuguesa a gostar dela própria

Postby nimzabo » 21 Sep 2015 19:17

Vi ontem um documentário chamado Vernon, Florida de 1981 que nos dá a conhecer várias pessoas de uma pequena povoação perdida na Flórida.
http://www.imdb.com/title/tt0083281/?ref_=fn_al_tt_1
Também tem algumas coisas engraçadas.

- Um velhote a explicar que por causa de o cérebro ter 4 partes distintas consegue fazer 4 coisas em simultâneo.

- Um casal de idosos que se mudaram de uma zona distante dos EU porque na terra onde viviam havia areia por todo o lado.
Diziam que a areia estava continuamente a cobrir a estrada e segundo eles, estava sempre a crescer.
O espantoso é que mostraram um vulgar frasco de vidro com areia a 2/3 e disseram que no inicio só tinha um bocadinho de areia no fundo.

:P

Return to “Música”